Setúbal – Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores


Ou Entrar para aceder aos cursos em que se encontra inscrito
por Twofold Academia de Formação
Preço: 135,00
90 horas
0 Módulos

PORQUÊ ESTE CURSO?

setubal-twofold

O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores vem dar resposta ao definido na Portaria nº 214/2011, de 30 de maio que estabelece o regime da formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores que desenvolvem a sua atividade no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. Desta forma, para o exercício da função de formador é exigida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional a frequência de um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

DESTINATÁRIOS

O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores é especialmente desenhado para quem pretenda adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Preferencialmente, devem aceder à formação pedagógica inicial de formadores os candidatos com qualificação de nível superior. Não obstante, a habilitação mínima de acesso corresponde ao 9º ano de escolaridade.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores é ministrado em B-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY e nas instalações do nosso parceiro Premium em Setúbal – Sapienta – Formação e Design, Lda.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Sessões em sala de aula virtual em tempo real

8 sessões síncronas (de 1 hora)

Acompanhamento Permanente

Por telefone, e-mail ou fórum dúvidas

Faça a Gestão do seu Tempo

1 sessão/semana em horário laboral ou pós-laboral

4 Sessões Presenciais

apenas 2 sextas e dois sábados, das 19h às 22h e das 10h às 17h

Certificado Final (Portaria n.º 474/2010, ? 8 de julho)

Curso autorizado pelo IEFP; Plataforma SIGO, do Ministério da Educação

Torne-se um formador profissional

Potencie a sua empregabilidade

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  2. Na gestão e coordenação de formação;
  3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;

– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

3. Refletir sobre os sistemas de formação:

– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL

SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL

COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO

RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA

PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS

SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL

Módulo 1- Fundamentos do e-learning

1.1. Noção de e-learning e de Ensino a Distancia;

1.2. Breve perspetiva histórica do Ensino a Distancia;

1.2. Modelo conceptual e dimensões de um ambiente e-learning;

Módulo 2 – Características do e-Learning

2.1. Principais vantagens e desvantagens do e-learning.

2.2. Papéis dos atores intervenientes no processo de formação.

2.2.1. Perfil e competências do e-formador;

2.3. Plataformas de EaD

2.4. Conceção de conteúdos e-learning;

2.5. Net-etiqueta: princípios e recomendações para comunicar através da internet.

Confere Certificado Adicional emitido pela plataforma SIGO do Ministério da Educação

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta formação encontra-se organizada em 9 Módulos, os quais vão decorrer em regime b-learning. Os módulos 2 e 9 decorrerão em regime presencial e os módulos 1,3,4,5,6,7 e 8 decorrerão em regime a distância. As sessões presencias terão lugar nas instalações da Twofold e as sessões a distância terão lugar na Plataforma da Twofold: E. Academy.twofold.pt. Em relação a estas últimas, estão previstas a realização de 8 sessões síncronas, com a duração de 1 hora, das quais a primeira sessão decorrerá antes do início da formação e, em regime e-learning, tendo como objetivo apresentar o curso e a plataforma de aprendizagem colaborativa. As restantes 7 sessões decorrerão ao longo dos módulos 1,3,4,5,6,7 e 8 e em regime e-learning. Estas sessões terão como suporte a plataforma de formação a distância da Twofold, onde os formandos estarão em contacto em tempo real com o formador e os restantes formandos do grupo de formação. Durante este percurso os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum noticias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os mesmos possam esclarecer dúvidas ao longo do percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A avaliação dos formandos assentará nos seguintes tipos de avaliação, os quais se desdobram em parâmetros específicos:

1. Avaliação Diagnóstica (AD):

– Simulação Pedagógica Inicial – 10%

2. Avaliação Sumativa (AS):

– Objetivos Pedagógicos (OP) – 30%

– Competências Pedagógicas (CP) – 30%

– Projeto de Intervenção (PI) – 30%

AVALIAÇÃO FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

Suficiente

Bom

Muito Bom

Excelente

CERTIFICAÇÃO

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).  Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo IEFP (processo independente e automaticamente desencadeado no fim do curso).

PRÉ-REQUISITOS

O que precisa?

Computador

Computador funcional

Acesso à Internet

De banda larga

Navegador Atualizado

Com Adobe Flash atualizado

E-mail

Para receber as suas credenciais de acesso

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Como se processa?

Pedido de Inscrição

Faça o pedido de inscrição, escolhendo uma modalidade de pagamento

E-mail de Confirmação

Após a receção da confirmação do pedido, deverá enviar a documentação solicitada

Dados de Acesso

Antes do início do seu curso receberá os dados de acesso à plataforma de ensino a distância

Aceda à Plataforma

Por fim, poderá aceder à plataforma de ensino a distância Twofold E-Academy e iniciar o seu curso!

Opção de pagamento faseado

2 Prestações de 75€ + 10€ de taxa de inscrição

Opção pagamento a pronto

Oferta da taxa de inscrição.

Alguma dúvida?

Estamos ao seu dispor.

