Curso de Especialização Avançada em Gestão e Liderança de CRI | Centros de Responsabilidade Integrados

Módulo 1

Enquadramento e Boas Práticas CRI’s

Módulo 2

Gestão de organizações e serviços de saúde

Módulo 3

Finanças e Controlo de Gestão

Módulo 4

Governança Clínica

Módulo 5

Sistema Logístico em Saúde

Módulo 6

Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança

Módulo 7

Ética, Deontologia e Direito de Saúde

Módulo 8

Inovação em Tecnologias de Saúde

Módulo 9

Gestão por projetos

10 Conteúdos Abordados
Reading: EGUS 9.1 O papel do Marketing nas organizações de saúde;
Reading: EGUS 9.2 O sistema de cuidados de saúde;
Reading: EGUS 9.3 O ambiente de marketing;
Reading: EGUS 9.4 Determinantes da utilização de serviços de saúde;
Reading: EGUS 9.5 Estratégia e planeamento de mercado;
Reading: EGUS 9.6 Comportamento dos consumidores;
Reading: EGUS 9.8 Segmentação de mercado, targeting e posicionamento;
Reading: EGUS 9.9 Conceção e gestão da oferta de produtos e serviços;
Reading: EGUS 9.10 Gestão das marcas;
Reading: MD+D 10.3. Estrutura de loja e arquitetura de informação

Curso de Especialização Avançada em Gestão e Liderança de CRI | Centros de Responsabilidade Integrados

€850

About this course

11 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição » 1ª Prestação de 155€, restantes de 85

Tudo incluído

150 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD

🎓 Inscrições Abertas: Curso de Gestão de Centros de Responsabilidade Integrados 🎓

Estão abertas as inscrições para o nosso inovador curso de gestão, focado nos Centros de Responsabilidade Integrados (CRI). Este curso é uma oportunidade única para profissionais de saúde que desejam aprimorar suas habilidades em gestão intermédia e assumir um papel ativo na melhoria contínua do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O que são os CRI? Os CRI são estruturas de gestão intermédia, que operam com autonomia funcional e técnica dentro do SNS, estabelecendo compromissos de desempenho assistencial e económico-financeiro1.

Objetivos do Curso:

  • Desenvolver competências em gestão eficiente e governação clínica.
  • Promover a autonomia e responsabilização dos profissionais na gestão dos recursos.
  • Incentivar a implementação das melhores práticas clínicas centradas nas necessidades dos utentes.
  • Aumentar a produtividade e satisfação dos profissionais, associando incentivos ao desempenho alcançado.

Para quem é este curso? Este curso é ideal para profissionais da saúde que buscam desenvolver sua atividade no SNS com excelência e eficiência, contribuindo para uma resposta mais equitativa e atempada aos cidadãos.

Não perca esta chance de ser um agente de mudança no SNS! As vagas são limitadas.

A nova geração de Centros de Responsabilidade Integrados do SNS vem mudar o paradigma de organização tradicional dos serviços hospitalares, potenciando a melhoria do acesso ao Serviço Nacional de Saúde mediante a adoção de lógicas assistenciais colaborativas e participadas e o aproveitamento de sinergias e complementaridade de funções e especialidades. As equipas podem focar-se no desenvolvimento da atividade assistencial numa determinada área. No final desta formação é de esperar que os formandos sejam capazes de aplicar competências para gerir e liderar os centros de responsabilidade integrados.

👉 Inscreva-se já e faça parte desta transformação!

Modalidades de Inscrição

  • 11 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição » 1ª Prestação de 155€, restantes de 85€
  • Pague 850€ + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Gestão e Liderança de CRI | Centros de Responsabilidade Integrados destina-se a:

  • Especialistas, técnicos, coordenadores, supervisores, diretores e outros profissionais de saúde que tenham interesse em aprimorar suas habilidades de gestão e liderança em contextos complexos e interdisciplinares na área da saúde.
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Gestão e Liderança de CRI | Centros de Responsabilidade Integrados é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Gerir e liderar os centros de responsabilidade integrados.
  • Adotar práticas de governação clínica e boas práticas terapêuticas nos centros de responsabilidade integrados.

Objetivos Específicos

No final da formação os formandos devem ser capazes de:

  • Aplicar fundamentos da economia da saúde, acedendo às fontes de financiamento dos centros de responsabilidade integrados, corretamente;
  • Aplicar todo o ciclo de logística e serviços gerais, aos centros de responsabilidade integrados, com eficiência;
  • Exibir competências de liderança, requeridas a executivos em saúde, aplicando em centros de responsabilidade integrados;
  • Demonstrar responsabilidade moral, disciplinar, civil e penal, inerente aos centros de responsabilidade integrados, eficazmente;
  • Utilizar programas, técnicas e softwares de inovação em Tecnologias de Saúde, aplicados aos centros de responsabilidade integrados, por forma a facilitar a qualidade dos serviços prestados.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Modalidades de Inscrição

  • 11 prestações de 85 € + 70€ de taxa de inscrição » 1ª Prestação de 155€, restantes de 85€
  • Pague 850€ + Oferta da Taxa de Inscrição no valor de 70€ + 30% em reembolso de IRS

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

“Uma das formas de saúde é a doença. Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais anormal que se poderia encontrar.”

 

Fernando Pessoa | Livro do Desassossego

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Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

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... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Syllabus

A Especialização em Gestão de Unidades de Saúde é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1

Enquadramento e Boas Práticas CRI’s

Módulo 2

Gestão de organizações e serviços de saúde

Módulo 3

Finanças e Controlo de Gestão

Módulo 4

Governança Clínica

Módulo 5

Sistema Logístico em Saúde

Módulo 6

Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança

Módulo 7

Ética, Deontologia e Direito de Saúde

Módulo 8

Inovação em Tecnologias de Saúde

Módulo 9 0/10

Gestão por projetos

10 Conteúdos Abordados
Reading: EGUS 9.1 O papel do Marketing nas organizações de saúde;
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Reading: EGUS 9.2 O sistema de cuidados de saúde;
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Reading: EGUS 9.3 O ambiente de marketing;
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Reading: EGUS 9.4 Determinantes da utilização de serviços de saúde;
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Reading: EGUS 9.5 Estratégia e planeamento de mercado;
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Reading: EGUS 9.6 Comportamento dos consumidores;
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Reading: EGUS 9.8 Segmentação de mercado, targeting e posicionamento;
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Reading: EGUS 9.9 Conceção e gestão da oferta de produtos e serviços;
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Reading: EGUS 9.10 Gestão das marcas;
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Reading: MD+D 10.3. Estrutura de loja e arquitetura de informação
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