Curso de Especialização Avançada em Técnicas de Recrutamento e Seleção-ir

01.

Enquadramento Temático

6 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 1.1 Evolução das características do mercado de trabalho
Reading: ETRS 1.2 O recrutamento e seleção como função da gestão de recursos humanos
Reading: ETRS 1.3 Contextualização do Recrutamento e Seleção
Reading: ETRS 1.3.1 Objetivos do recrutamento e seleção
Reading: ETRS 1.3.2 Critérios de recrutamento e seleção
Reading: ETRS 1.3.3 Formas de recrutamento

02.

Atração e Recrutamento

10 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 2.1 Planeamento estratégico de recursos humanos
Reading: ETRS 2.2 Identificação das necessidades internas da organização ao nível de recursos humanos;
Reading: ETRS 2.3 Definição do perfil do candidato: exigências da função
Reading: ETRS 2.4 Prospeção interna e externa de potenciais candidatos;
Reading: ETRS 2.5 Definição do tipo e fonte de recrutamento;
Reading: ETRS 2.6 Tipos de Recrutamento
Reading: ETRS 2.7 Formas de Recrutamento
Reading: ETRS 2.8 Etapas do processo de recrutamento
Reading: ETRS 2.9 O processo de atração: fontes e tipos de recrutamento
Reading: ETRS 2.10 Estimação e avaliação do recrutamento

03.

O Processo de Seleção baseado em Competências

7 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 3.1 Conceito de Seleção
Reading: ETRS 3.2 A importância da seleção em Recursos Humanos
Reading: ETRS 3.3 Método de Seleção:
Reading: ETRS 3.3.1 Análise Curricular
Reading: ETRS 3.5 Entrevista de seleção
Reading: ETRS 3.3.2 Testes psicológicos
Reading: ETRS 3.3.3 Testes de personalidade

04.

Decisão e Orientação

3 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 4.1 Socialização Organizacional
Reading: ETRS 4.1.1 O Processo de Socialização Organizacional
Reading: ETRS 4.1.2 O conceito de Socialização

05.

Acolhimento e Integração

8 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 5.1 O processo de Acolhimento e Integração
Reading: ETRS 5.1.1 Participantes no processo de acolhimento e integração
Reading: ETRS 5.1.1.1 A importância do manual de acolhimento
Reading: ETRS 5.1.2 O contrato psicológico entre organização e os novos colaboradores;
Reading: ETRS 5.1.2.1 formalização do processo
Reading: ETRS 5.1.2.2 A dimensão informal do processo
Reading: ETRS 5.2 O Acolhimento e a integração face à gestão de Recursos Humanos
Reading: ETRS 5.3 Feedback / Avaliação e Controlo do Processo

06.

Desafios Futuros

3 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 6.1 Igualdade de oportunidades.
Reading: ETRS 6.2 Gestão da diversidade;
Reading: ETRS 6.3 Questões éticas.

07.

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Técnicas de Recrutamento e Seleção-ir

€350

About this course

Oferta da Taxa de inscrição

Pague em 5 prestações de 99 € + 30€ de taxa de inscrição

250 horas

3 Meses

Início sempre Garantido

Comece o seu percurso formativo no máximo até 1 semana depois da sua inscrição

Este Curso de Especialização Avançada vem responder aos desafios que se colocam atualmente às organizações em integrarem nos seus quadros profissionais com competências no desenvolvimento de processos de recrutamento e seleção de colaboradores que assumam um papel estratégico e diferenciador no desenvolvimento e competitividade das empresas.

Opções de Inscrição
Opção de Pagamento Faseado

Pague em 99€ x 5 Prestações

Opção de Pagamento a Pronto

Pague 500€ + Oferta da Taxa

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Técnicas de Recrutamento e Seleção destina-se a:

  1. Licenciados em Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos, Gestão e outras áreas científicas que pretendam desenvolver competências na área da Gestão de Pessoas;
  2. Profissionais da área dos recursos humanos (diretores, assessores, técnicos), ou outras, que desejem melhorar os seus conhecimentos nas áreas da Gestão de Pessoas;
  3. Consultores de RH.
  4. Outros Profissionais que pretendam uma reconversão profissional.
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em é ministrada 100%, em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Metodologias de Formação

Poderá optar por frequentar o curso em duas modalidades: Com inicio uma semana após a sua inscrição em modalidade de percurso formativo individual ou na modalidade em turma aguardando a constituição de uma turma com o número mínimo de inscritos necessários

Metodologia » modalidade em turma

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Metodologia » modalidade Percurso individual

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

Desenvolver processos de recrutamento, seleção e de integração, ao nível da gestão de recursos humanos em conformidade com a estratégica da organização.

