Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação

Módulo 1

Enquadramento Normativo-Legal do Sistema de Formação Profissional Português

8 tópicos
Tópico: EOGF 1.1 O Sistema de Formação Profissional português: características;
Tópico: EOGF 1.2 Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
Tópico: EOGF 1.3 Análise e distinção dos sistemas de educação;
Tópico: EOGF 1.4 Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
Tópico: EOGF 1.5 Entidades Formadoras certificadas:
Tópico: EOGF 1.5.1 Enquadramento legal;
Tópico: EOGF 1.5.2 Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
Tópico: EOGF 1.6 Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.

Módulo 2

Formação Profissional - Abordagem e Clarificação Concetual

15 tópicos
Tópico: EOGF 2.1 Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional:
Tópico: EOGF 2.1.1 Cursos Profissionais;
Tópico: EOGF 2.2.2 Formação à distância (e-learning);
Tópico: EOGF 2.2.3 Modelo misto (b-learning).
Tópico: EOGF 2.3 Tipologias de Formação:
Tópico: EOGF 2.3.1 Formação inicial;
Tópico: EOGF 2.3.2 Formação contínua (Lifelong learning).
Tópico: EOGF 2.4 Metodologias de Formação
Tópico: EOGF 2.4.1 Formação teórica (em sala);
Tópico: EOGF 2.4.2 Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
Tópico: EOGF 2.4.3 Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).
Tópico: EOGF 2.5 Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.
Tópico: EOGF 2.5.1 Formações Homolgadas/Certificadas pelo IEFP;
Tópico: EOGF 2.5.2 Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc;
Tópico: EOGF 2.5.3 Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.

Módulo 3

Os Diferentes Intervenientes no Ciclo Formativo: Do Gestor da Formação aos Formadores

3 tópicos
Tópico: EOGF 3.1 Requisitos legais para o exercício das funções;
Tópico: EOGF 3.2 Perfil académico e profissional;
Tópico: EOGF 3.4 Acumulação de funções: quem e como?

Módulo 4

As Fases do Ciclo Formativo

37 tópicos
Tópico: EOGF 4.1 O Planeamento: Do diagnóstico de Necessidades de Formação ao Plano de Formação
Tópico: EOGF 4.1.1 O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:
Tópico: EOGF 4.1.1.1 O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
Tópico: EOGF 4.1.1.2 Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
Tópico: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Tópico: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
Tópico: EOGF 4.1.1.4 As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
Tópico: EOGF 4.1.1.5 Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
Tópico: EOGF 4.1.1.6 Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
Tópico: EOGF 4.1.1.7 Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
Tópico: EOGF 4.1.1.8 O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.
Tópico: EOGF 4.1.2 Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
Tópico: EOGF 4.1.2.1 O plano de formação
Tópico: EOGF 4.1.2.2 Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
Tópico: EOGF 4.1.2.3 Definição da cronologia global do plano de formação;
Tópico: EOGF 4.1.2.4 Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…
Tópico: EOGF 4.2 O Desenvolvimento – da Conceção à Execução da Formação
Tópico: EOGF 4.2.1 Elaboração de Programas de formação;
Tópico: EOGF 4.2.2 Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
Tópico: EOGF 4.2.2.1 Práticas tradicionais;
Tópico: EOGF 4.2.2.2 Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
Tópico: EOGF 4.2.3 Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
Tópico: EOGF 4.2.4 Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
Tópico: EOGF 4.2.5 Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
Tópico: EOGF 4.2.6 Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
Tópico: EOGF 4.2.7 Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;
Tópico: EOGF 4.3 Avaliação: Análise e Monitorização da Eficácia da Formação
Tópico: EOGF 4.3.1 O Conceito de avaliação;
Tópico: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
Tópico: EOGF 4.3.3 A Avaliação da Formação:
Tópico: EOGF 4.3.3.1 Avaliação das Aprendizagens;
Tópico: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
Tópico: EOGF 4.3.3.3 A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
Tópico: EOGF 4.3.3.4 A Avaliação Pós-formação;
Tópico: EOGF 4.3.3.5 Relatório final de avaliação da ação;
Tópico: EOGF 4.3.4 Return On Investment (ROI);
Tópico: EOGF 4.3.5 PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.

05.

