Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo


Ou Entrar para aceder aos cursos em que se encontra inscrito
por Twofold Academia de Formação
Preço: 480,00
150 Horas
7 Módulos

PORQUÊ ESTA ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA?

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A criação do Curso de Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo surge pela necessidade de uma atualização constante por parte dos profissionais que trabalham com a população infanto-juvenil.

De acordo com os dados de 2015, presentes no Relatório Anual da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, dos mais de 73.300 processos de promoção e proteção acompanhados, mais de 28.900 correspondem a novas situações de perigo que determinaram a intervenção das 308 CPCJ distribuídas pelo País.

Das situações de perigo comunicadas às CPCJ podemos destacar as seguintes problemáticas mais incidentes: exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e desenvolvimento da criança; negligência; situações de perigo em que esteja em causa o direito à educação; criança/jovem assume comportamentos que afetam o seu bem-estar e maus-tratos físicos.

Com efeito, torna-se indispensável dotar os profissionais de competências direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida da criança/ jovem em contexto familiar, social e institucional, de acordo com uma intervenção socioeducativa das equipas multidisciplinares, da área social, educação, psicologia e direito.

DESTINATÁRIOS

A Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano de licenciatura e/ou mestrado integrado, em ciências sociais e humanas (psicologia, serviço social, educação, sociologia, criminologia, direito, e outros) e das ciências da saúde (enfermeiros, médicos e outros). Destina-se igualmente aos técnicos que exercem funções nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, nas Instituições de Acolhimento Residencial/ Institucional (CAT’s, e LIJ’s) e outros, com Currículo relevante na área do curso.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

A Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

Sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Intervir com eficácia

Potencie a sua carreira ou empregabilidade

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os formandos de ferramentas, métodos e técnicas, para um aprofundamento conceptual e prático na intervenção com crianças e jovens em risco social.

  1. Aprofundar o conhecimento de legislação em vigor que protege crianças e jovens em risco social;
  2. Identificar e caracterizar situações de risco/ perigo;
  3. Conhecer os fatores de risco e protetores da infância e juventude;
  4. Desenvolver conhecimentos no âmbito das competências de intervenção com crianças e jovens em situação de risco/ perigo;
  5. Desenvolver competências no âmbito da intervenção familiar e parental.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E CORPO DOCENTE

DOUTOR TIAGO BORGES

Doutorando em Psicologia Clínica e Licenciado em Psicologia pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Pós-graduado em Gestão da Qualidade das Respostas Sociais e certificado para realização de Auditorias Internas pela Universidade do Porto & APCER. Possui curso de Mediação de Conflitos Familiares reconhecido pelo Ministério da Justiça e curso de Direito do Trabalho e Práticas Administrativas dos Recursos Humanos.

Exerce funções de Diretor Técnico em resposta social com crianças e jovens em situação de risco. Orientador de estágios académicos (Universidade do Minho e ISMAI) e profissionais de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Orador em congressos e seminários nacionais e internacionais. Tem experiência como Psicólogo em diversos contextos de intervenção. Possui vasta experiência formativa, enquanto Formador e Mediador de Cursos de Educação e Formação de Adultos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Evolução história do conceito de criança

1.1 Noções, significados e tipologias

1.2 Identificar e reconhecer os maus-tratos

1.3 Fatores de Risco e Fatores Protetores

2. Direito de menores e Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco

2.1. Constituição da República

2.2. Proteção na Infância

2.3. Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo

2.4. Organização Tutelar de Menores

2.5. A Génese e Competências das CPCJ

2.6. A Intervenção Judicial

3. Delinquência Juvenil

3.1. Conceitos e significados

3.2. Enquadramento legal

3.3. Tipologias e Perfis

3.4. Fatores de Risco

3.5. Estratégias, Programas e metodologias

3.6. Intervenção com famílias multidesafiadas

3.7. Intervenção em contexto escolar

4. Intervenção psicossocial com Crianças e Jovens e questões ético-deontológicas

4.1. O papel dos profissionais na prevenção e sinalização de situações de risco (da educação, saúde, trabalho social, segurança pública, CPCJ, Tribunais)

4.2. Mediação de Conflitos

4.3. Mediação escolar

4.4. Mediação familiar

4.5. Metodologias e técnicas de atendimento à criança e família

5. Modelos de Intervenção Familiar: competências parentais

5.1. Definição e conceitos

5.2. Programas de educação parental e instrumentos de avaliação de competências

5.3. Intervenção individual e grupal com a criança/jovem e avaliação de competências

5.4. Intervenção sistémica com as famílias

6. Violência na Escola/ Pares e nas Relações de Intimidade

6.1. A problemática da violência em contextos educativos

6.1.1. Tipologias, metodologias e estratégias de intervenção

6.1.2. Fatores de Risco e Fatores Protetores

6.2. A Violência nas relações de Intimidade

6.2.1. Definição e conceitos

6.2.2. Fatores mediadores de agressão e vitimação

6.2.3. Estratégias de prevenção/ intervenção

7. O Acolhimento Residencial/ Institucional

7.1. Definição e especificidade

7.2. Contextualização histórica e tendências evolutivas

7.3. Modelos, formatos e função da institucionalização de menores

7.4. As dimensões críticas do funcionamento das Casas de Acolhimento

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta formação encontra-se organizada em 7 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estando previstas a realização de 12 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum noticias/dúvidas na plataforma e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstico ou inicial.
  2. Avaliação Formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Especialização Avançada emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Especialização Avançada emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Como se processa?

Pedido de Inscrição

Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamento

E-mail de Confirmação

Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

Dados de Acesso

Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso a plataforma de ensino a distância

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Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 5 Prestações de 96€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
A mesma qualidade, a mesma equipa formativa de excelência de quem tanto gosta e o mesmo valor legal…

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, artigo 4., alínea 6, a utilização “…dos termos “pós- graduação” e “formação pós-graduada” (apenas da nomenclatura) ficou exclusivamente reservada às Universidades e Institutos Politécnicos. Neste sentido, regendo-se como sempre o fez, pelos mais altos padrões de rigor e transparência, a TWOFOLD informa que procedeu à alteração da denominação das suas ofertas formativas dirigidas a detentores de graus de Bacharel, Licenciatura e superiores, que mantendo o mesmo valor legal se passaram a denominar de “Curso de Especialização Avançada” e/ou “Cursos de Estudos Avançados. O reconhecimento de ECT´s pela frequência da nossa oferta formativa e dos certificados emitidos mantém-se inalterado nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho que dita que, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou outro), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a oferta formativa numa Universidade ou Politécnico, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Em breve teremos novidades sobre novas ofertas formativas desenhadas especificamente para si.

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Solicite o cronograma da próxima edição deste curso por e-mail (geral@twofold.pt) ou Telefone (253096712 – n.º de atendimento para todo o país).

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