fbpx

Dúvidas? Fale Connosco

Linha de Apoio Nacional

+351 253 096 712

Curso de E-Formador

01.

Introdução à Educação à Distância

6 tópicos
Tópico: EFORM 1.1 Conceito de Educação à distância;
Tópico: EFORM 1.2 Perspetiva histórica da Educação à distância;
Tópico: EFORM 1.3 Educação à distância: vantagens e desvantagens;
Tópico: EFORM 1.4 As diferentes plataformas colaborativas de Ensino à distância;
Tópico: EFORM 1.5. Formas de comunicação no âmbito da educação à distância;
Tópico: EFORM 1.6. Princípios e recomendações inerentes à comunicação em ambiente à distância

02.

O e-tutor/e-formador

3 tópicos
Tópico: EFORM 2.1. Perfil do e-tutor/e-formador;
Tópico: EFORM 2.2. Competências técnico-pedagógicas do e-tutor/e-formador;
Tópico: EFORM 2.3. O e-tutor/e-formador como facilitador da aprendizagem;

03.

Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle

6 tópicos
Tópico: EFORM 3.1. O utilizador: diferentes papéis
Tópico: EFORM 3.2. Criar o curso/disciplina;
Tópico: EFORM 3.3. Navegar no curso: modo de edição;
Tópico: EFORM 3.4. Adicionar recursos (Ficheiro, Livro, Pacote IMS, Página, Pasta, Separador, URL);
Tópico: EFORM 3.5. Adicionar atividades:
Tópico: EFORM 3.6. Configurar a pauta de avaliação das aprendizagens;

04.

Criação, desenho e implementação de um projeto (curso) à distância

2 tópicos
Tópico: EFORM 4.1. Planificar um projeto formativo;
Tópico: EFORM 4.2. Conceber um curso na plataforma Moodle.

Curso de E-Formador

€125

Oferta da Taxa de inscrição

40 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Sessões Síncronas em direto

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

O Cursos de E-Formadores pretende dar resposta à necessidade de preparar profissionais capazes de planear, implementar, gerir e avaliar cursos e ações de formação à distância, utilizando os recursos disponíveis na plataforma LMS Moodle com vista à dinamização de diferentes ofertas formativas, em regime e-learning.

Destinatários

Destina-se a todos os formadores, professores, técnicos de formação, coordenadores pedagógicos, gestores da formação e outros profissionais que pretendam planear, implementar e avaliar cursos no formato e-learning.

Forma de Organização

O curso de E-Formador é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Gestora da Formação/ Formadora
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este urso obedcece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este curso obedcece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

Opções de Pagamento

A Twofold disponibiliza-lhe 1 opção de pagamento:

Pagamento a Pronto com oferta da Taxa de Inscrição » Clique aqui

 

* A opção de pagamento faseado implica o pagamento total do curso em caso de desistência. Poderá solicitar a suspensão de matricula. Contacte-nos para mais informações.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Planear, desenvolver e avaliar cursos em regime e-Learning, na perspetiva de E-Formador, promovendo o envolvimento, a criatividade, a motivação e a aprendizagem colaborativa junto dos formandos;
  • Criar e implementar e avaliar um projeto formativo em regime e-learning na plataforma Moodle.

Objetivos Específicos

  • Conhecer e descrever os principais marcos de desenvolvimento da educação à distância;
  • Identificar e descrever o papel e as competências do e-tutor/e-formador;
  • Conhecer as diferentes plataformas colaborativas de aprendizagem;
  • Conhecer as especificidades da plataforma colaborativa de aprendizagem: moodle;
  • Aplicar as diferentes atividades e recursos do moodle na construção de um curso;
  • Elaborar um projeto prático – construção de um curso – na plataforma moodle.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  • Avaliação formativa ou contínua:
  • Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
  • Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
  • Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
  • Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  • Avaliação Sumativa ou final:
  • Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a

TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Data de Inicio

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

“Para aprender não basta só ouvir por fora, é necessário entender por dentro.”

António Vieira | Padre e Escritor

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas Credenciais de acesso à plataforma.

Modalidades de Pagamento

A nossa certificação DGERT, confere-lhe a isenção do pagamento de IVA e a dedução do valor da sua propina na rubrica de “despesas de educação e formação” em sede de IRS, conferindo-lhe o direito ao rembolso de até 30% do valor pago*.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Novembro 26 @ 21:00 - 22:00
R. António Machado Vilas Boas 202, 4900-503, Viana do Castelo
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Rua de S. Domingos, 96E, 4710-435 Braga
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Rua do Cabo 29A, 1250-096 Lisboa
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Loja B, Rua Lúcia da Encarnação Maracoto 63, 2910-056 Setúbal

Temáticas a abordar

01. 0/6

Introdução à Educação à Distância

6 tópicos
Tópico: EFORM 1.1 Conceito de Educação à distância;
minutes
Tópico: EFORM 1.2 Perspetiva histórica da Educação à distância;
minutes
Tópico: EFORM 1.3 Educação à distância: vantagens e desvantagens;
minutes
Tópico: EFORM 1.4 As diferentes plataformas colaborativas de Ensino à distância;
minutes
Tópico: EFORM 1.5. Formas de comunicação no âmbito da educação à distância;
minutes
Tópico: EFORM 1.6. Princípios e recomendações inerentes à comunicação em ambiente à distância
minutes

02. 0/3

O e-tutor/e-formador

3 tópicos
Tópico: EFORM 2.1. Perfil do e-tutor/e-formador;
minutes
Tópico: EFORM 2.2. Competências técnico-pedagógicas do e-tutor/e-formador;
minutes
Tópico: EFORM 2.3. O e-tutor/e-formador como facilitador da aprendizagem;
minutes

03. 0/6

Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle

6 tópicos
Tópico: EFORM 3.1. O utilizador: diferentes papéis
minutes
Tópico: EFORM 3.2. Criar o curso/disciplina;
minutes
Tópico: EFORM 3.3. Navegar no curso: modo de edição;
minutes
Tópico: EFORM 3.4. Adicionar recursos (Ficheiro, Livro, Pacote IMS, Página, Pasta, Separador, URL);
minutes
Tópico: EFORM 3.5. Adicionar atividades:
minutes
Tópico: EFORM 3.6. Configurar a pauta de avaliação das aprendizagens;
minutes

04. 0/2

Criação, desenho e implementação de um projeto (curso) à distância

2 tópicos
Tópico: EFORM 4.1. Planificar um projeto formativo;
minutes
Tópico: EFORM 4.2. Conceber um curso na plataforma Moodle.
minutes