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Curso de Especialização Avançada em Gestão de Unidades de Alojamento Local

Módulo 1

O Turismo e a Cidade

3 tópicos
Tópico: EGUAL 1.1 Origem do Turismo Urbano;
Tópico: EGUAL 1.2 Aumento da procura do Turismo Urbano;
Tópico: EGUAL 1.3 A oferta turística da cidade.

Módulo 2

Alojamento Local

6 tópicos
Tópico: EGUAL 2.1 Conceito;
Tópico: EGUAL 2.2 Tipos de alojamento (apartamento turístico, guesthouse ou hostel);
Tópico: EGUAL 2.2 Tipos de alojamento (apartamento turístico, guesthouse ou hostel);
Tópico: EGUAL 2.3 Modalidades de unidades de Alojamento Local (moradia, apartamento, estabelecimentos de hospedagem);
Tópico: EGUAL 2.4 O Alojamento Local em Portugal: evolução do fenómeno, vantagens/desvantagens;
Tópico: EGUAL 2.5 Legislação aplicável: Decreto-lei n.º 39/2008 de 7 de março e a mais recentes alterações legislativas;

Módulo 3

Enquadramento Fiscal da Atividade de Alojamento Local

5 tópicos
Tópico: EGUAL 3.1 Obrigações fiscais:
Tópico: EGUAL 3.1.1 IRS;
Tópico: EGUAL 3.1.2 IVA;
Tópico: EGUAL 3.1.3 Regime Simplificado;
Tópico: EGUAL 3.1.4 Contabilidade Organizada.

Módulo 4

Requisitos de exploração das unidades de Alojamento Local

5 tópicos
Tópico: EGUAL 4.1 Requisitos gerais:
Tópico: EGUAL 4.1.1 Registo na Câmara Municipal;
Tópico: EGUAL 4.1.2 Registo no SEF: boletins de alojamento;
Tópico: EGUAL 4.1.3 Plataforma de consulta ao registo.
Tópico: EGUAL 4.2 Requisitos de segurança.

Módulo 5

Aspectos Funcionais

7 tópicos
Tópico: EGUAL 5.1 Vistorias;
Tópico: EGUAL 5.2 Autorização de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços;
Tópico: EGUAL 5.3 Identificação e publicidade;
Tópico: EGUAL 5.4 Período de funcionamento;
Tópico: EGUAL 5.5 Livro de reclamações;
Tópico: EGUAL 5.6 Alteração de elementos e cessação de atividade;
Tópico: EGUAL 5.7 Fiscalização; Infrações e coimas.

Módulo 6

Marketing de Turismo

6 tópicos
Tópico: EGUAL 6.1 Conceitos de Marketing e Marketing de Turismo;
Tópico: EGUAL 6.2 Plataformas digitais para a promoção do alojamento de curta duração:
Tópico: EGUAL 6.2.1 Homeway (www.homeaway.pt); Booking (www.booking.com); Airbnb (www.airbnb.com), etc;
Tópico: EGUAL 6.2.2 Caraterísticas do interface das plataformas;
Tópico: EGUAL 6.2.3 Gestão de anúncios, contactos e pagamentos;
Tópico: EGUAL 6.2.4 Fotografia e interiores: como captar clientes.

Módulo 7

Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional

10 tópicos
Tópico: EGUAL 7.1 Conceito de hospitalidade;
Tópico: EGUAL 7.2 Atendimento vs tratamento;
Tópico: EGUAL 7.3 Atendimento ao cliente:
Tópico: EGUAL 7.3.1 Atendimento pessoal;
Tópico: EGUAL 7.3.2 Atendimento telefónico;
Tópico: EGUAL 7.3.3 Atendimento via internet.
Tópico: EGUAL 7.4 Empatia no atendimento;
Tópico: EGUAL 7.5 Perceção e comunicação no atendimento;
Tópico: EGUAL 7.6 Relacionamento interpessoal (atitudes, etiqueta, cortesia, assertividade);
Tópico: EGUAL 7.7 Satisfação do cliente vs gestão de reclamações.

