fbpx

Dúvidas? Fale Connosco

Linha de Apoio Nacional

+351 253 096 712

Pós-Graduação em Mediação de Conflitos Escolares

Unidade Curricular 1

A PSICOLOGIA DO CONFLITO

6 tópicos
Tópico: PMCE UC 1.1 O modelo e roteiro de resolução de conflito: um modelo processual.
Tópico: PMCE UC 1.1.1 Definição do conflito (perspetiva positiva e negativa do conflito);
Tópico: PMCE UC 1.1.2 Origem do conflito;
Tópico: PMCE UC 1.1.3 Os tipos de conflito (Tipologias e classificações de conflito);
Tópico: PMCE UC 1.1.4 As crenças sobre o conflito escolar;
Tópico: PMCE UC 1.1.5 As respostas/posturas face ao conflito.

Unidade Curricular 2

MEDIAÇÃO INTERCULTURAL E SOCIOEDUCATIVA

9 tópicos
Tópico: PMCE UCA 2.1 O conceito, funções e características de mediação de conflito;
Tópico: PMCE UCA 2.2 Os modelos de mediação de conflitos;
Tópico: PMCE UCA 2.3 As fases do processo de mediação;
Tópico: PMCE UCA 2.4 As técnicas utilizadas na mediação de conflitos;
Tópico: PMCE UCA 2.5 O mediador: as funções e o papel.
Tópico: PPMCE UCA 2.6 Programas e experiências e práticas nacionais e internacionais neste domínio:
Tópico: PMCE UCA 2.6.1 A metodologia /fases de programas de mediação escolar;
Tópico: PMCE UCA 2.6.2 As diferentes tipologias de mediação escolar;
Tópico: PMCE UCA 2.6.3 Os programas de mediação de conflitos.

Unidade Curricular 3

ABORDAGEM DOS PROBLEMAS/CONFLITO NA PERSPETIVA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL

3 tópicos
Tópico: PMCE UCA 3.1 A moral constituída evolutivamente: contribuições da abordagem construtivista;
Tópico: PMCE UCA 3.2 O papel da escola no desenvolvimento moral;
Tópico: PMCE UCA 3.3 Os conflitos escolares e o desenvolvimento moral como elemento fundamental na seleção das estratégias de resolução de conflitos.

Unidade Curricular 4

A NEGOCIAÇÃO COOPERATIVA E RESOLUÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR

3 tópicos
Tópico: PMCE UCA 4.1 Noção de negociação;
Tópico: PMCE UCA 4.2 Estilos de negociação dos conflitos escolares;
Tópico: PMCE UCA 4.3 Estilos de negociação dos conflitos escolares;

Unidade Curricular 5

PROJETO

Pós-Graduação em Mediação de Conflitos Escolares

€1300

750 horas - 2 Semestres

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

30 ECT´s

Pague em 12 prestações de 110€ + 30€ de taxa de inscrição

Oferta da Taxa de inscrição

Esta oferta formativa é promovida em parceria com a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, permitindo-lhe o acesso a uma dupla certificação – Certificado Twofold DGERT + Certificado de Pós-Graduação do Ensino Superior Português com atribuição de ECT´s.

O conflito faz parte integrante da vida das pessoas e das organizações escolares, sendo por isso inevitável e natural e, por conseguinte, necessário às relações entre pessoas, grupos e organizações. O aumento de episódios de conflito nas escolas é uma realidade e não deixa dúvidas quanto à necessidade de uma intervenção educacional contundente. A mediação de conflitos em contexto escolar, enquanto técnica específica de resolução de problemas, afigura-se uma estratégia de redução de conflitos bastante promissora dadas as suas inúmeras vantagens para os alunos, professores, pais e órgãos diretivos. A mediação de conflitos em contexto escolar proporciona uma intervenção mais coparticipativa e facilitadora de diálogo, permitindo igualmente a regulação das situações de conflito, a manutenção ou reconstrução da qualidade relacional e o crescimento e desenvolvimento pessoal. O processo bem-sucedido da mediação de conflitos escolares implica a adoção de uma verdadeira “cultura de mediação de conflitos”, refletida ao nível da reflexão e intervenção no plano curricular, nas práticas dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino e nas atitudes pedagógicas dos docentes.

