Curso de Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo

Módulo 1

Evolução história do conceito de criança

3 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 1.1 Noções, significados e tipologias
Reading: EISCJP 1.2 Identificar e reconhecer os maus-tratos
Reading: EISCJP 1.3 Fatores de Risco e Fatores Protetores

Módulo 2

Direito de menores e Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco

6 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 2.1 Constituição da República Portuguesa
Reading: EISCJP 2.2 Proteção na Infância
Reading: EISCJP 2.3 Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo
Reading: EISCJP 2.4 Organização Tutelar de Menores
Reading: EISCJP 2.5 A Génese e Competências das CPCJ
Reading: EISCJP 2.6 A Intervenção Judicial

Módulo 3

Delinquência Juvenil

7 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 3.1 Conceitos e significados
Reading: EISCJP 3.2 Enquadramento legal
Reading: EISCJP 3.3 Tipologias e Perfis
Reading: EISCJP 3.4 Fatores de Risco
Reading: EISCJP 3.5 Estratégias, Programas e metodologias
Reading: EISCJP 3.6 Intervenção com famílias multidesafiadas
Reading: EISCJP 3.7 Intervenção em contexto escolar

Módulo 4

Intervenção psicossocial com Crianças e Jovens e questões ético-deontológicas

5 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 4.1 O papel dos profissionais na prevenção e sinalização de situações de risco (da educação, saúde, trabalho social, segurança pública, CPCJ, Tribunais)
Reading: EISCJP 4.2 Mediação de Conflitos
Reading: EISCJP 4.3 Mediação escolar
Reading: EISCJP 4.4 Mediação familiar
Reading: EISCJP 4.5 Metodologias e técnicas de atendimento à criança e família

Módulo 5

Modelos de Intervenção Familiar: competências parentais

4 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 5.1 Definição e conceitos
Reading: EISCJP 5.2 Programas de educação parental e instrumentos de avaliação de competências
Reading: EISCJP 5.3 Intervenção individual e grupal com a criança/jovem e avaliação de competências
Reading: EISCJP 5.4 Intervenção sistémica com as famílias

Módulo 6

Violência na Escola/ Pares e nas Relações de Intimidade

6 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 6.1 A problemática da violência em contextos educativos
Reading: EISCJP 6.1.1 Tipologias, metodologias e estratégias de intervenção
Reading: EISCJP 6.1.2 Fatores de Risco e Fatores Protetores
Reading: EISCJP 6.2 A Violência nas relações de Intimidade
Reading: EISCJP 6.2.1 Definição e conceitos
Reading: EISCJP 6.2.3 Estratégias de prevenção/ intervenção

Módulo 7

O Acolhimento Residencial/ Institucional

4 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 7.1 Definição e especificidade
Reading: EISCJP 7.2 Contextualização histórica e tendências evolutivas
Reading: EISCJP 7.3 Modelos, formatos e função da institucionalização de menores
Reading: EISCJP 7.4 As dimensões críticas do funcionamento das Casas de Acolhimento

Curso de Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo

€510

About this course

Pague em 6 prestações de 85€ + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Desconto já incluído

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

150 horas - 3 Meses

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

O Curso de Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo surge pela necessidade de uma atualização constante por parte dos profissionais que trabalham com a população infanto-juvenil.

De acordo com os dados de 2019, presentes no Relatório Anual da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, dos mais de 72.000 processos de promoção e proteção acompanhados, mais de 34.000 correspondem a novas situações de perigo que determinaram a intervenção das 310 CPCJ distribuídas pelo País

Das situações de perigo comunicadas às CPCJ podemos destacar as seguintes problemáticas mais incidentes: exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e desenvolvimento da criança; negligência; situações de perigo em que esteja em causa o direito à educação; criança/jovem assume comportamentos que afetam o seu bem-estar e maus-tratos físicos. Com efeito, torna-se indispensável dotar os profissionais de competências direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida da criança/ jovem em contexto familiar, social e institucional, de acordo com uma intervenção socioeducativa das equipas multidisciplinares, da área social, educação, psicologia e direito.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano de licenciatura e/ou mestrado integrado, em ciências sociais e humanas (psicologia, serviço social, educação, sociologia, criminologia, direito, e outros) e das ciências da saúde (enfermeiros, médicos e outros). Destina-se igualmente aos técnicos que exercem funções nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, nas Instituições de Acolhimento Residencial/ Institucional (CAT’s, e LIJ’s) e outros, com Currículo relevante na área do curso.

Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Equipa de Formadores

Diretor Executivo IPSS
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Dotar os formandos de ferramentas, métodos e técnicas, para um aprofundamento conceptual e prático na intervenção com crianças e jovens em risco social.

Objetivos Específicos

  • Aprofundar o conhecimento de legislação em vigor que protege crianças e jovens em risco social;
  • Identificar e caracterizar situações de risco/ perigo;
  • Conhecer os fatores de risco e protetores da infância e juventude;
  • Desenvolver conhecimentos no âmbito das competências de intervenção com crianças e jovens em situação de risco/ perigo;
  • Desenvolver competências no âmbito da intervenção familiar e parental.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Data de Inicio

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 6 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 510€ + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Conseguir o amor de alguém que te despreza, ou a quem és indiferente, é uma tarefa bastante mais difícil do que atirá-la ao chão com um murro. Os homens batem por impotência. Julgam conseguir por meio da força aquilo que não alcançam por meio da ternura e da inteligência.”

Rafael Chirbes  | Escritor

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

A Especialização em Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens em Perigo é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/3

Evolução história do conceito de criança

3 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 1.1 Noções, significados e tipologias
minutes
Reading: EISCJP 1.2 Identificar e reconhecer os maus-tratos
minutes
Reading: EISCJP 1.3 Fatores de Risco e Fatores Protetores
minutes

Módulo 2 0/6

Direito de menores e Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco

6 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 2.1 Constituição da República Portuguesa
minutes
Reading: EISCJP 2.2 Proteção na Infância
minutes
Reading: EISCJP 2.3 Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo
minutes
Reading: EISCJP 2.4 Organização Tutelar de Menores
minutes
Reading: EISCJP 2.5 A Génese e Competências das CPCJ
minutes
Reading: EISCJP 2.6 A Intervenção Judicial
minutes

Módulo 3 0/7

Delinquência Juvenil

7 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 3.1 Conceitos e significados
minutes
Reading: EISCJP 3.2 Enquadramento legal
minutes
Reading: EISCJP 3.3 Tipologias e Perfis
minutes
Reading: EISCJP 3.4 Fatores de Risco
minutes
Reading: EISCJP 3.5 Estratégias, Programas e metodologias
minutes
Reading: EISCJP 3.6 Intervenção com famílias multidesafiadas
minutes
Reading: EISCJP 3.7 Intervenção em contexto escolar
minutes

Módulo 4 0/5

Intervenção psicossocial com Crianças e Jovens e questões ético-deontológicas

5 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 4.1 O papel dos profissionais na prevenção e sinalização de situações de risco (da educação, saúde, trabalho social, segurança pública, CPCJ, Tribunais)
minutes
Reading: EISCJP 4.2 Mediação de Conflitos
minutes
Reading: EISCJP 4.3 Mediação escolar
minutes
Reading: EISCJP 4.4 Mediação familiar
minutes
Reading: EISCJP 4.5 Metodologias e técnicas de atendimento à criança e família
minutes

Módulo 5 0/4

Modelos de Intervenção Familiar: competências parentais

4 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 5.1 Definição e conceitos
minutes
Reading: EISCJP 5.2 Programas de educação parental e instrumentos de avaliação de competências
minutes
Reading: EISCJP 5.3 Intervenção individual e grupal com a criança/jovem e avaliação de competências
minutes
Reading: EISCJP 5.4 Intervenção sistémica com as famílias
minutes

Módulo 6 0/6

Violência na Escola/ Pares e nas Relações de Intimidade

6 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 6.1 A problemática da violência em contextos educativos
minutes
Reading: EISCJP 6.1.1 Tipologias, metodologias e estratégias de intervenção
minutes
Reading: EISCJP 6.1.2 Fatores de Risco e Fatores Protetores
minutes
Reading: EISCJP 6.2 A Violência nas relações de Intimidade
minutes
Reading: EISCJP 6.2.1 Definição e conceitos
minutes
Reading: EISCJP 6.2.3 Estratégias de prevenção/ intervenção
minutes

Módulo 7 0/4

O Acolhimento Residencial/ Institucional

4 Conteúdos Abordados
Reading: EISCJP 7.1 Definição e especificidade
minutes
Reading: EISCJP 7.2 Contextualização histórica e tendências evolutivas
minutes
Reading: EISCJP 7.3 Modelos, formatos e função da institucionalização de menores
minutes
Reading: EISCJP 7.4 As dimensões críticas do funcionamento das Casas de Acolhimento
minutes
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