Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor

Módulo 0

Apresentação do Curso e da Plataforma E-Learning

Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação; Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa: E-Academy.twofold.pt.

Módulo 1

Introdução à Educação à Distância

4 tópicos
Tópico: CDEPETEF1.1-Conceito de Educação à distância
Tópico: CDEPETEF1.2-Perspetiva histórica da Educação à distância
Tópico: CDEPETEF1.3-Educação à distância: vantagens e desvantagens
Tópico: CDEPETEF1.4-Princípios e recomendações inerentes à comunicação em ambiente à distância

Módulo 2

O E-Tutor e o E-Formador

3 tópicos
Tópico: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
Tópico: CDEPETEF2.2-Competências técnico-pedagógicas do E-tutor e do E-formador
Tópico: CDEPETEF2.3-A importância da tutoria (e-tutor) na formação à distância (conformidade com os requisitos definidos pela DGERT)

Módulo 3

Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle

20 tópicos
Tópico: CDEPETEF3.1-Configuração de um curso na Plataforma Moodle: o papel do e-tutor
Tópico: CDEPETEF3.1.1-Criar um curso/disciplina
Tópico: CDEPETEF3.1.2-Papeis dos diferentes utilizadores
Tópico: CDEPETEF3.1.3-Processo de inscrição dos utilizadores na plataforma Moodle
Tópico: CDEPETEF3.1.4-Associação dos utilizadores ao Curso criado
Tópico: CDEPETEF3.2-Organização de um Curso na Plataforma: Papel do E-Formador
Tópico: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
Tópico: CDEPETEF3.2.2-Distinção entre atividades e recursos disponíveis na Plataforma Moodle
Tópico: CDEPETEF3.2.3-Ferramentas internas- adicionar atividades de comunicação (Fórum, Chat ,BBB)
Tópico: CDEPETEF3.2.4-Adicionar atividades de recolha de dados(Sondagem, Inquérito predefinido)
Tópico: CDEPETEF3.2.5-Adicionar atividades de Avaliação (Teste, Trabalho)
Tópico: CDEPETEF3.2.6-Adicionar atividades colaborativas: (Glossário,wiki,Base de dados)
Tópico: CDEPETEF3.3-Adicionar recursos Moodle (Ficheiro,Livro,Página,Pasta,Separador,URL)
Tópico: CDEPETEF3.4-Configurar a pauta de avaliação das aprendizagens de acordo com as atividades definidas
Tópico: CDEPETEF3.4.1-Definição e registo dos critérios de avaliação
Tópico: CDEPETEF3.4.2-Definição das ponderações atribuir
Tópico: CDEPETEF3.5-Ferramentas externas: criação de recursos em vídeo e disponibilização na Moodle
Tópico: CDEPETEF3.5.1-Utilização do recurso vídeo do Moodle
Tópico: CDEPETEF3.5.2-Criação de canal no Youtube
Tópico: CDEPETEF3.5.3-Criação de vídeos e colocação no canal de Youtube

Módulo 4

Criação, Desenho e Implementação De Um Projeto (Curso) à Distância

2 tópicos
Tópico: CDEPETEF4.1-Planificar um curso à distância
Tópico: CDEPETEF4.2-Implementar um curso na plataforma Moodle

Módulo 5

Apresentação do Projeto Final

Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor

€250

Porquê este Curso?

Oferta da Taxa de inscrição

100 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Sessões Síncronas em direto

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

O Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor pretende dar resposta à necessidade com a qual se debatem, atualmente, os profissionais da área da educação da formação em adquirirem competências técnico-pedagógicas ao nível da organização, desenvolvimento e gestão de percursos formativos, respondendo aos requisitos definidos pela DGERT, para o exercício da função de e-tutor, os quais determinam que uma entidade formadora que pretenda desenvolver projetos formativos à distância necessita de possuir um colaborador com formação em organização ou gestão de formação a distância (Guia de Certificação de entidades Formadoras à DGERT). Simultaneamente, esta especialização pretende dotar os formadores que já possuem ou não Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de competências ao nível do planeamento, desenvolvimento e avaliação de cursos em formato e-learning no âmbito da Plataforma Moodle.

Destinatários

Destina-se a todos os formadores, professores, técnicos de formação, coordenadores pedagógicos, gestores da formação e outros profissionais que pretendam planear, implementar, avaliar e gerir cursos à Distância seja como e-tutor/a ou e-formador/a.

Forma de organização

O Curso de Dupla Especialização Pedagógica em E-Formador e E-Tutor é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Mariana Barros: Licenciada em Ciências da Educação pela universidade de Coimbra. Mestre em Ciências Educação com Especialização em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra. Já ministrou várias edições de cursos de e-formadores. É também responsável pela gestão administrativa e costumer care da Twofold.

Joana Costa:  Licenciada em Educação, Pré-especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, possui o grau de Mestre em Educação com Especialização em Educação de Adultos e uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Desempenha atualmente o cargo de Gestora da Formação da Twofold. Já ministrou várias edições de cursos de e-formadores.

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma Moodle. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este curso obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o e-formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos e-conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo e-formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando- e-formador, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo (exposição oral) intercalado com o método ativo (e-atividades de diversa natureza).

