Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor

Módulo 0

Apresentação do Curso e da Plataforma E-Learning

Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação; Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa: E-Academy.twofold.pt.

Módulo 1

Introdução à Educação à Distância

4 readings
Reading: CDEPETEF1.1-Conceito de Educação à distância
Reading: CDEPETEF1.2-Perspetiva histórica da Educação à distância
Reading: CDEPETEF1.3-Educação à distância: vantagens e desvantagens
Reading: CDEPETEF1.4-Princípios e recomendações inerentes à comunicação em ambiente à distância

Módulo 2

O E-Tutor e o E-Formador

3 readings
Reading: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
Reading: CDEPETEF2.2-Competências técnico-pedagógicas do E-tutor e do E-formador
Reading: CDEPETEF2.3-A importância da tutoria (e-tutor) na formação à distância (conformidade com os requisitos definidos pela DGERT)

Módulo 3

Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle

20 readings
Reading: CDEPETEF3.1-Configuração de um curso na Plataforma Moodle: o papel do e-tutor
Reading: CDEPETEF3.1.1-Criar um curso/disciplina
Reading: CDEPETEF3.1.2-Papeis dos diferentes utilizadores
Reading: CDEPETEF3.1.3-Processo de inscrição dos utilizadores na plataforma Moodle
Reading: CDEPETEF3.1.4-Associação dos utilizadores ao Curso criado
Reading: CDEPETEF3.2-Organização de um Curso na Plataforma: Papel do E-Formador
Reading: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
Reading: CDEPETEF3.2.2-Distinção entre atividades e recursos disponíveis na Plataforma Moodle
Reading: CDEPETEF3.2.3-Ferramentas internas- adicionar atividades de comunicação (Fórum, Chat ,BBB)
Reading: CDEPETEF3.2.4-Adicionar atividades de recolha de dados(Sondagem, Inquérito predefinido)
Reading: CDEPETEF3.2.5-Adicionar atividades de Avaliação (Teste, Trabalho)
Reading: CDEPETEF3.2.6-Adicionar atividades colaborativas: (Glossário,wiki,Base de dados)
Reading: CDEPETEF3.3-Adicionar recursos Moodle (Ficheiro,Livro,Página,Pasta,Separador,URL)
Reading: CDEPETEF3.4-Configurar a pauta de avaliação das aprendizagens de acordo com as atividades definidas
Reading: CDEPETEF3.4.1-Definição e registo dos critérios de avaliação
Reading: CDEPETEF3.4.2-Definição das ponderações atribuir
Reading: CDEPETEF3.5-Ferramentas externas: criação de recursos em vídeo e disponibilização na Moodle
Reading: CDEPETEF3.5.1-Utilização do recurso vídeo do Moodle
Reading: CDEPETEF3.5.2-Criação de canal no Youtube
Reading: CDEPETEF3.5.3-Criação de vídeos e colocação no canal de Youtube

Módulo 4

Criação, Desenho e Implementação De Um Projeto (Curso) à Distância

2 readings
Reading: CDEPETEF4.1-Planificar um curso à distância
Reading: CDEPETEF4.2-Implementar um curso na plataforma Moodle

Módulo 5

Apresentação do Projeto Final

Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor

€499
12536553 scaled

About this course

10 anos logo 2.jpg e1728397491265

6 Prestações de 85€ + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Isento de IVA e dedutível no seu IRS + Oferta da Taxa de Inscrição

100 horas

Horário Pós-laboral

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

CERTIFICA DGERT AV

O Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor pretende dar resposta à necessidade com a qual se debatem, atualmente, os profissionais da área da educação da formação em adquirirem competências técnico-pedagógicas ao nível da organização, desenvolvimento e gestão de percursos formativos, respondendo aos requisitos definidos pela DGERT, para o exercício da função de e-tutor, os quais determinam que uma entidade formadora que pretenda desenvolver projetos formativos à distância necessita de possuir um colaborador com formação em organização ou gestão de formação a distância (Guia de Certificação de entidades Formadoras à DGERT). Simultaneamente, esta especialização pretende dotar os formadores que já possuem ou não Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de competências ao nível do planeamento, desenvolvimento e avaliação de cursos em formato e-learning no âmbito da Plataforma Moodle.

Destinatários

Destina-se a todos os formadores, professores, técnicos de formação, coordenadores pedagógicos, gestores da formação e outros profissionais que pretendam planear, implementar, avaliar e gerir cursos à Distância seja como e-tutor/a ou e-formador/a.

Forma de organização

O Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Mariana Barros: Licenciada em Ciências da Educação pela universidade de Coimbra. Mestre em Ciências Educação com Especialização em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra. Já ministrou várias edições de cursos de e-formadores. É também responsável pela gestão administrativa e costumer care da Twofold.

Joana Costa:  Licenciada em Educação, Pré-especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, possui o grau de Mestre em Educação com Especialização em Educação de Adultos e uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Desempenha atualmente o cargo de Gestora da Formação da Twofold. Já ministrou várias edições de cursos de e-formadores.

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma Moodle. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este curso obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o e-formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos e-conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo e-formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando- e-formador, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo (exposição oral) intercalado com o método ativo (e-atividades de diversa natureza).

