Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância

Módulo 0

Apresentação e Introdução

EOGFaD

2 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 0.1 Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação;
Reading: EOGFaD 0.2 Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa: E-Academy.twofold.pt

Módulo 1

Contextualização da Educação à Distância - EaD

5 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 1.1 Conceito do Ensino à Distância;
Reading: EOGFaD 1.2 Evolução do Ensino à distância: perspetiva histórica;
Reading: EOGFaD 1.3 Vantagens e desvantagens do Ensino à Distância;
Reading: EOGFaD 1.4 Formas de Organização da Formação à distância;
Reading: EOGFaD 1.5 Características da Formação à distância;

Módulo 2

Plataformas Colaborativas de Aprendizagem - LMS

3 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 2.1 A Plataforma Moodle: estrutura, dinâmica e funcionamento.
Reading: EOGFaD 2.2 Recursos a utilizar (ficheiro, livro, pacote IMS, página, pasta, separador, URL).
Reading: EOGFaD 2.3 Atividades a utilizar (colaborativas, comunicação, recolha de dados e avaliativas

Módulo 3

Estruturação e Operacionalização de Percursos Formativos à Distância

8 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 3.0 Transição ou implementação de programas de Formação a Distância: Cumprimento de requisitos de Certificação DGERT
Reading: EOGFaD 3.1 Elaboração do Programa de Formação;
Reading: EOGFaD 3.2 Definição dos Recursos e Atividades;
Reading: EOGFaD 3.3 Elaboração de conteúdos:
Reading: EOGFaD 3.3.1 Ferramentas de criação de elementos;
Reading: EOGFaD 3.3.2 Ferramentas de autor.
Reading: EOGFaD 3.4 Definição do modelo de avaliação das aprendizagens
Reading: EOGFaD 3.5 Elaboração dos Planos de Sessão

Módulo 4

Projeto prático de formação a distância

2 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 4.1 Elaboração de um Projeto de um Curso, em regime e-learning;
Reading: EOGFaD 4.2 Implementação do projeto na Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle.

Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância

€510

About this course

6 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Isento de IVA e dedutível no seu IRS + Oferta da Taxa de Inscrição

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

150 horas

Horário Pós-laboral

A formação e o ensino a distância é uma área em que a procura de recursos humanos ultrapassa largamente a oferta que existe atualmente no mercado. Constata-se o número crescente de empresas e de escolas públicas e privadas que cada vez mais apostam em programas e projetos de formação a distância recorrendo a plataformas colaborativas para as quais, ainda não existem recursos humanos com competências específicas. Este curso pós-universidade vem dar resposta a esta necessidade, procurando dotar os formandos de competências transversais a saberes nas áreas da comunicação, da educação e dos sistemas multimédia a fim de responder aos reptos do mercado da área da educação a distância.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância é especialmente desenhada para os profissionais ou outros intervenientes da área de Educação/Formação que pretenda adquirir competências e conhecimentos em termos de organização, gestão, execução e avaliação de projetos de ensino a distância.

Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Organização e Gestão de Formação a Distância é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Equipa de Formadores

Gestora da Formação/ Formadora

Coordenadora da Formação/ Formadora
Metodologias de Formação

Esta especialização avançada encontra-se organizada em 4 Módulos, sendo que se trata de uma formação a distância, estando previstas a realização de sessões síncronas, com a duração de 1 hora, nas quais os formandos estão em contacto em tempo real com os formadores e restantes formandos. Durante este percurso, os formandos também estarão em contacto com o formador através de sessões assíncronas (e-mail, fórum noticias/dúvidas e contacto telefónico) permitindo assim que os formandos possam esclarecer dúvidas que ocorram ao longo do seu percurso formativo. A leitura e a reflexão individual de todos os materiais disponibilizados deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes suportes pedagógicos o formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso os E-trabalhos programados.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Utilizar as tecnologias de informação e comunicação, como meio de organização e manuseamento de ferramentas de conceção de projetos de educação/formação a distância;
  • Gerir a formação a distância (e-tutor) tendo em conta os pressupostos pedagógicos mais adequados e orientadores do desenvolvimento colaborativo dos saberes;
  • Ministrar formação a distância (e-formador) de acordo com os requisitos definidos pela Direção Geral de Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), em entidades formadoras;
  • Saber planear, desenvolver e avaliar projetos de educação/formação a distância;

