Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação

Módulo 1

Enquadramento Normativo-Legal do Sistema de Formação Profissional Português

8 leitura
Leia em: EOGF 1.1 O Sistema de Formação Profissional português: características;
Leia em: EOGF 1.2 Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
Leia em: EOGF 1.3 Análise e distinção dos sistemas de educação;
Leia em: EOGF 1.4 Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
Leia em: EOGF 1.5 Entidades Formadoras certificadas:
Leia em: EOGF 1.5.1 Enquadramento legal;
Leia em: EOGF 1.5.2 Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
Leia em: EOGF 1.6 Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.

Módulo 2

Formação Profissional - Abordagem e Clarificação Concetual

15 leitura
Leia em: EOGF 2.1 Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional:
Leia em: EOGF 2.1.1 Cursos Profissionais;
Leia em: EOGF 2.2.2 Formação à distância (e-learning);
Leia em: EOGF 2.2.3 Modelo misto (b-learning).
Leia em: EOGF 2.3 Tipologias de Formação:
Leia em: EOGF 2.3.1 Formação inicial;
Leia em: EOGF 2.3.2 Formação contínua (Lifelong learning).
Leia em: EOGF 2.4 Metodologias de Formação
Leia em: EOGF 2.4.1 Formação teórica (em sala);
Leia em: EOGF 2.4.2 Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
Leia em: EOGF 2.4.3 Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).
Leia em: EOGF 2.5 Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.
Leia em: EOGF 2.5.1 Formações Homolgadas/Certificadas pelo IEFP;
Leia em: EOGF 2.5.2 Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc;
Leia em: EOGF 2.5.3 Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.

Módulo 3

Os Diferentes Intervenientes no Ciclo Formativo: Do Gestor da Formação aos Formadores

3 leitura
Leia em: EOGF 3.1 Requisitos legais para o exercício das funções;
Leia em: EOGF 3.2 Perfil académico e profissional;
Leia em: EOGF 3.4 Acumulação de funções: quem e como?

Módulo 4

As Fases do Ciclo Formativo

37 leitura
Leia em: EOGF 4.1 O Planeamento: Do diagnóstico de Necessidades de Formação ao Plano de Formação
Leia em: EOGF 4.1.1 O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:
Leia em: EOGF 4.1.1.1 O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
Leia em: EOGF 4.1.1.2 Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
Leia em: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Leia em: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Leia em: EOGF 4.1.1.4 As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
Leia em: EOGF 4.1.1.5 Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
Leia em: EOGF 4.1.1.6 Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
Leia em: EOGF 4.1.1.7 Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
Leia em: EOGF 4.1.1.8 O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.
Leia em: EOGF 4.1.2 Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
Leia em: EOGF 4.1.2.1 O plano de formação
Leia em: EOGF 4.1.2.2 Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
Leia em: EOGF 4.1.2.3 Definição da cronologia global do plano de formação;
Leia em: EOGF 4.1.2.4 Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…
Leia em: EOGF 4.2 O Desenvolvimento – da Conceção à Execução da Formação
Leia em: EOGF 4.2.1 Elaboração de Programas de formação;
Leia em: EOGF 4.2.2 Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
Leia em: EOGF 4.2.2.1 Práticas tradicionais;
Leia em: EOGF 4.2.2.2 Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
Leia em: EOGF 4.2.3 Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
Leia em: EOGF 4.2.4 Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
Leia em: EOGF 4.2.5 Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
Leia em: EOGF 4.2.6 Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
Leia em: EOGF 4.2.7 Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;
Leia em: EOGF 4.3 Avaliação: Análise e Monitorização da Eficácia da Formação
Leia em: EOGF 4.3.1 O Conceito de avaliação;
Leia em: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
Leia em: EOGF 4.3.3 A Avaliação da Formação:
Leia em: EOGF 4.3.3.1 Avaliação das Aprendizagens;
Leia em: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
Leia em: EOGF 4.3.3.3 A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
Leia em: EOGF 4.3.3.4 A Avaliação Pós-formação;
Leia em: EOGF 4.3.3.5 Relatório final de avaliação da ação;
Leia em: EOGF 4.3.4 Return On Investment (ROI);
Leia em: EOGF 4.3.5 PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.

05.

O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES À DGERT

11 leitura
Leia em: EOGF 5.1 Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
Leia em: EOGF 5.2 Vantagens e beneficiários da certificação;
Leia em: EOGF 5.3 O processo de certificação inicial;
Leia em: EOGF 5.4 Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
Leia em: EOGF 5.5 Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
Leia em: EOGF 5.6 Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
Leia em: EOGF 5.7 Taxas associadas à certificação;
Leia em: EOGF 5.8 Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
Leia em: EOGF 5.9 Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
Leia em: EOGF 5.10 Processo de passagem da certificação a outras entidades;
Leia em: EOGF 5.11 A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.

