Coordenação e Gestão da Formação


Ou Entrar para aceder aos cursos em que se encontra inscrito
por Joana Costa
Preço: 350,00
150 Horas
8 Módulos

PORQUÊ ESTE CURSO?

Curso coordenação e gestão da formação

O novo regime de certificação de entidades formadoras tem por base os princípios estabelecidos no acordo de concertação social sobre a reforma da formação profissional, orientados para a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. Estes aspetos vieram determinar as alterações introduzidas pela Portaria nº 851/2010, de 6 de setembro, ao sistema de certificação de entidades formadoras junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), impondo a função de Gestor da Formação a todas as entidades formadoras certificadas.

O exercício desta função implica que o seu titular detenha 3 anos de funções técnicas em Gestão e Organização da Formação ou formação mínima de 150 horas em Organização e Gestão da Formação. O Curso de Coordenação e Gestão da Formação ministrada pela Twofold, foi desenhada especificamente para o cumprimento deste requisito, procurando dotar os formandos de competências a este nível.

DESTINATÁRIOS

O curso em Coordenação e Gestão da Formação é especialmente desenhada para todos aqueles que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito do apoio técnico e da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

O Curso de Coordenação e Gestão da Formação é ministrada 100%, em regime de E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

8 sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Torne-se um Coordenador ou Gestor da Formação

Cumpra os requisitos legais da DGERT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Planear, conceber, executar, gerir financeiramente e avaliar programas e ações de formação desenvolvidos com base num sustentado estudo de diagnóstico e análise de necessidades.

  1. Conhecer e compreender as especificidades da formação profissional no contexto português;
  2. Identificar os diferentes intervenientes no Ciclo Formativo;
  3. Distinguir os vários conceitos ligados à formação profissional;
  4. Identificar e compreender as diferentes fases do Ciclo Formativo;
  5. Operacionalizar todas as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes à organização e gestão da formação;
  6. Conhecer a plataforma SIGO;
  7. Reconhecer os princípios do sistema de certificação de entidades à DGERT;
  8. Compreender os procedimentos e exigências associadas ao sistema de certificação;

DOCENTES/FORMADORES

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. ENQUADRAMENTO LEGAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PORTUGAL

1.1. O Sistema de Formação Profissional Português – Instituições;

1.2. Características, interações com outros sistemas e subsistemas e entidades envolvidas;

1.3. Normativos legais da formação profissional;

1.4. Obrigatoriedade legal da formação;

2. FORMAÇÃO PROFISSIONAL – CONCETUALIZAÇÃO

2.1. Modalidades de Formação e Qualificação Profissional

2.1.1. Cursos Profissionais;

2.1.2. Cursos de Aprendizagem;

2.1.3. Cursos EFA;

2.1.4. Cursos de Especialização Tecnológica (CET);

2.1.5. Formação Modular Certificada.

2.2. Formas de Organização da Formação

2.2.1. Formação presencial;

2.2.2.Formação a distância (e-learning);

2.2.3.Modelo misto (b-learning).

2.3. Tipologias de formação

2.3.1. Formação inicial;

2.3.2.Formação contínua (Lifelong learning):

1. De reciclagem

2. De aperfeiçoamento

3. De especialização

4. De reconversão

2.4. Metodologias de formação

2.4.1. Formação teórica (em sala)

2.4.2.Formação prática (em sala, laboratório ou oficina)

2.4.3.Formação em contexto real de trabalho (on job, cursos de aprendizagem, formação hands on, estágios, workshops)

2.5. Classificação Nacional de áreas de Educação e Formação

2.6. Níveis de qualificação

3. OS DIFERENTES INTERVENIENTES NO CICLO FORMATIVO: DO GESTOR DA FORMAÇÃO AOS FORMADORES

3.1. Requisitos legais;

3.2. Perfil e Competências;

3.3. Acumulação de funções.

4. O CICLO FORMATIVO (FASE 1): O PLANEAMENTO – DO DIAGNÓSTICO AO PLANO DE FORMAÇÃO

4.1.O Processo de Diagnóstico das Necessidade de Formação:

4.1.1. O processo de Levantamento e Diagnóstico das Necessidades de Formação;

4.1.2.Fases de Diagnóstico das Necessidades de Formação;

