PORQUÊ ESTA ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA?

As sociedades atuais assumem como missão fulcral a prestação de cuidados de saúde aos indivíduos de acordo com elevados padrões de qualidade. As constantes evoluções tecnológicas, a par dos vários contextos socioeconómicos, conduziram a mudanças de vária ordem nos serviços de saúde. Por um lado, afirmaram-se processos mais sustentáveis e, por outro lado, investiu-se na melhoria contínua dos serviços prestados tendo em vista um impacto gradualmente mais positivo na vida das pessoas.
O setor da gestão de unidades saúde reveste-se de especificidades próprias e de novos métodos e instrumentos de gestão que os profissionais de saúde devem conhecer, por forma a encontrarem soluções integradas para eventuais problemas de gestão e a desenvolverem capacidades de liderança à luz dos princípios de uma gestão eficaz de unidades de saúde. Gerir organizações e pessoas pressupõe a integração da partilha de experiências e conhecimentos, o envolvimento de todos e a aposta na inovação enquanto fatores de qualidade e diferenciação.
A Especialização Avançada em Gestão de Unidades de Saúde tem como objetivo dotar os formandos de um conjunto de conhecimentos e competências necessárias para uma eficiente gestão das unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização de recursos.
DESTINATÁRIOS
A Especialização Avançada em Gestão de Unidades de Saúde destina-se a:
- Licenciados em diversas áreas da saúde – enfermagem, medicina, psicologia, farmácia, serviço social, gerontologia, etc., que pretendam adquirir/atualizar conhecimentos em gestão de unidades de saúde.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
A Especialização Avançada em Gestão de Unidades de Saúde é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY
PRINCIPAIS VANTAGENS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
– Dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas que os habilitem a gerir unidades de saúde.
– Compreender os conceitos de economia e política da saúde;
– Organizar e gerir sistemas de saúde em Portugal;
– Compreender o conceito de gestão e estratégia;
– Gerir e liderar equipas de trabalho;
– Interpretar legislação no âmbito da saúde;
– Efetuar processos de contratualização no SNS;
– Aplicar métodos e técnicas de análise financeiro;
– Compreender a importância do Marketing nos sistemas de saúde.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. ECONOMIA E POLÍTICA DA SAÚDE
- Conceitos de economia e de política da saúde;
- Setor da saúde em Portugal: evolução e perspetivas;
- Avaliação económica de programas de saúde.
2. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE
- Sistemas de saúde: Conceitos básicos;
- Sistema de saúde em Portugal: organização e gestão;
- Avaliação e melhoria de desempenho em sistemas de saúde.
3. GESTÃO E ESTRATÉGIA DE UNIDADES DE SAÚDE
- Conceitos de gestão e estratégia;
- Análise interna e o meio envolvente;
- Tipos de estratégia e implementação da estratégia.
4. LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS
- Comportamento organizacional nas organizações prestadoras de serviços de saúde;
- Da gestão à liderança: diferenças e complementaridades;
- Gestor e Administrador, Chefe e Líder: principais diferenças;
- Comportamentos e estilos de liderança;
- Gestão e avaliação de equipas nas unidades de saúde;
- Gestão e resolução de conflitos.
5. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS UNIDADES DE SAÚDE (10 horas)
- Planeamento de recursos humanos a curto e médio prazo;
- Desenho e implementação de um Assessment Centre;
- Gestão de competências e do desempenho;
- Formação e desenvolvimento dos recursos humanos.
6. DIREITO NA SAÚDE
- Introdução ao direito: A regra jurídica, as fontes do direito, a interpretação jurídica e a personalidade jurídica;
- A responsabilidade penal, civil e disciplinar dos profissionais de saúde;
- Legislação específica no sector da saúde:
- Lei de bases da saúde;
- Estatuto do serviço nacional de saúde;
- Desenvolvimentos legais e regulamentares da legislação.
7. LOGÍSTICA DE UNIDADES DE SAÚDE
- A cadeia logística nos sistemas de saúde;
- Aprovisionamento e gestão de inventários nos sistemas de saúde.
8. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTAL DE UNIDADES DE SAÚDE (15 horas)
- Contratualização de cuidados de saúde:
- Enquadramento conceptual;
- A contratualização na saúde em Portugal – evolução e tendências;
- Os processos de contratualização no SNS;
- Fontes de informação para análise financeira:
- Documentos contabilísticos e outras fontes de informação.
- Métodos e técnicas de análise financeira para unidades de saúde;
- Gestão financeira de curto-prazo para unidades de saúde.
9. MARKETING DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
- O papel do Marketing nas organizações de saúde;
- O sistema de cuidados de saúde;
- O ambiente de marketing;
- Determinantes da utilização de serviços de saúde;
- Estratégia e planeamento de mercado;
- Comportamento dos consumidores;
- Sistemas de informação e pesquisa em marketing;
- Segmentação de mercado, targeting e posicionamento;
- Conceção e gestão da oferta de produtos e serviços;
- Gestão das marcas;
- Estratégias de preços nos serviços de saúde;
- Gestão de canais de distribuição de serviços de saúde;
- Comunicação integrada de marketing;
- Organização, implementação e controlo de marketing.
10. PROJETO FINAL
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
A Especialização Avançada em Gestão de Unidades de Saúde encontra-se organizada em 10 Módulos, sendo que se trata de uma formação à distância, estão previstas a realização de 13 sessões síncronas, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os e-trabalhos programados.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:
- Avaliação diagnóstico ou inicial.
- Avaliação Formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
Suficiente
Bom
Muito Bom
Excelente
CERTIFICAÇÃO
Certificado de Especialização Avançada emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Especialização Avançada emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.