Ou Entrar para aceder aos cursos em que se encontra inscrito
Vantagens Adicionais

  • Pagamento em 2 Prestações de 75€ + taxa de inscrição de 10€
  • Inscrições abertas
  • Sessões presenciais em Setúbal
  • B-Learning
  • Obtenha o seu CCP
  • Em regime laboral ou pós-laboral
Conversor de Preço Internacional

As o valor convertido é estimado. Poderão ser cobradas taxas bancárias internacionais adicionais.

O que dizem os nossos formandos

Ana Camões

"Foi uma experiência fantástica! Desde do inicio senti-me acompanhada! Recomendo esta formação! Penso que estão no caminho certo! Parabéns!" Ana...

CESPU, Gaia

5.0
2015-11-13T10:36:56+00:00

CESPU, Gaia

"Foi uma experiência fantástica! Desde do inicio senti-me acompanhada! Recomendo esta formação! Penso que estão no caminho certo! Parabéns!" Ana Camões

Ricardo Gomes

"Foi uma formação eficaz, num curto período de tempo mas com flexibilidade suficiente para se ajustar." Ricardo Gomes

Região Autónoma da Madeira

5.0
2015-07-03T11:44:53+00:00

Região Autónoma da Madeira

"Foi uma formação eficaz, num curto período de tempo mas com flexibilidade suficiente para se ajustar." Ricardo Gomes

Adriana Monteiro

“Quando nos são colocados desafios na vida profissional tentamos arranjar ferramentas pessoais e externas para que os resultados sejam um...

Gestora de Formação na empresa Centro de Formação - C.P.Quiaios e Consultora de Sistemas de Gestão

Figueira da Foz

5.0
2015-01-24T08:57:12+00:00

Gestora de Formação na empresa Centro de Formação - C.P.Quiaios e Consultora de Sistemas de Gestão

Figueira da Foz

“Quando nos são colocados desafios na vida profissional tentamos arranjar ferramentas pessoais e externas para que os resultados sejam um sucesso. Fui formanda do curso de Gestão e Organização da Formação promovida pela Twofold. Pessoalmente sempre senti alguma resistência à formação em regime de e-learning pelo que a minha inscrição foi motivada pela urgência e disponibilidade de tempo que tinha para frequentar em regime presencial. Logo na primeira sessão percebi que estava errada. O curso está excelentemente estruturado, o apoio da formadora (obrigada Dr.ª Joana Costa) é total, mesmo fora das sessões síncronas, os materiais pedagógicos muito explícitos, simplesmente perfeito. Agradeço à Twofold pela brilhante formação que me proporcionou e por hoje poder dizer que sou e pratico Gestão e Coordenação da Formação, incluindo ter ficado dotada de capacidade para ter organizado um processo de certificação de uma entidade formadora. Uma vez mais OBRIGADA!” Adriana Monteiro

Ana Ribeiro

"Adorei fazer o V. curso, a plataforma é super fácil de utilizar e os conteúdos disponibilizados são uma ótima ferramenta para...

Técnica Superior de Segurança no Trabalho/Engenheira Civil

Covilhã

5.0
2016-05-20T15:51:36+00:00

Técnica Superior de Segurança no Trabalho/Engenheira Civil

Covilhã

"Adorei fazer o V. curso, a plataforma é super fácil de utilizar e os conteúdos disponibilizados são uma ótima ferramenta para relembrar e reaprender assuntos abordados no dia a dia e aprender/atualizar novos conceitos por exemplo “riscos emergentes”. No que respeita aos conteúdos programáticos disponibilizados os mesmos são sucintos e bastante acessíveis e fácil leitura e compreensão. Por ultimo, as atividades de avaliação estão bem elaboradas e de fácil realização. Em suma, e repetindo ADOREI O CURSO e vai melhorar/otimizar o meu desempenho profissional." Ana Ribeiro

Ana Lopes

"Sou licenciada em Educação Social Gerontológica. Este curso assenta essencialmente em dinamizar um conjunto de práticas, programas e soluções definindo...

Barcelos

5.0
2016-05-20T15:53:16+00:00

Barcelos

"Sou licenciada em Educação Social Gerontológica. Este curso assenta essencialmente em dinamizar um conjunto de práticas, programas e soluções definindo estratégias para um envelhecimento com mais apoio, maior bem-estar e qualidade de vida. Esta ainda é uma área desconhecida por muitos mas, que terá daqui a uns anos, uma importância fundamental na sociedade sendo necessário formar técnicos capazes de dar resposta às necessidades e problemas dos idosos. Eu tendo um gosto especial em trabalhar com esta faixa etária, deparei-me com a dificuldade de encontrar uma oportunidade para dar início à minha carreira profissional na área de formação. Através de pesquisas realizadas e na tentativa de conseguir ofertas de emprego na área, deparei-me que a área que se destacava era a Geriatria. Assim, e tentando responder às tendências do mercado de trabalho, optei por me especializar como Técnica Auxiliar de Geriatria pelo Centro de Formação Profissional Twofold. Pensei que seria uma ótima oportunidade de envergar neste meio mas através de outra especialidade distinta." Ana Lopes
5.0
5