Curso de Especialização Avançada em Técnicas de Recrutamento e Seleção-ir
€350About this course
Este Curso de Especialização Avançada vem responder aos desafios que se colocam atualmente às organizações em integrarem nos seus quadros profissionais com competências no desenvolvimento de processos de recrutamento e seleção de colaboradores que assumam um papel estratégico e diferenciador no desenvolvimento e competitividade das empresas.
Destinatários
O Curso de Especialização Avançada em Técnicas de Recrutamento e Seleção destina-se a:
- Licenciados em Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos, Gestão e outras áreas científicas que pretendam desenvolver competências na área da Gestão de Pessoas;
- Profissionais da área dos recursos humanos (diretores, assessores, técnicos), ou outras, que desejem melhorar os seus conhecimentos nas áreas da Gestão de Pessoas;
- Consultores de RH.
- Outros Profissionais que pretendam uma reconversão profissional.
Forma de Organização
O Curso de Especialização Avançada em é ministrada 100%, em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.
Metodologias de Formação
Poderá optar por frequentar o curso em duas modalidades: Com inicio uma semana após a sua inscrição em modalidade de percurso formativo individual ou na modalidade em turma aguardando a constituição de uma turma com o número mínimo de inscritos necessários
Metodologia » modalidade em turma
As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).
O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.
Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:
Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;
É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.
Metodologia » modalidade Percurso individual
As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).
O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.
Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:
Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;
É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.
Objetivos da Aprendizagem
Objetivo Geral
Desenvolver processos de recrutamento, seleção e de integração, ao nível da gestão de recursos humanos em conformidade com a estratégica da organização.
Objetivos Específicos
- Conhecer e compreender o enquadramento teórico subjacente ao processo de recrutamento e seleção de pessoas;
- Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de Recrutamento e Seleção;
- Identificar, construir e aplicar os instrumentos destinados ao processo de recrutamento e seleção, atendendo às necessidades de planeamento da organização;
- Conhecer e aplicar os diferentes métodos e técnicas utilizados no processo de Recrutamento e Seleção, avaliando a sua eficácia nas organizações;
- Operacionalizar os processos de recrutamento e seleção de pessoal, de forma a atrair o maior número de candidatos potencialmente capazes de exercer as funções para as quais concorrem;
- Conhecer e aplicar as questões legais e éticas envolvidas no processo de recrutamento e seleção;
- Recrutar e selecionar pessoas numa lógica de gestão pelas competências;
- Conhecer o processo de conceção e implementação de algumas das técnicas específicas de análise de funções, recrutamento e seleção;
- Elaborar e analisar documentos de apoio à decisão em contexto de gestão de pessoas;
- Elaborar instrumentos de acompanhamento e avaliação do processo de integração;
- Acompanhar a evolução do novo colaborador na empresa introduzindo os reajustamentos necessários com vista à sua continuidade.
Avaliação das Aprendizagens
Poderá optar por frequentar o curso em duas modalidades: Com inicio uma semana após a sua inscrição em modalidade de percurso formativo individual ou na modalidade em turma aguardando a constituição de uma turma com o número mínimo de inscritos necessários
Avaliação » modalidade em turma
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:
- Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
- Avaliação formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente
Avaliação » modalidade percurso individual
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:
- Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
- Avaliação formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente
Certificação
Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados e Certificado Twofold DGERT.
Próxima Edição
Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt
Modalidades de Inscrição
A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.
*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.
“A segurança já não vem de estar empregado. Vem de ser empregável.”
Rosabeth Moss Kanter | Professora, Universidade de Harvard
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... Aceda à Twofold E-Academy...
Inicie e conclua o seu percurso formativo.
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Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.
A iniciar brevemente…
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Syllabus
01. 0/6
Enquadramento Temático
02. 0/10
Atração e Recrutamento
03. 0/7
O Processo de Seleção baseado em Competências
04. 0/3
Decisão e Orientação
05. 0/8
Acolhimento e Integração
06. 0/3
Desafios Futuros
07.
Projeto Final