
Porquê esta Especialização Avançada?
O atual regime de certificação de entidades formadoras tem por base os princípios estabelecidos no acordo de concertação social sobre a reforma da formação profissional, orientados para a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. Estes aspetos vieram determinar as alterações introduzidas pela Portaria nº 208/2013 de 26 de junho (Republicação da Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro), ao sistema de certificação de entidades formadoras junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), impondo a função de gestor da Formação a todas as entidades formadoras certificadas.
Usufrua da partilha de conhecimento de uma equipa de formadores detentora de uma taxa de 100% de sucesso em processos de certificação de entidades formadoras à DGERT.
O exercício desta função implica que o seu titular detenha 3 anos de funções técnicas em Gestão e Organização da Formação ou formação mínima de 150 horas em Organização e Gestão da Formação. A Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação ministrado pela Twofold, foi desenhada especificamente para o cumprimento deste requisito, procurando dotar os formandos de competências a este nível.
Destinatários
- Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos;
- Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da Gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
- Outros profissionais que pretendam potenciar as suas carreiras ou empregabilidade;
Forma de Organização
O Curso de Especialização Avançada Avançada em Organização e Gestão da Formação é ministrado 100% em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.
Principais Vantagens
- Sem necessidade de deslocação/comodamente acessível a partir de qualquer lugar com acesso à Internet;
- Alto grau de autonomia para organizar o seu tempo de auto-estudo em perfeita harmonia com o seu tempo de trabalho, familiar ou social.
Equipa Docente/Formativa
Vantagens Adicionais
Sessões em Tempo Real
Sessões em sala de aula virtual em tempo real, com recurso a vídeo, áudio e apresentações multimédia (Sessões síncronas de 1 horas).
Prático e Funcional
Construção do conhecimento assente no estudo de casos práticos.
Consigo quando mais precisa
Tutoria via telefone, e-mail ou múltiplas ferramentas de contato via plataforma de ensino a distância.
Certificado Reconhecido Oficialmente
Certificado SIGO do Ministério da Educação. Válido para equivalência a ECT´s em Mestrados ou outras formações superiores em qualquer Universidade.
Dedutível no seu IRS
Valor da propina automaticamente validado no portal E-Fatura e contabilizado como despesa de Educação e Formação, com potencial reembolso.
Isento de IVA e de custos adicionais
Preço final apresentado, sem custos adicionais.
Acesso ao Restrito ``Alumni Premium``
Acesso preferencial e a preços reduzidos aos parceiros Twofold e aos nossos serviços de design, consultoria e de formação.
Um processo formativo ao seu ritmo
Apenas Sessões de uma hora, podendo gerir de forma autónoma e eficaz o seu tempo de estudo, permitindo conciliar a sua vida profissional e familiar.
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo Geral
- Planear, desenvolver, executar e avaliar projetos de educação e formação com base num processo de levantamento e de diagnóstico de necessidades de formação.
Objetivos Específicos
- Conhecer e compreender as especificidades da formação profissional no contexto português;
- Conhecer e distinguir os vários conceitos ligados à formação profissional;
- Identificar e caracterizar os diferentes intervenientes no Ciclo Formativo;
- Identificar, compreender e implementar as diferentes fases do Ciclo Formativo;
- Operacionalizar todas as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes à organização e gestão da formação;
- Reconhecer os princípios do sistema de certificação de entidades à DGERT;
- Compreender os procedimentos e exigências associadas ao sistema de certificação;
- Conhecer os objetivos e programa operacionais, de carácter formativo, à luz do atual quadro comunitário: Portugal2020;
- Conhecer a evolução da formação à distância;
- Conhecer as especificidades inerentes à formação à distância;
- Adquirir capacidades, conhecimentos e atitudes como e-formador;
- Perceber as potencialidades das plataformas colaborativas de aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
- O Sistema de Formação Profissional português: características;
- Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
- Análise e distinção dos sistemas de educação;
- Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
- Entidades Formadoras certificadas:
- Enquadramento legal;
- Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
- Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.
- Requisitos legais para o exercício das funções;
- Perfil académico e profissional;
- Principais competências e tarefas;
- Acumulação de funções:quem e como?
- Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
- Vantagens e beneficiários da certificação;
- O processo de certificação inicial;
- Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
- Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
- Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
- Taxas associadas à certificação;
- Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
- Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
- Processo de passagem da certificação a outras entidades;
- A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.
- Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
- Evolução do Ensino à distância;
- Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
- O E-formador: Perfil e Competências;
- Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
- Plataformas colaborativas de aprendizagem;
- Desenho de cursos em regime e-learning;
- Materiais e recursos para o e-learning;
- Organização de um curso em e-learning.
2.1. Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional
- Cursos Profissionais;
- Cursos de Aprendizagem;
- Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos);
- Cursos de Especialização Tecnológica (CET);
- Formação Modular Certificada;
- Curso Técnico Superior Profissional (TESP)
2.2. Formas de Organização da Formação
- Formação presencial;
- Formação à distância (e-learning);
- Modelo misto (b-learning).
2.3. Tipologias de Formação
- Formação inicial;
- Formação contínua (Lifelong learning).
2.4. Metodologias de Formação
- Formação teórica (em sala);
- Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
- Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).
2.5. Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.
- Formações Certificadas pelo IEFP;
- Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc,;
- Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.
4.1. O PLANEAMENTO – DO DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO AO PLANO DE FORMAÇÃO
4.1.1. O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:
- O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
- Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
- O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
- As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
- Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
- Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
- Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
- O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.
4.1.2. Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
- O plano de formação
- Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
- Definição da cronologia global do plano de formação;
- Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…
4.2. O DESENVOLVIMENTO – DA CONCEÇÃO À EXECUÇÃO DA FORMAÇÃO
- Elaboração de Programas de formação;
- Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
- Práticas tradicionais;
- Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
- Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
- Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
- Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
- Metodologias de apoio à formação: dos métodos aos instrumentos;
- Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
- Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;
4.3. AVALIAÇÃO: ANÁLISE E MONITORIZAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO
- O Conceito de avaliação;
- Objetivos da avaliação;
- A Avaliação da Formação:
- Avaliação das Aprendizagens;
- A Avaliação da Reação à Formação (modelos estáticos e dinâmicos);
- A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
- A Avaliação Pós-formação;
- Return On Investment (ROI);
- Relatório final de avaliação da ação;
- PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.
- Apresentação do Portugal 2020 – o que é o Portugal 2020?
- Programas Operacionais: forma de organização;
- Programas Operacionais de Apoio a Projetos de Educação e Formação: POCH, POISE e POCI:
- Legislação de suporte ao Portugal2020;
- Regulamentos específicos;
- Balcão 2020.
Metodologias de Formação
Esta formação encontra-se organizada em 8 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estão previstas a realização de 15 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum notícias na plataforma e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.
Avaliação das Aprendizagens
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:
- Avaliação diagnóstico ou inicial.
- Avaliação Formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final, a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala de avaliação:
Suficiente
Bom
Muito Bom
Excelente
Certificação
Certificado de Especialização Avançada emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado de Especialização Avançada emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
Pré-Requisitos
Formação Superior
Ser detentor do grau de Bacharelato ou LicenciaturaComputador
Computador funcionalAcesso à Internet
De banda largaNavegador Atualizado
Com Adobe Flash atualizadoPedidos de Inscrição
Pedido de Inscrição
Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamentoE-mail de Confirmação
Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitadaDados de Acesso
Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso a plataforma de ensino a distânciaAceda à Plataforma
Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!Todos os Direitos Reservados e Protegidos | Twofold 2018 |