fbpx

Dúvidas? Fale Connosco

Linha de Apoio Nacional

+351 253 096 712

Ponta Delgada – Formação Pedagógica Inicial de Formadores

9 tópicos
Tópico: FPIF 01 Formador: Sistema, Contextos e Perfil
Tópico: FPIF 02 Simulação Pedagógica Inicial
Tópico: FPIF 03 Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Tópico: FPIF 04 Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Tópico: FPIF 05 Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação
Tópico: FPIF 06 Recursos Didácticos e Multimédia
Tópico: FPIF 07 Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
Tópico: FPIF 08 Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Tópico: FPIF 09 Simulação Final

Ponta Delgada – Formação Pedagógica Inicial de Formadores

€175

Oferta da Taxa de inscrição

90 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Pós-Laboral

B-Learning

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores vem dar resposta ao definido na Portaria nº 214/2011, de 30 de maio que estabelece o regime da formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores que desenvolvem a sua atividade no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. Desta forma, para o exercício da função de formador é exigida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional a frequência do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. A Twofold é uma entidade formadora com a autorização de funcionamento n.º C3437001

Destinatários

O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores é especialmente desenhado para quem pretenda adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Preferencialmente, devem aceder à formação pedagógica inicial de formadores os candidatos com qualificação de nível superior. Não obstante, a habilitação mínima de acesso corresponde ao 9º ano de escolaridade.

Forma de Organização

Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores é ministrado em B-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY e nas nossas instalações em Braga.

Corpo Docente

Metodologias de Formação

Esta formação encontra-se organizada em 9 Módulos, sendo que os módulos 2 e 9 decorrerão em regime presencial e os módulos 1,3,4,5,6,7 e 8 decorrerão em regime a distância. As sessões presencias terão lugar nas instalações da Twofold e as sessões a distância decorrem na Plataforma da Twofold E-Academy. Em relação a estas últimas, estão previstas a realização de 8 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, das quais a primeira sessão decorrerá antes do início da formação e, em regime e-learning, tendo como objetivo apresentar o curso e a plataforma de aprendizagem colaborativa. As restantes 7 sessões decorrerão ao longo dos módulos 1,3,4,5,6,7 e 8 e em regime e-learning. Estas sessões terão como suporte a plataforma de formação a distância da Twofold, onde os formandos estarão em contacto em tempo real com o formador e os restantes formandos do grupo de formação. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum noticias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os mesmos possam esclarecer dúvidas ao longo do percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como na realização com sucesso dos E-trabalhos programados.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivos Gerais

Promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

    1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
    2. Na gestão e coordenação de formação;
    3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Objetivos Específicos

1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;

– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

3. Refletir sobre os sistemas de formação:

– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assentará nos seguintes tipos de avaliação, os quais se desdobram em parâmetros específicos:

1. Avaliação Diagnóstica (AD):

– Simulação Pedagógica Inicial – 10%

2. Avaliação Sumativa (AS):

– Objetivos Pedagógicos (OP) – 30%

– Competências Pedagógicas (CP) – 30%

– Projeto de Intervenção (PI) – 30%

AVALIAÇÃO FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

1 – Aproveitamento Insuficiente; 2- Aproveitamento Satisfatório; 3- Aproveitamento Bom; 4- Aproveitamento Relevante; 5- Aproveitamento Excelente

Certificação

Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) emitido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. O IEFP cobrará diretamente aos formandos o valor adicional de 50€ relativos a custos administrativos de emissão do CCP. Este que é um processo é externo à Twofold, sendo o contato do IEFP estabelecido diretamente com os formandos.

“O príncipio objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.”

 

Jean Piaget | Biólogo, psicólogo e epistemólogo. 

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Vontade de aprender...

... Um computador e/ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no botão correspondente

... Preencha os seus dados corretamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Formalizando o pagamento, receberá um e-mail da Twofold identificando e solicitando o envio da documentação necessária para a formalização da inscrição.

...dados de acesso...

Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Inicie e conclua o seu percurso formativo.

... Receba o seu Certificado.

Temáticas a abordar

O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da Twofold está desenhado para que consiga conciliar a sua vida profissional e pessoal. Possui uma duração de 90 horas distribuídas por 2 meses (tempo que consideramos necessário para que consiga com sucesso se apropriar dos conteúdos), em que terá de assistir a uma sessão síncrona em direto com a equipa de formadores 1 vez por semana em regime pós-laboral (normalmente das 21h às 22h). As sessões presenciais encontram-se organizadas em 2 conjuntos de sexta + sábado, decorrendo à sexta-feira das 19h às 23h e aos sábados das 10h às 17h. O primeiro conjunto ocorre no módulo 2 e o segundo no módulo 9.

0/9

9 tópicos
Tópico: FPIF 01 Formador: Sistema, Contextos e Perfil
minutes
Tópico: FPIF 02 Simulação Pedagógica Inicial
minutes
Tópico: FPIF 03 Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
minutes
Tópico: FPIF 04 Metodologias e Estratégias Pedagógicas
minutes
Tópico: FPIF 05 Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação
minutes
Tópico: FPIF 06 Recursos Didácticos e Multimédia
minutes
Tópico: FPIF 07 Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
minutes
Tópico: FPIF 08 Avaliação da Formação e das Aprendizagens
minutes
Tópico: FPIF 09 Simulação Final
minutes