Especialização Avançada em Organização e Gestão de Projetos de Ensino a Distância


Ou Entrar para aceder aos cursos em que se encontra inscrito
por Twofold Academia de Formação
Preço: 475,00
130 Horas
4 Módulos

PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

Pós-graduação em Gestão Estratégica e Marketing

A formação e o ensino a distância é uma área em que a procura de recursos humanos ultrapassa largamente a oferta que existe atualmente no mercado. Constata-se o número crescente de empresas e de escolas públicas e privadas que cada vez mais apostam em programas e projetos de formação a distância recorrendo a plataformas colaborativas para as quais, ainda não existem recursos humanos com competências específicas. Esta pós-graduação vem dar resposta a esta necessidade, procurando dotar os formandos de competências transversais e saberes nas áreas da comunicação, da educação e dos sistemas multimédia a fim de responder aos reptos do mercado da área da educação a distância.

DESTINATÁRIOS

A Especialização Avançada em Organização e Gestão de Projetos de Ensino a Distância é especialmente desenhada para todos interessados em adquirir competências e conhecimentos em termos de organização, gestão, execução e avaliação de projetos de ensino a distância.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

A Especialização Avançada em Organização e Gestão de Projetos de Ensino a Distância é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

10 sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Modelos de Futuro

Compreenda e implemente projetos de ensino a distância

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  1. Utilizar as tecnologias de informação e comunicação, como meio de organização e manuseamento de ferramentas de conceção de projetos de educação/formação a distância;
  2. Gerir a formação a distância (e-tutor) tendo em conta os pressupostos pedagógicos mais adequados e orientadores do desenvolvimento colaborativo dos saberes;
  3. Ministrar formação a distância (e-formador) de acordo com os requisitos definidos pela Direção Geral de Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), em entidades formadoras;
  4. Saber planear, desenvolver e avaliar projetos de educação/formação a distância;
  1. Identificar os conceitos, teorias e os modelos de estruturação do ensino/formação a distância;
  2. Identificar a importância das plataformas colaborativas de aprendizagem;
  3. Adquirir conhecimento e compreensão de conceitos fundamentais no ensino/formação a distância;
  4. Conhecer os diferentes recursos tecnológicos de ensino/formação a distância;
  5. Produzir e desenvolver e-conteúdos aplicando os padrões e especificações do modelo de referência SCORM;
  6. Adotar os aspetos pedagógicos, técnicos e estéticos essenciais para a criação de conteúdos para a formação a distância;
  7. Implementar práticas de avaliação de aprendizagem no ensino/ formação a distância.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD

1.1. Ensino-Aprendizagem: evolução, dimensão e teorias;

1.2. Paradigma Ensino-Aprendizagem: tradicional versus atual;

1.3. Conceito, perspetiva histórica, vantagens e desvantagens do EaD;

1.4. Formação on-line: e-learning e b-learning;

1.5. Teorias da Aprendizagem em cursos de Educação a Distância: contextualização e evolução ao longo dos tempos;

1.5.1. Teoria Behaviorista Versus Teoria Construtivista;

1.5.2. Teoria Cognitivista Versus Teoria Socio Construtivista.

1.6. Modelos concetuais de Aprendizagem na Educação a Distância:

1.6.1. Modelo de aprendizagem autodirigida: conceito e características;

1.6.2. Modelo de Aprendizagem colaborativo: conceito e características;

1.6.3. O Modelo de Aprendizagem de Gilly Salmon.

2. RECURSOS TECNOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2.1. A Web 2.0;

2.2. Ferramentas para o contexto de educação online;

2.3. Plataformas de aprendizagem: LMS;

2.4. O Moodle enquanto LMS;

2.5. A Blackboard Academic Suite enquanto LMS.

3. PLANEAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA

Submódulo 1: Planeamento: definição de objetivos

1.1. Definição de objetivos de aprendizagem na formação a distância: o que são objetivos de aprendizagem?

1.2. Novas taxonomias dos objetivos de aprendizagem:

1.2.1. Taxonomia de Marzano;

1.2.2. Taxonomia de SOLO;

1.2.3. Taxonomia de Ennis.

1.3. Como formular os objetivos de aprendizagem na formação a distância.

Submódulo 2- Desenvolvimento: organização e conceção da formação a distância

2.1. O Moodle: estrutura, dinâmica e funcionamento:

2.1.1. O utilizador

2.1.3. Estruturar e criar disciplina/módulo

2.1.4. Recursos do Moodle (ficheiro, livro, pacote IMS, página, pasta, separador, URL);

2.1.5. Atividades do Moodle (colaborativas, comunicação, recolha de dados e avaliativas).

2.2. Design de e-conteúdos:

2.2.1. Cenários de aprendizagem: o modelo dos 8 passos (Mwanza & Engeström,2003);

2.2.2. Planeamento de e-conteúdos;

2.2.3. Objetos de Aprendizagem:

a) O que são objetos de aprendizagem e a sua importância;

b) Fases de criação, disponibilização e acesso de objetos de aprendizagem;

c) Modelo SCORM.

2.2.4. Ferramentas de Criação de e-Conteúdos:

a) Ferramentas de criação de elementos;

b) Ferramentas de autor.

Submódulo 3: Avaliação: práticas de avaliação das Aprendizagens na Educação a Distância

3.1 Contextualização da Avaliação das Aprendizagens: a problemática da avaliação.

3.2. Instrumentos e técnicas de Avaliação Online: como avaliar?

4. PROJETO PRÁTICO DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA

4.1. Conceção e desenvolvimento de um projeto prático;

4.2. Apresentação do projeto.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta Especialização Avançada encontra-se organizada em 4 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 10 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com os formadores e restantes formandos. Durante este percurso, os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstico ou inicial.
  2. Avaliação Formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Especialização Avançada emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Especialização Avançada emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga e estável

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Como se processa?

Pedido de Inscrição

Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamento

E-mail de Confirmação

Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

Dados de Acesso

Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso à plataforma de ensino a distância

Aceda à Plataforma

Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

Opção de pagamento faseado

5 Prestações de 95€ + 15€ de taxa de inscrição

Opção pagamento a pronto

Oferta da Taxa de inscrição.

Alguma dúvida?

Estamos ao seu dispor.

Ou Entrar para aceder aos cursos em que se encontra inscrito
Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 5 Prestações de 95€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
A mesma qualidade, a mesma equipa formativa de excelência de quem tanto gosta e o mesmo valor legal…

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, artigo 4., alínea 6, a utilização “…dos termos “pós- graduação” e “formação pós-graduada” (apenas da nomenclatura) ficou exclusivamente reservada às Universidades e Institutos Politécnicos. Neste sentido, regendo-se como sempre o fez, pelos mais altos padrões de rigor e transparência, a TWOFOLD informa que procedeu à alteração da denominação das suas ofertas formativas dirigidas a detentores de graus de Bacharel, Licenciatura e superiores, que mantendo o mesmo valor legal se passaram a denominar de “Curso de Especialização Avançada” e/ou “Cursos de Estudos Avançados. O reconhecimento de ECT´s pela frequência da nossa oferta formativa e dos certificados emitidos mantém-se inalterado nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho que dita que, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou outro), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a oferta formativa numa Universidade ou Politécnico, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Em breve teremos novidades sobre novas ofertas formativas desenhadas especificamente para si.

Não encontra a data de Inicio?

Solicite o cronograma da próxima edição deste curso por e-mail (geral@twofold.pt) ou Telefone (253096712 – n.º de atendimento para todo o país).

Escolha o seu País

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com