06.

Formação à Distância: Organização Estruturação e Implementação

9 leitura
Leia em: EOGF 7.1 Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
Leia em: EOGF 7.2 Evolução do Ensino à distância;
Leia em: EOGF 7.3 Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
Leia em: EOGF 7.4 O E-formador: Perfil e Competências;
Leia em: EOGF 7.5 Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
Leia em: EOGF 7.6 Plataformas colaborativas de aprendizagem;
Leia em: EOGF 7.7 Desenho de cursos em regime e-learning;
Leia em: EOGF 7.8 Materiais e recursos para o e-learning;
Leia em: EOGF 7.9 Organização de um curso em e-learning.

07.

PROJETO FINAL

Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação

€699
gestor formacao scaled

Sobre este curso

10 anos logo 2 1

6 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Oferta da Taxa de Inscrição

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

150 horas

Horário Pós-Laboral

logos certifica7

O atual regime de certificação de entidades formadoras tem por base os princípios estabelecidos no acordo de concertação social sobre a reforma da formação profissional, orientados para a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. Estes aspetos vieram determinar as alterações introduzidas pela Portaria nº 208/2013 de 26 de junho (Republicação da Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro), ao sistema de certificação de entidades formadoras junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), impondo a função de gestor da Formação a todas as entidades formadoras certificadas.

Usufrua da partilha de conhecimento de uma equipa de formadores detentora de uma taxa de 100% de sucesso em processos de certificação de entidades formadoras à DGERT.

O exercício desta função implica que o seu titular detenha 3 anos de funções técnicas em Gestão e Organização da Formação ou formação mínima de 150 horas em Organização e Gestão da Formação. O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação ministrado pela Twofold, foi desenhada especificamente para o cumprimento deste requisito, procurando adicionalmente dotar os formandos de competências a este nível aprofundadas ao nível da gestão prática de entidades formadoras certificadas.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação destina-se a:

  • Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos;
  • Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da Gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
  • Outros profissionais que pretendam potenciar as suas carreiras ou empregabilidade;
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Equipa de Formadores

Gestora da Formação/ Formadora

Coordenadora da Formação/ Formadora
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Planear, desenvolver, executar e avaliar projetos de educação e formação com base num processo de levantamento e de diagnóstico de necessidades de formação.

Objetivos Específicos

  • Conhecer e compreender as especificidades da formação profissional no contexto português;
  • Conhecer e distinguir os vários conceitos ligados à formação profissional;
  • Identificar e caracterizar os diferentes intervenientes no Ciclo Formativo;
  • Identificar, compreender e implementar as diferentes fases do Ciclo Formativo;
  • Operacionalizar todas as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes à organização e gestão da formação;
  • Reconhecer os princípios do sistema de certificação de entidades à DGERT;
  • Compreender os procedimentos e exigências associadas ao sistema de certificação;
  • Conhecer os objetivos e programa operacionais, de carácter formativo, à luz do atual quadro comunitário: Portugal2020;
  • Conhecer a evolução da formação à distância;
  • Conhecer as especificidades inerentes à formação à distância;
  • Adquirir capacidades, conhecimentos e atitudes como e-formador;
  • Perceber as potencialidades das plataformas colaborativas de aprendizagem.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 6 x 85€ + 0€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 499€ (já com desconto) + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 50€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

Nelson Rolihlahla Mandela | Ativista, Presidente da R. Africa do Sul, Nobel da Paz de 1993

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

A Especialização em Organização e Gestão da Formação é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/8

Enquadramento Normativo-Legal do Sistema de Formação Profissional Português

8 leitura
Leia em: EOGF 1.1 O Sistema de Formação Profissional português: características;
minutes
Leia em: EOGF 1.2 Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
minutes
Leia em: EOGF 1.3 Análise e distinção dos sistemas de educação;
minutes
Leia em: EOGF 1.4 Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
minutes
Leia em: EOGF 1.5 Entidades Formadoras certificadas:
minutes
Leia em: EOGF 1.5.1 Enquadramento legal;
minutes
Leia em: EOGF 1.5.2 Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
minutes
Leia em: EOGF 1.6 Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.
minutes

