fbpx

Dúvidas? Fale Connosco

Linha de Apoio Nacional

+351 253 096 712

Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância

Módulo 1

Contextualização da Educação à Distância

11 tópicos
Tópico: EOGFaD 1.1 Ensino-Aprendizagem: evolução, dimensão e teorias;
Tópico: EOGFaD 1.2 Paradigma Ensino-Aprendizagem: tradicional versus atual;
Tópico: EOGFaD 1.3 Conceito, perspetiva histórica, vantagens e desvantagens do EaD;
Tópico: EOGFaD 1.4 Formação on-line: e-learning e b-learning;
Tópico: EOGFaD 1.5 Teorias da Aprendizagem em cursos de Educação a Distância: contextualização e evolução ao longo dos tempos;
Tópico: EOGFaD 1.5.1 Teoria Behaviorista Versus Teoria Construtivista;
Tópico: EOGFaD 1.5.2 Teoria Cognitivista Versus Teoria Socio Construtivista.
Tópico: EOGFaD 1.6 Modelos concetuais de Aprendizagem na Educação a Distância:
Tópico: EOGFaD 1.6.1 Modelo de aprendizagem autodirigida: conceito e características;
Tópico: EOGFaD 1.6.2 Modelo de Aprendizagem colaborativo: conceito e características;
Tópico: EOGFaD 1.6.3 O Modelo de Aprendizagem de Gilly Salmon.

Módulo 2

Recursos Tecnológicos em Educação à distância

6 tópicos
Tópico: EOGFaD 2.1 A Web 2.0;
Tópico: EOGFaD 2.2 Ferramentas para o contexto de educação online;
Tópico: EOGFaD 2.3 Plataformas de aprendizagem: Learning Management Systems;
Tópico: EOGFaD 2.3.1 O Moodle enquanto LMS
Tópico: EOGFaD 2.3.2 A Blackboard Academic Suite enquanto LMS.
Tópico: EOGFaD 2.3.3 Outras plataformas

Módulo 3

Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação da Formação à Distância

27 tópicos
Tópico: EOGFaD 3.1 Planeamento: definição de objetivos
Tópico: EOGFaD 3.1.1 Definição de objetivos de aprendizagem na formação a distância: o que são objetivos de aprendizagem?
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.a Ferramentas de criação de elementos;
Tópico: EOGFaD 3.1.2.1 Taxonomia de Marzano;
Tópico: EOGFaD 3.1.2.3 Taxonomia de Ennis.
Tópico: EOGFaD 3.1.3 Formulação de objetivos de aprendizagem na formação a distância.
Tópico: EOGFaD 3.2 Desenvolvimento: organização e conceção da formação a distância
Tópico: EOGFaD 3.2 Desenvolvimento: organização e conceção da formação a distância
Tópico: EOGFaD 3.2.1 O Moodle: estrutura, dinâmica e funcionamento:
Tópico: EOGFaD 3.2.1.1 O utilizador
Tópico: EOGFaD 3.2.1.2 Estrutura e criação de disciplinas/módulos
Tópico: EOGFaD 3.2.1.3 Recursos do Moodle (ficheiro, livro, pacote IMS, página, pasta, separador, URL);
Tópico: EOGFaD 3.2.1.4 Atividades do Moodle (colaborativas, comunicação, recolha de dados e avaliativas).
Tópico: EOGFaD 3.2.2 Design de e-conteúdos:
Tópico: EOGFaD 3.2.2.1 Cenários de aprendizagem: o modelo dos 8 passos (Mwanza & Engeström,2003);
Tópico: EOGFaD 3.2.2.2 Planeamento de e-conteúdos;
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3 Objetos de Aprendizagem:
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3.a O que são objetos de aprendizagem e a sua importância;
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3.b Fases de criação, disponibilização e acesso de objetos de aprendizagem;
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3.c Modelo SCORM.
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4 Ferramentas de Criação de e-Conteúdos:
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.a Ferramentas de criação de elementos;
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.b Ferramentas de autor.
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.c Criação e publicação de Video
Tópico: EOGFaD 3.3 Avaliação: práticas de avaliação das Aprendizagens na Educação a Distância
Tópico: EOGFaD 3.3.1 Contextualização da Avaliação das Aprendizagens: a problemática da avaliação.
Tópico: EOGFaD 3.3.2 Instrumentos e técnicas de Avaliação Online: como avaliar?

