Curso de Especialização Avançada em Gestão Para Farmacêuticos (BR)

Módulo 1

Deontologia e Legislação Farmacêutica

1.1. Ética Profissional e Deontológica: tipos de códigos deontológicos; 1.2. Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos; 1.3. O sistema português no âmbito do sistema europeu de avaliação e autorização de introdução no mercado de medicamentos; 1.4. A atividade farmacêutica: normas jurídicas sobre o farmacêutico e as atividades farmacêuticas; 1.5. A farmácia: profissão regulamentada; 1.6. Política do medicamento e comparticipação dos medicamentos.

Módulo 2

Direito do Trabalho e Legislação Laboral Portuguesa

2.1. Contrato de trabalho: características, tipos e elementos essenciais; 2.2. Férias: período de concessão, pagamento e direitos do empregado; 2.3. Salário: conceito, forma de pagamento e adicionais salariais; 2.4. Segurança e saúde do trabalho: obrigações do empregador, normas de segurança e procedimentos em caso de acidentes; 2.5. Legislação específica para as farmácias: regulamentações específicas para o setor farmacêutico, como a obrigatoriedade de farmacêutico responsável e regras de funcionamento estabelecidas pela tutela.

Módulo 3

Contabilidade e Introdução à Análise Financeira

3.1. Conceitos fundamentais da contabilidade; 3.2. Aspetos operacionais do ponto de vista do utilizador da informação contabilística para ajudar à compreensão e leitura de peças contabilísticas de síntese; 3.3. Noções e instrumentos de apoio ao diagnóstico das situações económica e financeira de pequenas empresas.

Módulo 4

Análise de Investimentos e Financiamento da Empresa

4.1. Análise financeira das “contas” das empresas; 4.2. Noções básicas de cálculo financeiro como suporte à análise e comparação de formas de financiamento alternativas; 4.3. Análise de investimentos: cálculo e estimativa dos cash-flows relevantes, regras de decisão de investimentos, análise do risco.

Módulo 5

Planeamento, Organização e Controlo

5.1. Análise estratégica e definição de objetivos; 5.2. Desenvolvimento de estratégias; 5.3. Formulação de planos e orçamentos, Controlo e Organização.

Módulo 6

Gestão de Recursos Humanos e Liderança

6.1. Introdução à gestão de recursos humanos: objetivos e desafios; 6.2. Alguns processos e metodologias de gestão de recursos humanos: 6.2.1. Recrutamento e seleção; 6.2.2. Acolhimento e integração; 6.2.3. Avaliação de desempenho e compensação.

Módulo 7

Compras e Gestão de Stocks

7.1. Modelos de gestão de stocks; 7.2. Técnicas de previsão; 7.3. O processo de gestão de stocks; 7.4. O processo de compra e a sua gestão; 7.5. O enquadramento, objetivos e a importância dos processos de Compras (no contexto das farmácias); 7.6. A estratégia de compras: análise e desenvolvimento de estratégias por categorias, a seleção, negociação e gestão de fornecedores (no contexto das farmácias).

Módulo 8

Merchandising

8.1. Enquadramento do tema Merchandising; 8.2. O comportamento do utente na Farmácia; 8.3. Tudo comunica: fator layout; técnicas de disposição dos produtos; montras e vitrines; 8.4. Promoção de vendas – comunicar com os clientes, fidelizá-los, e fazer com que sejam os fornecedores a pagar o investimento; 8.5. A Análise do espaço da Farmácia; 8.6. A estratégia do produto (Estratégia comercial, logística, preços, ofertas); 8.7. Animação da Farmácia e promoção de produtos.

Módulo 9

O Marketing digital e a Farmácia: a chave para a diferenciação

9.1. O Marketing e Farmácia (Conceito e enquadramento); 9.2. Website; 9.3. Redes sociais; 9.4. E-mail marketing.

Módulo 10

Sistemas de Informação: informática imprescindível na Farmácia atual

10.1. Sistema de gestão de farmácia (SGF); 10.2. Sistema de dispensação automatizada; 10.3. Sistema de gestão de documentos; 10.4. Sistemas de informação sobre medicamentos; 10.5. Sistemas de monitorização de temperatura e controle de qualidade; 10.6. Sistemas de gestão financeira da farmácia.

Módulo 11

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Gestão Para Farmacêuticos (BR)

€850

About this course

Estude, More e Trabalhe Legalmente em Portugal

Presencial

Frequente as aulas em Portugal

554 horas

+1 ano letivo de formação

O Curso de Especialização Avançada em Gestão para Farmacêuticos tem como objetivo capacitar o/a formando/a ao nível de competências de gestão da farmácia, desde a gestão dos recursos financeiros até à gestão dos recursos humanos. As evoluções mais recentes ao nível do sistema de saúde, em geral, e de toda a atividade relacionada com o medicamento, em particular, reforça a atualidade deste curso.

Pague Parcelado em Reais (R$)

1º pagamento de R$ 601 (taxa de inscrição) + 1º Parcelamento de R$ 541 | Restantes 17 Parcelamentos Mensais de R$ 541


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1º pagamento » taxa de inscrição + 1ª prestação » 190€ | Restantes 17 Parcelamentos de 90€/Mês

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Destinatários

O Curso destina-se a:

  • Farmacêuticos proprietários ou gestores de farmácias e profissionais que exerçam ou venham a exercer a sua atividade em Farmácia.
Forma de Organização

O Curso é ministrado Presencialmente nas nossas instalações em:

  • Lisboa
  • Porto
  • Aveiro
  • Coimbra
  • Braga
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos: 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

No final da formação o/a formando/a deve se capaz de:

      • Atuar de forma estratégica na gestão de estabelecimentos farmacêuticos, incluindo nas áreas do planeamento, organização, controlo e avaliação de processos administrativos e operacionais.