4.1.3.Metodologias e Técnicas de Diagnóstico das Necessidades de Formação;

4.1.4.Conceção de Instrumentos de Diagnóstico das Necessidades de Formação;

4.1.5.O Relatório de identificação do DNF;

4.2. Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica

4.2.1. Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;

4.2.2.Definição da cronologia global do plano de formação;

4.2.3.Estimativa dos recursos humanos, pedagógicos, materiais e financeiros

5. O CICLO FORMATIVO (FASE 2): DESENVOLVIMENTO – DA CONCEÇÃO À EXECUÇÃO DA FORMAÇÃO

5.1. A conceção dos instrumentos de suporte pedagógico: o dossier técnico-pedagógico:

5.1.1. Elaboração dos planos de formação;

5.1.2. Planos de Sessão;

5.1.3. Outros…

5.2. As metodologias de apoio à formação: dos métodos aos instrumentos;

5.3. Seleção dos formandos e constituição de grupos de formação;

5.4. Seleção de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação;

5.5. Promoção e divulgação das intervenções: marketing digital.

6. O CICLO FORMATIVO (FASE 3): AVALIAÇÃO – GARANTIR A EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

6.1.O Conceito de avaliação;

6.2.Objetivos da avaliação;

6.3.A Avaliação da Formação:

6.3.1. Avaliação das Aprendizagens;

6.3.2.A Avaliação da Reação à Formação;

6.3.3.A Avaliação do Impacto da Formação;

6.3.4.A Avaliação Pós-formação;

6.4.Relatório de avaliação da ação.

7. PLATAFORMA TECNOLÓGICA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

7.1. SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.

8. O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS 

8.1. A passagem do processo de Acreditação para a Certificação;

8.2. Características do processo de certificação: inicial, manutenção e alargamento da certificação;

8.3. Requisitos inicias da certificação;

8.4. Como organizar o processo de certificação à DGERT inicial e de passagem da acreditação para a certificação;

8.5. Etapas do processo de candidatura;

8.6. Construção de modelos pedagógicos inerentes a cada processo;

8.7. Auditorias.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta formação encontra-se organizada em 8 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 8 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias na plataforma e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

1. Avaliação diagnóstica ou inicial: avaliação prévia dos conhecimentos dos formandos

2. Avaliação Formativa ou contínua:

Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos 8 módulos (disponíveis na plataforma): 90%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50 %;

Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);

Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);

A não aprovação em um ou mais módulos, dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade do módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Habilitações

Ao nível do 12º Ano

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Como se processa?

Pedido de Inscrição

Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamento

E-mail de Confirmação

Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

Dados de Acesso

Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso a plataforma de ensino a distância

Aceda à Plataforma

Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

Pagamento em prestações

4 prestações de 90€ + 15€ de taxa de inscrição

Pagamento a pronto

Oferta da taxa de inscrição.

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Estamos ao seu dispor.

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Início no dia 22 | Regime laboral
  • Pagamento em 4 Prestações de 95€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Licenciaturas, Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
A mesma qualidade, a mesma equipa formativa de excelência de quem tanto gosta e o mesmo valor legal…

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, artigo 4., alínea 6, a utilização “…dos termos “pós- graduação” e “formação pós-graduada” (apenas da nomenclatura) ficou exclusivamente reservada às Universidades e Institutos Politécnicos. Neste sentido, regendo-se como sempre o fez, pelos mais altos padrões de rigor e transparência, a TWOFOLD informa que procedeu à alteração da denominação das suas ofertas formativas dirigidas a detentores de graus de Bacharel, Licenciatura e superiores, que mantendo o mesmo valor legal se passaram a denominar de “Curso de Especialização Avançada” e/ou “Cursos de Estudos Avançados. O reconhecimento de ECT´s pela frequência da nossa oferta formativa e dos certificados emitidos mantém-se inalterado nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho que dita que, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou outro), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a oferta formativa numa Universidade ou Politécnico, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Em breve teremos novidades sobre novas ofertas formativas desenhadas especificamente para si.

Não encontra a data de Inicio?

Solicite o cronograma da próxima edição deste curso por e-mail (geral@twofold.pt) ou Telefone (253096712 – n.º de atendimento para todo o país).

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