Curso Técnico de Gestão de Unidades de Saúde (AR2024016)

Módulo 1

ECONOMIA E POLÍTICA DA SAÚDE

3 readings
Reading: EGUS 1.1 Conceitos de economia e de política da saúde;
Reading: EGUS 1.2 Setor da saúde em Portugal: evolução e perspetivas;
Reading: EGUS 1.3 Avaliação económica de programas de saúde.

Módulo 2

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE

3 readings
Reading: EGUS 2.1 Sistemas de saúde: Conceitos básicos;
Reading: EGUS 2.2 Sistema de saúde em Portugal: organização e gestão;
Reading: EGUS 2.3 Avaliação e melhoria de desempenho em sistemas de saúde.

Módulo 3

GESTÃO E ESTRATÉGIA DE UNIDADES DE SAÚDE

3 readings
Reading: EGUS 3.1 Conceitos de gestão e estratégia;
Reading: EGUS 3.2 Análise interna e o meio envolvente;
Reading: EGUS 3.3 Tipos de estratégia e implementação da estratégia.

Módulo 4

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

6 readings
Reading: EGUS 4.1 Comportamento organizacional nas organizações prestadoras de serviços de saúde;
Reading: EGUS 4.2 Da gestão à liderança: diferenças e complementaridades;
Reading: EGUS 4.3 Gestor e Administrador, Chefe e Líder: principais diferenças;
Reading: EGUS 4.4 Comportamentos e estilos de liderança;
Reading: EGUS 4.5 Gestão e avaliação de equipas nas unidades de saúde;
Reading: EGUS 4.6 Gestão e resolução de conflitos.

Módulo 5

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS UNIDADES DE SAÚDE

4 readings
Reading: EGUS 5.1 Planeamento de recursos humanos a curto e médio prazo;
Reading: EGUS 5.2 Desenho e implementação de um Assessment Centre;
Reading: EGUS 5.3 Gestão de competências e do desempenho;
Reading: EGUS 5.4 Formação e desenvolvimento dos recursos humanos.

Módulo 6

DIREITO NA SAÚDE

5 readings
Reading: EGUS 6.1 Introdução ao direito:
Reading: EGUS 6.1.1 A regra jurídica, as fontes do direito, a interpretação jurídica e a personalidade jurídica;
Reading: EGUS 6.2 A responsabilidade penal, civil e disciplinar dos profissionais de saúde;
Reading: EGUS 6.3 Legislação específica no sector da saúde:
Reading: EAGQA 5.4. Boas práticas de fabricação

Curso Técnico de Gestão de Unidades de Saúde (AR2024016)

€950
Curso Técnico de Gestão de Unidades de Saúde (AR2024016)

About this course

TWOFOLD-10-anos-logo_2014-2024

Oferta da Taxa de Inscrição (150€) + 30% de reembolso em IRS

Pague 150€ de taxa de inscrição + 15 parcelamentos de 70€

Misto (Presencial + à distância)

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga, Setúbal, Faro e Viana do Castelo

CERTIFICACAO_DGERT_AV

13 meses de duração

200 horas em regime pós-laboral

Cumpre os requisitos legais para Autorização de Residência

Assessoria Júridica

Apoio jurídico disponível (custo adicional não incluído)

Curso Técnico de Gestão de Unidades de Saúde

As sociedades atuais assumem como missão fulcral a prestação de cuidados de saúde aos indivíduos de acordo com elevados padrões de qualidade. As constantes evoluções tecnológicas, a par dos vários contextos socioeconómicos, conduziram a mudanças de vária ordem nos serviços de saúde. Por um lado, afirmaram-se processos mais sustentáveis e, por outro lado, investiu-se na melhoria contínua dos serviços prestados tendo em vista um impacto gradualmente mais positivo na vida das pessoas.

O setor da gestão de unidades saúde reveste-se de especificidades próprias e de novos métodos e instrumentos de gestão que os profissionais de saúde devem conhecer, por forma a encontrarem soluções integradas para eventuais problemas de gestão e a desenvolverem capacidades de liderança à luz dos princípios de uma gestão eficaz de unidades de saúde.

Gerir organizações e pessoas pressupõe a integração da partilha de experiências e conhecimentos, o envolvimento de todos e a aposta na inovação enquanto fatores de qualidade e diferenciação.

O Curso Técnico de Gestão de Unidades de Saúde tem como objetivo dotar os formandos de um conjunto de conhecimentos e competências necessárias para uma eficiente gestão das unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização de recursos.

Procedimentos para a emissão da declaração comprovante e conclusão do processo de inscrição

Após a inscrição e pagamento do curso, o formando/estudante deverá enviar para o email os seguintes documentos:

  • Digitalização do passaporte;
  • Digitalização do CPF/NIF;
  • Curriculum Vitae, atualizado (não obrigatório);
  • Cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou superior com apostilha de Haia (poderá entregar depois do inico do curso);
  • Comprovativo de pagamento efetuado;
  • Comprovativo de IBAN da conta bancária.

