Curso a estratégia nacional de educação para a cidadania

01

FINALIDADES

02

DOMÍNIOS DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

03

FORMAS DE OPERACIONALIZAÇÃO NA ESCOLA E NA TURMA

04

CIDADANIA E ARTICULAÇÃO CURRICULAR

Curso a estratégia nacional de educação para a cidadania

€50

About this course

Oferta da Taxa de inscrição

Formação Certificada

Parceria com ICE

6 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Ao seu Ritmo com Apoio Sincrono e Assíncrono

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

Visando a construção sólida da formação humanística dos alunos, para que assumam a sua cidadania garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social, a educação constitui-se como uma ferramenta vital. Deste modo, na componente do currículo de Cidadania e Desenvolvimento (CD), os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos.

A formação humanista dos professores é, pois, fundamental para o desenvolvimento da CD, porquanto facilita a interligação entre as aprendizagens das disciplinas e os domínios a serem abordados nesta componente do currículo. Paralelamente, poderão ser tidos em consideração outros fatores relativamente aos professores: formação na área da cidadania, motivação para abordagem desta área e para a utilização de metodologias de projeto e experiência na coordenação de equipas pedagógicas.

A presença mais acentuada da cidadania na educação configura, assim, a intenção de assegurar «um conjunto de direitos e deveres que devem ser veiculados na formação das crianças e jovens portugueses de modo que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de valores e conceitos de cidadania nacional» (cf. Preâmbulo do Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maio).

Destinatários
  • Professores e Educadores de todos os níveis de ensino
Forma de Organização

O curso é ministrado 100%, em regime EaD (E-Learning) na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Corpo Docente

Isabel Candeias (Ph.D)

Tendo iniciado a sua formação académica no curso de medicina na Universidade de Luanda, Maria Isabel Candeias, por vicissitudes historicas, regressa a Portugal e licencia-se em Ciências da Natureza, via ensino.
Perita no ensino na diversidade, é professora há 34 anos exercendo a docência e a investigação em todos os níveis de ensino, do primário ao ensino superior, tendo lecionado a alunos de todas as idades e de uma grande diversidade cultural – de crianças a adultos, de alunos chineses a alunos de etnia romani, passando também por alunos com dificuldades especiais e/ou com algum grau de incapacidade.
Participou em inúmeros projetos de formação e investigação envolvendo instituições de ensino básico, secundário, superior e associações profissionais.

Foi em Macau, onde foi docente durante 13 anos, que no Instituto Interuniversitário de Macau e na Universidade Católica Portuguesa obteve o grau de Mestre em Gestão Educativa.
De regresso a Portugal obteve o grau de Doutoramento (Desenvolvimento Curricular e Supervisão) pela Universidade do Minho, onde também exerceu a docência.
A sua actividade profissional inclui a colaboração com várias instituições de ensino superior, na docência de cursos de graduação e de pós-graduação, na orientação de projectos de investigação, assim como, na coordenação e consultoria de centros de formação contínua de professores.
É também autora de diversos artigos e co-autora publicações científicas.

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este urso obedcece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este curso obedcece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Compreender e identificar as alterações de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Objectivos Específicos

• Identificar diferenças culturais em contexto escolar e as estratégias para o desenvolvimento da interculturalidade;
• Criar situações de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento crítico, do trabalho colaborativo e da resolução de problemas nos vários domínios da cidadania;
• Potenciar situações de aprendizagem em articulação com a comunidade;
• Debater a ação profissional docente que potencia a coordenação e a colaboração em projetos; a utilização responsável dos meios tecnológicos e o desenvolvimento da ação cidadã em qualquer momento do processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  • Avaliação formativa ou contínua:
  • Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
  • Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
  • Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
  • Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  • Avaliação Sumativa ou final:
  • Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a

TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Centro de Formação do ICE – Instituto das Comunidades Educativas enquadrado no Despacho n.º 5741/2015

“Para ensinar há uma formalidade a cumprir – saber.”

Eça de Queirós  | Escritor

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Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Syllabus

01

FINALIDADES

02

DOMÍNIOS DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

03

FORMAS DE OPERACIONALIZAÇÃO NA ESCOLA E NA TURMA

04

CIDADANIA E ARTICULAÇÃO CURRICULAR

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