Módulo 2 0/15

Formação Profissional - Abordagem e Clarificação Concetual

15 leitura
Leia em: EOGF 2.1 Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional:
minutes
Leia em: EOGF 2.1.1 Cursos Profissionais;
minutes
Leia em: EOGF 2.2.2 Formação à distância (e-learning);
minutes
Leia em: EOGF 2.2.3 Modelo misto (b-learning).
minutes
Leia em: EOGF 2.3 Tipologias de Formação:
minutes
Leia em: EOGF 2.3.1 Formação inicial;
minutes
Leia em: EOGF 2.3.2 Formação contínua (Lifelong learning).
minutes
Leia em: EOGF 2.4 Metodologias de Formação
minutes
Leia em: EOGF 2.4.1 Formação teórica (em sala);
minutes
Leia em: EOGF 2.4.2 Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
minutes
Leia em: EOGF 2.4.3 Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).
minutes
Leia em: EOGF 2.5 Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.
minutes
Leia em: EOGF 2.5.1 Formações Homolgadas/Certificadas pelo IEFP;
minutes
Leia em: EOGF 2.5.2 Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc;
minutes
Leia em: EOGF 2.5.3 Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.
minutes

Módulo 3 0/3

Os Diferentes Intervenientes no Ciclo Formativo: Do Gestor da Formação aos Formadores

3 leitura
Leia em: EOGF 3.1 Requisitos legais para o exercício das funções;
minutes
Leia em: EOGF 3.2 Perfil académico e profissional;
minutes
Leia em: EOGF 3.4 Acumulação de funções: quem e como?
minutes

Módulo 4 0/37

As Fases do Ciclo Formativo

37 leitura
Leia em: EOGF 4.1 O Planeamento: Do diagnóstico de Necessidades de Formação ao Plano de Formação
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1 O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.1 O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.2 Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.4 As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.5 Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.6 Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.7 Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.1.8 O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.
minutes
Leia em: EOGF 4.1.2 Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
minutes
Leia em: EOGF 4.1.2.1 O plano de formação
minutes
Leia em: EOGF 4.1.2.2 Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
minutes
Leia em: EOGF 4.1.2.3 Definição da cronologia global do plano de formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.1.2.4 Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…
minutes
Leia em: EOGF 4.2 O Desenvolvimento – da Conceção à Execução da Formação
minutes
Leia em: EOGF 4.2.1 Elaboração de Programas de formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.2.2 Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
minutes
Leia em: EOGF 4.2.2.1 Práticas tradicionais;
minutes
Leia em: EOGF 4.2.2.2 Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
minutes
Leia em: EOGF 4.2.3 Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
minutes
Leia em: EOGF 4.2.4 Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
minutes
Leia em: EOGF 4.2.5 Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
minutes
Leia em: EOGF 4.2.6 Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
minutes
Leia em: EOGF 4.2.7 Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;
minutes
Leia em: EOGF 4.3 Avaliação: Análise e Monitorização da Eficácia da Formação
minutes
Leia em: EOGF 4.3.1 O Conceito de avaliação;
minutes
Leia em: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
minutes
Leia em: EOGF 4.3.3 A Avaliação da Formação:
minutes
Leia em: EOGF 4.3.3.1 Avaliação das Aprendizagens;
minutes
Leia em: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
minutes
Leia em: EOGF 4.3.3.3 A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.3.3.4 A Avaliação Pós-formação;
minutes
Leia em: EOGF 4.3.3.5 Relatório final de avaliação da ação;
minutes
Leia em: EOGF 4.3.4 Return On Investment (ROI);
minutes
Leia em: EOGF 4.3.5 PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.
minutes

05. 0/11

O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES À DGERT

11 leitura
Leia em: EOGF 5.1 Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
minutes
Leia em: EOGF 5.2 Vantagens e beneficiários da certificação;
minutes
Leia em: EOGF 5.3 O processo de certificação inicial;
minutes
Leia em: EOGF 5.4 Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
minutes
Leia em: EOGF 5.5 Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
minutes
Leia em: EOGF 5.6 Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
minutes
Leia em: EOGF 5.7 Taxas associadas à certificação;
minutes
Leia em: EOGF 5.8 Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
minutes
Leia em: EOGF 5.9 Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
minutes
Leia em: EOGF 5.10 Processo de passagem da certificação a outras entidades;
minutes
Leia em: EOGF 5.11 A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.
minutes

06. 0/9

Formação à Distância: Organização Estruturação e Implementação

9 leitura
Leia em: EOGF 7.1 Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
minutes
Leia em: EOGF 7.2 Evolução do Ensino à distância;
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Leia em: EOGF 7.3 Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
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Leia em: EOGF 7.4 O E-formador: Perfil e Competências;
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Leia em: EOGF 7.5 Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
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Leia em: EOGF 7.6 Plataformas colaborativas de aprendizagem;
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Leia em: EOGF 7.7 Desenho de cursos em regime e-learning;
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Leia em: EOGF 7.8 Materiais e recursos para o e-learning;
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Leia em: EOGF 7.9 Organização de um curso em e-learning.
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07.

PROJETO FINAL