Gestão de Recursos Humanos


A importância que a gestão de recursos humanos assume atualmente nas organizações tem feito com que cada vez mais as empresas invistam na contratação de profissionais competentes e devidamente qualificados para operarem nesta área, que em termos estratégicos como operacionais. O curso de Gestão de Recursos Humanos tem com objetivo central preparar profissionais da área da gestão de recursos humanos com competências transversais e adequadas ao exercício desta função.
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por Twofold Academia de Formação
Preço: 300,00
100 horas
9 Módulos

PORQUÊ ESTE CURSO?

A importância que a gestão de recursos humanos assume atualmente nas organizações tem feito com que cada vez mais as empresas invistam na contratação de profissionais competentes e devidamente qualificados para operarem nesta área, que em termos estratégicos como operacionais. O curso de Gestão de Recursos Humanos tem com objetivo central preparar profissionais da área da gestão de recursos humanos com competências transversais e adequadas ao exercício desta função.

 A importância que a gestão de recursos humanos assume atualmente nas organizações tem feito com que cada vez mais as empresas invistam na contratação de profissionais competentes e devidamente qualificados para operarem nesta área, que em termos estratégicos como operacionais. O curso de Gestão de Recursos Humanos tem com objetivo central preparar profissionais da área da gestão de recursos humanos com competências transversais e adequadas ao exercício desta função.

DESTINATÁRIOS

O Curso de Gestão de Recursos Humanos é especialmente desenhado para todos os interessados em iniciar funções na área da Gestão de Recursos Humanos e a profissionais que operam na área de recursos humanos.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

O Curso de Gestão de Recursos Humanos é ministrado 100% em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

9 sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Atualize ou Adquira competências

Complemente a sua formação

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os formandos de conhecimentos acerca dos vários processos e práticas associadas à gestão de recursos humanos.

  • Compreender a importância da Gestão de Recursos Humanos numa organização;
  • Conhecer as áreas de atuação da Função Gestão de Recursos Humanos;
  • Aplicar diferentes práticas de Gestão de Recursos Humanos;
  • Implementar mecanismo de melhoria de desempenho e de satisfação dos recursos humanos;
  • Saber implementar um programa de análise de funções;
  • Saber identificar e operacionalizar as diferentes fases de um processo de recrutamento, seleção e integração de colaboradores numa organização;
  • Conhecer as obrigações do empregador e os direitos dos colaboradores em termos de formação Profissional;
  • Saber planear e implementar um plano formativo interno à organização;
  • Identificar potenciais riscos em termos de higiene e segurança no trabalho;
  • Ser capaz de implementar medida de prevenção e controlo de riscos profissionais;

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Enquadramento da função de Gestão dos Recursos Humanos