Módulo 8

Turismo Acessível e Inclusivo

4 tópicos
Tópico: EGUAL 8.1 Conceitos de Turismo Acessível e Inclusivo;
Tópico: EGUAL 8.2 A acessibilidade no alojamento local;
Tópico: EGUAL 8.3 Normas básicas e exigências legais;
Tópico: EGUAL 8.4 Medidas e recomendações globais da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a acessibilidade turística;

Módulo 9

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Gestão de Unidades de Alojamento Local

€500

Oferta da Taxa de inscrição

Pague em 5 prestações de 99 € + 30€ de taxa de inscrição

150 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Sessões em tempo real

Vídeo, Áudio e apresentações multimédia.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

Em Portugal, o número de turistas tem vindo a aumentar exponencialmente, com o crescimento da procura internacional a colocar Portugal no top dos melhores segmentos turísticos internacionais. O avanço cultural e urbanístico verificado nos últimos anos contribuiu para o surgimento de novos fenómenos turístico-urbanos no âmbito da oferta turística. Os apartamentos turísticos, as guesthouse e os hostels são exemplos disso, e constituem aquilo a que a Lei Portuguesa designa de estabelecimentos de alojamento local.

Atualmente, existem em Portugal cerca de 21 mil titulares de alojamento local legalizados. Com a atual tendência de evolução deste setor de atividade, a aposta em formação na área da gestão de unidades de alojamento local é condição fundamental para que se conheçam todos os processos inerentes à gestão da atividade, tendo em vista a maximização de resultados financeiros e a prestação de um serviço de qualidade a quem nos visita.

Destinatários

O Programa Avançado em Gestão de Unidades de Alojamento destina-se a:

  • Proprietários de alojamentos de curta duração;
  • Gerentes/Administradores de unidades de Alojamento Local;
  • Profissionais da área do Turismo;
  • Pessoas que queiram iniciar a atividade de gestão de unidades de Alojamento Local.
Forma de Organização

O Programa Avançado em Gestão de Unidades de Alojamento é ministrado 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e técnicos na área do alojamento local, bem como de competências de gestão de unidades desta natureza.

Objetivos Específicos

  • Compreender a origem do turismo urbano;- Identificar a oferta turística existente na cidade;
  • Compreender o conceito de Alojamento Local;- Identificar tipos e modalidades de alojamento;
  • Interpretar o regime jurídico da exploração das unidades de alojamento local (RJAL);
  • Perceber o enquadramento fiscal da atividade;- Identificar os requisitos de exploração das unidades de Alojamento Local;
  • Compreender o processo de registo das unidades de Alojamento Local;
  • Entender o funcionamento dos processos de vistorias e fiscalizações;
  • Compreender o conceito de Marketing de Turismo;
  • Efetuar nas principais plataformas digitais a gestão de anúncios, contactos e pagamentos;
  • Promover uma cultura da hospitalidade com vista a um serviço de excelência;Refletir acerca da importância do turismo acessível e inclusivo;
  • Identificar normas básicas e exigências legais no âmbito das acessibilidades no alojamento local.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados e Certificado Twofold DGERT.

Data de Inicio

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

” A cortesia é a arte de fazer crer a cada um que, em relação aos outros, é o preferido.”

Edgar Quinet  | Historiador e Intelectual

O que Precisa?

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Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

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... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Novembro 26 @ 21:00 - 22:00
R. António Machado Vilas Boas 202, 4900-503, Viana do Castelo
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Rua de S. Domingos, 96E, 4710-435 Braga
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Rua do Cabo 29A, 1250-096 Lisboa
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Loja B, Rua Lúcia da Encarnação Maracoto 63, 2910-056 Setúbal
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
https://twofold.pt
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
https://twofold.pt
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
R. António Machado Vilas Boas 202, 4900-503, Viana do Castelo

Temáticas a abordar

A Especialização em Gestão de Unidades de Alojamento Local é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral e é especialmente desenhada para profissionais que pretendam uma reconversão profissional ou empresários que, não dispondo de estrutura para a contratação externa de serviços adquiram competências em Gestão para potenciar os seus investimentos..