Objetivos Específicos

  1. Conhecer e compreender o enquadramento teórico subjacente ao processo de recrutamento e seleção de pessoas;
  2. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de Recrutamento e Seleção;
  3. Identificar, construir e aplicar os instrumentos destinados ao processo de recrutamento e seleção, atendendo às necessidades de planeamento da organização;
  4. Conhecer e aplicar os diferentes métodos e técnicas utilizados no processo de Recrutamento e Seleção, avaliando a sua eficácia nas organizações;
  5. Operacionalizar os processos de recrutamento e seleção de pessoal, de forma a atrair o maior número de candidatos potencialmente capazes de exercer as funções para as quais concorrem;
  6. Conhecer e aplicar as questões legais e éticas envolvidas no processo de recrutamento e seleção;
  7. Recrutar e selecionar pessoas numa lógica de gestão pelas competências;
  8. Conhecer o processo de conceção e implementação de algumas das técnicas específicas de análise de funções, recrutamento e seleção;
  9. Elaborar e analisar documentos de apoio à decisão em contexto de gestão de pessoas;
  10. Elaborar instrumentos de acompanhamento e avaliação do processo de integração;
  11. Acompanhar a evolução do novo colaborador na empresa introduzindo os reajustamentos necessários com vista à sua continuidade.
Avaliação das Aprendizagens

Poderá optar por frequentar o curso em duas modalidades: Com inicio uma semana após a sua inscrição em modalidade de percurso formativo individual ou na modalidade em turma aguardando a constituição de uma turma com o número mínimo de inscritos necessários


Avaliação » modalidade em turma


A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

 


Avaliação » modalidade percurso individual


A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados e Certificado Twofold DGERT.

Próxima Edição

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

Opção de Pagamento Faseado
  • Pague em 5 x 99€ + Taxa de Inscrição
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Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“A segurança já não vem de estar empregado. Vem de ser empregável.”

Rosabeth Moss Kanter | Professora, Universidade de Harvard

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Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Inicie e conclua o seu percurso formativo.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Modalidades de Inscrição

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  • Pague 500€ + Oferta da Taxa de Inscrição

A iniciar brevemente…

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Syllabus

01. 0/6

Enquadramento Temático

6 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 1.1 Evolução das características do mercado de trabalho
minutes
Reading: ETRS 1.2 O recrutamento e seleção como função da gestão de recursos humanos
minutes
Reading: ETRS 1.3 Contextualização do Recrutamento e Seleção
minutes
Reading: ETRS 1.3.1 Objetivos do recrutamento e seleção
minutes
Reading: ETRS 1.3.2 Critérios de recrutamento e seleção
minutes
Reading: ETRS 1.3.3 Formas de recrutamento
minutes

02. 0/10

Atração e Recrutamento

10 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 2.1 Planeamento estratégico de recursos humanos
minutes
Reading: ETRS 2.2 Identificação das necessidades internas da organização ao nível de recursos humanos;
minutes
Reading: ETRS 2.3 Definição do perfil do candidato: exigências da função
minutes
Reading: ETRS 2.4 Prospeção interna e externa de potenciais candidatos;
minutes
Reading: ETRS 2.5 Definição do tipo e fonte de recrutamento;
minutes
Reading: ETRS 2.6 Tipos de Recrutamento
minutes
Reading: ETRS 2.7 Formas de Recrutamento
minutes
Reading: ETRS 2.8 Etapas do processo de recrutamento
minutes
Reading: ETRS 2.9 O processo de atração: fontes e tipos de recrutamento
minutes
Reading: ETRS 2.10 Estimação e avaliação do recrutamento
minutes

03. 0/7

O Processo de Seleção baseado em Competências

7 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 3.1 Conceito de Seleção
minutes
Reading: ETRS 3.2 A importância da seleção em Recursos Humanos
minutes
Reading: ETRS 3.3 Método de Seleção:
minutes
Reading: ETRS 3.3.1 Análise Curricular
minutes
Reading: ETRS 3.5 Entrevista de seleção
minutes
Reading: ETRS 3.3.2 Testes psicológicos
minutes
Reading: ETRS 3.3.3 Testes de personalidade
minutes

04. 0/3

Decisão e Orientação

3 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 4.1 Socialização Organizacional
minutes
Reading: ETRS 4.1.1 O Processo de Socialização Organizacional
minutes
Reading: ETRS 4.1.2 O conceito de Socialização
minutes

05. 0/8

Acolhimento e Integração

8 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 5.1 O processo de Acolhimento e Integração
minutes
Reading: ETRS 5.1.1 Participantes no processo de acolhimento e integração
minutes
Reading: ETRS 5.1.1.1 A importância do manual de acolhimento
minutes
Reading: ETRS 5.1.2 O contrato psicológico entre organização e os novos colaboradores;
minutes
Reading: ETRS 5.1.2.1 formalização do processo
minutes
Reading: ETRS 5.1.2.2 A dimensão informal do processo
minutes
Reading: ETRS 5.2 O Acolhimento e a integração face à gestão de Recursos Humanos
minutes
Reading: ETRS 5.3 Feedback / Avaliação e Controlo do Processo
minutes

06. 0/3

Desafios Futuros

3 Conteúdos Abordados
Reading: ETRS 6.1 Igualdade de oportunidades.
minutes
Reading: ETRS 6.2 Gestão da diversidade;
minutes
Reading: ETRS 6.3 Questões éticas.
minutes

07.

Projeto Final

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