Destinatários

A Pós-Graduação em Mediação de Conflitos Escolares é especialmente desenhada para profissionais da área da Psicologia e das Ciências da Educação, Assistentes Sociais, Psicopedagogos, Educadores Sociais e outros profissionais que pretendam adquirir competências nesta área.

Forma de Organização

A Pós-Graduação em Mediação de Conflitos Escolares é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos

Objetivo Geral

Desenvolver competências que habilitem os formandos a resolver conflitos escolares através da técnica de mediação.

  • Identificar as diferentes tipologias e o processo de desenvolvimento de conflitos escolares;
  • Usar metodologicamente a técnica da mediação de conflitos escolares;
  • Utilizar de forma eficaz as estratégias de negociação de conflitos escolares;
  • Evidenciar e mobilizar conhecimentos na área da Psicologia do Desenvolvimento Moral para compreender as manifestações do conflito e ajustar as estratégias de resolução às especificidades das situações conflituantes;
  • Conceber, implementar e avaliar projetos e programas de mediação de conflitos escolares.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Dupla Certificação

Certificado Twofold / DGERT emitido pela Twofold e Certificado emitido pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Reside em outro País?

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero”

Nelson Rolihlahla Mandela | Ativista, Presidente da R. África do Sul, Nobel da Paz de 1993

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Formação Superior ou Percurso Profissional relevante...

... Um computador e/ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência dos nossos cursos poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no botão correspondente

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

...Dados de Acesso...

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Sorry, no posts matched your criteria.

Temáticas a abordar

Unidade Curricular 1 0/6

A PSICOLOGIA DO CONFLITO

6 tópicos
Tópico: PMCE UC 1.1 O modelo e roteiro de resolução de conflito: um modelo processual.
minutes
Tópico: PMCE UC 1.1.1 Definição do conflito (perspetiva positiva e negativa do conflito);
minutes
Tópico: PMCE UC 1.1.2 Origem do conflito;
minutes
Tópico: PMCE UC 1.1.3 Os tipos de conflito (Tipologias e classificações de conflito);
minutes
Tópico: PMCE UC 1.1.4 As crenças sobre o conflito escolar;
minutes
Tópico: PMCE UC 1.1.5 As respostas/posturas face ao conflito.
minutes

Unidade Curricular 2 0/9

MEDIAÇÃO INTERCULTURAL E SOCIOEDUCATIVA

9 tópicos
Tópico: PMCE UCA 2.1 O conceito, funções e características de mediação de conflito;
minutes
Tópico: PMCE UCA 2.2 Os modelos de mediação de conflitos;
minutes
Tópico: PMCE UCA 2.3 As fases do processo de mediação;
minutes
Tópico: PMCE UCA 2.4 As técnicas utilizadas na mediação de conflitos;
minutes
Tópico: PMCE UCA 2.5 O mediador: as funções e o papel.
minutes
Tópico: PPMCE UCA 2.6 Programas e experiências e práticas nacionais e internacionais neste domínio:
minutes
Tópico: PMCE UCA 2.6.1 A metodologia /fases de programas de mediação escolar;
minutes
Tópico: PMCE UCA 2.6.2 As diferentes tipologias de mediação escolar;
minutes
Tópico: PMCE UCA 2.6.3 Os programas de mediação de conflitos.
minutes

Unidade Curricular 3 0/3

ABORDAGEM DOS PROBLEMAS/CONFLITO NA PERSPETIVA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL

3 tópicos
Tópico: PMCE UCA 3.1 A moral constituída evolutivamente: contribuições da abordagem construtivista;
minutes
Tópico: PMCE UCA 3.2 O papel da escola no desenvolvimento moral;
minutes
Tópico: PMCE UCA 3.3 Os conflitos escolares e o desenvolvimento moral como elemento fundamental na seleção das estratégias de resolução de conflitos.
minutes

Unidade Curricular 4 0/3

A NEGOCIAÇÃO COOPERATIVA E RESOLUÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR

3 tópicos
Tópico: PMCE UCA 4.1 Noção de negociação;
minutes
Tópico: PMCE UCA 4.2 Estilos de negociação dos conflitos escolares;
minutes
Tópico: PMCE UCA 4.3 Estilos de negociação dos conflitos escolares;
minutes

Unidade Curricular 5

PROJETO