Curso de Especialização em Gestão Pedagógica de Plataformas Moodle

Módulo 0

Apresentação e Introdução do Curso

2 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 0.1 Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação;
Reading: GPPM 0.1 Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação;

Módulo 1

Moodle: aceder, configurar uma disciplina e inscrever utilizadores

5 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 1.1 Apresentação do Moodle
Reading: GPPM 1.2 Acesso ao Moodle
Reading: GPPM 1.3 Adicionar e configurar um curso ou disciplinas: elementos da página
Reading: GPPM 1.4 Gerar acessos à plataforma Moodle.
Reading: GPPM 1.5 Inscrever e definir os papéis dos utilizadores no curso ou disciplina.

Módulo 2

Moodle: características e funcionalidades dos Recursos e Atividades

2 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 2.1 Atividades do Moodle
Reading: GPPM 2.1 Recursos do Moodle

Módulo 3

A Criatividade na Moodle: como conceber um curso

4 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 3.1 Storyboard
Reading: GPPM 3.2 Ferramentas de Criação de e-Conteúdos
Reading: GPPM 3.3 Plugins associados ao Moodle
Reading: GPPM 3.4 H5P: interatividade

Módulo 4

Implementação de uma metodologia de monitorização e avaliação

2 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 4.1 Criar a Pauta de Avaliação
Reading: GPPM 4.2 Relatórios de Atividade

Curso de Especialização em Gestão Pedagógica de Plataformas Moodle

€300

About this course

Pague em 4 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Oferta da taxa de inscrição + 30% de reembolso em sede de IRS

60 horas

Horário Pós Laboral

E-Learning

Comodamente a partir de qualquer lugar | B-Learning Opcional

A Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem e uma plataforma colaborativa de aprendizagem que disponibiliza ambientes personalizados de ensino-aprendizagem aos formandos. A Moodle é usada por milhares de instituições da área da educação e da formação, em todo o mundo. e fornece uma interface organizada de apoio às estratégias de e-learning. Muitas poderão ser as questões e dúvidas que se levantam quanto ao uso eficiente da mesma em prol do desenvolvimento de percursos formativos eficazes.  Neste sentido, e fruto da experiência de anos de trabalho na área da formação à distância, e sendo uma das nossas áreas core de intervenção, procurámos com este curso partilhar a nossa experiência no âmbito da Gestão Pedagógica da Plataforma Moodle.

Destinatários

Todos os profissionais que necessitam de adquirir conhecimentos teóricos e práticos inerentes ao desempenho da função de tutor de formação à distância nomeadamente:  Gestores da Formação, Coordenadores Pedagógicos, Formadores, Técnicos de Formação e Responsáveis por Projetos de Educação e Formação, em regime E-learning.

Forma de Organização

O curso é ministrado 100%, em regime EaD (E-Learning) na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Metodologias de Formação

Esta curso encontra-se organizado em 4 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estando previstas a realização de sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com o formador Durante este percurso, o formando também estará em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum noticias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que o formando possa esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

Gerir pedagogicamente uma Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: a Moodle

Objetivos Específicos

  • Identificar as principais características e funcionalidades da plataforma Moodle, aplicáveis ao ensino à distância;
  • Adicionar e configurar um curso, na plataforma Moodle, adequando-o a determinada estratégia pedagógica;
  • Identificar e caracterizar os diferentes recursos e atividades, a serem usados na organização de um percurso formativo, na plataforma Moodle;
  • Conceber conteúdos interativos/dinâmicos, em ferramentas de autor e outras, atendendo à especificidade de um determinado percurso formativo;
  • Desenhar cursos à distância, assentes em princípios de criatividade, recorrendo aos recursos e atividades existentes na Moodle.
  • Configurar um curso, tendo por base o storyboard delineado e os conteúdos interativos concebidos, de forma correta;
  • Monitorizar o desenvolvimento de um percurso formativo, na plataforma Moodle, gerando relatórios de atividade.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nas atividades desenvolvidas ao longo dos diferentes módulos:  seguintes e critérios de avaliação:

  • Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos 4 módulos (disponíveis na plataforma): 80%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
  • Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
  • Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da ação de formação – (5%);
  • Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

Suficiente Bom Muito Bom Excelente
10-13 14-15 16- 17 18-20
Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 4 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 300€ + oferta da taxa de inscrição + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“A Educação não Transforma o Mundo. A Educação muda as Pessoas. As Pessoas Transformam o Mundo”

Paulo Freire  | educador e filósofo

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Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Complete o seu percurso: Programas de Formação Complementares

Syllabus

Módulo 0 0/2

Apresentação e Introdução do Curso

2 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 0.1 Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação;
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Reading: GPPM 0.1 Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação;
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Módulo 1 0/5

Moodle: aceder, configurar uma disciplina e inscrever utilizadores

5 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 1.1 Apresentação do Moodle
minutes
Reading: GPPM 1.2 Acesso ao Moodle
minutes
Reading: GPPM 1.3 Adicionar e configurar um curso ou disciplinas: elementos da página
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Reading: GPPM 1.4 Gerar acessos à plataforma Moodle.
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Reading: GPPM 1.5 Inscrever e definir os papéis dos utilizadores no curso ou disciplina.
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Módulo 2 0/2

Moodle: características e funcionalidades dos Recursos e Atividades

2 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 2.1 Atividades do Moodle
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Reading: GPPM 2.1 Recursos do Moodle
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Módulo 3 0/4

A Criatividade na Moodle: como conceber um curso

4 Conteúdos Abordados
Reading: GPPM 3.1 Storyboard
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Reading: GPPM 3.2 Ferramentas de Criação de e-Conteúdos
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Reading: GPPM 3.3 Plugins associados ao Moodle
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Reading: GPPM 3.4 H5P: interatividade
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Módulo 4 0/2

Implementação de uma metodologia de monitorização e avaliação

2 Conteúdos Abordados
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Reading: GPPM 4.2 Relatórios de Atividade
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