O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES À DGERT

11 tópicos
Tópico: EOGF 5.1 Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
Tópico: EOGF 5.2 Vantagens e beneficiários da certificação;
Tópico: EOGF 5.3 O processo de certificação inicial;
Tópico: EOGF 5.4 Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
Tópico: EOGF 5.5 Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
Tópico: EOGF 5.6 Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
Tópico: EOGF 5.7 Taxas associadas à certificação;
Tópico: EOGF 5.8 Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
Tópico: EOGF 5.9 Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
Tópico: EOGF 5.10 Processo de passagem da certificação a outras entidades;
Tópico: EOGF 5.11 A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.

06.

Formação à Distância: Organização Estruturação e Implementação

9 tópicos
Tópico: EOGF 7.1 Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
Tópico: EOGF 7.2 Evolução do Ensino à distância;
Tópico: EOGF 7.3 Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
Tópico: EOGF 7.4 O E-formador: Perfil e Competências;
Tópico: EOGF 7.5 Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
Tópico: EOGF 7.6 Plataformas colaborativas de aprendizagem;
Tópico: EOGF 7.7 Desenho de cursos em regime e-learning;
Tópico: EOGF 7.8 Materiais e recursos para o e-learning;
Tópico: EOGF 7.9 Organização de um curso em e-learning.

07.

PROJETO FINAL

Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação

€399
Gestor da Formação

Porquê este Curso?

Oferta da Taxa de Inscrição (50€) + 100€ de desconto de Ano Novo já Incluído

Pague em 4 prestações de 99 € + 50€ de taxa de inscrição

150 horas - 3 Meses

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

Super desconto de Primavera 150€ + Oferta da Taxa de Inscrição (50€) + Reembolso de 30% do valor pago no seu IRS. 

O desconto termina dentro de:

2023/03/28 23:00:00

O atual regime de certificação de entidades formadoras tem por base os princípios estabelecidos no acordo de concertação social sobre a reforma da formação profissional, orientados para a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. Estes aspetos vieram determinar as alterações introduzidas pela Portaria nº 208/2013 de 26 de junho (Republicação da Portaria nº 851/2010 de 6 de setembro), ao sistema de certificação de entidades formadoras junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), impondo a função de gestor da Formação a todas as entidades formadoras certificadas.

Usufrua da partilha de conhecimento de uma equipa de formadores detentora de uma taxa de 100% de sucesso em processos de certificação de entidades formadoras à DGERT.

O exercício desta função implica que o seu titular detenha 3 anos de funções técnicas em Gestão e Organização da Formação ou formação mínima de 150 horas em Organização e Gestão da Formação. O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação ministrado pela Twofold, foi desenhada especificamente para o cumprimento deste requisito, procurando adicionalmente dotar os formandos de competências a este nível aprofundadas ao nível da gestão prática de entidades formadoras certificadas.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação destina-se a:

  • Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos;
  • Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da Gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
  • Outros profissionais que pretendam potenciar as suas carreiras ou empregabilidade;
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão da Formação é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Gestora da Formação/ Formadora

Coordenadora da Formação/ Formadora
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Planear, desenvolver, executar e avaliar projetos de educação e formação com base num processo de levantamento e de diagnóstico de necessidades de formação.

Objetivos Específicos

  • Conhecer e compreender as especificidades da formação profissional no contexto português;
  • Conhecer e distinguir os vários conceitos ligados à formação profissional;
  • Identificar e caracterizar os diferentes intervenientes no Ciclo Formativo;
  • Identificar, compreender e implementar as diferentes fases do Ciclo Formativo;
  • Operacionalizar todas as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes à organização e gestão da formação;
  • Reconhecer os princípios do sistema de certificação de entidades à DGERT;
  • Compreender os procedimentos e exigências associadas ao sistema de certificação;
  • Conhecer os objetivos e programa operacionais, de carácter formativo, à luz do atual quadro comunitário: Portugal2020;
  • Conhecer a evolução da formação à distância;
  • Conhecer as especificidades inerentes à formação à distância;
  • Adquirir capacidades, conhecimentos e atitudes como e-formador;
  • Perceber as potencialidades das plataformas colaborativas de aprendizagem.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Pagamento a Pronto

399€ +  Oferta da Taxa de Inscrição de 50€ = 150€ de Desconto já incluído

“A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

Nelson Rolihlahla Mandela | Ativista, Presidente da R. Africa do Sul, Nobel da Paz de 1993

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no butão correspondente

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Sorry, no posts matched your criteria.

