Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação

Módulo 1

Enquadramento Normativo-Legal do Sistema de Formação Profissional Português

8 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 1.1 O Sistema de Formação Profissional português: características;
Reading: EOGF 1.2 Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
Reading: EOGF 1.3 Análise e distinção dos sistemas de educação;
Reading: EOGF 1.4 Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
Reading: EOGF 1.5 Entidades Formadoras certificadas:
Reading: EOGF 1.5.1 Enquadramento legal;
Reading: EOGF 1.5.2 Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
Reading: EOGF 1.6 Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.

Módulo 2

Formação Profissional - Abordagem e Clarificação Concetual

15 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 2.1 Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional:
Reading: EOGF 2.1.1 Cursos Profissionais;
Reading: EOGF 2.2.2 Formação à distância (e-learning);
Reading: EOGF 2.2.3 Modelo misto (b-learning).
Reading: EOGF 2.3 Tipologias de Formação:
Reading: EOGF 2.3.1 Formação inicial;
Reading: EOGF 2.3.2 Formação contínua (Lifelong learning).
Reading: EOGF 2.4 Metodologias de Formação
Reading: EOGF 2.4.1 Formação teórica (em sala);
Reading: EOGF 2.4.2 Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
Reading: EOGF 2.4.3 Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).
Reading: EOGF 2.5 Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.
Reading: EOGF 2.5.1 Formações Homolgadas/Certificadas pelo IEFP;
Reading: EOGF 2.5.2 Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc;
Reading: EOGF 2.5.3 Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.

Módulo 3

Os Diferentes Intervenientes no Ciclo Formativo: Do Gestor da Formação aos Formadores

3 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 3.1 Requisitos legais para o exercício das funções;
Reading: EOGF 3.2 Perfil académico e profissional;
Reading: EOGF 3.4 Acumulação de funções: quem e como?

Módulo 4

As Fases do Ciclo Formativo

37 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 4.1 O Planeamento: Do diagnóstico de Necessidades de Formação ao Plano de Formação
Reading: EOGF 4.1.1 O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:
Reading: EOGF 4.1.1.1 O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
Reading: EOGF 4.1.1.2 Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
Reading: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Reading: EOGF 4.1.1.4 As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
Reading: EOGF 4.1.1.5 Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
Reading: EOGF 4.1.1.6 Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
Reading: EOGF 4.1.1.7 Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
Reading: EOGF 4.1.1.8 O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.
Reading: EOGF 4.1.2 Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
Reading: EOGF 4.1.2.1 O plano de formação
Reading: EOGF 4.1.2.2 Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
Reading: EOGF 4.1.2.3 Definição da cronologia global do plano de formação;
Reading: EOGF 4.1.2.4 Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…
Reading: EOGF 4.2 O Desenvolvimento – da Conceção à Execução da Formação
Reading: EOGF 4.2.1 Elaboração de Programas de formação;
Reading: EOGF 4.2.2 Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
Reading: EOGF 4.2.2.1 Práticas tradicionais;
Reading: EOGF 4.2.2.2 Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
Reading: EOGF 4.2.3 Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
Reading: EOGF 4.2.4 Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
Reading: EOGF 4.2.5 Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
Reading: EOGF 4.2.6 Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
Reading: EOGF 4.2.7 Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;
Reading: EOGF 4.3 Avaliação: Análise e Monitorização da Eficácia da Formação
Reading: EOGF 4.3.1 O Conceito de avaliação;
Reading: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
Reading: EOGF 4.3.3 A Avaliação da Formação:
Reading: EOGF 4.3.3.1 Avaliação das Aprendizagens;
Reading: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
Reading: EOGF 4.3.3.3 A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
Reading: EOGF 4.3.3.4 A Avaliação Pós-formação;
Reading: EOGF 4.3.3.5 Relatório final de avaliação da ação;
Reading: EOGF 4.3.4 Return On Investment (ROI);
Reading: EOGF 4.3.5 PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.

05.

O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES À DGERT

11 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 5.1 Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
Reading: EOGF 5.2 Vantagens e beneficiários da certificação;
Reading: EOGF 5.3 O processo de certificação inicial;
Reading: EOGF 5.4 Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
Reading: EOGF 5.5 Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
Reading: EOGF 5.6 Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
Reading: EOGF 5.7 Taxas associadas à certificação;
Reading: EOGF 5.8 Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
Reading: EOGF 5.9 Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
Reading: EOGF 5.10 Processo de passagem da certificação a outras entidades;
Reading: EOGF 5.11 A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.

06.

