PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

A velocidade da evolução do contexto socioeconómico requer das empresas um profundo conhecimento do seu ambiente externo e interno, bem como do mercado, para uma construção sólida da vantagem competitiva. Apesar das imensas fontes de informação disponíveis, é fundamental que a empresa saiba delinear uma estratégia com base em toda a informação e conhecimento que dispõe e a traduza em estratégia de mercado. A Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Marketing tem como objetivo fundamental a compreensão das componentes da Gestão Estratégica e de Marketing, assim como a sua íntima ligação. No percurso da Pós-Graduação, os formandos adquirem conhecimentos relacionados com a gestão estratégica, marketing estratégico e marketing operacional, existindo um especial enfoque nas políticas de produto, preço, distribuição e comunicação.
DESTINATÁRIOS
A Pós-graduação em Gestão Estratégica e Marketing destina-se a:
- detentores de habilitações mínimas ao nível de Bacharel ou Licenciatura ou equivalente legal;
- CEO, Administradores, Gerentes e Diretores Gerais.
- Profissionais que operam em diferentes áreas técnicas e setoriais, onde a atitude de marketing garante uma visão articulada entre o negócio e o mercado.
- Responsáveis de marketing ou da área comercial;
- Gestores de áreas funcionais como gestão de produto, vendas, comunicação, publicidade, relações públicas, eventos, serviços de apoio ao cliente, entre outros com forte ligação ao mercado e a diferentes públicos das empresas.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
A Pós-graduação em Gestão Estratégica e Marketing é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY
FORMADORES / DOCENTES
PRINCIPAIS VANTAGENS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os formandos de conhecimentos e práticas ao nível do desenvolvimento de projetos de marketing estratégico nas diferentes organizações.
- Identificar as vantagens de uma gestão estratégica;
- Relacionar gestão estratégica e marketing.
- Enunciar as principais políticas do marketing operacional;
- Explicar a pertinência da elaboração de um plano de marketing alinhado com a gestão estratégica da empresa.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. CONCEITOS DE GESTÃO
- Evolução da Administração;
- Planeamento, Organização, Direção e Controlo;
- Tomada da Decisão;
- Estrutura organizacional.
2. CONCEITOS DE ESTRATÉGIA
- Estratégia nas empresas;
- Análise Estratégica;
- Formulação da Estratégia;
- Implementação da Estratégia;
- Controlo Estratégico.
3. CONCEITOS DE MARKETING
- Evolução do Marketing;
- Âmbito do Marketing;
- Estudo do Mercado;
- Marketing Estratégico;
- Marketing Operacional.
4. DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO AO MARKETING ESTRATÉGICO
- Estratégia empresarial e estratégia de marketing;
- A vantagem competitiva;
- A elaboração da estratégia de marketing.
- Planeamento das atividades de marketing;
- Controlo de marketing.
5. MARKETING OPERACIONAL: A POLÍTICA DE PRODUTO
- Características intrínsecas do produto;
- Design e Embalagem;
- Serviços associados ao produto;
- Política de Gama;
- Ciclo de Vida do Produto.
6. MARKETING OPERACIONAL: A POLÍTICA DE PREÇO
- Definição e particularidades do preço;
- Custos e preço;
- Procura e preço;
- Preços de novos produtos;
- Modulação do preço.
7. MARKETING OPERACIONAL: A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO
- Natureza e canais de distribuição;
- Avaliação e escolha de um canal de distribuição;
- Políticas de referenciamento;
- Relação produtores e distribuidores;
- Retail Marketing.
8. MARKETING OPERACIONAL: A POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
- Processo e contexto da comunicação;
- Etapas de uma estratégia de comunicação;
- Publicidade;
- Relações públicas;
- Patrocínio e Mecenato.
9. MARKETING OPERACIONAL NOS SERVIÇOS
- Características dos Serviços;
- Sistema de Servucção;
- Pessoal de contacto;
- Processos;
- Evidências Físicas.
10. PROJETO FINAL
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Esta pós-graduação encontra-se organizada em 10 Módulos, sendo que se trata de uma formação à distância, estão previstas a realização de 12 sessões síncronas, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum noticias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os e-trabalhos programados.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:
- Avaliação diagnóstico ou inicial.
- Avaliação Formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
Suficiente
Bom
Muito Bom
Excelente
CERTIFICAÇÃO
Certificado de Pós-Graduação emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Pós-Graduação emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.