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Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos


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por Twofold Academia de Formação
Preço: 850,00
250 Horas
7 Módulos

PORQUÊ ESTA ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA?

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Num contexto em que a Gestão Estratégica de Recursos Humanos é cada vez mais perspetivada como uma área central na dinâmica e funcionamento de qualquer organização, revela-se necessário que as organizações adotem uma política de gestão de pessoas alinhada com os objetivos estratégicos das mesmas. A forma como as organizações se posicionam no mercado, o entendimento que possuem das pressões ambientais, a compreensão com o que os concorrentes estão a fazer, as decisões  ao nível da afetação de recursos humanos a uma ou outra atividade são dimensões que estão fortemente ligadas a uma gestão Estratégica de Recursos Humanos.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos, Gestão e outras áreas científicas que pretendam desenvolver competências na área da Gestão de Pessoas

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

A Especialização Avançada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY, com recurso em tempo real e a stream de video e áudio à sala de aula virtual Twofold em direto com a equipa de formadores e demais formandos.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

Sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Gerir o bem público com eficácia

Potencie a sua carreira ou empregabilidade

Equipa Docente / Formadores

Coordenador(a) Científica do curso e da equipa formadora/docente

  • Doutoranda em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Universidade Nova de Lisboa
  • Mestre em Supervisão Pedagógica pela UAB;
  • Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, pela Universidade Independente de Lisboa;
  • Atualmente Formadora e Consultora Sénior em Training RH;
  • Trabalha em Training desde 2009, assumindo a coordenação técnico-pedagógica e a gestão de projetos nas mais diversas áreas formativas;
  • Experiência, a nível Nacional e Internacional, em coordenação e gestão comercial e pedagógica, na área da Training, em clientes dos mais diversos sectores de atividade;
  • Experiência a nível internacional, em Supervisão e Gestão Académica e Pedagógica no Ensino Superior privado;
  • Nos últimos anos tem integrado equipas de projetos de Ensino, Formação e Consultoria a nível Nacional e Internacional;
  • Entre 2014 e 2016 integrou a UE CPLP assumindo a Coordenação PALOP para a Internacionalização de negócios e empresas;
  • Mentora do CAPAD (Curso de Capacitação Pedagógica para Docentes de Ensino Universitário) em Angola;
  • Diretora Académica e Pedagógica do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia em Angola;
  • Coordenadora da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia, Angola;
  • Docente Universitária no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia (Portugal e Angola) –
  • Especialização em Gestão de Recursos Humanos
  • Formadora certificada – Vertente GRH

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os formandos deverão ser capazes de:

  • Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, ao nível da Gestão estratégica de Recursos Humanos, que respondam aos desafios que se colocam às organizações.

Os formandos serão ser capazes de:

  • Identificar os pressupostos da gestão de recursos humanos do ponto de vista estratégico;
  • Adquirir competências associadas a um modelo de gestão estratégica contribuindo assim para o desenvolvimento das pessoas e consequentemente das organizações;
  • Valorizar o papel do fator humano e de sua gestão na obtenção de vantagens competitivas sustentáveis pelas empresas;
  • Percecionar a gestão estratégica de recursos humanos como promotora de mudanças organizacionais e como instrumento adequado para dar respostas aos desafios do ambiente empresarial.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.RECURSOS HUMANOS: DESAFIOS, RESULTADOS E COMPETÊNCIAS: INTRODUÇÃO

  1. O novo desafio para a competitividade: recursos humanos
  2. 1º desafio: Globalização
  3. 2º desafio: Cadeia de valor para a competitividade empresarial e os serviços de RH
  4. 3º desafio: Lucratividade entre custo e crescimento
  5. 4º desafio: O foco na capacidade
  6. 5º desafio: Mudança de parâmetros
  7. 6º desafio: Tecnologia
  8. 7º desafio: Atração, retenção e mensuração da competência e do capital intelectual
  9. Implicações para a natureza da competição
  10. Implicações para os líderes do futuro
  11. Implicações para RH como profissão

2. DA GESTÃO DE PESSOAL PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH

  1. O alinhamento entre a estratégia de negócio e o sistema de GRH da empresa:
    • Da estratégia para as práticas de GRH;
    • Das práticas de GRH para os comportamentos e as atitudes dos colaboradores.
  2. Contingências atuais na vida das organizações e suas implicações para a Gestão de Recursos Humanos.
  3. Do estratégico para o operacional

3. AS FUNÇÕES DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  1. Função: Recrutamento
    1. O recrutamento baseado em competências
    2. A avaliação pelas necessidades de desenvolvimento no processo de seleção: identificação dos métodos mais válidos e o consequente processo de tomada de decisão.
    3. Estratégias de acolhimento e integração como processo de aculturação
  2. Função: Seleção
  3. Função: Cargos e Salários
  4. Função: Formação e Desenvolvimento
    1. Definição de programas baseados em perfis ocupacionais
    2. A Avaliação da Formação:
      1. A importância da avaliação da eficácia da formação profissional no quadro das políticas e práticas da gestão de recursos humanos
      2. A transferência da formação para o local de trabalho
      3. Os fatores relacionados com a conceção da formação
      4. Os fatores individuais e organizacionais que facilitam e/ou inibem o processo de aplicação da formação no local de trabalho: alguns casos práticos
    3. Identificação, qualificação e quantificação de resultados da formação
  5. Função: Avaliação
    1. Desempenho e Potencial
  6. Função: Controle
    1. A gestão do desempenho enquanto processo de implementação de uma gestão estratégica: alinhar e gerir os recursos humanos de acordo com a estratégia da organização;
    2. A avaliação de desempenho enquanto instrumento motivador das práticas organizacionais.
    3. A definição e implementação de um instrumento de avaliação de desempenho por objectivos e competências.
  7. A atribuição de Recompensas
    1. As Recompensas no quadro de um Modelo Integrado de Gestão de Recursos Humanos e as opções de arquitetura de um sistema de recompensas.
    2. Itinerário para construir ou reajustar o sistema de recompensas da empresa

4.TEORIA E PRÁTICA DAS ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM

  1. Trabalho em equipe
  2. Qualidade Total
  3. Benchmarking
  4. Estruturas Organizacionais
  5. Aprendizagem organizacional

5. EMPOWERMENT

  1. O que é empowerment?
  2. Por que usar empowerment?
  3. Condições para uso do empowerment
  4. Etapas para implementação do empowerment
  5. Quando o empowerment não dá certo?

6. SISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS

  1. Os estilos de Administração de Recursos Humanos
  2. Subsistema de Provisão
  3. Subsistema de Aplicação
  4. Subsistema de Manutenção
  5. Subsistema de Desenvolvimento
  6. Subsistema de Monitoração

7. PROJETO FINAL

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Este Curso de Especialização encontra-se organizada em 7 Módulos, sendo que se trata de uma formação à distância, estão previstas a realização de 2 sessões síncronas no Módulo I, VII e VIII e 4 sessões para os restantes  módulos, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum noticias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstico ou inicial.
  2. Avaliação Formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Especialização Avançada emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Especialização Avançada emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Como se processa?

Pedido de Inscrição

Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamento

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Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

Dados de Acesso

Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso a plataforma de ensino a distância

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Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

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Estamos ao seu dispor.

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 8 Prestações + taxa de inscrição
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em Universidades Portuguesas
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