Curso de Especialização Avançada em Gestão para Farmacêuticos

Módulo 1

Deontologia e Legislação Farmacêutica

1.1. Ética Profissional e Deontológica: tipos de códigos deontológicos; 1.2. Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos; 1.3. O sistema português no âmbito do sistema europeu de avaliação e autorização de introdução no mercado de medicamentos; 1.4. A atividade farmacêutica: normas jurídicas sobre o farmacêutico e as atividades farmacêuticas; 1.5. A farmácia: profissão regulamentada; 1.6. Política do medicamento e comparticipação dos medicamentos.

Módulo 2

Direito do Trabalho e Legislação Laboral

2.1. Contrato de trabalho: características, tipos e elementos essenciais; 2.2. Férias: período de concessão, pagamento e direitos do empregado; 2.3. Salário: conceito, forma de pagamento e adicionais salariais; 2.4. Segurança e saúde do trabalho: obrigações do empregador, normas de segurança e procedimentos em caso de acidentes; 2.5. Legislação específica para as farmácias: regulamentações específicas para o setor farmacêutico, como a obrigatoriedade de farmacêutico responsável e regras de funcionamento estabelecidas pela tutela.

Módulo 3

Contabilidade e Introdução à Análise Financeira

3.1. Conceitos fundamentais da contabilidade; 3.2. Aspetos operacionais do ponto de vista do utilizador da informação contabilística para ajudar à compreensão e leitura de peças contabilísticas de síntese; 3.3. Noções e instrumentos de apoio ao diagnóstico das situações económica e financeira de pequenas empresas.

Módulo 4

Análise de Investimentos e Financiamento da Empresa

4.1. Análise financeira das “contas” das empresas; 4.2. Noções básicas de cálculo financeiro como suporte à análise e comparação de formas de financiamento alternativas; 4.3. Análise de investimentos: cálculo e estimativa dos cash-flows relevantes, regras de decisão de investimentos, análise do risco.

Módulo 5

Planeamento, Organização e Controlo

5.1. Análise estratégica e definição de objetivos; 5.2. Desenvolvimento de estratégias; 5.3. Formulação de planos e orçamentos, Controlo e Organização.

Módulo 6

Gestão de Recursos Humanos e Liderança

6.1. Introdução à gestão de recursos humanos: objetivos e desafios; 6.2. Alguns processos e metodologias de gestão de recursos humanos: 6.2.1. Recrutamento e seleção; 6.2.2. Acolhimento e integração; 6.2.3. Avaliação de desempenho e compensação.

Módulo 7

Compras e Gestão de Stocks

7.1. Modelos de gestão de stocks; 7.2. Técnicas de previsão; 7.3. O processo de gestão de stocks; 7.4. O processo de compra e a sua gestão; 7.5. O enquadramento, objetivos e a importância dos processos de Compras (no contexto das farmácias); 7.6. A estratégia de compras: análise e desenvolvimento de estratégias por categorias, a seleção, negociação e gestão de fornecedores (no contexto das farmácias).

Módulo 8

Merchandising

8.1. Enquadramento do tema Merchandising; 8.2. O comportamento do utente na Farmácia; 8.3. Tudo comunica: fator layout; técnicas de disposição dos produtos; montras e vitrines; 8.4. Promoção de vendas – comunicar com os clientes, fidelizá-los, e fazer com que sejam os fornecedores a pagar o investimento; 8.5. A Análise do espaço da Farmácia; 8.6. A estratégia do produto (Estratégia comercial, logística, preços, ofertas); 8.7. Animação da Farmácia e promoção de produtos.

Módulo 9

O Marketing digital e a Farmácia: a chave para a diferenciação

9.1. O Marketing e Farmácia (Conceito e enquadramento); 9.2. Website; 9.3. Redes sociais; 9.4. E-mail marketing.

Módulo 10

Sistemas de Informação: informática imprescindível na Farmácia atual

10.1. Sistema de gestão de farmácia (SGF); 10.2. Sistema de dispensação automatizada; 10.3. Sistema de gestão de documentos; 10.4. Sistemas de informação sobre medicamentos; 10.5. Sistemas de monitorização de temperatura e controle de qualidade; 10.6. Sistemas de gestão financeira da farmácia.

Módulo 11

Projeto Final

Curso de Especialização Avançada em Gestão para Farmacêuticos

€850

About this course

7 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição » 1ª Prestação de 155€, restantes de 85

Tudo incluído

135 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

O Curso de Especialização Avançada em Gestão para Farmacêuticos tem como objetivo capacitar o/a formando/a ao nível de competências de gestão da farmácia, desde a gestão dos recursos financeiros até à gestão dos recursos humanos. As evoluções mais recentes ao nível do sistema de saúde, em geral, e de toda a atividade relacionada com o medicamento, em particular, reforça a atualidade deste curso.

Modalidades de Inscrição

  • 7 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição » 1ª Prestação de 155€, restantes de 85€
  • Pague 595€ + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Destinatários

O Curso destina-se a:

  • Farmacêuticos proprietários ou gestores de farmácias e profissionais que exerçam ou venham a exercer a sua atividade em Farmácia.
Forma de Organização

O Curso é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

No final da formação o/a formando/a deve se capaz de:

    • Atuar de forma estratégica na gestão de estabelecimentos farmacêuticos, incluindo nas áreas do planeamento, organização, controlo e avaliação de processos administrativos e operacionais.