Modulos 4

Projeto prático de formação a distância

1 reading
Tópico: EOGFaD 4.1 Conceção, Desenvolvimento e Operacionalização de um projeto prático;

Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância

€400
Gestor da Formação à distância

Oferta da Taxa de inscrição

Pague em 4 prestações de 99 € + 30€ de taxa de inscrição

250 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Sessões em tempo real

Vídeo, Áudio e apresentações multimédia.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

A formação e o ensino a distância é uma área em que a procura de recursos humanos ultrapassa largamente a oferta que existe atualmente no mercado. Constata-se o número crescente de empresas e de escolas públicas e privadas que cada vez mais apostam em programas e projetos de formação a distância recorrendo a plataformas colaborativas para as quais, ainda não existem recursos humanos com competências específicas. Este Curso de Especialização Avançada vem dar resposta a esta necessidade, procurando dotar os formandos de competências transversais e saberes nas áreas da comunicação, da educação e dos sistemas multimédia a fim de responder aos reptos do mercado da área da educação a distância.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância é especialmente desenhada para os profissionais ou outros intervenientes da área de Educação/Formação que pretenda adquirir competências e conhecimentos em termos de organização, gestão, execução e avaliação de projetos de ensino a distância.

Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Corpo Docente

Gestora da Formação/ Formadora

Coordenadora da Formação/ Formadora
Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Utilizar as tecnologias de informação e comunicação, como meio de organização e manuseamento de ferramentas de conceção de projetos de educação/formação a distância;
  • Gerir a formação a distância (e-tutor) tendo em conta os pressupostos pedagógicos mais adequados e orientadores do desenvolvimento colaborativo dos saberes;
  • Ministrar formação a distância (e-formador) de acordo com os requisitos definidos pela Direção Geral de Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), em entidades formadoras;
  • Saber planear, desenvolver e avaliar projetos de educação/formação a distância;

Objetivos Específicos

  • Identificar os conceitos, teorias e os modelos de estruturação do ensino/formação a distância;
  • Identificar a importância das plataformas colaborativas de aprendizagem;
  • Adquirir conhecimento e compreensão de conceitos fundamentais no ensino/formação a distância;
  • Conhecer os diferentes recursos tecnológicos de ensino/formação a distância;
  • Produzir e desenvolver e-conteúdos aplicando os padrões e especificações do modelo de referência SCORM;
  • Adotar os aspetos pedagógicos, técnicos e estéticos essenciais para a criação de conteúdos para a formação a distância;
  • Implementar práticas de avaliação de aprendizagem no ensino/ formação a distância.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007). Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados e Certificado Twofold DGERT.

Próxima Edição

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“O principio mais importante para o desenvolvimento do E-Learning não é ver o design de programas de formação como uma compilação de informação mas sim, projetados como uma experiência.”

Kathy Moore | Training Design Expert

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no butão correspondente

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Novembro 26 @ 21:00 - 22:00
R. António Machado Vilas Boas 202, 4900-503, Viana do Castelo
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Rua de S. Domingos, 96E, 4710-435 Braga
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Rua do Cabo 29A, 1250-096 Lisboa
Novembro 27 @ 21:00 - 22:00
Loja B, Rua Lúcia da Encarnação Maracoto 63, 2910-056 Setúbal

Temáticas a abordar

A Especialização em Organização e Gestão da Formação à distância é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/11

