Curso de Gestão Operacional e Atendimento em Rent-a-Car
€399About this course
O setor do Rent-a-Car, desempenha um papel crucial não só na economia nacional, pelo seu contributo para o PIB pela via do turismo e da suas suas atividades não turisticas, mas também como uma solução cada vez mais eficiente de mobilidade contemporânea, ao oferecer soluções flexíveis e acessíveis para uma grande variedade de necessidades de transporte. O Curso de Gestão Operacional e Atendimento em Rent-a-Car apresenta-se como uma ferramenta de capacitação profissional que permite, por um lado, uma integração eficaz e duradoura no mercado de trabalho do rent-a-car e, por outro, garantir às empresas os recursos humanos necessários para alicerçar o crescimento exponencial dos serviços de aluguer de veículos sentida nos últimos anos, seja na sua vertente turística ou empresarial.
Destinatários
O Curso de Gestão Operacional e Atendimento em Rent-a-Car destina-se a profissionais e empreendedores envolvidos no setor da Rent-a-Car, bem como aqueles que procurem uma reconversão profissional para esta área:
- Estudantes com interesse em procurar carreira no sector
- Profissionais que ocupam cargos de gestão ou supervisão;
- Empreendedores, consultores e especialistas na área da hotelaria e hospitalidade;
- Outros profissionais que procurem uma capacitação com elevada empregabilidade.
Forma de Organização
Curso de Gestão Operacional e Atendimento em Rent-a-Car é ministrado em E-Learning, na plataforma de Ensino a distância Twofold, com sessões à distância em tempo real.
Objetivos da Aprendizagem
Objetivo Geral
Os formandos deverão ser capazes de:
- Gerir uma unidade de rent-a-car, assegurando a sua sustentabilidade e eficácia operacional a longo prazo;
Objetivos Específicos
- Demonstrar capacidades de gestão operacional, numa unidade de rent-a-car, assegurando a gestão do inventário, do controlo de stocks, da logística e da manutenção da frota;
- Aplicar as técnicas de gestão de reservas, emissão de contratos e a preparação da documentação requerida, aquando do atendimento ao cliente, em conformidade com as regras legalmente definidas para o setor;
- Gerir a disponibilidade da frota e a sua alocação, garantindo sempre a existência de stocks que respondam às solicitações dos clientes;
- Implementar um plano de manutenção da frota que responda às necessidades de stock, minimizando o tempo de inatividade;
- Utilizar as plataformas online de gestão de reservas e softwares de gestão de frota, no atendimento ao cliente, de forma a otimizar os processos internos de gestão;
- Comunicar com os clientes adotando técnicas que assegurem uma comunicação transparente, que promova um elevado grau de satisfação e potencie a sua fidelização;
- Gerir e responder a reclamações dos clientes, apresentando soluções viáveis que assegurem a credibilidade da unidade e a satisfação do cliente;
- Assegurar a preparação do veículo no momento de entrega ao cliente, potenciando a sua satisfação.
Certificação
Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).
Creditação ECTs
Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:
1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.
2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.
5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.
8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.
A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.
Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).
(informação atualizada a 03/01/2024)
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Syllabus
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Módulo 1 0/1
Introdução ao sector de Rent-a-car
Módulo 2 0/2
Gestão Operacional
Módulo 3 0/2
Gestão de Reservas e Contratos
Módulo 4 0/2
Atendimento de Cliente e Operação no Front-Office
Módulo 5 0/2
Preparação do veículo para entrega ao cliente