Coordenação e Gestão da Formação

01.

ENQUADRAMENTO LEGAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PORTUGAL

5 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 1.1. O Sistema de Formação Profissional Português – Instituições
Reading: CMDCGF 1.2. Características, interações com outros sistemas e subsistemas e entidade envolvidas;
Reading: CMDCGF 1.3. Normativos legais da formação profissional;
Reading: CMDCGF 1.3. Normativos legais da formação profissional;
Reading: CMDCGF 1.4. Obrigatoriedade legal da formação;

02.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – CONCETUALIZAÇÃO

23 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 2.1. Modalidades de Formação e Qualificação Profissional
Reading: CMDCGF 2.1.1. Cursos Profissionais;
Reading: CMDCGF 2.1.2.Cursos de Aprendizagem;
Reading: CMDCGF 2.1.3. Cursos EFA;
Reading: CMDCGF 2.1.4. Cursos de Especialização Tecnológica (CET);
Reading: CMDCGF 2.1.5. Formação Modular Certificada.
Reading: CMDCGF 2.2. Formas de Organização da Formação
Reading: CMDCGF 2.2.1. Formação presencial;
Reading: CMDCGF 2.2.2. Formação à distância (e-learning);
Reading: CMDCGF 2.2.3.Modelo misto (b-learning).
Reading: CMDCGF 2.3. Tipologias de formação
Reading: CMDCGF 2.3.1. Formação inicial;
Reading: CMDCGF 2.3.2.Formação contínua (Lifelong learning):
Reading: CMDCGF 2.3.2.1. De reciclagem
Reading: CMDCGF 2.3.2.2. De aperfeiçoamento
Reading: CMDCGF 2.3.2.3. De especialização
Reading: CMDCGF 2.3.2.4. De reconversão
Reading: CMDCGF 2.4. Metodologias de formação
Reading: CMDCGF 2.4.1. Formação teórica (em sala)
Reading: CMDCGF 2.4.2. Formação prática (em sala, laboratório ou oficina)
Reading: CMDCGF 2.4.3.Formação em contexto real de trabalho (on job, cursos de aprendizagem, formação hands on, estágios, workshops)
Reading: CMDCGF 2.5. Classificação Nacional de áreas de Educação e Formação
Reading: CMDCGF 2.6.Níveis de qualificação

03.

OS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CICLO FORMATIVO: DO GESTOR DA FORMAÇÃO AOS FORMADORES

3 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 3.1. Requisitos legais;
Reading: CMDCGF 3.2. Perfil e Competências;
Reading: CMDCGF 3.3. Acumulação de funções;

04.

O CICLO FORMATIVO (FASE 1): O PLANEAMENTO - DO DIAGNÓSTICO AO PLANO DE FORMAÇÃO

9 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 4.1. O Processo de Diagnóstico das Necessidade de Formação:
Reading: CMDCGF 4.1.1. O processo de Levantamento e Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CMDCGF 4.1.2. Fases de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CMDCGF 4.1.3.Metodologias e Técnicas de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CMDCGF 4.1.4. Conceção de Instrumentos de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: CMDCGF 4.2. Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica
Reading: CMDCGF 4.2.1. Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;
Reading: CMDCGF 4.2.2.Definição da cronologia global do plano de formação;
Reading: CMDCGF 4.2.3. Estimativa dos recursos humanos, pedagógicos, materiais e financeiros

05.

O CICLO FORMATIVO (FASE 2): DESENVOLVIMENTO - DA CONCEÇÃO À EXECUÇÃO DA FORMAÇÃO

8 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 5.1. A conceção dos instrumentos de suporte pedagógico: o dossier técnico-pedagógico:
Reading: CMDCGF 5.1.1. Elaboração dos planos de formação;
Reading: CMDCGF 5.1.2. Planos de Sessão;
Reading: CMDCGF 5.1.3.Outros…
Reading: CMDCGF 5.2. As metodologias de apoio à formação: dos métodos aos instrumentos;
Reading: CMDCGF 5.3. Seleção dos formandos e constituição de grupos de formação;
Reading: CMDCGF 5.4. Seleção de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação;
Reading: CMDCGF 5.5. Promoção e divulgação das intervenções: marketing digital.

06.

O CICLO FORMATIVO (FASE 3): AVALIAÇÃO - GARANTIR A EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

CMDCGF 5.

8 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 6.1. O Conceito de avaliação;
Reading: CMDCGF 6.2. Objetivos da avaliação;
Reading: CMDCGF 6.3. A Avaliação da Formação:
Reading: CMDCGF 6.3.1. Avaliação das Aprendizagens;
Reading: CMDCGF 6.3.2.A Avaliação da Reação à Formação;
Reading: CMDCGF 6.3.3. A Avaliação do Impacto da Formação;
Reading: CMDCGF 6.3.4. A Avaliação Pós-formação;
Reading: CMDCGF 6.4. Relatório de avaliação da ação.

07.

PLATAFORMA TECNOLÓGICA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

1 Conteúdo Abordado
Reading: CMDCGF 7.1. SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.

08.

