Pós-Graduação Avançada em Organização e Gestão da Formação


Ou Entrar para aceder aos cursos em que se encontra inscrito
por Twofold Academia de Formação
Preço: 350,00 310,00
250 Horas
10 Módulos

Porquê esta Pós-Graduação?

O atual regime de certificação de entidades formadoras tem por base os princípios estabelecidos no acordo de concertação social sobre a reforma da formação profissional, orientados para a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. Estes aspetos vieram determinar as alterações introduzidas pela Portaria nº 208/2013 de 26 de junho (Republicação da Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro), ao sistema de certificação de entidades formadoras junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), impondo a função de gestor da Formação a todas as entidades formadoras certificadas.

Usufrua da partilha de conhecimento de uma equipa de formadores detentora de uma taxa de 100% de sucesso em processos de certificação de entidades formadoras à DGERT.

O exercício desta função implica que o seu titular detenha 3 anos de funções técnicas em Gestão e Organização da Formação ou formação mínima de 150 horas em Organização e Gestão da Formação. A Pós-Graduação em Organização e Gestão da Formação ministrado pela Twofold, foi desenhada especificamente para o cumprimento deste requisito, procurando dotar os formandos de competências a este nível.

Destinatários

  • Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos;
  • Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da Gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
  • Outros profissionais que pretendam potenciar as suas carreiras ou empregabilidade;

Forma de Organização

O Curso de Pós-Graduação Avançada em Organização e Gestão da Formação é ministrado 100% em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Principais Vantagens

  • Sem necessidade de deslocação/comodamente acessível  a partir de qualquer lugar com acesso à Internet;
  • Alto grau de autonomia para organizar o seu tempo de auto-estudo em perfeita harmonia com o seu tempo de trabalho, familiar ou social.

Equipa Docente/Formativa

null

Joana Costa

Docente/Formadora
null

Mariana Barros

Docente/Formador

Vantagens Adicionais

  • Sessões em Tempo Real

    Sessões em sala de aula virtual em tempo real, com recurso a vídeo, áudio e apresentações multimédia (Sessões síncronas de 1 horas).

  • Prático e Funcional

    Construção do conhecimento assente no estudo de casos práticos.

  • Consigo quando mais precisa

    Tutoria via telefone, e-mail ou múltiplas ferramentas de contato via plataforma de ensino a distância.

  • Certificado Reconhecido Oficialmente

    Certificado SIGO do Ministério da Educação. Válido para equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Universidade.

  • Dedutível no seu IRS

    Valor da propina automaticamente validado no portal E-Fatura e contabilizado como despesa de Educação e Formação, com potencial reembolso.

  • Isento de IVA e de custos adicionais

    Preço final apresentado, sem custos adicionais.

  • Acesso ao Restrito ``Alumni Premium``

    Acesso preferencial e a preços reduzidos aos parceiros Twofold e aos nossos serviços de design, consultoria e de formação.

  • Um processo formativo ao seu ritmo

    Apenas Sessões de uma hora, podendo gerir de forma autónoma e eficaz o seu tempo de estudo, permitindo conciliar a sua vida profissional e familiar.

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Planear, desenvolver, executar e avaliar projetos de educação e formação com base num processo de levantamento e de diagnóstico de necessidades de formação.

