Curso Técnico de Gestão de Unidades de Alojamento Local (AR202410)
€850About this course
O setor de alojamento local tem vivenciado uma transformação significativa nos últimos anos, impulsionada por mudanças nas preferências dos turistas, avanços tecnológicos e regulamentações governamentais. Perante este cenário dinâmico, é fundamental que os profissionais do ramo e aqueles que procuram reforçar a sua atividade e/ou o seu(s) investimento(s) em Alojamento Local, estejam adequadamente preparados para enfrentar os desafios emergentes. Este programa de formação visa abordar as necessidades atuais do setor de Alojamento Local, capacitando os participantes a adaptarem-se e prosperarem num ambiente em constante evolução.
Emissão da declaração comprovante e conclusão do processo de inscrição
Após a inscrição e pagamento do curso, o formando/estudante deverá enviar para o email os seguintes documentos:
- Digitalização do passaporte;
- Digitalização do CPF;
- Curriculum Vitae, atualizado (não obrigatório);
- Cópia do certificado de conclusão do ensino médio e/ou diploma do ensino superior ;
- Comprovativo de pagamento efetuado;
Em resposta irá receber, também por email, a declaração comprovativa de inscrição no curso e a respetiva fatura e recibo fiscal comprovativos do pagamento efetuado (exigidos para a autorização de residência)
Destinatários
O Curso destina-se a:
- Proprietários de alojamentos de curta duração;
- Gerentes/Administradores de unidades de Alojamento Local;
- Profissionais da área do Turismo;
- Profissionais que pretendam reforçar conhecimentos/competências de gestão de unidades de Alojamento Local.
- Outros Profissionais que pretendam lançar-se no negócio do alojamento local em Portugal
Forma de Organização
O Curso é ministrado Presencialmente nas nossas instalações em:
- Lisboa
- Porto
- Aveiro
- Coimbra
- Braga
Forma de Organização
O Curso é ministrado 100%, em regime Presencial e online
Certificação
Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação da República Portuguesa (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).
Objetivos
Objetivo Geral
- Gerir unidades de alojamento local, sendo capaz de acomodar e atualizar as suas estratégias de negócio a eventuais alterações legislativas, novas tendências de mercado, mantendo elevadas taxas de ocupação.
Objetivos Específicos
No final do curso os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar as regulamentações locais, regionais e nacionais do setor, tendo por base a legislação em vigor, por forma a ajustar as práticas em conformidade;
- Identificar as tendências atuais nas preferências dos hóspedes, com recurso a análises de estudos de mercado, adaptando as ofertas de alojamento;
- Desenvolver estratégias para criar experiências memoráveis, de forma a promover a satisfação do cliente e a fidelização, com êxito;
- Utilizar plataformas online, sistemas de reservas e ferramentas digitais relevantes para o setor, com vista a melhorar a oferta no alojamento local, eficazmente;
- Identificar tecnologias inovadoras, para otimizar a eficiência operacional, de forma a melhorar a visibilidade online da oferta de alojamento local;
- Implementar práticas que reflitam a importância da sustentabilidade ambiental e social no Alojamento Local, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a responsabilidade social, com êxito;
- Utilizar técnicas eficazes de comunicação para lidar com hóspedes e parceiros, fomentando um bom ambiente de atendimento ao cliente excecional, com êxito;
- Lidar com situações de crise (como cancelamentos inesperados ou reclamações), implementado estratégias eficazes de resolução de problemas, com rigor;
- Utilizar dados relevantes para tomar decisões sobre preços, marketing e gestão operacional, por forma a avaliar o desempenho da estratégia de Alojamento Local, com eficácia;
- Explorar oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas, pertencendo a uma rede profissional do setor de Alojamento Local, com êxito.
Avaliação das Aprendizagens
A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:
- Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
- Avaliação formativa ou contínua:
- Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos: 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
- Participação nas sessões de formação: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
- Pontualidade nas sessões de formação: cumprir os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
- Responsabilidade: cumprir os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
- Avaliação Sumativa ou final:
- Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.
A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Técnico de Gestão Comercial e de Vendas implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.
No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:
0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente
Creditação ECTs
Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:
1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.
2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.
5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.
8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.
Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).
(informação atualizada a 03/01/2024)
Data de Início
Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt
Modalidades de Inscrição
A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total Investido.
*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.
” A cortesia é a arte de fazer crer a cada um que, em relação aos outros, é o preferido.”
Edgar Quinet | Historiador e Intelectual
O que Precisa?
Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...
... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...
... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.
Pedido de Inscrição
Clique em Inscreva-se...
Opte por pagamento a pronto ou pagamento faseado clicando no butão correspondente
... Preencha os seus dados correctamente...
Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos
... irá receber um E-mail com dados de pagamento...
Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.
... e um E-mail de Confirmação...
Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.
Dados de Acesso
Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.
... Aceda à Twofold E-Academy...
Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.
... Receba o seu Certificado.
Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.
A iniciar brevemente…
Syllabus
Este Curso é ministrado 100% em EaD (E-Learning) em horário Pós-laboral.
Módulo 1 0/3
Introdução ao curso de Especialização Avançada em Gestão de Unidades de alojamento local
Módulo 2 0/3
Análise de Mercados e Tendências do Turismo
Módulo 3 0/3
Planeamento e Estratégia
Módulo 4 0/3
Gestão operacional
Módulo 5 0/3
Gestão financeira
Módulo 6 0/3
Marketing digital para Alojamento Local
Módulo 7 0/3
Experiência do hóspede e fidelização
Módulo 8 0/3
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Módulo 9 0/3
Resolução de problemas e gestão de conflitos
Módulo 10 0/3
Inovação e Tendências Futuras
Módulo 11
Projeto Final: Transformando desafios em oportunidades
Desenvolver uma inovação disruptiva no paradigma atual do alojamento local, visando não apenas adaptar-se às mudanças emergentes, mas liderar a transformação do setor.