- O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS

7 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 8.1. A passagem do processo de Acreditação para a Certificação;
Reading: CMDCGF 8.2. Características do processo de certificação: inicial, manutenção e alargamento da certificação;
Reading: CMDCGF 8.3. Requisitos inicias da certificação;
Reading: CMDCGF 8.4. Como organizar o processo de certificação à DGERT inicial e de passagem da acreditação para a certificação;
Reading: CMDCGF 8.5. Etapas do processo de candidatura;
Reading: CMDCGF 8.6. Construção de modelos pedagógicos inerentes a cada processo;
Reading: CMDCGF 1.1. O Sistema de Formação Profissional Português – Instituições

Coordenação e Gestão da Formação

€350

About this course

Oferta da Taxa de inscrição

Pague em 4 prestações de 90 € + 30€ de taxa de inscrição

150 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Sessões em tempo real

Vídeo, Áudio e apresentações multimédia.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

O atual regime de certificação de entidades formadoras tem por base os princípios estabelecidos no acordo de concertação social sobre a reforma da formação profissional, orientados para a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. Estes aspetos vieram determinar as alterações introduzidas pela Portaria nº 208/2013 de 26 de junho (Republicação da Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro), ao sistema de certificação de entidades formadoras junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), impondo a função de gestor da Formação a todas as entidades formadoras certificadas.

Usufrua da partilha de conhecimento de uma equipa de formadores detentora de uma taxa de 100% de sucesso em processos de certificação de entidades formadoras à DGERT.

O exercício desta função implica que o seu titular detenha 3 anos de funções técnicas em Gestão e Organização da Formação ou formação mínima de 150 horas em Organização e Gestão da Formação. Programa Avançado em Organização e Gestão da Formação ministrado pela Twofold, foi desenhada especificamente para o cumprimento deste requisito, procurando adicionalmente dotar os formandos de competências a este nível aprofundadas ao nível da gestão prática de entidades formadoras certificadas.

Destinatários
  • Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos;
  • Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da Gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação.
Forma de Organização

Este curso é ministrado 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Gestora da Formação/ Formadora

Coordenadora da Formação/ Formadora
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este curso obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

Opções de Pagamento

A Twofold disponibiliza-lhe 2 opções de pagamento:

Pagamento a Pronto» 350€ com oferta da Taxa de Inscrição » Clique aqui

Pagamento Faseado* em 4 prestações de 90€ + Taxa de Inscrição » Clique aqui

 

* A opção de pagamento faseado implica o pagamento total do curso em caso de desistência. Poderá solicitar a suspensão de matricula. Contacte-nos para mais informações.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Planear, conceber, executar, gerir financeiramente e avaliar programas e ações de formação desenvolvidos com base num sustentado estudo de diagnóstico e análise de necessidades.

Objetivos Específicos

  •  Conhecer e compreender as especificidades da formação profissional no contexto português;
  • Identificar os diferentes intervenientes no Ciclo Formativo;
  • Distinguir os vários conceitos ligados à formação profissional;
  • Identificar e compreender as diferentes fases do Ciclo Formativo;
  • Operacionalizar todas as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes à organização e gestão da formação;
  • Conhecer a plataforma SIGO;
  • Reconhecer os princípios do sistema de certificação de entidades á DGERT;
  • Compreender os procedimentos e exigências associadas ao sistema de certificação.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica ou inicial.
  • Avaliação Formativa ou contínua:
    • Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos 8 módulos (disponíveis na plataforma): 90%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    • Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    • Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

Suficiente Bom Muito Bom Excelente
10-13 14-15 16- 17 18-20
Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

“A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

Nelson Rolihlahla Mandela | Ativista, Presidente da R. Africa do Sul, Nobel da Paz de 1993

O que Precisa?

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Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Modalidades de Pagamento

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Pedido de Inscrição

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Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no butão correspondente

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Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

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... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

01. 0/5

ENQUADRAMENTO LEGAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PORTUGAL

5 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 1.1. O Sistema de Formação Profissional Português – Instituições
minutes
Reading: CMDCGF 1.2. Características, interações com outros sistemas e subsistemas e entidade envolvidas;
minutes
Reading: CMDCGF 1.3. Normativos legais da formação profissional;
minutes
Reading: CMDCGF 1.3. Normativos legais da formação profissional;
minutes
Reading: CMDCGF 1.4. Obrigatoriedade legal da formação;
minutes

