Pós-Graduação Intervenção em Cuidados Paliativos


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por Twofold Academia de Formação
Preço: 485,00
150 Horas
0 Módulos

PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

Pós-Graduação-em-Intervenção-em-Cuidados-Paliativos

“Os que vão morrer ensinam-nos a viver.”

Marie de Hennezel

A evolução constante da sociedade coloca desafios de vária ordem aos indivíduos. As diversas alterações nas dinâmicas familiares e sociais, a par das inovações e dos constantes avanços tecnológicos na área da saúde, possibilitaram o aumento da esperança média de vida bem como o surgimento de novas perspetivas perante a doença, o envelhecimento, a morte e o ato de morrer. Os doentes e famílias que enfrentam situações complexas de sofrimento e de doença avançada, devem ter acesso a cuidados de saúde com qualidade, prestados por equipas interdisciplinares, que promovam a dignidade da pessoa até à hora da morte e que considerem a família como unidade de cuidados. Os serviços de Cuidados Paliativos traduzem-se numa intervenção humanizada, interdisciplinar e global aos doentes e às suas famílias.

A pós-graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos dota os formandos de um conjunto de conhecimentos e competências científicas, técnicas e humanas que os habilitam a prestar cuidados especializados na área dos Cuidados Paliativos.

DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos destina-se a:

  • Licenciados em diversas áreas da saúde – enfermagem, medicina, psicologia, farmácia, serviço social, gerontologia, etc., que pretendam adquirir/atualizar conhecimentos em intervenção em Cuidados Paliativos.;
  • Profissionais detentores do grau de licenciado ou Bacharel de outras áreas que procurem uma reconversão profissional;

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

Sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Potenciar a eficácia e o retorno.

Potencie a sua carreira ou empregabilidade

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os formandos de competências científicas, técnicas e humanas que os habilitem a prestar cuidados especializados ao doente com doença prolongada, incurável, progressiva e em fim de vida, proporcionando a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e às suas famílias.

  • Conhecer e aplicar os valores e princípios dos Cuidados Paliativos;
  • Entender a evolução dos Cuidados Paliativos no Sistema Nacional de Saúde português;
  • Perceber a importância de estabelecer uma relação terapêutica de confiança e de solidariedade com doentes crónicos e terminais, com os seus cuidadores e familiares;
  • Demonstrar capacidade de reflexão ética e crítica no âmbito de temas complexos inerentes aos Cuidados Paliativos;
  • Perceber os conceitos de dor e de sofrimento;
  • Compreender o papel da Família e dos cuidadores informais em cuidados paliativos;
  • Identificar diferentes problemáticas associadas aos cuidados paliativos em pediatria;
  • Identificar os fatores que intervêm no processo de envelhecimento;
  • Identificar e avaliar as principais demências;
  • Diagnosticar problemáticas e propor planos de tratamento adequados;
  • Conceber um plano de intervenção terapêutica em cuidados paliativos ao doente em fase final de vida;
  • Identificar situações indutoras de stress em ambiente hospitalar;
  • Adquirir competências de gestão das emoções em ambiente hospitalar;
  • Compreender a importância da comunicação entre profissionais e doentes terminais;
  • Reconhecer diferentes cuidados de saúde a prestar ao doente terminal;
  • Adquirir estratégias para lidar com a morte e dar apoio na gestão do luto.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. CUIDADOS PALIATIVOS: PRINCÍPIOS E FILOSOFIA

  1. Cuidados Paliativos: princípios e conceitos;
  2. Destinatários;
  3. Modelos de Organização em Cuidados Paliativos:
    1. Modelo de Obstinação Terapêutica;
    2. Modelo de Abandono;
    3. Modelo Separado;
    4. Modelo Integrado;
    5. Modelo Cooperativo com intervenção nas crises.

2. HISTÓRIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL

  1. Cuidados Paliativos e o Sistema Nacional de Saúde Português: evolução;
  2. Cuidados de Saúde Primários e a sua Reforma;
  3. Políticas de Saúde Comunitária e sua reorganização;
  4. Legislação: Lei n.º 52/2012 de 5 de setembro (Lei de Bases dos Cuidados Paliativos);
  5. Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI): um novo Paradigma;
    1. Tipologias de Cuidados Continuados:
      1. Unidades de internamento:
      2. Unidade de Convalescença;
      3. Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR);
      4. Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM);
      5. Unidade de Cuidados Paliativos.
    2. Unidades de Ambulatório:
      1. Unidade de Dia e de Promoção da Autonomia (UDPA);
      2. Cuidados Continuados Integrados Domiciliários;
      3. Aspetos históricos;
      4. Valores, princípios e pressupostos;
      5. Modelos de organização;
      6. Organização de serviços e equipas de cuidados paliativos domiciliários.

