PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

O conflito faz parte integrante da vida das pessoas e das organizações escolares, sendo por isso inevitável e natural e, por conseguinte, necessário às relações entre pessoas, grupos e organizações. O aumento de episódios de conflito nas escolas é uma realidade e não deixa dúvidas quanto à necessidade de uma intervenção educacional contundente. A mediação de conflitos em contexto escolar, enquanto técnica específica de resolução de problemas, afigura-se uma estratégia de redução de conflitos bastante promissora dadas as suas inúmeras vantagens para os alunos, professores, pais e órgãos diretivos. A mediação de conflitos em contexto escolar proporciona uma intervenção mais coparticipativa e facilitadora de diálogo, permitindo igualmente a regulação das situações de conflito, a manutenção ou reconstrução da qualidade relacional e o crescimento e desenvolvimento pessoal. O processo bem-sucedido da mediação de conflitos escolares implica a adoção de uma verdadeira “cultura de mediação de conflitos”, refletida ao nível da reflexão e intervenção no plano curricular, nas práticas dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino e nas atitudes pedagógicas dos docentes.
DESTINATÁRIOS
A Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares é especialmente desenhada para Profissionais da área da Psicologia e das Ciências da Educação, Assistentes Sociais, Psicopedagogos, Educadores Socais e outros profissionais que pretendam adquirir competências nesta área.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
A Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY
PRINCIPAIS VANTAGENS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Desenvolver competências que habilitem os formandos a resolver conflitos escolares através da técnica de medição.
- Identificar as diferentes tipologias e o processo de desenvolvimento de conflitos escolares;
- Usar metodologicamente a técnica da mediação de conflitos escolares;
- Utilizar de forma eficaz as estratégias de negociação de conflitos escolares;
- Evidenciar e mobilizar conhecimentos na área da Psicologia do Desenvolvimento Moral para compreender as manifestações do conflito e ajustar as estratégias de resolução às especificidades das situações conflituantes;
- Conceber, implementar e avaliar projetos e programas de mediação de conflitos escolares.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. A PSICOLOGIA DO CONFLITO
1.1. O modelo e roteiro de resolução de conflito: um modelo processual.
1.1.1. Definição do conflito (perspetiva positiva e negativa do conflito);
1.1.2. Origem do conflito;
1.1.3. Os tipos de conflito (Tipologias e classificações de conflito);
1.1.4. As crenças sobre o conflito escolar;
1.1.5. As respostas/posturas face ao conflito.
2. ABORDAGEM DOS PROBLEMAS/CONFLITO NA PERSPETIVA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL
2.1. A moral constituída evolutivamente: contribuições da abordagem construtivista;
2.2. O papel da escola no desenvolvimento moral;
2.3. Os conflitos escolares e o desenvolvimento moral como elemento fundamental na seleção das estratégias de resolução de conflitos.
3. A NEGOCIAÇÃO COOPERATIVA E RESOLUÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR
3.1. Noção de negociação;
3.2. Estilos de negociação dos conflitos escolares;
3.3. A negociação dos conflitos escolares enquanto processo.
4. A MEDIAÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR
4.1. O conceito, funções e características de mediação de conflito;
4.2. Os modelos de mediação de conflitos;
4.3. As fases do processo de mediação;
4.4. As técnicas utilizadas na mediação de conflitos;
4.5. O mediador: as funções e o papel.
4.6. Programas, experiências e práticas nacionais e internacionais neste domínio:
4.6.1. A metodologia /fases de programas de mediação escolar;
4.6.2. As diferentes tipologias de mediação escolar;
4.6.3. Os programas de mediação de conflitos.
5. Projeto Final
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Esta Especialização Avançada encontra-se organizada em 5 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 7 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com os formadores e restantes formandos. Durante este percurso, os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:
- Avaliação diagnóstico ou inicial.
- Avaliação Formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:
No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:
Suficiente
Bom
Muito Bom
Excelente
CERTIFICAÇÃO
Certificado de Especialização Avançada emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Especialização Avançada emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
Formação passível de Acreditação junto de qualquer Centro de Formação Contínua de Professores ao abrigo do despacho N.º 5741/2015 de 29 de maio de 2015 do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.