Contextualização da Educação à Distância

11 tópicos
Tópico: EOGFaD 1.1 Ensino-Aprendizagem: evolução, dimensão e teorias;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.2 Paradigma Ensino-Aprendizagem: tradicional versus atual;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.3 Conceito, perspetiva histórica, vantagens e desvantagens do EaD;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.4 Formação on-line: e-learning e b-learning;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.5 Teorias da Aprendizagem em cursos de Educação a Distância: contextualização e evolução ao longo dos tempos;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.5.1 Teoria Behaviorista Versus Teoria Construtivista;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.5.2 Teoria Cognitivista Versus Teoria Socio Construtivista.
minutes
Tópico: EOGFaD 1.6 Modelos concetuais de Aprendizagem na Educação a Distância:
minutes
Tópico: EOGFaD 1.6.1 Modelo de aprendizagem autodirigida: conceito e características;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.6.2 Modelo de Aprendizagem colaborativo: conceito e características;
minutes
Tópico: EOGFaD 1.6.3 O Modelo de Aprendizagem de Gilly Salmon.
minutes

Módulo 2 0/6

Recursos Tecnológicos em Educação à distância

6 tópicos
Tópico: EOGFaD 2.1 A Web 2.0;
minutes
Tópico: EOGFaD 2.2 Ferramentas para o contexto de educação online;
minutes
Tópico: EOGFaD 2.3 Plataformas de aprendizagem: Learning Management Systems;
minutes
Tópico: EOGFaD 2.3.1 O Moodle enquanto LMS
minutes
Tópico: EOGFaD 2.3.2 A Blackboard Academic Suite enquanto LMS.
minutes
Tópico: EOGFaD 2.3.3 Outras plataformas
minutes

Módulo 3 0/27

Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação da Formação à Distância

27 tópicos
Tópico: EOGFaD 3.1 Planeamento: definição de objetivos
minutes
Tópico: EOGFaD 3.1.1 Definição de objetivos de aprendizagem na formação a distância: o que são objetivos de aprendizagem?
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.a Ferramentas de criação de elementos;
minutes
Tópico: EOGFaD 3.1.2.1 Taxonomia de Marzano;
minutes
Tópico: EOGFaD 3.1.2.3 Taxonomia de Ennis.
minutes
Tópico: EOGFaD 3.1.3 Formulação de objetivos de aprendizagem na formação a distância.
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2 Desenvolvimento: organização e conceção da formação a distância
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2 Desenvolvimento: organização e conceção da formação a distância
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.1 O Moodle: estrutura, dinâmica e funcionamento:
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.1.1 O utilizador
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.1.2 Estrutura e criação de disciplinas/módulos
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.1.3 Recursos do Moodle (ficheiro, livro, pacote IMS, página, pasta, separador, URL);
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.1.4 Atividades do Moodle (colaborativas, comunicação, recolha de dados e avaliativas).
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2 Design de e-conteúdos:
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.1 Cenários de aprendizagem: o modelo dos 8 passos (Mwanza & Engeström,2003);
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.2 Planeamento de e-conteúdos;
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3 Objetos de Aprendizagem:
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3.a O que são objetos de aprendizagem e a sua importância;
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3.b Fases de criação, disponibilização e acesso de objetos de aprendizagem;
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.3.c Modelo SCORM.
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4 Ferramentas de Criação de e-Conteúdos:
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.a Ferramentas de criação de elementos;
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.b Ferramentas de autor.
minutes
Tópico: EOGFaD 3.2.2.4.c Criação e publicação de Video
minutes
Tópico: EOGFaD 3.3 Avaliação: práticas de avaliação das Aprendizagens na Educação a Distância
minutes
Tópico: EOGFaD 3.3.1 Contextualização da Avaliação das Aprendizagens: a problemática da avaliação.
minutes
Tópico: EOGFaD 3.3.2 Instrumentos e técnicas de Avaliação Online: como avaliar?
minutes

Modulos 4 0/1

Projeto prático de formação a distância

1 reading
Tópico: EOGFaD 4.1 Conceção, Desenvolvimento e Operacionalização de um projeto prático;
minutes