Curso de Criação de Micro e Pequenos Negócios – Elaboração de um Plano de Negócios
€299About this course
A elaboração de um plano de negócios é imprescindível antes de se avançar com qualquer ideia, seja para criar um novo negócio, seja para ampliar ou promover inovações num negócio já existente.
No curso “criação de micro e pequenos negócios – elaboração de um plano de negócios” vai aprender a traçar um retrato fiel do mercado, das fontes de receita, dos segmentos de clientes e das estruturas de custos, o que proporciona segurança para quem quer avançar com maiores condições de sucesso de um negócio.
Destinatários
- Potenciais empreendedores
- Empreendedores que já criaram uma empresa e estão em fase de consolidação da mesma
- Gestores de micro e PME, que pretendam ampliar ou promover inovações no seu negócio.
Forma de Organização
O curso é ministrado 100%, em regime EaD (E-Learning) na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.
Corpo Docente
Eduarda Damasceno (Ms.C)
Eduarda Damasceno é licenciada em ciência política pelo ISCSP, mestre em gestão de politicas públicas pelo ISCTE e mestre em gestão pela ESTG-IPL.
Desde 2015 que apoia o tecido empresárial enquanto consultora e, desde então, já contribuiu para a constituição de várias dezenas de novas empresas. Em 2018 foi responsável pela organização do “Leiria Centro Exportador”, um evento empresarial com mais de 750 participantes, que tinha como objetivo reunir, num só dia e num só local, ferramentas e informação de apoio à internacionalização.
No âmbito da sua atividade enquanto consultora de projetos PT2020 já submeteu mais de 10 milhões de euros ao Portugal 2020, desenvolveu estratégias de internacionalização, lançou novos produtos no mercado e assessorou as empresas na sua estratégia empresarial.
Metodologias de Formação
As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos conteúdos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).
O curso decorre em regime de autoestudo pelo que terá início imediato após a inscrição.
Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:
- Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
- Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas imediatamente após a inscrição;
Privilegia-se, ao longo dos diferentes conteúdos, momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos. Esta comunicação concretizar-se-á através de um fórum disponível na plataforma com o objetivo de permitir o esclarecimento de dúvidas acerca dos conteúdos programáticos e das propostas de trabalho a desenvolver.
Objetivos da Aprendizagem
Objetivo Geral
- O curso “criação de micro e pequenos negócios – elaboração de um plano de negócios” tem como objetivo definir e validar uma ideia negócio, através da elaboração de plano de negócio.
Objetivos Específicos
- Elaborar | estruturar uma ideia de negócio
- Formular um projeto de negócio
- Elaborar um estudo de viabilidade e exequibilidade à sua ideia de negócio
- Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
- Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
- Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
- Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
- Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
- Elaborar um plano de negócio.
Avaliação das Aprendizagens
A avaliação das aprendizagens dos formandos assentará nos seguintes momentos e critérios e ponderações de avaliação:
- Avaliação Diagnóstica: teste inicial disponibilizado na plataforma;
- Avaliação Formativa: trabalhos práticos (60%)
- Avaliação Sumativa: teste final (40%)
Em todas as tarefas realizados os formandos têm de ter uma classificação final igual ou superior a 50%.
Certificação
Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).
“Eu tenho conhecido empreendedores que não eram grandes vendedores, ou não sabiam programar, ou que não eram líderes particularmente carismáticos. Mas não conheço nenhum empreendedor que tenha conhecido qualquer nível de sucesso sem persistência e determinação.”
Harvey Mackay | Executivo, Autor na área da Gestão
O que Precisa?
Vontade de aprender...
... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...
... e um E-mail para receber as suas Credenciais de acesso à plataforma.
Pedido de Inscrição
Clique em Inscreva-se...
... Preencha os seus dados correctamente...
Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos
... irá receber um E-mail com dados de pagamento...
Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.
... e um E-mail de Confirmação...
Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.
Recebe os seus Dados de Acesso
... Aceda à Twofold E-Academy...
... Receba o seu Certificado.
Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.
Complete o seu percurso: Programas de Formação Complementares
Syllabus
01
Plano de negócios – conceitos
02
Formulação de ideia de negócios & Apresentação individual de ideia de negócio – pitch
03
Definição do projeto: missão visão e valores
04
Avaliação da viabilidade e exequibilidade do projeto
05
Estratégia: metas, objetivos, indicadores de resultado e plano de ação
06
Plano de marketing
07
Planeamento financeiro
08
Elaboração de um plano de negócios