Temáticas a abordar

A Especialização em Organização e Gestão da Formação é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/8

Enquadramento Normativo-Legal do Sistema de Formação Profissional Português

8 tópicos
Tópico: EOGF 1.1 O Sistema de Formação Profissional português: características;
minutes
Tópico: EOGF 1.2 Perspetiva histórica dos normativos legais da formação profissional até à atualidade;
minutes
Tópico: EOGF 1.3 Análise e distinção dos sistemas de educação;
minutes
Tópico: EOGF 1.4 Código do trabalho: obrigatoriedade legal da formação;
minutes
Tópico: EOGF 1.5 Entidades Formadoras certificadas:
minutes
Tópico: EOGF 1.5.1 Enquadramento legal;
minutes
Tópico: EOGF 1.5.2 Implementação da Norma NP4512: auditorias e sistemas de gestão da formação.
minutes
Tópico: EOGF 1.6 Regulamento Geral de Proteção de dados pessoais no tratamento de informações requeridas aos formandos e formadores.
minutes

Módulo 2 0/15

Formação Profissional - Abordagem e Clarificação Concetual

15 tópicos
Tópico: EOGF 2.1 Modalidades de Educação/Formação e Qualificação Profissional:
minutes
Tópico: EOGF 2.1.1 Cursos Profissionais;
minutes
Tópico: EOGF 2.2.2 Formação à distância (e-learning);
minutes
Tópico: EOGF 2.2.3 Modelo misto (b-learning).
minutes
Tópico: EOGF 2.3 Tipologias de Formação:
minutes
Tópico: EOGF 2.3.1 Formação inicial;
minutes
Tópico: EOGF 2.3.2 Formação contínua (Lifelong learning).
minutes
Tópico: EOGF 2.4 Metodologias de Formação
minutes
Tópico: EOGF 2.4.1 Formação teórica (em sala);
minutes
Tópico: EOGF 2.4.2 Formação prática (em sala, laboratório ou oficina);
minutes
Tópico: EOGF 2.4.3 Formação prática em contexto real de trabalho (on job, formação hands on, estágios, workshops).
minutes
Tópico: EOGF 2.5 Principais organismos de homologação/certificação de percursos formativos específicos.
minutes
Tópico: EOGF 2.5.1 Formações Homolgadas/Certificadas pelo IEFP;
minutes
Tópico: EOGF 2.5.2 Formações homologadas por organismos públicos: ACT, IMTT, ADENE, ISP, FNACC, etc;
minutes
Tópico: EOGF 2.5.3 Formações homologadas por outra tipologia de organismos: OTOC, AO, OP.
minutes

Módulo 3 0/3

Os Diferentes Intervenientes no Ciclo Formativo: Do Gestor da Formação aos Formadores

3 tópicos
Tópico: EOGF 3.1 Requisitos legais para o exercício das funções;
minutes
Tópico: EOGF 3.2 Perfil académico e profissional;
minutes
Tópico: EOGF 3.4 Acumulação de funções: quem e como?
minutes