Objetivos Específicos

  • Conhecer e compreender as especificidades da formação profissional no contexto português;
  • Conhecer e distinguir os vários conceitos ligados à formação profissional;
  • Identificar e caracterizar os diferentes intervenientes no Ciclo Formativo;
  • Identificar, compreender e implementar as diferentes fases do Ciclo Formativo;
  • Operacionalizar todas as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes à organização e gestão da formação;
  • Reconhecer os princípios do sistema de certificação de entidades à DGERT;
  • Compreender os procedimentos e exigências associadas ao sistema de certificação;
  • Conhecer os objetivos e programa operacionais, de carácter formativo, à luz do atual quadro comunitário: Portugal2020;
  • Conhecer a evolução da formação à distância;
  • Conhecer as especificidades inerentes à formação à distância;
  • Adquirir capacidades, conhecimentos e atitudes como e-formador;
  • Perceber as potencialidades das plataformas colaborativas de aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1
  • O Sistema de Formação Profissional português: características;
  • Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
  • Análise e distinção dos sistemas de educação;
  • Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
  • Entidades Formadoras certificadas:
    • Enquadramento legal;
    • Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
  • Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.
Módulo 3
  • Requisitos legais para o exercício das funções;
  • Perfil académico e profissional;
  • Principais competências e tarefas;
  • Acumulação de funções:quem e como?
Módulo 5
  • Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
  • Vantagens e beneficiários da certificação;
  • O processo de certificação inicial;
  • Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
  • Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
  • Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
  • Taxas associadas à certificação;
  • Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
  • Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
  • Processo de passagem da certificação a outras entidades;
  • A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.
Módulo 7
  • Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
  • Evolução do Ensino à distância;
  • Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
  • O E-formador: Perfil e Competências;
  • Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
  • Plataformas colaborativas de aprendizagem;
  • Desenho de cursos em regime e-learning;
  • Materiais e recursos para o e-learning;
  • Organização de um curso em e-learning.
Módulo 2

2.1. Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional

  • Cursos Profissionais;
  • Cursos de Aprendizagem;
  • Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos);
  • Cursos de Especialização Tecnológica (CET);
  • Formação Modular Certificada;
  • Curso Técnico Superior Profissional (TESP)

2.2. Formas de Organização da Formação

  • Formação presencial;
  • Formação à distância (e-learning);
  • Modelo misto (b-learning).

2.3. Tipologias de Formação

  • Formação inicial;
  •  Formação contínua (Lifelong learning).

2.4. Metodologias de Formação

  • Formação teórica (em sala);
  • Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
  • Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).

2.5. Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.

  • Formações Certificadas pelo IEFP;
  • Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc,;
  • Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.
Módulo 4

4.1. O PLANEAMENTO – DO DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO AO PLANO DE FORMAÇÃO

4.1.1. O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:

  • O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
  • Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
  • O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
  • As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
  • Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
  • Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
  • Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
  • O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.

4.1.2. Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:

  • O plano de formação
  • Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
  • Definição da cronologia global do plano de formação;
  • Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…

4.2.  O DESENVOLVIMENTO – DA CONCEÇÃO À EXECUÇÃO DA FORMAÇÃO

  • Elaboração de Programas de formação;
  • Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
    • Práticas tradicionais;
    • Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
  • Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
  • Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
  • Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
  • Metodologias de apoio à formação: dos métodos aos instrumentos;
  • Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
  • Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;

4.3.  AVALIAÇÃO:  ANÁLISE E MONITORIZAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

  • O Conceito de avaliação;
  • Objetivos da avaliação;
  • A Avaliação da Formação:
  • Avaliação das Aprendizagens;
  • A Avaliação da Reação à Formação (modelos estáticos e dinâmicos);
  • A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
  • A Avaliação Pós-formação;
  • Return On Investment (ROI);
  • Relatório final de avaliação da ação;
  • PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.
Módulo 6
  • Apresentação do Portugal 2020 – o que é o Portugal 2020?
  • Programas Operacionais: forma de organização;
  • Programas Operacionais de Apoio a Projetos de Educação e Formação: POCH, POISE e POCI:
  • Legislação de suporte ao Portugal2020;
  • Regulamentos específicos;
  • Balcão 2020.
Módulo 8

Metodologias de Formação

Esta formação encontra-se organizada em 8 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 15 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias na plataforma e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstico ou inicial.
  2. Avaliação Formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

Certificação

Certificado de Pós-Graduação emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Pós-Graduação emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Pré-Requisitos

Formação Superior

Ser detentor do grau de Bacharelato ou Licenciatura

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

Pedidos de Inscrição

Pedido de Inscrição

Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamento

E-mail de Confirmação

Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

Dados de Acesso

Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso a plataforma de ensino a distância

Aceda à Plataforma

Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

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4 prestações de 90€ + 15€ de taxa de inscrição

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Estamos ao seu dispor.

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Vantagens Adicionais

  • E-Learning
  • Desenhado para cumprir as exigências DGERT
  • Pagamento em 4 Prestações de 90€ + taxa de inscrição de 15€
  • Equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Univerisidade
Conversor de Preço Internacional

As o valor convertido é estimado. Poderão ser cobradas taxas bancárias internacionais adicionais.