Objetivos

Objetivo Geral

  • Planear, desenvolver e avaliar cursos de formação profissional, em regime e-learning promovendo o envolvimento, a criatividade, a motivação e a aprendizagem colaborativa junto dos formandos através de uma LMS – Moodle;
  • Gerir projetos de formação à distância, recorrendo à Plataforma Colaborativa (LMS) Moodle, atendendo aos requisitos exigidos pela DGERT:

Objetivos Específicos

  • Conhecer e descrever os principais marcos de desenvolvimento da educação à distância, identificando as suas vantagens e desvantagens, num contexto de ensino-aprendizagem;
  • Identificar e descrever o papel e as competências do e-tutor e do e-formador, do ponto de vista pedagógico, à luz das orientações da DGERT (e-tutor);
  • Conhecer e aplicar os recursos e atividades, existentes na plataforma colaborativa de aprendizagem Moodle, atendendo aos requisitos de elaboração de um curso à distância;
  • Elaborar um projeto prático, na plataforma Moodle, em conformidade com as aprendizagens teóricas realizadas.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica: (não classificativa);
  • Avaliação formativa ou contínua:

Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 50%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;

  • Avaliação Sumativa ou final:

Realização/Apresentação de um projeto final:

40%- dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para os formandos têm de obter no final no curso aprovação.

10% – Apresentação do Projeto Final

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%.

 

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Data de Inicio

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

“Para aprender não basta só ouvir por fora, é necessário entender por dentro.”

António Vieira | Padre e Escritor

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas Credenciais de acesso à plataforma.

Modalidades de Pagamento

A nossa certificação DGERT, confere-lhe a isenção do pagamento de IVA e a dedução do valor da sua propina na rubrica de “despesas de educação e formação” em sede de IRS, conferindo-lhe o direito ao rembolso de até 30% do valor pago*.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Temáticas a abordar

Módulo 0

Apresentação do Curso e da Plataforma E-Learning

Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação; Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa: E-Academy.twofold.pt.

Módulo 1 0/4

Introdução à Educação à Distância

4 tópicos
Tópico: CDEPETEF1.1-Conceito de Educação à distância
minutes
Tópico: CDEPETEF1.2-Perspetiva histórica da Educação à distância
minutes
Tópico: CDEPETEF1.3-Educação à distância: vantagens e desvantagens
minutes
Tópico: CDEPETEF1.4-Princípios e recomendações inerentes à comunicação em ambiente à distância
minutes

Módulo 2 0/3

O E-Tutor e o E-Formador

3 tópicos
Tópico: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
minutes
Tópico: CDEPETEF2.2-Competências técnico-pedagógicas do E-tutor e do E-formador
minutes
Tópico: CDEPETEF2.3-A importância da tutoria (e-tutor) na formação à distância (conformidade com os requisitos definidos pela DGERT)
minutes

Módulo 3 0/20

Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle

20 tópicos
Tópico: CDEPETEF3.1-Configuração de um curso na Plataforma Moodle: o papel do e-tutor
minutes
Tópico: CDEPETEF3.1.1-Criar um curso/disciplina
minutes
Tópico: CDEPETEF3.1.2-Papeis dos diferentes utilizadores
minutes
Tópico: CDEPETEF3.1.3-Processo de inscrição dos utilizadores na plataforma Moodle
minutes
Tópico: CDEPETEF3.1.4-Associação dos utilizadores ao Curso criado
minutes
Tópico: CDEPETEF3.2-Organização de um Curso na Plataforma: Papel do E-Formador
minutes
Tópico: CDEPETEF3.2.1-Navegar no curso: modo de edição
minutes
Tópico: CDEPETEF3.2.2-Distinção entre atividades e recursos disponíveis na Plataforma Moodle
minutes
Tópico: CDEPETEF3.2.3-Ferramentas internas- adicionar atividades de comunicação (Fórum, Chat ,BBB)
minutes
Tópico: CDEPETEF3.2.4-Adicionar atividades de recolha de dados(Sondagem, Inquérito predefinido)
minutes
Tópico: CDEPETEF3.2.5-Adicionar atividades de Avaliação (Teste, Trabalho)
minutes
Tópico: CDEPETEF3.2.6-Adicionar atividades colaborativas: (Glossário,wiki,Base de dados)
minutes
Tópico: CDEPETEF3.3-Adicionar recursos Moodle (Ficheiro,Livro,Página,Pasta,Separador,URL)
minutes
Tópico: CDEPETEF3.4-Configurar a pauta de avaliação das aprendizagens de acordo com as atividades definidas
minutes
Tópico: CDEPETEF3.4.1-Definição e registo dos critérios de avaliação
minutes
Tópico: CDEPETEF3.4.2-Definição das ponderações atribuir
minutes
Tópico: CDEPETEF3.5-Ferramentas externas: criação de recursos em vídeo e disponibilização na Moodle
minutes
Tópico: CDEPETEF3.5.1-Utilização do recurso vídeo do Moodle
minutes
Tópico: CDEPETEF3.5.2-Criação de canal no Youtube
minutes
Tópico: CDEPETEF3.5.3-Criação de vídeos e colocação no canal de Youtube
minutes

Módulo 4 0/2

Criação, Desenho e Implementação De Um Projeto (Curso) à Distância

2 tópicos
Tópico: CDEPETEF4.1-Planificar um curso à distância
minutes
Tópico: CDEPETEF4.2-Implementar um curso na plataforma Moodle
minutes

Módulo 5

Apresentação do Projeto Final

Membros

Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.

Total number of students in course:

Fale connosco
Podemos ajudar?
Olá em que podemos ajudar?