Acolhimento Residencial numa perspetiva Educativo-Terapêutica de Crianças e Jovens em Risco

Módulo 1

Realidade Atual do Acolhimento Residencial

3 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 1.1 Dados sobre as crianças e jovens em acolhimento;
Reading: ARpE 1.2 Prevalência de crianças e jovens com diagnóstico e saúde mental em situações de acolhimento residencial;
Reading: ARpE 1.3 O sistema Nacional de Acolhimento: princípios gerais.

Módulo 2

A Intervenção Psicológica (saúde mental) no âmbito do Acolhimento Residencial

3 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 2.1. Riscos e sinais de problemas ao nível da saúde mental no âmbito do acolhimento residencial;
Reading: ARpE 2.2. Estratégias de prevenção de problemas de saúde mental nas crianças e jovens acolhidos;
Reading: ARpE 2.3. Estratégias de intervenção no âmbito da saúde mental nas crianças e jovens acolhidos e a importância do trabalho em equipa multidisciplinar.

Módulo 3

A Intervenção Educativa em contexto de Acolhimento Residencial

3 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 3.1. A importância de projetos educativos bem-sucedidos para a inclusão nas crianças e jovens acolhidos;
Reading: ARpE 3.2. Ensinar ferramentas cognitivas e metacognitivas para o sucesso escolar das crianças e jovens acolhidos;
Reading: ARpE 3.3. A parceria profícua entre a Escola e Acolhimento Residencial.

Módulo 4

Apoiar e Intervir junto das Famílias

2 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 4.1. A importância de intervir precocemente nos contextos familiares para evitar o risco e vulnerabilidade das crianças e jovens;
Reading: ARpE 4.2. Estratégias de intervenção na parentalidade positiva.

Módulo 5

O Plano Individual de Intervenção (PII)

4 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 5.1. Áreas e ferramentas de diagnóstico para as diferentes áreas do desenvolvimento e bem-estar das criança e jovens acolhidos;
Reading: ARpE 5.2. A formulação de objetivos de intervenção em função das necessidades, potencialidades e vulnerabilidades avaliadas previamente;
Reading: ARpE 5.3. Estratégias de intervenção: o lugar do cuidador;
Reading: ARpE 5.4. Avaliação da eficácia de Plano Individual de Intervenção.

Módulo 6

Estudos de caso: análise

Acolhimento Residencial numa perspetiva Educativo-Terapêutica de Crianças e Jovens em Risco

€250

About this course

Desconto já incluído

70 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Pague em 3 prestações de 85 € + 50€ de taxa de inscrição

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

Em Portugal, o acolhimento residencial (AR) para crianças e adolescentes é a principal medida de colocação extrafamiliar.

Os escassos estudos sobre a qualidade do AR nacional não permitiram até agora conhecer as reais necessidades das crianças e jovens acolhidos e o modo como os recursos e serviços disponibilizados pelas casas de AR lhes dão resposta, tornando imperativa mais investigação e formação nestas matérias.

Neste curso sobre o Acolhimento Residencial, a perspetiva de atendimento e cuidado das crianças acolhidas aqui perfilhada é a Educativo-Terapêutica. Nesta abordagem o Plano Individual de Intervenção (PII) assume capital importância.

Destinatários

Profissionais das áreas de psicologia, serviço social, educação social, animação sociocultural, profissionais que trabalhem diretamente com crianças e jovens em acolhimento residencial e outros interessados no tema.

Forma de Organização

O Curso é ministrado 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Equipa de Formadores

Diretor Executivo IPSS
Metodologias de Formação

Esta ação encontra-se organizada em 6 Módulos, sendo que se trata de uma formação à distância. Estão previstas a realização de sessões síncronas, nas quais os formandos estão em contato em tempo real com o formador. Durante este percurso os formandos também estarão em contato com o formador, através de sessões assíncronas (fórum notícias/dúvidas), permitindo assim, que possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. Ao longo do curso recorrer-se-á a diferentes métodos e técnicas, assim, durante as sessões serão apresentados os conteúdos programáticos do curso, os objetivos de aprendizagem, a metodologia de formação e avaliação recorrendo ao método expositivo (exposição oral) e serão dinamizadas diversas interações recorrendo ao método ativo e sustentando-se nas seguintes técnicas: dinâmicas em trabalho de grupo: dramatizações, chuva de ideias, análise e discussão de vídeos e atividades individuais: estudos de caso, partilha de histórias reais e/ou fictícias entre outras, que nos possibilitarão realizar momentos formativos dinâmicos e colaborativos assentes no principio da reflexão individual e grupal mediante a participação dos formandos.

