Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares


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por Twofold Academia de Formação
Preço: 475,00
130 Horas
5 Módulos

PORQUÊ ESTA PÓS-GRADUAÇÃO?

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O conflito faz parte integrante da vida das pessoas e das organizações escolares, sendo por isso inevitável e natural e, por conseguinte, necessário às relações entre pessoas, grupos e organizações. O aumento de episódios de conflito nas escolas é uma realidade e não deixa dúvidas quanto à necessidade de uma intervenção educacional contundente. A mediação de conflitos em contexto escolar, enquanto técnica específica de resolução de problemas, afigura-se uma estratégia de redução de conflitos bastante promissora dadas as suas inúmeras vantagens para os alunos, professores, pais e órgãos diretivos. A mediação de conflitos em contexto escolar proporciona uma intervenção mais coparticipativa e facilitadora de diálogo, permitindo igualmente a regulação das situações de conflito, a manutenção ou reconstrução da qualidade relacional e o crescimento e desenvolvimento pessoal. O processo bem-sucedido da mediação de conflitos escolares implica a adoção de uma verdadeira “cultura de mediação de conflitos”, refletida ao nível da reflexão e intervenção no plano curricular, nas práticas dos órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino e nas atitudes pedagógicas dos docentes.

DESTINATÁRIOS

A Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares é especialmente desenhada para Profissionais da área da Psicologia e das Ciências da Educação, Assistentes Sociais, Psicopedagogos, Educadores Socais e outros profissionais que pretendam adquirir competências nesta área.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

A Especialização Avançada em Mediação de Conflitos Escolares é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

7 sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

Privilegiamos a prática

Construção do conhecimento assente em casos práticos

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

A Mediação enquanto ferramenta para o sucesso

Potencie a sua carreira ou empregabilidade

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Desenvolver competências que habilitem os formandos a resolver conflitos escolares através da técnica de medição.

  1. Identificar as diferentes tipologias e o processo de desenvolvimento de conflitos escolares;
  2. Usar metodologicamente a técnica da mediação de conflitos escolares;
  3. Utilizar de forma eficaz as estratégias de negociação de conflitos escolares;
  4. Evidenciar e mobilizar conhecimentos na área da Psicologia do Desenvolvimento Moral para compreender as manifestações do conflito e ajustar as estratégias de resolução às especificidades das situações conflituantes;
  5. Conceber, implementar e avaliar projetos e programas de mediação de conflitos escolares.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. A PSICOLOGIA DO CONFLITO

1.1. O modelo e roteiro de resolução de conflito: um modelo processual.

1.1.1. Definição do conflito (perspetiva positiva e negativa do conflito);

1.1.2. Origem do conflito;

1.1.3. Os tipos de conflito (Tipologias e classificações de conflito);

1.1.4. As crenças sobre o conflito escolar;

1.1.5. As respostas/posturas face ao conflito.

2. ABORDAGEM DOS PROBLEMAS/CONFLITO NA PERSPETIVA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL

2.1. A moral constituída evolutivamente: contribuições da abordagem construtivista;

2.2. O papel da escola no desenvolvimento moral;

2.3. Os conflitos escolares e o desenvolvimento moral como elemento fundamental na seleção das estratégias de resolução de conflitos.

3. A NEGOCIAÇÃO COOPERATIVA E RESOLUÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR

3.1. Noção de negociação;

3.2. Estilos de negociação dos conflitos escolares;

3.3. A negociação dos conflitos escolares enquanto processo.

4. A MEDIAÇÃO DO CONFLITO ESCOLAR

4.1. O conceito, funções e características de mediação de conflito;

4.2. Os modelos de mediação de conflitos;

4.3. As fases do processo de mediação;

4.4. As técnicas utilizadas na mediação de conflitos;

4.5. O mediador: as funções e o papel.

4.6. Programas, experiências e práticas nacionais e internacionais neste domínio:

4.6.1. A metodologia /fases de programas de mediação escolar;

4.6.2. As diferentes tipologias de mediação escolar;

4.6.3. Os programas de mediação de conflitos.

5. Projeto Final

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta Especialização Avançada encontra-se organizada em 5 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 7 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com os formadores e restantes formandos. Durante este percurso, os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstico ou inicial.
  2. Avaliação Formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado de Especialização Avançada emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Especialização Avançada emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Formação passível de Acreditação junto de qualquer Centro de Formação Contínua de Professores ao abrigo do despacho N.º 5741/2015 de 29 de maio de 2015 do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

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Como se processa?

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Pagamento em 5 Prestações de 95€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
A mesma qualidade, a mesma equipa formativa de excelência de quem tanto gosta e o mesmo valor legal…

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, artigo 4., alínea 6, a utilização “…dos termos “pós- graduação” e “formação pós-graduada” (apenas da nomenclatura) ficou exclusivamente reservada às Universidades e Institutos Politécnicos. Neste sentido, regendo-se como sempre o fez, pelos mais altos padrões de rigor e transparência, a TWOFOLD informa que procedeu à alteração da denominação das suas ofertas formativas dirigidas a detentores de graus de Bacharel, Licenciatura e superiores, que mantendo o mesmo valor legal se passaram a denominar de “Curso de Especialização Avançada” e/ou “Cursos de Estudos Avançados. O reconhecimento de ECT´s pela frequência da nossa oferta formativa e dos certificados emitidos mantém-se inalterado nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho que dita que, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou outro), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a oferta formativa numa Universidade ou Politécnico, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Em breve teremos novidades sobre novas ofertas formativas desenhadas especificamente para si.

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Solicite o cronograma da próxima edição deste curso por e-mail (geral@twofold.pt) ou Telefone (253096712 – n.º de atendimento para todo o país).

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