Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica e Marketing

Módulo 1

Conceitos de Gestão

4 tópicos
Tópico: EGEM 1.1 Evolução da Administração;
Tópico: EGEM 1.2 Planeamento, Organização, Direção e Controlo;
Tópico: EGEM 1.3 Tomada da Decisão;
Tópico: EGEM 1.4 Estrutura organizacional.

Módulo 2

Conceitos de Estratégia

5 tópicos
Tópico: EGEM 2.1 Estratégia nas empresas;
Tópico: EGEM 2.2 Análise Estratégica;
Tópico: EGEM 2.3 Formulação da Estratégia;
Tópico: EGEM 2.4 Implementação da Estratégia;
Tópico: EGEM 2.5 Controlo Estratégico.

Módulo 3

Conceitos de Marketing

5 tópicos
Tópico: EGEM 3.1 Evolução do Marketing;
Tópico: EGEM 3.2 Âmbito do Marketing;
Tópico: EGEM 3.3 Estudo do Mercado;
Tópico: EGEM 3.4 Marketing Estratégico;
Tópico: EGEM 3.5 Marketing Operacional.

Módulo 4

Do Planeamento Estratégico ao Marketing Estratégico

5 tópicos
Tópico: EGEM 4.1 Estratégia empresarial e estratégia de marketing;
Tópico: EGEM 4.2 A vantagem competitiva;
Tópico: EGEM 4.3 A elaboração da estratégia de marketing.
Tópico: EGEM 4.4 Planeamento das atividades de marketing;
Tópico: EGEM 4.5 Controlo de marketing.

Módulo 5

Marketing Operacional: A Política de Produto

5 tópicos
Tópico: EGEM 5.1 Características intrínsecas do produto;
Tópico: EGEM 5.2 Design e Embalagem;
Tópico: EGEM 5.3 Serviços associados ao produto;
Tópico: EGEM 5.4 Política de Gama;
Tópico: EGEM 5.5 Ciclo de Vida do Produto.

Módulo 6

Marketing Operacional: A Política de Preço

5 tópicos
Tópico: EGEM 6.1 Definição e particularidades do preço;
Tópico: EGEM 6.2 Custos e preço;
Tópico: EGEM 6.3 Procura e preço;
Tópico: EGEM 6.4 Preços de novos produtos;
Tópico: EGEM 6.5 Modulação do preço.

Módulo 7

Marketing Operacional: A Política de Distribuição

5 tópicos
Tópico: EGEM 7.1 Natureza e canais de distribuição;
Tópico: EGEM 7.2 Avaliação e escolha de um canal de distribuição;
Tópico: EGEM 7.3 Políticas de referenciamento;
Tópico: EGEM 7.4 Relação produtores e distribuidores;
Tópico: EGEM 7.5 Retail Marketing.

Módulo 8

Marketing Operacional: A Política de Comunicação

5 tópicos
Tópico: EGEM 8.1 Processo e contexto da comunicação;
Tópico: EGEM 8.2 Etapas de uma estratégia de comunicação;
Tópico: EGEM 8.3 Publicidade;
Tópico: EGEM 8.4 Relações públicas;
Tópico: EGEM 8.5 Patrocínio e Mecenato.

Módulo 9

Marketing Operacional no Serviços

5 tópicos
Tópico: EGEM 9.1 Características dos Serviços;
Tópico: EGEM 9.2 Sistema de Servucção;
Tópico: EGEM 9.3 Pessoal de contacto;
Tópico: EGEM 9.4 Processos;
Tópico: EGEM 9.5 Evidências Físicas.

Módulo 10

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica e Marketing

€499

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A velocidade da evolução do contexto socioeconómico requer das empresas um profundo conhecimento do seu ambiente externo e interno, bem como do mercado, para uma construção sólida da vantagem competitiva. Apesar das imensas fontes de informação disponíveis, é fundamental que a empresa saiba delinear uma estratégia com base em toda a informação e conhecimento que dispõe e a traduza em estratégia de mercado. O Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica e Marketing tem como objetivo fundamental a compreensão das componentes da Gestão Estratégica e de Marketing, assim como a sua íntima ligação. No percurso do Programa Executivo, os formandos adquirem conhecimentos relacionados com a gestão estratégica, marketing estratégico e marketing operacional, existindo um especial enfoque nas políticas de produto, preço, distribuição e comunicação.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica e Marketing destina-se a:

  • detentores de habilitações mínimas ao nível de Bacharel ou Licenciatura ou equivalente legal;
  • CEO, Administradores, Gerentes e Diretores Gerais.
  • Profissionais que operam em diferentes áreas técnicas e setoriais, onde a atitude de marketing garante uma visão articulada entre o negócio e o mercado.
  • Responsáveis de marketing ou da área comercial;
  • Gestores de áreas funcionais como gestão de produto, vendas, comunicação, publicidade, relações públicas, eventos, serviços de apoio ao cliente, entre outros com forte ligação ao mercado e a diferentes públicos das empresas.
  • Outros profissionais que pretendem uma requalificação profissional.
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Gestão Estratégica e Marketing é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Docente/ Formadora
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos

Objetivo Geral

Dotar os formandos de conhecimentos e práticas ao nível do desenvolvimento de projetos de marketing estratégico nas diferentes organizações.