A metodologia adotada, tal como se pode verificar, apelará à leitura dos recursos pedagógicos disponibilizados pela formadora ao longo do curso e respetiva reflexão individual ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem. Por forma a assegurar o sucesso deste percurso formativo, o formador fará um acompanhamento ativo e permanente através do qual os formandos poderão interagir com o mesmo colocando as suas dúvidas, questões e receios.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Compreender as necessidades e problemas específicos no acolhimento residencial para crianças e jovens em risco, de forma a garantir que as suas práticas profissionais proporcionem melhoria na qualidade do público-alvo.

Objetivos Específicos

  • Aplicar metodologias de intervenção terapêutica, em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens em risco, por forma a promover a saúde mental destes;
  • Proporcionar estratégias de resiliência e proteção, junto das crianças e jovens acolhidos, para que estas se tornem mais capazes de lidar com o risco e adversidade;
  • Elaborar um projeto de vida individual, para as crianças e jovens acolhidos, adequado e ajustado às necessidades e expectativas, bem como as demais áreas de desenvolvimento e qualidade de vida;
  • Desenvolver estratégias de intervenção junto das famílias, por forma a promover a parentalidade positiva, torvando as famílias mais competentes no desempenho do seu papel parental;
  • Comunicar de forma positiva e proactiva, em contexto escolar, com vista a facilitar a inclusão social e o sucesso escolar das crianças e jovens acolhidos.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica ou inicial.
  • Avaliação Formativa ou contínua:
    • Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos módulos (disponíveis na plataforma): 55%.
    • Participação nas sessões síncronas: (10%);
    • Assiduidade: (10%);
  • Avaliação Sumativa ou final: 25%

A não aprovação em um ou mais módulos, dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Data de Inicio

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 3 x 85€ + 50€ de Taxa de Inscrição
  • Pague 499€ (desconto de 200€) + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 50€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Conseguir o amor de alguém que te despreza, ou a quem és indiferente, é uma tarefa bastante mais difícil do que atirá-la ao chão com um murro. Os homens batem por impotência. Julgam conseguir por meio da força aquilo que não alcançam por meio da ternura e da inteligência.”

Rafael Chirbes  | Escritor

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

A Especialização em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/3

Realidade Atual do Acolhimento Residencial

3 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 1.1 Dados sobre as crianças e jovens em acolhimento;
minutes
Reading: ARpE 1.2 Prevalência de crianças e jovens com diagnóstico e saúde mental em situações de acolhimento residencial;
minutes
Reading: ARpE 1.3 O sistema Nacional de Acolhimento: princípios gerais.
minutes

Módulo 2 0/3

A Intervenção Psicológica (saúde mental) no âmbito do Acolhimento Residencial

3 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 2.1. Riscos e sinais de problemas ao nível da saúde mental no âmbito do acolhimento residencial;
minutes
Reading: ARpE 2.2. Estratégias de prevenção de problemas de saúde mental nas crianças e jovens acolhidos;
minutes
Reading: ARpE 2.3. Estratégias de intervenção no âmbito da saúde mental nas crianças e jovens acolhidos e a importância do trabalho em equipa multidisciplinar.
minutes

Módulo 3 0/3

A Intervenção Educativa em contexto de Acolhimento Residencial

3 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 3.1. A importância de projetos educativos bem-sucedidos para a inclusão nas crianças e jovens acolhidos;
minutes
Reading: ARpE 3.2. Ensinar ferramentas cognitivas e metacognitivas para o sucesso escolar das crianças e jovens acolhidos;
minutes
Reading: ARpE 3.3. A parceria profícua entre a Escola e Acolhimento Residencial.
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Módulo 4 0/2

Apoiar e Intervir junto das Famílias

2 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 4.1. A importância de intervir precocemente nos contextos familiares para evitar o risco e vulnerabilidade das crianças e jovens;
minutes
Reading: ARpE 4.2. Estratégias de intervenção na parentalidade positiva.
minutes

Módulo 5 0/4

O Plano Individual de Intervenção (PII)

4 Conteúdos Abordados
Reading: ARpE 5.1. Áreas e ferramentas de diagnóstico para as diferentes áreas do desenvolvimento e bem-estar das criança e jovens acolhidos;
minutes
Reading: ARpE 5.2. A formulação de objetivos de intervenção em função das necessidades, potencialidades e vulnerabilidades avaliadas previamente;
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Reading: ARpE 5.3. Estratégias de intervenção: o lugar do cuidador;
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Reading: ARpE 5.4. Avaliação da eficácia de Plano Individual de Intervenção.
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Módulo 6

Estudos de caso: análise

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