Curso de Portugués técnico para hispanohablantes
€950
About this course
Aprender português é fundamental para se integrar na sociedade portuguesa, mas dominar o português técnico pode ser um diferencial crucial para quem busca construir uma carreira no país.
Por que o português técnico é tão importante?
- Acesso a melhores oportunidades de emprego: Muitas empresas portuguesas exigem proficiência em português técnico para determinadas funções, especialmente em setores como engenharia, tecnologia, saúde, administração e finanças.
- Melhora na comunicação profissional: O português técnico permite uma comunicação mais precisa e eficiente em ambientes de trabalho, facilitando a compreensão de documentos, relatórios e instruções específicas.
- Aumento da produtividade: Ao dominar o vocabulário técnico, você se torna mais independente, reduzindo a necessidade de pedir ajuda e agilizando suas tarefas.
- Maior integração no mercado de trabalho: O domínio do português técnico demonstra proatividade e interesse em se desenvolver profissionalmente, o que é valorizado pelas empresas.
Quais os benefícios de aprender português técnico?
- Expansão da rede de contatos: Ao se comunicar com fluência em português técnico, você pode estabelecer relacionamentos profissionais mais sólidos e expandir sua rede de contatos.
- Aumento da confiança: Sentir-se seguro ao usar a língua portuguesa em um contexto profissional aumenta sua autoconfiança e te permite se destacar.
- Possibilidade de crescimento profissional: O domínio do português técnico abre portas para novas oportunidades de carreira e promoções.
Curso Português Técnico – Nível A1, A2, B1, B2, C1(AR202413)
Procedimentos para a emissão da declaração comprovante e conclusão do processo de inscrição
Após a inscrição e pagamento do curso, o formando/estudante deverá enviar para o email os seguintes documentos:
- Digitalização do passaporte;
- Digitalização do NIF ou outro documento fiscal do pais de orgem;
- Curriculum Vitae, atualizado (não obrigatório);
- Cópia do certificado de conclusão do nível de ensino do formando;
- Comprovativo de pagamento efetuado;
- Comprovativo de IBAN da conta bancária.
Em resposta irá receber, também por email, a declaração comprovativa de inscrição no curso e a respetiva fatura e recibo fiscal comprovativos do pagamento efetuado (exigidos para a autorização de residência).
Destinatários
Este curso destina-se a participantes adultos estrangeiros para o desenvolvimento de competências comunicativas em língua portuguesa.
Forma de Organização
O Curso é ministrado em Regime misto na plataforma lms da Twofold e presencialmente nas nossas instalações em:
- Lisboa
- Porto
- Aveiro
- Coimbra
- Braga
- Faro
Avaliação das Aprendizagens
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:
- Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
- Avaliação formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos: 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente
Objetivos da Aprendizagem
Objetivo Geral
- Comunicar de forma oral e escrita o português técnico como língua estrangeira, desenvolvendo competências linguísticas.
Objetivos Específicos
No final da formação o/a formando/a deve se capaz de:
- Dominar um repertório básico de palavras, expressões e estruturas gramaticais para satisfazer as principais necessidades imediatas de comunicação, corretamente;
- Compreender e produzir enunciados curtos e simples, sobre assuntos familiares ou relativos a áreas de necessidade imediata, de forma oral e por escrito;
- Falar e escrever sobre si, o meio circundante e assuntos relacionados com necessidades imediatas, de forma simples, autonomamente;
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem em trocas básicas e diretas de informação, sobre tópicos familiares e habituais, corretamente;
- Dominar um repertório linguístico elementar, que lhe permite lidar com diferentes situações quotidianas de conteúdo previsível, autonomamente;
- Produzir discursos simples, claros e coerentes sobre assuntos quotidianos e experiências, de forma oral e por escrito, autonomamente;
- Dominar formas e estruturas gramaticais essenciais do português, utilizando um repertório lexical suficientemente lato para se exprimir sobre a maioria dos assuntos pertinentes, corretamente;
- Dominar um leque bastante alargado de recursos linguísticos que lhe permite exprimir-se sobre a maioria dos assuntos com clareza, demonstrando bom controlo gramatical, corretamente;
- Usar a língua de modo flexível e eficaz para fins profissionais, autonomamente.
Certificação
Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).
Creditação ECTs
Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:
1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.
2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.
5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.
8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.
Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).
(informação atualizada a 03/01/2024)
Modalidades de Inscrição
A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.
*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.
“Uma das formas de saúde é a doença. Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais anormal que se poderia encontrar.”
Fernando Pessoa | Livro do Desassossego
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Dados de Acesso
Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.
... Aceda à Twofold E-Academy...
Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.
... Receba o seu Certificado.
Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.
Syllabus
Módulo 1
Caracterização Pessoal e Vida Quotidiana
1.1. Identificação pessoal (nome, idade, morada, estado civil, género, cidades/países, nacionalidades, educação e profissões); 1.2. Identificação e caracterização física e psicológica; 1.3. Números e datas (meses); 1.4. Formas de interação social(saudação, despedida, agradecimento, pedidos, tratamento formal e informal); 1.5. Estados físicos (e.g., “fome”, “sede”, “calor”) e psicológicos (e.g., “triste”, “contente”, “aborrecido”); 1.6.Família(graus de parentesco e animais de estimação); 1.7.Lugares(casa, escola, trabalho, lugares públicos, localização no espaço); 1.8. Rotina diária (horas, partes do dia, dias da semana, hábitos de higiene, refeições e outras atividades diárias); 1.9. Comércio e serviços (lojas, roupa, calçado e acessórios, cores, dinheiro e pagamento; movimentos financeiros; formas de pagamento e trocos; recibos e talões).
Módulo 2
Cultura, Saúde e Lazer
2.1. Cidade e campo (espaços urbanos e rurais, natureza e animais); 2.2. Clima(estações do ano, estado do tempo); 2.3. Saúde e bem-estar (especialidades médicas; serviços básicos de saúde; indicações e cuidados de saúde; sintomas; estados de saúde; exercício físico); 2.4. Alimentação e gastronomia(alimentos e bebidas; formas de cozinhar; pratos típicos); 2.5. Tempos livres, férias e viagens.
Módulo 3
Mundo do Trabalho e Experiência Profissional
3.1. Mundo do trabalho (salário; ordenado; impostos; subsídios; horário de trabalho; atividades associadas a cada profissão; experiência profissional; currículo; fórmulas de uma carta de apresentação/motivação; entrevistas de emprego); 3.2. Cidadania e diversidade cultural (regras de comportamento; direitos e deveres; descrição de estereótipos; instituições de apoio aos imigrantes; documentos gerais de interesse para o processo de legalização e de autorização de residência); 3.3. Meios de comunicação e informação.
Módulo 4
Património
4.1. Ambiente e sustentabilidade; 4.2. Regiões e principais características naturais de Portugal; 4.3. Marcos históricos e o património cultural material (monumentos, edifícios históricos, objetos, entre outros); 4.4. Património cultural imaterial (cinema, música, tradições, provérbios, rituais, entre outros); 4.5. Marcas portuguesas.
Módulo 5
Vida em Sociedade
5.1. Registos de língua formal e informal; 5.2. Formas de tratamento e de cortesia; 5.3. Adequação discursiva (expressão de sentimentos; expressão de preferências; emissão de opiniões); 5.4. Expressões coloquiais e idiomáticas; 5.5. Variedades linguísticas; 5.6. Diferentes tipologias textuais (email, carta formal e informal).