Pós-Graduação em Liderança Escolar


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por Isabel Candeias
Preço: 475,00
130 Horas
4 Módulos

PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

A complexidade da ação docente e do conhecimento que lhe está associado tornaram emergente a necessidade de uma formação contextualizada que congregue várias dimensões do desenvolvimento profissional. Tal necessidade é enfatizada sempre que a ação docente implique o exercício de cargos de direção e de coordenação pedagógica, os quais exigem uma problematização e reflexividade constantes na e sobre a ação, o planeamento e o desenvolvimento dos processos e, depois, sustentem a compreensão do impacto da ação, enquanto contributo para a qualidade do ensino e da aprendizagem.

A Pós-Graduação em Liderança Escolar decorre da necessidade de conferir maior confiança e segurança à ação do líder educativo pelo conhecimento do potencial das pessoas que lidera enquanto elementos essenciais para o desenvolvimento do projeto educativo e para a concretização dos objetivos nele preconizados. Na Pós-Graduação em Liderança Escolar analisa-se a relevância de todas as estruturas de liderança escolar, as de topo e as intermédias, enquanto núcleos coordenadores e promotores do desenvolvimento e da reflexividade sobre as ações de ensinar, a inovação e a valorização dos processos de aprendizagem.

DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Liderança Escolar é especialmente desenhada para profissionais na área da Educação, nomeadamente, professores, diretores, subdiretores, elementos da direção de escolas públicas ou privadas, coordenadores de departamento, coordenadores de outros grupos pedagógicos e outros profissionais que pretendam adquirir competências nesta área.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

A Pós-Graduação em Liderança Escolar é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

7 sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Liderar para o Sucesso

Competências de Futuro

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Construir conhecimento sobre conceções e práticas de liderança numa organização educativa, perspetivada como dimensão essencial no processo de desenvolvimento profissional

  1. Referir teorias sobre a inteligência humana;
  2. Identificar as dimensões da inteligência individual;
  3. Relacionar as dimensões da inteligência humana com o currículo e a aprendizagem;
  4. Relacionar as dimensões da inteligência humana com a realização de tarefas exigidas pela organização escolar.
  5. Identificar as características da escola portuguesa como organização;
  6. Descrever as dimensões da inteligência organizacional escolar;
  7. Relacionar as dimensões da inteligência organizacional com o currículo e a aprendizagem;
  8. Relacionar as dimensões da inteligência organizacional com o projeto educativo da escola.
  9. Debater conceções e práticas de liderança em contextos diversificados;
  10. Identificar as características de um líder;
  11. Descrever o papel do líder na organização escolar;
  12. Identificar as redes de liderança no contexto escolar.
  13. Relacionar a Inteligência Coletiva com a qualidade das equipas de trabalho;
  14. Identificar as potencialidades e os constrangimentos dos processos de liderança numa organização em mudança;
  15. Relacionar as dimensões do projeto educativo com a ação do líder;
  16. Descrever os papéis do líder de topo e dos líderes intermédios no contexto escolar;
  17. Debater o papel da supervisão, da monitorização e da avaliação na qualidade da liderança.

DOCENTES/FORMADORES

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. INTELIGÊNGIA HUMANA

1.1.Teorias da Inteligência Humana;

1.2. Perspetivas integradoras da Inteligência;

1.3. A Inteligência Individual e o desempenho de tarefas profissionais.

2. INTELIGÊNGIA ORGANIZACIONAL ESCOLAR

2.1.Teorias da Inteligência das Organizações;

2.2.Dimensões da Inteligência Organizacional;

2.3. Projetos organizacionais escolares e as dimensões da inteligência;

2.4. Potencialidades de uma prática organizacional sustentada na inteligência organizacional.

3. CONCEÇÕES SOBRE LIDERANÇA ESCOLAR

3.1. Conceções e perfis de liderança;

3.2. Líder e gestor: o que os distingue;

3.3. O papel do líder na organização escolar.

4. PRÁTICAS DE LIDERANÇA EM CONTEXTO ESCOLAR: O LÍDER E A SUA EQUIPA

4.1. Inteligência colectiva e a formação de equipas;

4.2. Projeto Educativo e os processos de liderança;

4.3. Lideranças de topo e lideranças intermédias;

4.4. Supervisão, monitorização e avaliação nos processos de liderança.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta pós-graduação encontra-se organizada em 4 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 10 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com os formadores e restantes formandos. Durante este percurso, os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

1. Avaliação diagnóstica ou inicial.

2. Avaliação Formativa ou contínua:

Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos 4 módulos (disponíveis na plataforma): 65%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50 %;

Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);

Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);

3. Avaliação Sumativa ou final:

Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação em um ou mais módulos, dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade do módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Pós-Graduação emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Pós-Graduação emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Formação passível de Acreditação junto de qualquer Centro de Formação Contínua de Professores ao abrigo do despacho N.º 5741/2015 de 29 de maio de 2015 do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Como se processa?

Pedido de Inscrição

Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamento

E-mail de Confirmação

Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

Dados de Acesso

Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso à plataforma de ensino a distância

Aceda à Plataforma

Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

Opção de pagamento faseado

5 Prestações de 95€ + 15€ de taxa de inscrição.

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Descarregue a Ficha do Curso.

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 5 Prestações de 95€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
A mesma qualidade, a mesma equipa formativa de excelência de quem tanto gosta e o mesmo valor legal…

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, artigo 4., alínea 6, a utilização “…dos termos “pós- graduação” e “formação pós-graduada” (apenas da nomenclatura) ficou exclusivamente reservada às Universidades e Institutos Politécnicos. Neste sentido, regendo-se como sempre o fez, pelos mais altos padrões de rigor e transparência, a TWOFOLD informa que procedeu à alteração da denominação das suas ofertas formativas dirigidas a detentores de graus de Bacharel, Licenciatura e superiores, que mantendo o mesmo valor legal se passaram a denominar de “Curso de Especialização Avançada” e/ou “Cursos de Estudos Avançados. O reconhecimento de ECT´s pela frequência da nossa oferta formativa e dos certificados emitidos mantém-se inalterado nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho que dita que, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou outro), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a oferta formativa numa Universidade ou Politécnico, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Em breve teremos novidades sobre novas ofertas formativas desenhadas especificamente para si.

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Solicite o cronograma da próxima edição deste curso por e-mail (geral@twofold.pt) ou Telefone (253096712 – n.º de atendimento para todo o país).

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