Em resposta irá receber, também por email, a declaração comprovativa de inscrição no curso e a respetiva fatura e recibo fiscal comprovativos do pagamento efetuado (exigidos para a autorização de residência).

Destinatários

O curso destina-se a:

Licenciados em diversas áreas da saúde – enfermagem, medicina, psicologia, farmácia, serviço social, gerontologia, etc., que pretendam adquirir/atualizar conhecimentos em gestão de unidades de saúde.

Forma de Organização

O curso é ministrado  em regime B-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY e presencialmente nas instalações dos nossos parceiros na sua localidade

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime b-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos

Objetivos Gerais

  • Utilizar os meios digitais disponíveis, para o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing eficazes;
  • Promover empresas/organizações ou projeção de marcas, contemplando a utilização de meios digitais;
  • Conhecer as estratégias de gestão de campanhas, websites, plataformas ou conteúdos numa perspetiva de captação de clientes ou promoção de marcas.

Objetivos Específicos

  • Compreender os conceitos de economia e política da saúde;
  • Organizar e gerir sistemas de saúde em Portugal;
  • Compreender o conceito de gestão e estratégia;
  • Gerir e liderar equipas de trabalho;
  • Interpretar legislação no âmbito da saúde;
  • Efetuar processos de contratualização no SNS;
  • Aplicar métodos e técnicas de análise financeiro;
  • Compreender a importância do Marketing nos sistemas de saúde.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Modalidades de Inscrição

  • Pague 150€ de taxa de inscrição + 15 parcelamentos de 70€
  • (Oferta da Taxa de Inscrição)
  • Pague 950€ á vista

No Curso Técnico de Gestão de Unidades de Saúde, a Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

 

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

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Syllabus

O curso é ministrado em horário Pós-laboral e é especialmente desenhado para o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias para uma eficiente gestão das unidades de saúde.

Módulo 1 0/3

ECONOMIA E POLÍTICA DA SAÚDE

3 readings
Reading: EGUS 1.1 Conceitos de economia e de política da saúde;
minutes
Reading: EGUS 1.2 Setor da saúde em Portugal: evolução e perspetivas;
minutes
Reading: EGUS 1.3 Avaliação económica de programas de saúde.
minutes

Módulo 2 0/3

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE

3 readings
Reading: EGUS 2.1 Sistemas de saúde: Conceitos básicos;
minutes
Reading: EGUS 2.2 Sistema de saúde em Portugal: organização e gestão;
minutes
Reading: EGUS 2.3 Avaliação e melhoria de desempenho em sistemas de saúde.
minutes

Módulo 3 0/3

GESTÃO E ESTRATÉGIA DE UNIDADES DE SAÚDE

3 readings
Reading: EGUS 3.1 Conceitos de gestão e estratégia;
minutes
Reading: EGUS 3.2 Análise interna e o meio envolvente;
minutes
Reading: EGUS 3.3 Tipos de estratégia e implementação da estratégia.
minutes

Módulo 4 0/6

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

6 readings
Reading: EGUS 4.1 Comportamento organizacional nas organizações prestadoras de serviços de saúde;
minutes
Reading: EGUS 4.2 Da gestão à liderança: diferenças e complementaridades;
minutes
Reading: EGUS 4.3 Gestor e Administrador, Chefe e Líder: principais diferenças;
minutes
Reading: EGUS 4.4 Comportamentos e estilos de liderança;
minutes
Reading: EGUS 4.5 Gestão e avaliação de equipas nas unidades de saúde;
minutes
Reading: EGUS 4.6 Gestão e resolução de conflitos.
minutes

Módulo 5 0/4

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS UNIDADES DE SAÚDE

4 readings
Reading: EGUS 5.1 Planeamento de recursos humanos a curto e médio prazo;
minutes
Reading: EGUS 5.2 Desenho e implementação de um Assessment Centre;
minutes
Reading: EGUS 5.3 Gestão de competências e do desempenho;
minutes
Reading: EGUS 5.4 Formação e desenvolvimento dos recursos humanos.
minutes

Módulo 6 0/5

DIREITO NA SAÚDE

5 readings
Reading: EGUS 6.1 Introdução ao direito:
minutes
Reading: EGUS 6.1.1 A regra jurídica, as fontes do direito, a interpretação jurídica e a personalidade jurídica;
minutes
Reading: EGUS 6.2 A responsabilidade penal, civil e disciplinar dos profissionais de saúde;
minutes
Reading: EGUS 6.3 Legislação específica no sector da saúde:
minutes
Reading: EAGQA 5.4. Boas práticas de fabricação
minutes
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