Pós-Graduação Intervenção em Cuidados Paliativos


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por Twofold Academia de Formação
Preço: 485,00
150 Horas
10 Módulos

PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

Pós-Graduação-em-Intervenção-em-Cuidados-Paliativos

“Os que vão morrer ensinam-nos a viver.”

Marie de Hennezel

A evolução constante da sociedade coloca desafios de vária ordem aos indivíduos. As diversas alterações nas dinâmicas familiares e sociais, a par das inovações e dos constantes avanços tecnológicos na área da saúde, possibilitaram o aumento da esperança média de vida bem como o surgimento de novas perspetivas perante a doença, o envelhecimento, a morte e o ato de morrer. Os doentes e famílias que enfrentam situações complexas de sofrimento e de doença avançada, devem ter acesso a cuidados de saúde com qualidade, prestados por equipas interdisciplinares, que promovam a dignidade da pessoa até à hora da morte e que considerem a família como unidade de cuidados. Os serviços de Cuidados Paliativos traduzem-se numa intervenção humanizada, interdisciplinar e global aos doentes e às suas famílias.

A pós-graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos dota os formandos de um conjunto de conhecimentos e competências científicas, técnicas e humanas que os habilitam a prestar cuidados especializados na área dos Cuidados Paliativos.

DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos destina-se a:

  • Licenciados em diversas áreas da saúde – enfermagem, medicina, psicologia, farmácia, serviço social, gerontologia, etc., que pretendam adquirir/atualizar conhecimentos em intervenção em Cuidados Paliativos.;
  • Profissionais detentores do grau de licenciado ou Bacharel de outras áreas que procurem uma reconversão profissional;

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

Sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Potenciar a eficácia e o retorno.

Potencie a sua carreira ou empregabilidade

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os formandos de competências científicas, técnicas e humanas que os habilitem a prestar cuidados especializados ao doente com doença prolongada, incurável, progressiva e em fim de vida, proporcionando a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e às suas famílias.

  • Conhecer e aplicar os valores e princípios dos Cuidados Paliativos;
  • Entender a evolução dos Cuidados Paliativos no Sistema Nacional de Saúde português;
  • Perceber a importância de estabelecer uma relação terapêutica de confiança e de solidariedade com doentes crónicos e terminais, com os seus cuidadores e familiares;
  • Demonstrar capacidade de reflexão ética e crítica no âmbito de temas complexos inerentes aos Cuidados Paliativos;
  • Perceber os conceitos de dor e de sofrimento;
  • Compreender o papel da Família e dos cuidadores informais em cuidados paliativos;
  • Identificar diferentes problemáticas associadas aos cuidados paliativos em pediatria;
  • Identificar os fatores que intervêm no processo de envelhecimento;
  • Identificar e avaliar as principais demências;
  • Diagnosticar problemáticas e propor planos de tratamento adequados;
  • Conceber um plano de intervenção terapêutica em cuidados paliativos ao doente em fase final de vida;
  • Identificar situações indutoras de stress em ambiente hospitalar;
  • Adquirir competências de gestão das emoções em ambiente hospitalar;
  • Compreender a importância da comunicação entre profissionais e doentes terminais;
  • Reconhecer diferentes cuidados de saúde a prestar ao doente terminal;
  • Adquirir estratégias para lidar com a morte e dar apoio na gestão do luto.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. CUIDADOS PALIATIVOS: PRINCÍPIOS E FILOSOFIA

  1. Cuidados Paliativos: princípios e conceitos;
  2. Destinatários;
  3. Modelos de Organização em Cuidados Paliativos:
    1. Modelo de Obstinação Terapêutica;
    2. Modelo de Abandono;
    3. Modelo Separado;
    4. Modelo Integrado;
    5. Modelo Cooperativo com intervenção nas crises.

2. HISTÓRIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL

  1. Cuidados Paliativos e o Sistema Nacional de Saúde Português: evolução;
  2. Cuidados de Saúde Primários e a sua Reforma;
  3. Políticas de Saúde Comunitária e sua reorganização;
  4. Legislação: Lei n.º 52/2012 de 5 de setembro (Lei de Bases dos Cuidados Paliativos);
  5. Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI): um novo Paradigma;
    1. Tipologias de Cuidados Continuados:
      1. Unidades de internamento:
      2. Unidade de Convalescença;
      3. Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR);
      4. Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM);
      5. Unidade de Cuidados Paliativos.
    2. Unidades de Ambulatório:
      1. Unidade de Dia e de Promoção da Autonomia (UDPA);
      2. Cuidados Continuados Integrados Domiciliários;
      3. Aspetos históricos;
      4. Valores, princípios e pressupostos;
      5. Modelos de organização;
      6. Organização de serviços e equipas de cuidados paliativos domiciliários.

3. O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

  1. Envelhecimento: fatores biológicos, psicológicos e sociais;
  2. Idade biológica, psicológica e social;
  3. Teorias do envelhecimento.

4. PATOLOGIAS NEURODEGENERATIVAS E DESMIELINIZANTES

  1. Patologias mais frequentes na terceira idade:
    1. Doença de Alzheimer;
    2. Demência Frontotemporal;
    3. Doença de Huntington;
    4. Doença de Parkinson;
    5. Demência de Corpos de Lewy;
  2. Doenças Desmielinizantes;
    1. Esclerose Múltipla;
    2. Doenças Desmielinizantes Monofásica;
    3. Adrenoleucodistrofia;
    4. Doença de Charcot-Marie-Tooth;
    5. Mielinose Pontina Central;
    6. Encefalopatia Multifocal Progressiva.
  3. Perturbações mais frequentes em saúde mental:
    1. Doença bipolar;
    2. Anorexia;
    3. Abuso de substâncias;
    4. Depressão;
    5. Ansiedade severa.

5. PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE AO DOENTE EM FIM DE VIDA

  1. A abordagem humanista de Carl Rogers;
  2. Qualidade de vida do doente em contexto de cuidados paliativos:
    1. Fatores promotores de bem-estar: necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais;
    2. Interação positiva;
    3. Resolução de problemas.
  3. Cuidar em final de vida:
    1. Apresentação pessoal;
    2. Alimentação;
    3. Eliminação;
    4. Higiene e hidratação;
    5. Sono e Repouso;
    6. Controlo da dor.

6. COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E RELACIONAIS

  1. Relação interpessoal e terapêutica entre profissionais e doentes em fim de vida;
  2. Comunicação em Cuidados Paliativos:
    1. O sorriso enquanto estratégia de comunicação;
    2. Transmissão de más notícias.
  3. Gestão das emoções;
  4. Gestão do stress profissional: técnicas de autoproteção;
  5. Trabalho em equipa.

7. FAMÍLIA E CUIDADORES INFORMAIS: RE(L)AÇÃO E INTERAÇÃO

  1. A Família em contexto de Cuidados Paliativos:
    1. Confronto com a doença;
    2. Inclusão familiar na prestação de cuidados;
    3. Estratégias de coping.
  2. Necessidades, dificuldades e capacidades da Família:
    1. O papel do Cuidador Informal.
  3. Sexualidade e Intimidade em Cuidados Paliativos.

8. DOR E SOFRIMENTO: REFLEXÕES ÉTICAS

  1. Conceito de sofrimento: perspetivas;
  2. Cuidados Paliativos: Resposta integradora ao Sofrimento da Pessoa;
  3. Fontes de sofrimento;
  4. Modelo triangular: sofrimento do doente, da família e dos profissionais da saúde;
  5. Fisiopatologia da dor:
    1. Princípios da avaliação e controlo da dor.
  6. Religiosidade e medo da morte;
  7. Espiritualidade e esperança.

9. MORRER COM DIGNIDADE

  1. A morte:
    1. Morrer no hospital;
    2. Morrer em casa.
  2. O luto:
    1. Apoio ao luto de familiares e profissionais;
    2. Fases do luto;
    3. Mecanismos adaptativos nos processos de luto;
    4.  Medidas de conforto.

10. PROJETO FINAL

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos encontra-se organizada em 10 Módulos, sendo que se trata de uma formação à distância, estão previstas a realização de 14 sessões síncronas, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os e-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstico ou inicial.
  2. Avaliação Formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Pós-Graduação emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Pós-Graduação emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

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Como se processa?

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Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 5 Prestações de 99€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
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As o valor convertido é estimado. Poderão ser cobradas taxas bancárias internacionais adicionais.