3. O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

  1. Envelhecimento: fatores biológicos, psicológicos e sociais;
  2. Idade biológica, psicológica e social;
  3. Teorias do envelhecimento.

4. PATOLOGIAS NEURODEGENERATIVAS E DESMIELINIZANTES

  1. Patologias mais frequentes na terceira idade:
    1. Doença de Alzheimer;
    2. Demência Frontotemporal;
    3. Doença de Huntington;
    4. Doença de Parkinson;
    5. Demência de Corpos de Lewy;
  2. Doenças Desmielinizantes;
    1. Esclerose Múltipla;
    2. Doenças Desmielinizantes Monofásica;
    3. Adrenoleucodistrofia;
    4. Doença de Charcot-Marie-Tooth;
    5. Mielinose Pontina Central;
    6. Encefalopatia Multifocal Progressiva.
  3. Perturbações mais frequentes em saúde mental:
    1. Doença bipolar;
    2. Anorexia;
    3. Abuso de substâncias;
    4. Depressão;
    5. Ansiedade severa.

5. PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE AO DOENTE EM FIM DE VIDA

  1. A abordagem humanista de Carl Rogers;
  2. Qualidade de vida do doente em contexto de cuidados paliativos:
    1. Fatores promotores de bem-estar: necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais;
    2. Interação positiva;
    3. Resolução de problemas.
  3. Cuidar em final de vida:
    1. Apresentação pessoal;
    2. Alimentação;
    3. Eliminação;
    4. Higiene e hidratação;
    5. Sono e Repouso;
    6. Controlo da dor.

6. COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E RELACIONAIS

  1. Relação interpessoal e terapêutica entre profissionais e doentes em fim de vida;
  2. Comunicação em Cuidados Paliativos:
    1. O sorriso enquanto estratégia de comunicação;
    2. Transmissão de más notícias.
  3. Gestão das emoções;
  4. Gestão do stress profissional: técnicas de autoproteção;
  5. Trabalho em equipa.

7. FAMÍLIA E CUIDADORES INFORMAIS: RE(L)AÇÃO E INTERAÇÃO

  1. A Família em contexto de Cuidados Paliativos:
    1. Confronto com a doença;
    2. Inclusão familiar na prestação de cuidados;
    3. Estratégias de coping.
  2. Necessidades, dificuldades e capacidades da Família:
    1. O papel do Cuidador Informal.
  3. Sexualidade e Intimidade em Cuidados Paliativos.

8. DOR E SOFRIMENTO: REFLEXÕES ÉTICAS

  1. Conceito de sofrimento: perspetivas;
  2. Cuidados Paliativos: Resposta integradora ao Sofrimento da Pessoa;
  3. Fontes de sofrimento;
  4. Modelo triangular: sofrimento do doente, da família e dos profissionais da saúde;
  5. Fisiopatologia da dor:
    1. Princípios da avaliação e controlo da dor.
  6. Religiosidade e medo da morte;
  7. Espiritualidade e esperança.

9. MORRER COM DIGNIDADE

  1. A morte:
    1. Morrer no hospital;
    2. Morrer em casa.
  2. O luto:
    1. Apoio ao luto de familiares e profissionais;
    2. Fases do luto;
    3. Mecanismos adaptativos nos processos de luto;
    4.  Medidas de conforto.

10. PROJETO FINAL

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos encontra-se organizada em 10 Módulos, sendo que se trata de uma formação à distância, estão previstas a realização de 14 sessões síncronas, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os e-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstico ou inicial.
  2. Avaliação Formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Pós-Graduação emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Pós-Graduação emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

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Como se processa?

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 5 Prestações de 99€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
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O que dizem os nossos formandos

Ana Camões

"Foi uma experiência fantástica! Desde do inicio senti-me acompanhada! Recomendo esta formação! Penso que estão no caminho certo! Parabéns!" Ana...