No final da formação o/a formando/a deve se capaz de:

  • Liderar o trabalho em equipa, visando a melhoria do ambiente laboral e a promoção da qualidade nos serviços prestados, de forma eficaz;
  • Evidenciar atualização em relação à legislação e normas vigentes na área da gestão farmacêutica, garantindo o cumprimento das exigências legais e éticas, com eficácia;
  • Aplicar técnicas e estratégias de marketing digital e comunicação no segmento farmacêutico, visando a conquista e fidelização de clientes, de forma eficiente;
  • Interpretar os objetivos e a base da elaboração das principais demonstrações financeiras, nomeadamente “ler” um Balanço e/ou uma Demonstração de Resultados, sem erros técnicos;
  • Fazer o controlo orçamental e análise de desvios, com recursos aos materiais disponibilizados, com eficácia;
  • Aplicar os conceitos fundamentais da contabilidade financeira e da contabilidade analítica, de acordo com os normativos, sem errar.
Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

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“Uma das formas de saúde é a doença. Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais anormal que se poderia encontrar.”

 

Fernando Pessoa | Livro do Desassossego

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Syllabus

A Especialização em Gestão de Unidades de Saúde é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1

Deontologia e Legislação Farmacêutica

1.1. Ética Profissional e Deontológica: tipos de códigos deontológicos; 1.2. Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos; 1.3. O sistema português no âmbito do sistema europeu de avaliação e autorização de introdução no mercado de medicamentos; 1.4. A atividade farmacêutica: normas jurídicas sobre o farmacêutico e as atividades farmacêuticas; 1.5. A farmácia: profissão regulamentada; 1.6. Política do medicamento e comparticipação dos medicamentos.

Módulo 2

Direito do Trabalho e Legislação Laboral Portuguesa

2.1. Contrato de trabalho: características, tipos e elementos essenciais; 2.2. Férias: período de concessão, pagamento e direitos do empregado; 2.3. Salário: conceito, forma de pagamento e adicionais salariais; 2.4. Segurança e saúde do trabalho: obrigações do empregador, normas de segurança e procedimentos em caso de acidentes; 2.5. Legislação específica para as farmácias: regulamentações específicas para o setor farmacêutico, como a obrigatoriedade de farmacêutico responsável e regras de funcionamento estabelecidas pela tutela.

Módulo 3

Contabilidade e Introdução à Análise Financeira

3.1. Conceitos fundamentais da contabilidade; 3.2. Aspetos operacionais do ponto de vista do utilizador da informação contabilística para ajudar à compreensão e leitura de peças contabilísticas de síntese; 3.3. Noções e instrumentos de apoio ao diagnóstico das situações económica e financeira de pequenas empresas.

Módulo 4

Análise de Investimentos e Financiamento da Empresa

4.1. Análise financeira das “contas” das empresas; 4.2. Noções básicas de cálculo financeiro como suporte à análise e comparação de formas de financiamento alternativas; 4.3. Análise de investimentos: cálculo e estimativa dos cash-flows relevantes, regras de decisão de investimentos, análise do risco.

Módulo 5

Planeamento, Organização e Controlo

5.1. Análise estratégica e definição de objetivos; 5.2. Desenvolvimento de estratégias; 5.3. Formulação de planos e orçamentos, Controlo e Organização.

Módulo 6

Gestão de Recursos Humanos e Liderança

6.1. Introdução à gestão de recursos humanos: objetivos e desafios; 6.2. Alguns processos e metodologias de gestão de recursos humanos: 6.2.1. Recrutamento e seleção; 6.2.2. Acolhimento e integração; 6.2.3. Avaliação de desempenho e compensação.

Módulo 7

Compras e Gestão de Stocks

7.1. Modelos de gestão de stocks; 7.2. Técnicas de previsão; 7.3. O processo de gestão de stocks; 7.4. O processo de compra e a sua gestão; 7.5. O enquadramento, objetivos e a importância dos processos de Compras (no contexto das farmácias); 7.6. A estratégia de compras: análise e desenvolvimento de estratégias por categorias, a seleção, negociação e gestão de fornecedores (no contexto das farmácias).

Módulo 8

Merchandising

8.1. Enquadramento do tema Merchandising; 8.2. O comportamento do utente na Farmácia; 8.3. Tudo comunica: fator layout; técnicas de disposição dos produtos; montras e vitrines; 8.4. Promoção de vendas – comunicar com os clientes, fidelizá-los, e fazer com que sejam os fornecedores a pagar o investimento; 8.5. A Análise do espaço da Farmácia; 8.6. A estratégia do produto (Estratégia comercial, logística, preços, ofertas); 8.7. Animação da Farmácia e promoção de produtos.

Módulo 9

O Marketing digital e a Farmácia: a chave para a diferenciação

9.1. O Marketing e Farmácia (Conceito e enquadramento); 9.2. Website; 9.3. Redes sociais; 9.4. E-mail marketing.

Módulo 10

Sistemas de Informação: informática imprescindível na Farmácia atual

10.1. Sistema de gestão de farmácia (SGF); 10.2. Sistema de dispensação automatizada; 10.3. Sistema de gestão de documentos; 10.4. Sistemas de informação sobre medicamentos; 10.5. Sistemas de monitorização de temperatura e controle de qualidade; 10.6. Sistemas de gestão financeira da farmácia.

Módulo 11

Projeto Final

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