Módulo 1 0/3

O Turismo e a Cidade

3 tópicos
Tópico: EGUAL 1.1 Origem do Turismo Urbano;
minutes
Tópico: EGUAL 1.2 Aumento da procura do Turismo Urbano;
minutes
Tópico: EGUAL 1.3 A oferta turística da cidade.
minutes

Módulo 2 0/6

Alojamento Local

6 tópicos
Tópico: EGUAL 2.1 Conceito;
minutes
Tópico: EGUAL 2.2 Tipos de alojamento (apartamento turístico, guesthouse ou hostel);
minutes
Tópico: EGUAL 2.2 Tipos de alojamento (apartamento turístico, guesthouse ou hostel);
minutes
Tópico: EGUAL 2.3 Modalidades de unidades de Alojamento Local (moradia, apartamento, estabelecimentos de hospedagem);
minutes
Tópico: EGUAL 2.4 O Alojamento Local em Portugal: evolução do fenómeno, vantagens/desvantagens;
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Tópico: EGUAL 2.5 Legislação aplicável: Decreto-lei n.º 39/2008 de 7 de março e a mais recentes alterações legislativas;
minutes

Módulo 3 0/5

Enquadramento Fiscal da Atividade de Alojamento Local

5 tópicos
Tópico: EGUAL 3.1 Obrigações fiscais:
minutes
Tópico: EGUAL 3.1.1 IRS;
minutes
Tópico: EGUAL 3.1.2 IVA;
minutes
Tópico: EGUAL 3.1.3 Regime Simplificado;
minutes
Tópico: EGUAL 3.1.4 Contabilidade Organizada.
minutes

Módulo 4 0/5

Requisitos de exploração das unidades de Alojamento Local

5 tópicos
Tópico: EGUAL 4.1 Requisitos gerais:
minutes
Tópico: EGUAL 4.1.1 Registo na Câmara Municipal;
minutes
Tópico: EGUAL 4.1.2 Registo no SEF: boletins de alojamento;
minutes
Tópico: EGUAL 4.1.3 Plataforma de consulta ao registo.
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Tópico: EGUAL 4.2 Requisitos de segurança.
minutes

Módulo 5 0/7

Aspectos Funcionais

7 tópicos
Tópico: EGUAL 5.1 Vistorias;
minutes
Tópico: EGUAL 5.2 Autorização de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços;
minutes
Tópico: EGUAL 5.3 Identificação e publicidade;
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Tópico: EGUAL 5.4 Período de funcionamento;
minutes
Tópico: EGUAL 5.5 Livro de reclamações;
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Tópico: EGUAL 5.6 Alteração de elementos e cessação de atividade;
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Tópico: EGUAL 5.7 Fiscalização; Infrações e coimas.
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Módulo 6 0/6

Marketing de Turismo

6 tópicos
Tópico: EGUAL 6.1 Conceitos de Marketing e Marketing de Turismo;
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Tópico: EGUAL 6.2 Plataformas digitais para a promoção do alojamento de curta duração:
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Tópico: EGUAL 6.2.1 Homeway (www.homeaway.pt); Booking (www.booking.com); Airbnb (www.airbnb.com), etc;
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Tópico: EGUAL 6.2.2 Caraterísticas do interface das plataformas;
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Tópico: EGUAL 6.2.3 Gestão de anúncios, contactos e pagamentos;
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Tópico: EGUAL 6.2.4 Fotografia e interiores: como captar clientes.
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Módulo 7 0/10

Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional

10 tópicos
Tópico: EGUAL 7.1 Conceito de hospitalidade;
minutes
Tópico: EGUAL 7.2 Atendimento vs tratamento;
minutes
Tópico: EGUAL 7.3 Atendimento ao cliente:
minutes
Tópico: EGUAL 7.3.1 Atendimento pessoal;
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Tópico: EGUAL 7.3.2 Atendimento telefónico;
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Tópico: EGUAL 7.3.3 Atendimento via internet.
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Tópico: EGUAL 7.4 Empatia no atendimento;
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Tópico: EGUAL 7.5 Perceção e comunicação no atendimento;
minutes
Tópico: EGUAL 7.6 Relacionamento interpessoal (atitudes, etiqueta, cortesia, assertividade);
minutes
Tópico: EGUAL 7.7 Satisfação do cliente vs gestão de reclamações.
minutes

Módulo 8 0/4

Turismo Acessível e Inclusivo

4 tópicos
Tópico: EGUAL 8.1 Conceitos de Turismo Acessível e Inclusivo;
minutes
Tópico: EGUAL 8.2 A acessibilidade no alojamento local;
minutes
Tópico: EGUAL 8.3 Normas básicas e exigências legais;
minutes
Tópico: EGUAL 8.4 Medidas e recomendações globais da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a acessibilidade turística;
minutes

Módulo 9

Projeto Final