PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

Em Portugal, o número de turistas tem vindo a aumentar exponencialmente, com o crescimento da procura internacional a colocar Portugal no top dos melhores segmentos turísticos internacionais. O avanço cultural e urbanístico verificado nos últimos anos contribuiu para o surgimento de novos fenómenos turístico-urbanos no âmbito da oferta turística. Os apartamentos turísticos, as guesthouse e os hostels são exemplos disso, e constituem aquilo a que a Lei Portuguesa designa de estabelecimentos de alojamento local.
Atualmente, existem em Portugal cerca de 21 mil titulares de alojamento local legalizados. Com a atual tendência de evolução deste setor de atividade, a aposta em formação na área da gestão de unidades de alojamento local é condição fundamental para que se conheçam todos os processos inerentes à gestão da atividade, tendo em vista a maximização de resultados financeiros e a prestação de um serviço de qualidade a quem nos visita.
DESTINATÁRIOS
A Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alojamento Local e Marketing destina-se a:
- Proprietários de alojamentos de curta duração;
- Gerentes/Administradores de unidades de Alojamento Local;
- Profissionais da área do Turismo;
- Pessoas que queiram iniciar a atividade de gestão de unidades de Alojamento Local.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
A Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alojamento Local é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY
PRINCIPAIS VANTAGENS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e técnicos na área do alojamento local, bem como de competências de gestão de unidades desta natureza.
- Compreender a origem do turismo urbano;- Identificar a oferta turística existente na cidade;- Compreender o conceito de Alojamento Local;- Identificar tipos e modalidades de alojamento;- Interpretar o regime jurídico da exploração das unidades de alojamento local (RJAL);- Perceber o enquadramento fiscal da atividade;- Identificar os requisitos de exploração das unidades de Alojamento Local;- Compreender o processo de registo das unidades de Alojamento Local;- Entender o funcionamento dos processos de vistorias e fiscalizações;
– Compreender o conceito de Marketing de Turismo;
– Efetuar nas principais plataformas digitais a gestão de anúncios, contactos e pagamentos;
– Promover uma cultura da hospitalidade com vista a um serviço de excelência;
– Refletir acerca da importância do turismo acessível e inclusivo;
– Identificar normas básicas e exigências legais no âmbito das acessibilidades no alojamento local.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. O TURISMO E A CIDADE
- Origem do Turismo Urbano;
- Aumento da procura do Turismo Urbano;
- A oferta turística da cidade.
2. ALOJAMENTO LOCAL
- Conceito;
- Tipos de alojamento (apartamento turístico, guesthouse ou hostel);
- Modalidades de unidades de Alojamento Local (moradia, apartamento, estabelecimentos de hospedagem);
- O Alojamento Local em Portugal: evolução do fenómeno, vantagens/desvantagens;
- Legislação aplicável: Decreto-lei n.º 39/2008 de 7 de março e a mais recentes alterações legislativas;
3.
Enquadramento Fiscal da Atividade de Alojamento Local
- Obrigações fiscais:
- IRS;
- IVA;
- Regime Simplificado;
- Contabilidade Organizada.
4. Requisitos de exploração das unidades de Alojamento Local
- Requisitos gerais:
- Registo na Câmara Municipal;
- Registo no SEF: boletins de alojamento;
- Plataforma de consulta ao registo.
- Requisitos de segurança.
5. ASPETOS FUNCIONAIS
- Vistorias;
- Autorização de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços;
- Identificação e publicidade;
- Período de funcionamento;
- Livro de reclamações;
- Alteração de elementos e cessação de atividade;
- Fiscalização; Infrações e coimas.
6. MARKETING DE TURISMO
- Conceitos de Marketing e Marketing de Turismo;
- Plataformas digitais para a promoção do alojamento de curta duração:
- Homeway (www.homeaway.pt); Booking (www.booking.com); Airbnb (www.airbnb.com), etc;
- Caraterísticas do interface das plataformas;
- Gestão de anúncios, contactos e pagamentos;
- Fotografia e interiores: como captar clientes.
7. GESTÃO DA HOSPITALIDADE E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
- Conceito de hospitalidade;
- Atendimento vs tratamento;
- Atendimento ao cliente:
- Atendimento pessoal;
- Atendimento telefónico;
- Atendimento via internet.
- Empatia no atendimento;
- Perceção e comunicação no atendimento;
- Relacionamento interpessoal (atitudes, etiqueta, cortesia, assertividade);
- Satisfação do cliente vs gestão de reclamações.
8. TURISMO ACESSÍVEL E INCLUSIVO
- Conceitos de Turismo Acessível e Inclusivo;
- A acessibilidade no alojamento local;
- Normas básicas e exigências legais;
- Medidas e recomendações globais da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a acessibilidade turística;
9. PROJETO FINAL
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Esta pós-graduação encontra-se organizada em 09 Módulos, sendo que se trata de uma formação à distância, estão previstas a realização de 12 sessões síncronas, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os e-trabalhos programados.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:
- Avaliação diagnóstico ou inicial.
- Avaliação Formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
Suficiente
Bom
Muito Bom
Excelente
CERTIFICAÇÃO
Certificado de Pós-Graduação emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Pós-Graduação emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.