Educação Parental – Aplicação de um programa intervenção


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por Twofold Academia de Formação
Preço: 250,00
60 horas
4 Módulos

PORQUÊ ESTE CURSO?

Educação Parental - Aplicação de um programa intervenção

É reconhecido que as caraterísticas do contexto familiar em que, a qualidade das interações pais-criança e as vivências e experiências proporcionadas à criança por estes, têm uma grande importância no seu desenvolvimento e aprendizagem.

Contudo, neste processo de educação, surgem dúvidas e desafios para os quais os pais nem sempre se sentem preparados, sobretudo quando têm à sua responsabilidade a educação de uma criança com problemas de comportamento.

 Assim, a formação parental surge como uma oportunidade para todos os pais que estejam interessados em saber mais, em partilhar as suas experiências e as suas dúvidas no processo de educação dos seus filhos e em melhorar o seu desempenho como pais e educadores.

A investigação sobre os benefícios da formação parental tem demonstrado que esta aumenta a autoconfiança e satisfação no desempenho das funções parentais, melhora a qualidade da interação pais-criança e aumenta o nível de conhecimento sobre aspetos específicos do desenvolvimento infantil.

DESTINATÁRIOS

O Curso de Educação Parental – Aplicação de um programa intervenção é especialmente desenhado para Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Técnicos das CPCJ, Técnicos de Projetos de Intervenção Precoce, outros técnicos que trabalhem diretamente com famílias..

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

O Curso de Educação Parental – Aplicação de um programa intervenção é ministrado 100% em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

3 sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Atualize ou Adquira competências

Complemente a sua formação

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • Capacitar técnicos que trabalhem com famílias a utilizarem um programa específico de promoção de competências parentais.
  • Desenvolver competências na área da formação parental junto de técnicos que irão intervir com pais de crianças até os 12 anos;
  • Aumentar conhecimentos sobre a parentalidade e o desenvolvimento infantil, bem como desenvolver competências de intervenção e gestão comportamental, de natureza educativa, preventiva ou como resposta a situações de crise na educação parental.
  • Provocar mudanças na compreensão das relações familiares;
  • Aprofundar conhecimentos sobre a parentalidade, estilos parentais e competências parentais favoráveis ao desenvolvimento das crianças;
  • Desenvolver competências parentais com recurso a estratégias de disciplina positiva;
  • Promover competências de gestão de comportamento dos filhos e de resolução de conflitos;
  • Desenvolver estratégias promotoras de uma maior organização e estruturação do ambiente familiar.
  • Sensibilizar os participantes para a importância do seu papel na promoção do sucesso escolar dos seus formandos.

DOCENTE/FORMADOR

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Apresentação dos participantes e dos conteúdos programáticos do Programa.

1.1 Reconhecimento da criança enquanto agente social;

1.2 Melhorar a compreensão da realidade atual baseado nas memórias de infância.

2. Os Estilos Comunicacionais:

2.1. Apresentação dos diferentes estilos educativos e linguagem específica de cada um deles: Autoritário, permissivo e Democrata;

2.2. Identificação do estilo educativo predominante junto de cada um dos participantes;

2.3. Caraterizar a comunicação pais/filhos em cada um dos estilos;

2.4. Identificação do estilo comunicacional dos filhos na relação que estabelecem com os pais/educadores: rebelde, cooperante ou passivo;

2.5. Apresentação das formas de ultrapassar a colisão entres os diferentes estilos comunicacionais.

3. Estratégias de disciplina positiva versus disciplina coerciva:

3.1. Consciencializar os participantes para os benefícios da atenção positiva na construção de uma parentalidade eficaz;

3.2. Incentivar o uso do reforço positivo como estratégia para aumentar os comportamentos apropriados da criança;

3.3. Estratégias de educação positivas: retirada de atenção e reforço de condutas alternativas;

3.3. Promover a extinção de técnicas educativas coercivas.

 

4. Promoção do sucesso escolar:

4.1. Sensibilizar os pais para a importância do seu papel na promoção do sucesso escolar dos seus educandos;

4.2. Sensibilizar os participantes para a importância da organização do tempo e do espaço envolvidos no estudo dos seus educandos.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

O Curso de Educação Parental – Aplicação de um programa intervenção encontra-se organizada em vários módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 3 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias/dúvidas na plataforma e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A metodologia do curso abrange técnicas e métodos diversificados e adequados às características do respetivo público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos e demonstrativos, no sentido de facilitar a apropriação de saberes pelo formando, através do seu desenvolvimento sociocognitivo, da reflexão, da descoberta e resolução de situações-problema.

A avaliação dos formandos nos diferentes módulos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

1. Avaliação diagnóstica ou inicial: avaliação prévia dos conhecimentos dos formandos

2. Avaliação Formativa ou contínua:

Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 65%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50 %;

Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);

Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);

3. Avaliação Sumativa ou final:

Trabalho prático, testes, outros (50%): dada a importância que o projeto final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para ter a aprovação no final do curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação em um ou mais módulos dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado final implica a aprovação na totalidade dos módulos de compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Pós-Graduação emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

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PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Como se processa?

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Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

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Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso à plataforma de ensino a distância

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Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

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Pagamento em 2 Prestações de 125€ + taxa de inscrição de 10€

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 2 Prestações de 125€ + taxa de inscrição de 10€
  • Adquira ou renove conhecimentos
  • Em regime laboral ou pós-laboral
A mesma qualidade, a mesma equipa formativa de excelência de quem tanto gosta e o mesmo valor legal…

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, artigo 4., alínea 6, a utilização “…dos termos “pós- graduação” e “formação pós-graduada” (apenas da nomenclatura) ficou exclusivamente reservada às Universidades e Institutos Politécnicos. Neste sentido, regendo-se como sempre o fez, pelos mais altos padrões de rigor e transparência, a TWOFOLD informa que procedeu à alteração da denominação das suas ofertas formativas dirigidas a detentores de graus de Bacharel, Licenciatura e superiores, que mantendo o mesmo valor legal se passaram a denominar de “Curso de Especialização Avançada” e/ou “Cursos de Estudos Avançados. O reconhecimento de ECT´s pela frequência da nossa oferta formativa e dos certificados emitidos mantém-se inalterado nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho que dita que, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou outro), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a oferta formativa numa Universidade ou Politécnico, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Em breve teremos novidades sobre novas ofertas formativas desenhadas especificamente para si.

Não encontra a data de Inicio?

Solicite o cronograma da próxima edição deste curso por e-mail (geral@twofold.pt) ou Telefone (253096712 – n.º de atendimento para todo o país).

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