Objetivos Específicos

  • Identificar as vantagens de uma gestão estratégica;
  • Relacionar gestão estratégica e marketing.
  • Enunciar as principais políticas do marketing operacional;
  •  Explicar a pertinência da elaboração de um plano de marketing alinhado com a gestão estratégica da empresa.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Data de Inicio

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS* na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“O marketing não é uma função, é todo o negócio visto do ponto de vista do cliente.”

Peter Drucker  | Escritor / Professor / Consultor 

O que Precisa?

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Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

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... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Temáticas a abordar

A Especialização em Gestão Estratégica e Marketing é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/4

Conceitos de Gestão

4 tópicos
Tópico: EGEM 1.1 Evolução da Administração;
minutes
Tópico: EGEM 1.2 Planeamento, Organização, Direção e Controlo;
minutes
Tópico: EGEM 1.3 Tomada da Decisão;
minutes
Tópico: EGEM 1.4 Estrutura organizacional.
minutes

Módulo 2 0/5

Conceitos de Estratégia

5 tópicos
Tópico: EGEM 2.1 Estratégia nas empresas;
minutes
Tópico: EGEM 2.2 Análise Estratégica;
minutes
Tópico: EGEM 2.3 Formulação da Estratégia;
minutes
Tópico: EGEM 2.4 Implementação da Estratégia;
minutes
Tópico: EGEM 2.5 Controlo Estratégico.
minutes

Módulo 3 0/5

Conceitos de Marketing

5 tópicos
Tópico: EGEM 3.1 Evolução do Marketing;
minutes
Tópico: EGEM 3.2 Âmbito do Marketing;
minutes
Tópico: EGEM 3.3 Estudo do Mercado;
minutes
Tópico: EGEM 3.4 Marketing Estratégico;
minutes
Tópico: EGEM 3.5 Marketing Operacional.
minutes

Módulo 4 0/5

Do Planeamento Estratégico ao Marketing Estratégico

5 tópicos
Tópico: EGEM 4.1 Estratégia empresarial e estratégia de marketing;
minutes
Tópico: EGEM 4.2 A vantagem competitiva;
minutes
Tópico: EGEM 4.3 A elaboração da estratégia de marketing.
minutes
Tópico: EGEM 4.4 Planeamento das atividades de marketing;
minutes
Tópico: EGEM 4.5 Controlo de marketing.
minutes

Módulo 5 0/5

Marketing Operacional: A Política de Produto

5 tópicos
Tópico: EGEM 5.1 Características intrínsecas do produto;
minutes
Tópico: EGEM 5.2 Design e Embalagem;
minutes
Tópico: EGEM 5.3 Serviços associados ao produto;
minutes
Tópico: EGEM 5.4 Política de Gama;
minutes
Tópico: EGEM 5.5 Ciclo de Vida do Produto.
minutes

Módulo 6 0/5

Marketing Operacional: A Política de Preço

5 tópicos
Tópico: EGEM 6.1 Definição e particularidades do preço;
minutes
Tópico: EGEM 6.2 Custos e preço;
minutes
Tópico: EGEM 6.3 Procura e preço;
minutes
Tópico: EGEM 6.4 Preços de novos produtos;
minutes
Tópico: EGEM 6.5 Modulação do preço.
minutes

Módulo 7 0/5

Marketing Operacional: A Política de Distribuição

5 tópicos
Tópico: EGEM 7.1 Natureza e canais de distribuição;
minutes
Tópico: EGEM 7.2 Avaliação e escolha de um canal de distribuição;
minutes
Tópico: EGEM 7.3 Políticas de referenciamento;
minutes
Tópico: EGEM 7.4 Relação produtores e distribuidores;
minutes
Tópico: EGEM 7.5 Retail Marketing.
minutes

Módulo 8 0/5

Marketing Operacional: A Política de Comunicação

5 tópicos
Tópico: EGEM 8.1 Processo e contexto da comunicação;
minutes
Tópico: EGEM 8.2 Etapas de uma estratégia de comunicação;
minutes
Tópico: EGEM 8.3 Publicidade;
minutes
Tópico: EGEM 8.4 Relações públicas;
minutes
Tópico: EGEM 8.5 Patrocínio e Mecenato.
minutes

Módulo 9 0/5

Marketing Operacional no Serviços

5 tópicos
Tópico: EGEM 9.1 Características dos Serviços;
minutes
Tópico: EGEM 9.2 Sistema de Servucção;
minutes
Tópico: EGEM 9.3 Pessoal de contacto;
minutes
Tópico: EGEM 9.4 Processos;
minutes
Tópico: EGEM 9.5 Evidências Físicas.
minutes

Módulo 10

Projeto Final

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