1.1. A génese da função de pessoal;

1.2. Gestão recursos Humanos versus Gestão de Pessoal;

1.3. Gestão de Recursos Humanos: conceito;

1.4. A gestão de Recursos Humanos em Portugal.

2. Politicas e estratégias da organização/gestão estratégica das pessoas

2.1. Funções da Gestão de Recursos Humanos: da função Administrativa à função Estratégica de Recursos Humanos;

2.2. Fatores que potenciaram a Gestão Estratégica de Recursos Humanos;

2.3. Modelos Normativos de Gestão de Recursos Humanos;

2.4. Perspetivas teóricas da Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

3. Descrição e Análise de Funções

3.1. Definição, importância e objetivos da Análise de Funções;

3.2. Informação necessária à analise de funções;

3.3. Métodos de recolha de informação;

3.4. Resultados da análise de funções;

3.5. Fases de implementação de um programa de Análise de funções.

4. Recrutamento e Seleção e Integração de Pessoal

4.1. Recrutamento de Pessoal

4.1.1. Recrutamento: noções;

4.1.2. Tipos de Recrutamento: interno e externo;

4.1.3. Métodos de recrutamento;

4.1.4. E-recrutamento: vantagens e desvantagens.

4.1.5. Head-hunting

4.2. Seleção de Pessoal

4.2.1. Seleção: definição;

4.2.2. Métodos e Técnicas de seleção utilizadas

4.3. O processo de integração: principais tarefas na construção de um Manual de acolhimento

5. Motivação e recompensas

5.1. Motivação: definições;

5.1. Teorias da Motivacionais;

5.2. Recompensa: definições;

5.3. Objetivos e sistemas de recompensas;

5.4. Pressupostos organizacionais do sistema de recompensas;

5.5. Processo de recompensas organizacionais;

5.6. Politicas de recompensas;

5.7. Tipologias de recompensas.

6. Sistemas de Gestão e Avaliação de Desempenho

6.1. Definição e Importância da “Avaliação de Desempenho”;

6.2. Objetivos da Avaliação de Desempenho;

6.3. Vantagens e Desvantagens da Avaliação de Desempenho;

6.4. Responsáveis pelo processo de Avaliação;

6.5. Métodos de Avaliação de Desempenho;

6.5.1. Métodos de avaliação orientados para o comportamento;

6.5.2. Métodos de avaliação orientados para os resultados;

6.6. O feedback sobre o Desempenho;

6.7. Principais erros na Avaliação de Desempenho;

6.8. Novas tendências para a avaliação de desempenho.

7. A Gestão administrativa da formação (Código do Trabalho – artº 131)

7.1. O código de Trabalho: o direito à formação profissional;

7.2. As obrigações do empregador em termos de formação profissional (artº 131);

7.3. Organização interna de processos formativos: cumprimento das 35 horas/obrigatórias;

7.3. Utilização do SIGO.

8. Formação e Desenvolvimento Profissional

8.1. Objetivos e Importância estratégica da Formação e Desenvolvimento Profissional;

8.2. Diagnóstico de Necessidades de Formação e Desenvolvimento Profissional;

8.3. Elaboração do Plano de Formação;

8.4. Avaliação da Formação.

9. Segurança e Higiene no Trabalho

9.1. Ergonomia, Segurança e Qualidade de Vida;

9.2. Prevenção e Organização da Emergência;

9.3. Avaliação e Controlo de Riscos.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta formação encontra-se organizada em 9 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 9 sessões síncronas, com a duração de 1 hora. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias/fórum dúvidas na plataforma e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A metodologia do curso abrange técnicas e métodos diversificados e adequados às características do respetivo público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos e demonstrativos, no sentido de facilitar a apropriação de saberes pelo formando, através do seu desenvolvimento sociocognitivo, da reflexão, da descoberta e resolução de situações-problema.

A avaliação dos formandos nos diferentes módulos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

1. Avaliação diagnóstica ou inicial: avaliação prévia dos conhecimentos dos formandos

2. Avaliação Formativa ou contínua:

Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 65%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50 %;

Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);

Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);

3. Avaliação Sumativa ou final:

Trabalho prático, testes, outros (50%): dada a importância que o projeto final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para ter a aprovação no final do curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação em um ou mais módulos dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado final implica a aprovação na totalidade dos módulos de compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Formação profissional emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico, o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a uma Licenciatura, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Computador

Computador funcional

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De banda larga

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Com Adobe Flash atualizado

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Como se processa?

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Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

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Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso à plataforma de ensino a distância

Aceda à Plataforma

Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 3 Prestações de 99€ + taxa de inscrição de 13€
  • Adquira ou renove conhecimentos
  • Em regime laboral ou pós-laboral
A mesma qualidade, a mesma equipa formativa de excelência de quem tanto gosta e o mesmo valor legal…

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, artigo 4., alínea 6, a utilização “…dos termos “pós- graduação” e “formação pós-graduada” (apenas da nomenclatura) ficou exclusivamente reservada às Universidades e Institutos Politécnicos. Neste sentido, regendo-se como sempre o fez, pelos mais altos padrões de rigor e transparência, a TWOFOLD informa que procedeu à alteração da denominação das suas ofertas formativas dirigidas a detentores de graus de Bacharel, Licenciatura e superiores, que mantendo o mesmo valor legal se passaram a denominar de “Curso de Especialização Avançada” e/ou “Cursos de Estudos Avançados. O reconhecimento de ECT´s pela frequência da nossa oferta formativa e dos certificados emitidos mantém-se inalterado nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho que dita que, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou outro), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a oferta formativa numa Universidade ou Politécnico, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Em breve teremos novidades sobre novas ofertas formativas desenhadas especificamente para si.

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Solicite o cronograma da próxima edição deste curso por e-mail (geral@twofold.pt) ou Telefone (253096712 – n.º de atendimento para todo o país).

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