Formação à Distância: Organização Estruturação e Implementação

9 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 7.1 Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
Reading: EOGF 7.2 Evolução do Ensino à distância;
Reading: EOGF 7.3 Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
Reading: EOGF 7.4 O E-formador: Perfil e Competências;
Reading: EOGF 7.5 Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
Reading: EOGF 7.6 Plataformas colaborativas de aprendizagem;
Reading: EOGF 7.7 Desenho de cursos em regime e-learning;
Reading: EOGF 7.8 Materiais e recursos para o e-learning;
Reading: EOGF 7.9 Organização de um curso em e-learning.

07.

PROJETO FINAL

Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação

€699

About this course

6 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Oferta da Taxa de Inscrição

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

150 horas

Horário Pós-Laboral

O atual regime de certificação de entidades formadoras tem por base os princípios estabelecidos no acordo de concertação social sobre a reforma da formação profissional, orientados para a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. Estes aspetos vieram determinar as alterações introduzidas pela Portaria nº 208/2013 de 26 de junho (Republicação da Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro), ao sistema de certificação de entidades formadoras junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), impondo a função de gestor da Formação a todas as entidades formadoras certificadas.

Usufrua da partilha de conhecimento de uma equipa de formadores detentora de uma taxa de 100% de sucesso em processos de certificação de entidades formadoras à DGERT.

O exercício desta função implica que o seu titular detenha 3 anos de funções técnicas em Gestão e Organização da Formação ou formação mínima de 150 horas em Organização e Gestão da Formação. O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação ministrado pela Twofold, foi desenhada especificamente para o cumprimento deste requisito, procurando adicionalmente dotar os formandos de competências a este nível aprofundadas ao nível da gestão prática de entidades formadoras certificadas.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação destina-se a:

  • Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos;
  • Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da Gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
  • Outros profissionais que pretendam potenciar as suas carreiras ou empregabilidade;
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Equipa de Formadores

Gestora da Formação/ Formadora

Coordenadora da Formação/ Formadora
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Planear, desenvolver, executar e avaliar projetos de educação e formação com base num processo de levantamento e de diagnóstico de necessidades de formação.

Objetivos Específicos

  • Conhecer e compreender as especificidades da formação profissional no contexto português;
  • Conhecer e distinguir os vários conceitos ligados à formação profissional;
  • Identificar e caracterizar os diferentes intervenientes no Ciclo Formativo;
  • Identificar, compreender e implementar as diferentes fases do Ciclo Formativo;
  • Operacionalizar todas as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes à organização e gestão da formação;
  • Reconhecer os princípios do sistema de certificação de entidades à DGERT;
  • Compreender os procedimentos e exigências associadas ao sistema de certificação;
  • Conhecer os objetivos e programa operacionais, de carácter formativo, à luz do atual quadro comunitário: Portugal2020;
  • Conhecer a evolução da formação à distância;
  • Conhecer as especificidades inerentes à formação à distância;
  • Adquirir capacidades, conhecimentos e atitudes como e-formador;
  • Perceber as potencialidades das plataformas colaborativas de aprendizagem.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 6 x 85€ + 0€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 499€ (já com desconto) + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 50€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

Nelson Rolihlahla Mandela | Ativista, Presidente da R. Africa do Sul, Nobel da Paz de 1993

O que Precisa?

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Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

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Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

A Especialização em Organização e Gestão da Formação é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/8

Enquadramento Normativo-Legal do Sistema de Formação Profissional Português

8 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 1.1 O Sistema de Formação Profissional português: características;
minutes
Reading: EOGF 1.2 Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
minutes
Reading: EOGF 1.3 Análise e distinção dos sistemas de educação;
minutes
Reading: EOGF 1.4 Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
minutes
Reading: EOGF 1.5 Entidades Formadoras certificadas:
minutes
Reading: EOGF 1.5.1 Enquadramento legal;
minutes
Reading: EOGF 1.5.2 Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
minutes
Reading: EOGF 1.6 Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.
minutes

