Curso de Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares

Módulo 1

A PSICOLOGIA DO CONFLITO

6 leitura
Leia em: EMCE 1.1 O modelo e roteiro de resolução de conflito: um modelo processual.
Leia em: EMCE 1.1.1 Definição do conflito (perspetiva positiva e negativa do conflito);
Leia em: EMCE 1.1.2 Origem do conflito;
Leia em: EMCE 1.1.3 Os tipos de conflito (Tipologias e classificações de conflito);
Leia em: EMCE 1.1.4 As crenças sobre o conflito escolar;
Leia em: EMCE 1.1.5 As respostas/posturas face ao conflito.

Módulo 2

Abordagem dos Problemas/Conflitos na Perspectiva da Psicologia do desenvolvimento Moral

3 leitura
Leia em: EMCE 2.1 A moral constituída evolutivamente: contribuições da abordagem construtivista;
Leia em: EMCE 2.2 O papel da escola no desenvolvimento moral;
Leia em: EMCE 2.3 Os conflitos escolares e o desenvolvimento moral como elemento fundamental na seleção das estratégias de resolução de conflitos.

Módulo 3

A Negociação Cooperativa e Resolução do Conflito Escolar

3 leitura
Leia em: EMCE 3.1 Noção de negociação;
Leia em: EMCE 3.2 Estilos de negociação dos conflitos escolares;
Leia em: EMCE 3.3 A negociação dos conflitos escolares enquanto processo.

Módulo 4

A Mediação do Conflito Escolar

9 leitura
Leia em: EMCE 4.1 O conceito, funções e características de mediação de conflito;
Leia em: EMCE 4.2 Os modelos de mediação de conflitos;
Leia em: EMCE 4.3 As fases do processo de mediação;
Leia em: EMCE 4.4 As técnicas utilizadas na mediação de conflitos;
Leia em: EMCE 4.5 O mediador: as funções e o papel.
Leia em: EMCE 4.6 Programas, experiências e práticas nacionais e internacionais neste domínio:
Leia em: EMCE 4.6.1 A metodologia /fases de programas de mediação escolar;
Leia em: EMCE 4.6.2 As diferentes tipologias de mediação escolar;
Leia em: EMCE 4.6.3 Os programas de mediação de conflitos.

Módulo 5

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares

€510
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Sobre este curso

10 anos logo 2.jpg e1728397491265

Pague em 6 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Isento de IVA e dedutível no seu IRS + Oferta da Taxa de Inscrição

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

150 horas

Horário Pós-Laboral

logos certifica7

O conflito faz parte integrante da vida das pessoas e das organizações escolares, sendo por isso inevitável e natural e, por conseguinte, necessário às relações entre pessoas, grupos e organizações. O aumento de episódios de conflito nas escolas é uma realidade e não deixa dúvidas quanto à necessidade de uma intervenção educacional contundente. A mediação de conflitos em contexto escolar, enquanto técnica específica de resolução de problemas, afigura-se uma estratégia de redução de conflitos bastante promissora dadas as suas inúmeras vantagens para os alunos, professores, pais e órgãos diretivos. A mediação de conflitos em contexto escolar proporciona uma intervenção mais coparticipativa e facilitadora de diálogo, permitindo igualmente a regulação das situações de conflito, a manutenção ou reconstrução da qualidade relacional e o crescimento e desenvolvimento pessoal. O processo bem-sucedido da mediação de conflitos escolares implica a adoção de uma verdadeira “cultura de mediação de conflitos”, refletida ao nível da reflexão e intervenção no plano curricular, nas práticas dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino e nas atitudes pedagógicas dos docentes.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares é especialmente desenhada para Profissionais da área da Psicologia e das Ciências da Educação, Assistentes Sociais, Psicopedagogos, Educadores Socais e outros profissionais que pretendam adquirir competências nesta área.

Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos

Objetivo Geral

Desenvolver competências que habilitem os formandos a resolver conflitos escolares através da técnica de medição.

Objetivos Específicos

  • Identificar as diferentes tipologias e o processo de desenvolvimento de conflitos escolares;
  • Usar metodologicamente a técnica da mediação de conflitos escolares;
  • Utilizar de forma eficaz as estratégias de negociação de conflitos escolares;
  • Evidenciar e mobilizar conhecimentos na área da Psicologia do Desenvolvimento Moral para compreender as manifestações do conflito e ajustar as estratégias de resolução às especificidades das situações conflituantes;
  • Conceber, implementar e avaliar projetos e programas de mediação de conflitos escolares.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Data de Inicio

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 6 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 510€ + Oferta da Taxa de inscrição de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”

Nelson Rolihlahla Mandela | Ativista, Presidente da R. Africa do Sul, Nobel da Paz de 1993

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... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

A Especialização em Mediação de Conflitos Escolares é organizada em Parceria com o Centro de Formação do ICE - Instituto das Comunidades Educativas ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral. Os diferentes módulos foram acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, conferindo um certificado individual por módulo.

Módulo 1 0/6

A PSICOLOGIA DO CONFLITO

6 leitura
Leia em: EMCE 1.1 O modelo e roteiro de resolução de conflito: um modelo processual.
minutes
Leia em: EMCE 1.1.1 Definição do conflito (perspetiva positiva e negativa do conflito);
minutes
Leia em: EMCE 1.1.2 Origem do conflito;
minutes
Leia em: EMCE 1.1.3 Os tipos de conflito (Tipologias e classificações de conflito);
minutes
Leia em: EMCE 1.1.4 As crenças sobre o conflito escolar;
minutes
Leia em: EMCE 1.1.5 As respostas/posturas face ao conflito.
minutes

Módulo 2 0/3

Abordagem dos Problemas/Conflitos na Perspectiva da Psicologia do desenvolvimento Moral

3 leitura
Leia em: EMCE 2.1 A moral constituída evolutivamente: contribuições da abordagem construtivista;
minutes
Leia em: EMCE 2.2 O papel da escola no desenvolvimento moral;
minutes
Leia em: EMCE 2.3 Os conflitos escolares e o desenvolvimento moral como elemento fundamental na seleção das estratégias de resolução de conflitos.
minutes

Módulo 3 0/3

A Negociação Cooperativa e Resolução do Conflito Escolar

3 leitura
Leia em: EMCE 3.1 Noção de negociação;
minutes
Leia em: EMCE 3.2 Estilos de negociação dos conflitos escolares;
minutes
Leia em: EMCE 3.3 A negociação dos conflitos escolares enquanto processo.
minutes

Módulo 4 0/9

A Mediação do Conflito Escolar

9 leitura
Leia em: EMCE 4.1 O conceito, funções e características de mediação de conflito;
minutes
Leia em: EMCE 4.2 Os modelos de mediação de conflitos;
minutes
Leia em: EMCE 4.3 As fases do processo de mediação;
minutes
Leia em: EMCE 4.4 As técnicas utilizadas na mediação de conflitos;
minutes
Leia em: EMCE 4.5 O mediador: as funções e o papel.
minutes
Leia em: EMCE 4.6 Programas, experiências e práticas nacionais e internacionais neste domínio:
minutes
Leia em: EMCE 4.6.1 A metodologia /fases de programas de mediação escolar;
minutes
Leia em: EMCE 4.6.2 As diferentes tipologias de mediação escolar;
minutes
Leia em: EMCE 4.6.3 Os programas de mediação de conflitos.
minutes

Módulo 5

Projeto Final