CESPU, Gaia

5.0
2015-11-13T10:36:56+00:00

CESPU, Gaia

"Foi uma experiência fantástica! Desde do inicio senti-me acompanhada! Recomendo esta formação! Penso que estão no caminho certo! Parabéns!" Ana Camões

Ricardo Gomes

"Foi uma formação eficaz, num curto período de tempo mas com flexibilidade suficiente para se ajustar." Ricardo Gomes

Região Autónoma da Madeira

5.0
2015-07-03T11:44:53+00:00

Região Autónoma da Madeira

"Foi uma formação eficaz, num curto período de tempo mas com flexibilidade suficiente para se ajustar." Ricardo Gomes

Adriana Monteiro

“Quando nos são colocados desafios na vida profissional tentamos arranjar ferramentas pessoais e externas para que os resultados sejam um...

Gestora de Formação na empresa Centro de Formação - C.P.Quiaios e Consultora de Sistemas de Gestão

Figueira da Foz

5.0
2015-01-24T08:57:12+00:00

Gestora de Formação na empresa Centro de Formação - C.P.Quiaios e Consultora de Sistemas de Gestão

Figueira da Foz

“Quando nos são colocados desafios na vida profissional tentamos arranjar ferramentas pessoais e externas para que os resultados sejam um sucesso. Fui formanda do curso de Gestão e Organização da Formação promovida pela Twofold. Pessoalmente sempre senti alguma resistência à formação em regime de e-learning pelo que a minha inscrição foi motivada pela urgência e disponibilidade de tempo que tinha para frequentar em regime presencial. Logo na primeira sessão percebi que estava errada. O curso está excelentemente estruturado, o apoio da formadora (obrigada Dr.ª Joana Costa) é total, mesmo fora das sessões síncronas, os materiais pedagógicos muito explícitos, simplesmente perfeito. Agradeço à Twofold pela brilhante formação que me proporcionou e por hoje poder dizer que sou e pratico Gestão e Coordenação da Formação, incluindo ter ficado dotada de capacidade para ter organizado um processo de certificação de uma entidade formadora. Uma vez mais OBRIGADA!” Adriana Monteiro

Ana Ribeiro

"Adorei fazer o V. curso, a plataforma é super fácil de utilizar e os conteúdos disponibilizados são uma ótima ferramenta para...

Técnica Superior de Segurança no Trabalho/Engenheira Civil

Covilhã

5.0
2016-05-20T15:51:36+00:00

Técnica Superior de Segurança no Trabalho/Engenheira Civil

Covilhã

"Adorei fazer o V. curso, a plataforma é super fácil de utilizar e os conteúdos disponibilizados são uma ótima ferramenta para relembrar e reaprender assuntos abordados no dia a dia e aprender/atualizar novos conceitos por exemplo “riscos emergentes”. No que respeita aos conteúdos programáticos disponibilizados os mesmos são sucintos e bastante acessíveis e fácil leitura e compreensão. Por ultimo, as atividades de avaliação estão bem elaboradas e de fácil realização. Em suma, e repetindo ADOREI O CURSO e vai melhorar/otimizar o meu desempenho profissional." Ana Ribeiro

Ana Lopes

"Sou licenciada em Educação Social Gerontológica. Este curso assenta essencialmente em dinamizar um conjunto de práticas, programas e soluções definindo...

Barcelos

5.0
2016-05-20T15:53:16+00:00

Barcelos

"Sou licenciada em Educação Social Gerontológica. Este curso assenta essencialmente em dinamizar um conjunto de práticas, programas e soluções definindo estratégias para um envelhecimento com mais apoio, maior bem-estar e qualidade de vida. Esta ainda é uma área desconhecida por muitos mas, que terá daqui a uns anos, uma importância fundamental na sociedade sendo necessário formar técnicos capazes de dar resposta às necessidades e problemas dos idosos. Eu tendo um gosto especial em trabalhar com esta faixa etária, deparei-me com a dificuldade de encontrar uma oportunidade para dar início à minha carreira profissional na área de formação. Através de pesquisas realizadas e na tentativa de conseguir ofertas de emprego na área, deparei-me que a área que se destacava era a Geriatria. Assim, e tentando responder às tendências do mercado de trabalho, optei por me especializar como Técnica Auxiliar de Geriatria pelo Centro de Formação Profissional Twofold. Pensei que seria uma ótima oportunidade de envergar neste meio mas através de outra especialidade distinta." Ana Lopes
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