fbpx

Dúvidas? Fale Connosco

Linha de Apoio Nacional

+351 253 096 712

Curso o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

01

FINALIDADES, PRINCÍPIOS E VALORES

02

ÁREAS DE COMPETÊNCIA – O QUE SÃO E QUAIS AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

03

O PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA E AS RESPONSABILIDADES DOS PROFESSORES

Curso o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

€50
Categorias:

Porquê este Curso?

Oferta da Taxa de inscrição

Formação Certificada

Parceria com ICE

6 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Ao seu Ritmo com Apoio Sincrono e Assíncrono

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, afirma-se como referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas, constituindo-se como matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem.

Destinatários
  • Professores e Educadores de todos os níveis de ensino
Forma de Organização

O curso é ministrado 100%, em regime EaD (E-Learning) na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Corpo Docente

Isabel Candeias (Ph.D)

Tendo iniciado a sua formação académica no curso de medicina na Universidade de Luanda, Maria Isabel Candeias, por vicissitudes historicas, regressa a Portugal e licencia-se em Ciências da Natureza, via ensino.
Perita no ensino na diversidade, é professora há 34 anos exercendo a docência e a investigação em todos os níveis de ensino, do primário ao ensino superior, tendo lecionado a alunos de todas as idades e de uma grande diversidade cultural – de crianças a adultos, de alunos chineses a alunos de etnia romani, passando também por alunos com dificuldades especiais e/ou com algum grau de incapacidade.
Participou em inúmeros projetos de formação e investigação envolvendo instituições de ensino básico, secundário, superior e associações profissionais.

Foi em Macau, onde foi docente durante 13 anos, que no Instituto Interuniversitário de Macau e na Universidade Católica Portuguesa obteve o grau de Mestre em Gestão Educativa.
De regresso a Portugal obteve o grau de Doutoramento (Desenvolvimento Curricular e Supervisão) pela Universidade do Minho, onde também exerceu a docência.
A sua actividade profissional inclui a colaboração com várias instituições de ensino superior, na docência de cursos de graduação e de pós-graduação, na orientação de projectos de investigação, assim como, na coordenação e consultoria de centros de formação contínua de professores.
É também autora de diversos artigos e co-autora publicações científicas.

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este urso obedcece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime online (e-learning), com recurso a uma plataforma de e-learning (moodle).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Este curso obedcece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (recursos e atividades de aprendizagem) disponibilizados em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;
  • Privilegia-se ao longo dos diferentes módulos momentos de comunicação síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estão em contacto com o formador e os restantes formandos e de momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processam à medida  das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão entre os formandos ou nas sessões síncronas;
  • É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-professor, quer entre formando-formando quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Nesta formação privilegiar-se-ão na dinamização das sessões síncronas e assíncronas o método expositivo intercalado com o método ativo.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Identificar as práticas pedagógicas mais adequadas ao desenvolvimento das áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Objetivos Específicos

  • Interpretar o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória
  • Identificar estratégias de aprendizagem que permitam abordar os conteúdos de cada área do saber, associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere, recorrendo a materiais e recursos diversificados;
  • organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados, promovendo intencionalmente, na sala de aula ou fora dela, atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes;
  • Encontrar as estratégias que permitam organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares;
  • organizar o ensino prevendo a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação;
  • Identificar estratégias que permitam ao aluno fazer escolhas, confrontar pontos de vista, resolver problemas e tomar decisões com base em valores e possam intervie livre e responsavelmente;
  • Debater o papel, na avaliação das aprendizagens do aluno, do trabalho de livre
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios de avaliação:

  • Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  • Avaliação formativa ou contínua:
  • Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
  • Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
  • Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
  • Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  • Avaliação Sumativa ou final:
  • Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a

TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Centro de Formação do ICE – Instituto das Comunidades Educativas enquadrado no Despacho n.º 5741/2015

“Para ensinar há uma formalidade a cumprir – saber.”

Eça de Queirós  | Escritor

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Vontade de aprender...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas Credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Recebe os seus Dados de Acesso

... Aceda à Twofold E-Academy...

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Temáticas a abordar

01

FINALIDADES, PRINCÍPIOS E VALORES

02

ÁREAS DE COMPETÊNCIA – O QUE SÃO E QUAIS AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

03

O PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA E AS RESPONSABILIDADES DOS PROFESSORES

Fale connosco
Podemos ajudar?
Olá em que podemos ajudar?
Powered by