Módulo 4 0/37

As Fases do Ciclo Formativo

37 tópicos
Tópico: EOGF 4.1 O Planeamento: Do diagnóstico de Necessidades de Formação ao Plano de Formação
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1 O Processo de Levantamento e de Diagnóstico de Necessidade de Formação:
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.1 O conceito de Necessidades de Formação (fontes e tipos);
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.2 Objetivos e importância do diagnóstico das necessidades de formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.3 O processo de Levantamento e de Diagnóstico das Necessidades de Formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.4 As diferentes fases do Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.5 Metodologias e Técnicas de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.6 Conceção de Instrumentos de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.7 Análise e Tratamento da Informação recolhida no processo de Levantamento das Necessidades de Formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.1.8 O Relatório de identificação/ diagnóstico das Necessidades de Formação: objetivos e estruturação.
minutes
Tópico: EOGF 4.1.2 Planificação das atividades formativas: o plano de formação – ferramenta estratégica:
minutes
Tópico: EOGF 4.1.2.1 O plano de formação
minutes
Tópico: EOGF 4.1.2.2 Etapas de desenvolvimento de um plano de formação (estruturação e desenho);
minutes
Tópico: EOGF 4.1.2.3 Definição da cronologia global do plano de formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.1.2.4 Recursos a afetar ao plano de formação: recursos humanos, pedagógicos, materiais, financeiros, outros…
minutes
Tópico: EOGF 4.2 O Desenvolvimento – da Conceção à Execução da Formação
minutes
Tópico: EOGF 4.2.1 Elaboração de Programas de formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.2.2 Promoção e divulgação das ações que integram o plano de formação:
minutes
Tópico: EOGF 4.2.2.1 Práticas tradicionais;
minutes
Tópico: EOGF 4.2.2.2 Marketing digital (website, Facebook, mail marketing, linkedin…)
minutes
Tópico: EOGF 4.2.3 Planeamento micro das diferentes ações (cronogramas, recursos, espaços, contratos de formação, documentação de apoio, inscrições…)
minutes
Tópico: EOGF 4.2.4 Recrutamento e Seleção de formadores (acolhimento e contratação): especificidades;
minutes
Tópico: EOGF 4.2.5 Recrutamento e Seleção de formandos: formação financiada e não financiada (pré-requisitos);
minutes
Tópico: EOGF 4.2.6 Especificidades na definição de espaços, equipamentos e materiais pedagógicos de apoio ao desenvolvimento da formação.
minutes
Tópico: EOGF 4.2.7 Dossier técnico-pedagógico: elementos, estrutura e modalidades de arquivo;
minutes
Tópico: EOGF 4.3 Avaliação: Análise e Monitorização da Eficácia da Formação
minutes
Tópico: EOGF 4.3.1 O Conceito de avaliação;
minutes
Tópico: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
minutes
Tópico: EOGF 4.3.3 A Avaliação da Formação:
minutes
Tópico: EOGF 4.3.3.1 Avaliação das Aprendizagens;
minutes
Tópico: EOGF 4.3.2 Objetivos da avaliação;
minutes
Tópico: EOGF 4.3.3.3 A Avaliação dos Comportamentos – Impacto da Formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.3.3.4 A Avaliação Pós-formação;
minutes
Tópico: EOGF 4.3.3.5 Relatório final de avaliação da ação;
minutes
Tópico: EOGF 4.3.4 Return On Investment (ROI);
minutes
Tópico: EOGF 4.3.5 PLATAFORMA SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa: principais características e sua utilização.
minutes

05. 0/11

O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES À DGERT

11 tópicos
Tópico: EOGF 5.1 Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT): missão, valores e atribuições;
minutes
Tópico: EOGF 5.2 Vantagens e beneficiários da certificação;
minutes
Tópico: EOGF 5.3 O processo de certificação inicial;
minutes
Tópico: EOGF 5.4 Requisitos inerentes à certificação: análise e exploração do guia de certificação de entidades à DGERT;
minutes
Tópico: EOGF 5.5 Estruturação e organização do processo de certificação à DGERT: diferentes etapas e recursos/suportes pedagógicos de apoio;
minutes
Tópico: EOGF 5.6 Elaboração do Manual da Qualidade da Atividade Formativa: fases, processos e descrição;
minutes
Tópico: EOGF 5.7 Taxas associadas à certificação;
minutes
Tópico: EOGF 5.8 Processo de alargamento da certificação a outras áreas de educação e formação;
minutes
Tópico: EOGF 5.9 Processo de manutenção da certificação: auditorias internas e externas;
minutes
Tópico: EOGF 5.10 Processo de passagem da certificação a outras entidades;
minutes
Tópico: EOGF 5.11 A plataforma on line (eletrónica) da DGERT.
minutes

06. 0/9

Formação à Distância: Organização Estruturação e Implementação

9 tópicos
Tópico: EOGF 7.1 Introdução ao Ensino a Distância: o e-learning em Portugal;
minutes
Tópico: EOGF 7.2 Evolução do Ensino à distância;
minutes
Tópico: EOGF 7.3 Vantagens e desvantagens do ensino à distância;
minutes
Tópico: EOGF 7.4 O E-formador: Perfil e Competências;
minutes
Tópico: EOGF 7.5 Organização, estruturação e implementação de ações formativas em regime e-learning;
minutes
Tópico: EOGF 7.6 Plataformas colaborativas de aprendizagem;
minutes
Tópico: EOGF 7.7 Desenho de cursos em regime e-learning;
minutes
Tópico: EOGF 7.8 Materiais e recursos para o e-learning;
minutes
Tópico: EOGF 7.9 Organização de um curso em e-learning.
minutes

07.

PROJETO FINAL

Fale connosco
Podemos ajudar?
Olá em que podemos ajudar?