Módulo 2 0/15

Formação Profissional - Abordagem e Clarificação Concetual

15 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 2.1 Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional:
minutes
Reading: EOGF 2.1.1 Cursos Profissionais;
minutes
Reading: EOGF 2.2.2 Formação à distância (e-learning);
minutes
Reading: EOGF 2.2.3 Modelo misto (b-learning).
minutes
Reading: EOGF 2.3 Tipologias de Formação:
minutes
Reading: EOGF 2.3.1 Formação inicial;
minutes
Reading: EOGF 2.3.2 Formação contínua (Lifelong learning).
minutes
Reading: EOGF 2.4 Metodologias de Formação
minutes
Reading: EOGF 2.4.1 Formação teórica (em sala);
minutes
Reading: EOGF 2.4.2 Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
minutes
Reading: EOGF 2.4.3 Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).
minutes
Reading: EOGF 2.5 Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.
minutes
Reading: EOGF 2.5.1 Formações Homolgadas/Certificadas pelo IEFP;
minutes
Reading: EOGF 2.5.2 Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc;
minutes
Reading: EOGF 2.5.3 Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.
minutes

Módulo 3 0/3

Os Diferentes Intervenientes no Ciclo Formativo: Do Gestor da Formação aos Formadores

3 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 3.1 Requisitos legais para o exercício das funções;
minutes
Reading: EOGF 3.2 Perfil académico e profissional;
minutes
Reading: EOGF 3.4 Acumulação de funções: quem e como?
minutes

Módulo 4 0/37

As Fases do Ciclo Formativo

37 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 4.1 O Planeamento: Do diagnóstico de Necessidades de Formação ao Plano de Formação
minutes
Reading: EOGF 4.1.1 O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.1 O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.2 Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.4 As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.5 Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.6 Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.7 Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.1.8 O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.
minutes
Reading: EOGF 4.1.2 Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
minutes
Reading: EOGF 4.1.2.1 O plano de formação
minutes
Reading: EOGF 4.1.2.2 Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
minutes
Reading: EOGF 4.1.2.3 Definição da cronologia global do plano de formação;
minutes
Reading: EOGF 4.1.2.4 Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…
minutes
Reading: EOGF 4.2 O Desenvolvimento – da Conceção à Execução da Formação
minutes
Reading: EOGF 4.2.1 Elaboração de Programas de formação;
minutes
Reading: EOGF 4.2.2 Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
minutes
Reading: EOGF 4.2.2.1 Práticas tradicionais;
minutes
Reading: EOGF 4.2.2.2 Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
minutes
Reading: EOGF 4.2.3 Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
minutes
Reading: EOGF 4.2.4 Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
minutes
Reading: EOGF 4.2.5 Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
minutes
Reading: EOGF 4.2.6 Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
minutes
Reading: EOGF 4.2.7 Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;
minutes
Reading: EOGF 4.3 Avaliação: Análise e Monitorização da Eficácia da Formação
minutes
Reading: EOGF 4.3.1 O Conceito de avaliação;
minutes
Reading: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
minutes
Reading: EOGF 4.3.3 A Avaliação da Formação:
minutes
Reading: EOGF 4.3.3.1 Avaliação das Aprendizagens;
minutes
Reading: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
minutes
Reading: EOGF 4.3.3.3 A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
minutes
Reading: EOGF 4.3.3.4 A Avaliação Pós-formação;
minutes
Reading: EOGF 4.3.3.5 Relatório final de avaliação da ação;
minutes
Reading: EOGF 4.3.4 Return On Investment (ROI);
minutes
Reading: EOGF 4.3.5 PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.
minutes

05. 0/11

O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES À DGERT

11 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 5.1 Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
minutes
Reading: EOGF 5.2 Vantagens e beneficiários da certificação;
minutes
Reading: EOGF 5.3 O processo de certificação inicial;
minutes
Reading: EOGF 5.4 Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
minutes
Reading: EOGF 5.5 Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
minutes
Reading: EOGF 5.6 Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
minutes
Reading: EOGF 5.7 Taxas associadas à certificação;
minutes
Reading: EOGF 5.8 Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
minutes
Reading: EOGF 5.9 Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
minutes
Reading: EOGF 5.10 Processo de passagem da certificação a outras entidades;
minutes
Reading: EOGF 5.11 A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.
minutes

06. 0/9

Formação à Distância: Organização Estruturação e Implementação

9 Conteúdos Abordados
Reading: EOGF 7.1 Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
minutes
Reading: EOGF 7.2 Evolução do Ensino à distância;
minutes
Reading: EOGF 7.3 Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
minutes
Reading: EOGF 7.4 O E-formador: Perfil e Competências;
minutes
Reading: EOGF 7.5 Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
minutes
Reading: EOGF 7.6 Plataformas colaborativas de aprendizagem;
minutes
Reading: EOGF 7.7 Desenho de cursos em regime e-learning;
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Reading: EOGF 7.8 Materiais e recursos para o e-learning;
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Reading: EOGF 7.9 Organização de um curso em e-learning.
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07.

PROJETO FINAL

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