Objetivos

Objetivo Geral

  • Planear, desenvolver e avaliar cursos de formação profissional, em regime e-learning promovendo o envolvimento, a criatividade, a motivação e a aprendizagem colaborativa junto dos formandos através de uma LMS – Moodle;
  • Gerir projetos de formação à distância, recorrendo à Plataforma Colaborativa (LMS) Moodle, atendendo aos requisitos exigidos pela DGERT:

Objetivos Específicos

  • Conhecer e descrever os principais marcos de desenvolvimento da educação à distância, identificando as suas vantagens e desvantagens, num contexto de ensino-aprendizagem;
  • Identificar e descrever o papel e as competências do e-tutor e do e-formador, do ponto de vista pedagógico, à luz das orientações da DGERT (e-tutor);
  • Conhecer e aplicar os recursos e atividades, existentes na plataforma colaborativa de aprendizagem Moodle, atendendo aos requisitos de elaboração de um curso à distância;
  • Elaborar um projeto prático, na plataforma Moodle, em conformidade com as aprendizagens teóricas realizadas.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica: (não classificativa);
  • Avaliação formativa ou contínua:

Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 50%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;

  • Avaliação Sumativa ou final:

Realização/Apresentação de um projeto final:

40%- dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para os formandos têm de obter no final no curso aprovação.

10% – Apresentação do Projeto Final

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%.

 

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Data de Início

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 6 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 510€ + Oferta da taxa de inscrição + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Para aprender não basta só ouvir por fora, é necessário entender por dentro.”

António Vieira | Padre e Escritor

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas Credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Syllabus

Módulo 0

Apresentação do Curso e da Plataforma E-Learning

Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação; Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa: E-Academy.twofold.pt.

Módulo 1 0/4

Introdução à Educação à Distância

4 readings
Reading: CDEPETEF1.1-Conceito de Educação à distância
minutes
Reading: CDEPETEF1.2-Perspetiva histórica da Educação à distância
minutes
Reading: CDEPETEF1.3-Educação à distância: vantagens e desvantagens
minutes
Reading: CDEPETEF1.4-Princípios e recomendações inerentes à comunicação em ambiente à distância
minutes

Módulo 2 0/3

O E-Tutor e o E-Formador

3 readings
Reading: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
minutes
Reading: CDEPETEF2.2-Competências técnico-pedagógicas do E-tutor e do E-formador
minutes
Reading: CDEPETEF2.3-A importância da tutoria (e-tutor) na formação à distância (conformidade com os requisitos definidos pela DGERT)
minutes

Módulo 3 0/20

Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle

20 readings
Reading: CDEPETEF3.1-Configuração de um curso na Plataforma Moodle: o papel do e-tutor
minutes
Reading: CDEPETEF3.1.1-Criar um curso/disciplina
minutes
Reading: CDEPETEF3.1.2-Papeis dos diferentes utilizadores
minutes
Reading: CDEPETEF3.1.3-Processo de inscrição dos utilizadores na plataforma Moodle
minutes
Reading: CDEPETEF3.1.4-Associação dos utilizadores ao Curso criado
minutes
Reading: CDEPETEF3.2-Organização de um Curso na Plataforma: Papel do E-Formador
minutes
Reading: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
minutes
Reading: CDEPETEF3.2.2-Distinção entre atividades e recursos disponíveis na Plataforma Moodle
minutes
Reading: CDEPETEF3.2.3-Ferramentas internas- adicionar atividades de comunicação (Fórum, Chat ,BBB)
minutes
Reading: CDEPETEF3.2.4-Adicionar atividades de recolha de dados(Sondagem, Inquérito predefinido)
minutes
Reading: CDEPETEF3.2.5-Adicionar atividades de Avaliação (Teste, Trabalho)
minutes
Reading: CDEPETEF3.2.6-Adicionar atividades colaborativas: (Glossário,wiki,Base de dados)
minutes
Reading: CDEPETEF3.3-Adicionar recursos Moodle (Ficheiro,Livro,Página,Pasta,Separador,URL)
minutes
Reading: CDEPETEF3.4-Configurar a pauta de avaliação das aprendizagens de acordo com as atividades definidas
minutes
Reading: CDEPETEF3.4.1-Definição e registo dos critérios de avaliação
minutes
Reading: CDEPETEF3.4.2-Definição das ponderações atribuir
minutes
Reading: CDEPETEF3.5-Ferramentas externas: criação de recursos em vídeo e disponibilização na Moodle
minutes
Reading: CDEPETEF3.5.1-Utilização do recurso vídeo do Moodle
minutes
Reading: CDEPETEF3.5.2-Criação de canal no Youtube
minutes
Reading: CDEPETEF3.5.3-Criação de vídeos e colocação no canal de Youtube
minutes

Módulo 4 0/2

Criação, Desenho e Implementação De Um Projeto (Curso) à Distância

2 readings
Reading: CDEPETEF4.1-Planificar um curso à distância
minutes
Reading: CDEPETEF4.2-Implementar um curso na plataforma Moodle
minutes

Módulo 5

Apresentação do Projeto Final

Members

Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.

Total number of students in course:

plugins premium WordPress
Fale connosco
Podemos ajudar?
Olá em que podemos ajudar?