Objetivos Específicos

No final da formação o/a formando/a deve se capaz de:

  • Liderar o trabalho em equipa, visando a melhoria do ambiente laboral e a promoção da qualidade nos serviços prestados, de forma eficaz;
  • Evidenciar atualização em relação à legislação e normas vigentes na área da gestão farmacêutica, garantindo o cumprimento das exigências legais e éticas, com eficácia;
  • Aplicar técnicas e estratégias de marketing digital e comunicação no segmento farmacêutico, visando a conquista e fidelização de clientes, de forma eficiente;
  • Interpretar os objetivos e a base da elaboração das principais demonstrações financeiras, nomeadamente “ler” um Balanço e/ou uma Demonstração de Resultados, sem erros técnicos;
  • Fazer o controlo orçamental e análise de desvios, com recursos aos materiais disponibilizados, com eficácia;
  • Aplicar os conceitos fundamentais da contabilidade financeira e da contabilidade analítica, de acordo com os normativos, sem errar.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Modalidades de Inscrição

  • 7 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição » 1ª Prestação de 155€, restantes de 85€
  • Pague 595€ + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Uma das formas de saúde é a doença. Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais anormal que se poderia encontrar.”

 

Fernando Pessoa | Livro do Desassossego

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Syllabus

A Especialização em Gestão de Unidades de Saúde é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1

Deontologia e Legislação Farmacêutica

1.1. Ética Profissional e Deontológica: tipos de códigos deontológicos; 1.2. Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos; 1.3. O sistema português no âmbito do sistema europeu de avaliação e autorização de introdução no mercado de medicamentos; 1.4. A atividade farmacêutica: normas jurídicas sobre o farmacêutico e as atividades farmacêuticas; 1.5. A farmácia: profissão regulamentada; 1.6. Política do medicamento e comparticipação dos medicamentos.

Módulo 2

Direito do Trabalho e Legislação Laboral

2.1. Contrato de trabalho: características, tipos e elementos essenciais; 2.2. Férias: período de concessão, pagamento e direitos do empregado; 2.3. Salário: conceito, forma de pagamento e adicionais salariais; 2.4. Segurança e saúde do trabalho: obrigações do empregador, normas de segurança e procedimentos em caso de acidentes; 2.5. Legislação específica para as farmácias: regulamentações específicas para o setor farmacêutico, como a obrigatoriedade de farmacêutico responsável e regras de funcionamento estabelecidas pela tutela.

Módulo 3

Contabilidade e Introdução à Análise Financeira

3.1. Conceitos fundamentais da contabilidade; 3.2. Aspetos operacionais do ponto de vista do utilizador da informação contabilística para ajudar à compreensão e leitura de peças contabilísticas de síntese; 3.3. Noções e instrumentos de apoio ao diagnóstico das situações económica e financeira de pequenas empresas.

Módulo 4

Análise de Investimentos e Financiamento da Empresa

4.1. Análise financeira das “contas” das empresas; 4.2. Noções básicas de cálculo financeiro como suporte à análise e comparação de formas de financiamento alternativas; 4.3. Análise de investimentos: cálculo e estimativa dos cash-flows relevantes, regras de decisão de investimentos, análise do risco.

Módulo 5

Planeamento, Organização e Controlo

5.1. Análise estratégica e definição de objetivos; 5.2. Desenvolvimento de estratégias; 5.3. Formulação de planos e orçamentos, Controlo e Organização.

Módulo 6

Gestão de Recursos Humanos e Liderança

6.1. Introdução à gestão de recursos humanos: objetivos e desafios; 6.2. Alguns processos e metodologias de gestão de recursos humanos: 6.2.1. Recrutamento e seleção; 6.2.2. Acolhimento e integração; 6.2.3. Avaliação de desempenho e compensação.

Módulo 7

Compras e Gestão de Stocks

7.1. Modelos de gestão de stocks; 7.2. Técnicas de previsão; 7.3. O processo de gestão de stocks; 7.4. O processo de compra e a sua gestão; 7.5. O enquadramento, objetivos e a importância dos processos de Compras (no contexto das farmácias); 7.6. A estratégia de compras: análise e desenvolvimento de estratégias por categorias, a seleção, negociação e gestão de fornecedores (no contexto das farmácias).

Módulo 8

Merchandising

8.1. Enquadramento do tema Merchandising; 8.2. O comportamento do utente na Farmácia; 8.3. Tudo comunica: fator layout; técnicas de disposição dos produtos; montras e vitrines; 8.4. Promoção de vendas – comunicar com os clientes, fidelizá-los, e fazer com que sejam os fornecedores a pagar o investimento; 8.5. A Análise do espaço da Farmácia; 8.6. A estratégia do produto (Estratégia comercial, logística, preços, ofertas); 8.7. Animação da Farmácia e promoção de produtos.

Módulo 9

O Marketing digital e a Farmácia: a chave para a diferenciação

9.1. O Marketing e Farmácia (Conceito e enquadramento); 9.2. Website; 9.3. Redes sociais; 9.4. E-mail marketing.

Módulo 10

Sistemas de Informação: informática imprescindível na Farmácia atual

10.1. Sistema de gestão de farmácia (SGF); 10.2. Sistema de dispensação automatizada; 10.3. Sistema de gestão de documentos; 10.4. Sistemas de informação sobre medicamentos; 10.5. Sistemas de monitorização de temperatura e controle de qualidade; 10.6. Sistemas de gestão financeira da farmácia.

Módulo 11

Projeto Final

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