Objetivos Específicos

  • Identificar os conceitos, teorias e os modelos de estruturação do ensino/formação a distância;
  • Identificar a importância das plataformas colaborativas de aprendizagem;
  • Adquirir conhecimento e compreensão de conceitos fundamentais no ensino/formação a distância;
  • Conhecer os diferentes recursos tecnológicos de ensino/formação a distância;
  • Produzir e desenvolver e-conteúdos aplicando os padrões e especificações do modelo de referência SCORM;
  • Adotar os aspetos pedagógicos, técnicos e estéticos essenciais para a criação de conteúdos para a formação a distância;
  • Implementar práticas de avaliação de aprendizagem no ensino/ formação a distância.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos e critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica ou inicial.
  • Avaliação Formativa ou contínua:
  • Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos 4 módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
  • Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
  • Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da ação de formação – (5%);
  • Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  • Avaliação Sumativa ou final:
  • Projeto final: 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Pós-Graduação implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Próxima Edição

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

  • Pague em 6 x 85€ + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)
  • Pague 510 + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“O principio mais importante para o desenvolvimento do E-Learning não é ver o design de programas de formação como uma compilação de informação mas sim, projetados como uma experiência.”

Kathy Moore | Training Design Expert

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no butão correspondente

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Sorry, no posts matched your criteria.

Syllabus

A Especialização em Organização e Gestão da Formação à distância é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 0 0/2

Apresentação e Introdução

EOGFaD

2 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 0.1 Abertura do curso: apresentação, objetivos, metodologias e avaliação;
minutes
Reading: EOGFaD 0.2 Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa: E-Academy.twofold.pt
minutes

Módulo 1 0/5

Contextualização da Educação à Distância - EaD

5 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 1.1 Conceito do Ensino à Distância;
minutes
Reading: EOGFaD 1.2 Evolução do Ensino à distância: perspetiva histórica;
minutes
Reading: EOGFaD 1.3 Vantagens e desvantagens do Ensino à Distância;
minutes
Reading: EOGFaD 1.4 Formas de Organização da Formação à distância;
minutes
Reading: EOGFaD 1.5 Características da Formação à distância;
minutes

Módulo 2 0/3

Plataformas Colaborativas de Aprendizagem - LMS

3 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 2.1 A Plataforma Moodle: estrutura, dinâmica e funcionamento.
minutes
Reading: EOGFaD 2.2 Recursos a utilizar (ficheiro, livro, pacote IMS, página, pasta, separador, URL).
minutes
Reading: EOGFaD 2.3 Atividades a utilizar (colaborativas, comunicação, recolha de dados e avaliativas
minutes

Módulo 3 0/8

Estruturação e Operacionalização de Percursos Formativos à Distância

8 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 3.0 Transição ou implementação de programas de Formação a Distância: Cumprimento de requisitos de Certificação DGERT
minutes
Reading: EOGFaD 3.1 Elaboração do Programa de Formação;
minutes
Reading: EOGFaD 3.2 Definição dos Recursos e Atividades;
minutes
Reading: EOGFaD 3.3 Elaboração de conteúdos:
minutes
Reading: EOGFaD 3.3.1 Ferramentas de criação de elementos;
minutes
Reading: EOGFaD 3.3.2 Ferramentas de autor.
minutes
Reading: EOGFaD 3.4 Definição do modelo de avaliação das aprendizagens
minutes
Reading: EOGFaD 3.5 Elaboração dos Planos de Sessão
minutes

Módulo 4 0/2

Projeto prático de formação a distância

2 Conteúdos Abordados
Reading: EOGFaD 4.1 Elaboração de um Projeto de um Curso, em regime e-learning;
minutes
Reading: EOGFaD 4.2 Implementação do projeto na Plataforma Colaborativa de Aprendizagem: Moodle.
minutes
Fale connosco
Podemos ajudar?
Olá em que podemos ajudar?