02. 0/23

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – CONCETUALIZAÇÃO

23 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 2.1. Modalidades de Formação e Qualificação Profissional
minutes
Reading: CMDCGF 2.1.1. Cursos Profissionais;
minutes
Reading: CMDCGF 2.1.2.Cursos de Aprendizagem;
minutes
Reading: CMDCGF 2.1.3. Cursos EFA;
minutes
Reading: CMDCGF 2.1.4. Cursos de Especialização Tecnológica (CET);
minutes
Reading: CMDCGF 2.1.5. Formação Modular Certificada.
minutes
Reading: CMDCGF 2.2. Formas de Organização da Formação
minutes
Reading: CMDCGF 2.2.1. Formação presencial;
minutes
Reading: CMDCGF 2.2.2. Formação à distância (e-learning);
minutes
Reading: CMDCGF 2.2.3.Modelo misto (b-learning).
minutes
Reading: CMDCGF 2.3. Tipologias de formação
minutes
Reading: CMDCGF 2.3.1. Formação inicial;
minutes
Reading: CMDCGF 2.3.2.Formação contínua (Lifelong learning):
minutes
Reading: CMDCGF 2.3.2.1. De reciclagem
minutes
Reading: CMDCGF 2.3.2.2. De aperfeiçoamento
minutes
Reading: CMDCGF 2.3.2.3. De especialização
minutes
Reading: CMDCGF 2.3.2.4. De reconversão
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Reading: CMDCGF 2.4. Metodologias de formação
minutes
Reading: CMDCGF 2.4.1. Formação teórica (em sala)
minutes
Reading: CMDCGF 2.4.2. Formação prática (em sala, laboratório ou oficina)
minutes
Reading: CMDCGF 2.4.3.Formação em contexto real de trabalho (on job, cursos de aprendizagem, formação hands on, estágios, workshops)
minutes
Reading: CMDCGF 2.5. Classificação Nacional de áreas de Educação e Formação
minutes
Reading: CMDCGF 2.6.Níveis de qualificação
minutes

03. 0/3

OS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CICLO FORMATIVO: DO GESTOR DA FORMAÇÃO AOS FORMADORES

3 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 3.1. Requisitos legais;
minutes
Reading: CMDCGF 3.2. Perfil e Competências;
minutes
Reading: CMDCGF 3.3. Acumulação de funções;
minutes

04. 0/9

O CICLO FORMATIVO (FASE 1): O PLANEAMENTO - DO DIAGNÓSTICO AO PLANO DE FORMAÇÃO

9 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 4.1. O Processo de Diagnóstico das Necessidade de Formação:
minutes
Reading: CMDCGF 4.1.1. O processo de Levantamento e Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CMDCGF 4.1.2. Fases de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CMDCGF 4.1.3.Metodologias e Técnicas de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CMDCGF 4.1.4. Conceção de Instrumentos de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: CMDCGF 4.2. Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica
minutes
Reading: CMDCGF 4.2.1. Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;
minutes
Reading: CMDCGF 4.2.2.Definição da cronologia global do plano de formação;
minutes
Reading: CMDCGF 4.2.3. Estimativa dos recursos humanos, pedagógicos, materiais e financeiros
minutes

05. 0/8

O CICLO FORMATIVO (FASE 2): DESENVOLVIMENTO - DA CONCEÇÃO À EXECUÇÃO DA FORMAÇÃO

8 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 5.1. A conceção dos instrumentos de suporte pedagógico: o dossier técnico-pedagógico:
minutes
Reading: CMDCGF 5.1.1. Elaboração dos planos de formação;
minutes
Reading: CMDCGF 5.1.2. Planos de Sessão;
minutes
Reading: CMDCGF 5.1.3.Outros…
minutes
Reading: CMDCGF 5.2. As metodologias de apoio à formação: dos métodos aos instrumentos;
minutes
Reading: CMDCGF 5.3. Seleção dos formandos e constituição de grupos de formação;
minutes
Reading: CMDCGF 5.4. Seleção de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação;
minutes
Reading: CMDCGF 5.5. Promoção e divulgação das intervenções: marketing digital.
minutes

06. 0/8

O CICLO FORMATIVO (FASE 3): AVALIAÇÃO - GARANTIR A EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

CMDCGF 5.

8 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 6.1. O Conceito de avaliação;
minutes
Reading: CMDCGF 6.2. Objetivos da avaliação;
minutes
Reading: CMDCGF 6.3. A Avaliação da Formação:
minutes
Reading: CMDCGF 6.3.1. Avaliação das Aprendizagens;
minutes
Reading: CMDCGF 6.3.2.A Avaliação da Reação à Formação;
minutes
Reading: CMDCGF 6.3.3. A Avaliação do Impacto da Formação;
minutes
Reading: CMDCGF 6.3.4. A Avaliação Pós-formação;
minutes
Reading: CMDCGF 6.4. Relatório de avaliação da ação.
minutes

07. 0/1

PLATAFORMA TECNOLÓGICA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

1 Conteúdo Abordado
Reading: CMDCGF 7.1. SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.
minutes

08. 0/7

- O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS

7 Conteúdos Abordados
Reading: CMDCGF 8.1. A passagem do processo de Acreditação para a Certificação;
minutes
Reading: CMDCGF 8.2. Características do processo de certificação: inicial, manutenção e alargamento da certificação;
minutes
Reading: CMDCGF 8.3. Requisitos inicias da certificação;
minutes
Reading: CMDCGF 8.4. Como organizar o processo de certificação à DGERT inicial e de passagem da acreditação para a certificação;
minutes
Reading: CMDCGF 8.5. Etapas do processo de candidatura;
minutes
Reading: CMDCGF 8.6. Construção de modelos pedagógicos inerentes a cada processo;
minutes
Reading: CMDCGF 1.1. O Sistema de Formação Profissional Português – Instituições
minutes
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