Curso Técnico de Gestão de Unidades de Alojamento Local

Módulo 1

Introdução ao curso de Especialização Avançada em Gestão de Unidades de alojamento local

3 readings
Reading: ALHOL 1.1 Conceitos chave
Reading: ALHOL 1.2 Legislação e regulamentação em vigor
Reading: ALHOL 1.3 Tendências atuais do Mercado de Alojamento Local

Módulo 2

Análise de Mercados e Tendências do Turismo

3 readings
Reading: ALHOL 2.1 Turismo em Portugal: Uma caracterização contemporânea
Reading: ALHOL 2.2 Mercados Turísticos em Foco
Reading: ALHOL 2.3 Estratégias de Posicionamento

Módulo 3

Planeamento e Estratégia

3 readings
Reading: ALHOL 3.1 Identificação de Oportunidades de Mercado
Reading: ALHOL 3.2 Desenvolvimento de um Plano de Negócios para Alojamento Local
Reading: ALHOL 3.3 Estratégias de preço e posicionamento

Módulo 4

Gestão operacional

3 readings
Reading: ALHOL 4.1 Reservas e gestão do calendário
Reading: ALHOL 4.2 Check-in, check-out e Atendimento ao Cliente
Reading: ALHOL 4.3 Limpeza e Manutenção

Módulo 5

Gestão financeira

3 readings
Reading: ALHOL 5.1 Controlo de despesas e maximização de receitas
Reading: ALHOL 5.2 Impostos e obrigações financeiras
Reading: ALHOL 5.3 Planeamento financeiro a curto e longo prazo

Módulo 6

Marketing digital para Alojamento Local

3 readings
Reading: ALHOL 6.1 Apresentação online: Websites e plataformas de reserva
Reading: ALHOL 6.2 Estratégias de Marketing de conteúdo
Reading: ALHOL 6.3 Utilização eficaz das Redes Sociais

Módulo 7

Experiência do hóspede e fidelização

3 readings
Reading: ALHOL 7.1 Criando uma experiência memorável para o hóspede
Reading: ALHOL 7.2 A importância do feedback do hóspede
Reading: ALHOL 7.3 Estratégias de fidelização do cliente

Módulo 8

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

3 readings
Reading: ALHOL 8.1 Práticas sustentáveis no Alojamento Local
Reading: ALHOL 8.2 Envolvimento com a comunidade local
Reading: ALHOL 8.3 Responsabilidade ambiental e social

Módulo 9

Resolução de problemas e gestão de conflitos

3 readings
Reading: ALHOL 9.1 Identificação e resolução de problemas comuns
Reading: ALHOL 9.2 Lidar com reclamações (hóspedes, proprietários e comunidade)
Reading: ALHOL 9.3 Prevenção e Gestão de conflitos

Módulo 10

Inovação e Tendências Futuras

3 readings
Reading: ALHOL 10.1 Adoção de tecnologias inovadoras
Reading: ALHOL 10.2 Tendências emergentes no setor do Alojamento Local
Reading: ALHOL 10.3 Adaptação a Mudanças no Mercado

Módulo 11

Projeto Final: Transformando desafios em oportunidades

Desenvolver uma inovação disruptiva no paradigma atual do alojamento local, visando não apenas adaptar-se às mudanças emergentes, mas liderar a transformação do setor.

Curso Técnico de Gestão de Unidades de Alojamento Local

€599

About this course

Estude, More e Trabalhe Legalmente em Portugal

Presencial + Distância

Frequente as aulas em Portugal

554 horas

+1 ano letivo de formação

O setor de alojamento local tem vivenciado uma transformação significativa nos últimos anos, impulsionada por mudanças nas preferências dos turistas, avanços tecnológicos e regulamentações governamentais. Perante este cenário dinâmico, é fundamental que os profissionais do ramo e aqueles que procuram reforçar a sua atividade e/ou o seu(s) investimento(s) em Alojamento Local, estejam adequadamente preparados para enfrentar os desafios emergentes. Este programa de formação visa abordar as necessidades atuais do setor de Alojamento Local, capacitando os participantes a adaptarem-se e prosperarem num ambiente em constante evolução.

Pague Parcelado em Reais (R$)

1º pagamento de R$ 610 (taxa de inscrição) + 1º Parcelamento de R$ 545 | Restantes 15 Parcelamentos Mensais de R$ 545


Pague Parcelado em Euros (€)

1º pagamento » taxa de inscrição + 1ª prestação » 190€ | Restantes 15 Parcelamentos de 90€/Mês

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Emissão da declaração comprovante e conclusão do processo de inscrição

Após a inscrição e pagamento do curso, o formando/estudante deverá enviar para o email os seguintes documentos:

  • Digitalização do passaporte;
  • Digitalização do CPF;
  • Curriculum Vitae, atualizado (não obrigatório);
  • Cópia do certificado de conclusão do ensino médio e/ou diploma do ensino superior ;
  • Comprovativo de pagamento efetuado;

Em resposta irá receber, também por email, a declaração comprovativa de inscrição no curso e a respetiva fatura e recibo fiscal comprovativos do pagamento efetuado (exigidos para a autorização de residência)

Destinatários

O Curso destina-se a:

  • Proprietários de alojamentos de curta duração;
  • Gerentes/Administradores de unidades de Alojamento Local;
  • Profissionais da área do Turismo;
  • Profissionais que pretendam reforçar conhecimentos/competências de gestão de unidades de Alojamento Local.
  • Outros Profissionais que pretendam lançar-se no negócio do alojamento local em Portugal
Forma de Organização

O Curso é ministrado Presencialmente nas nossas instalações em:

  • Lisboa
  • Porto
  • Aveiro
  • Coimbra
  • Braga
Forma de Organização

O Curso é ministrado 100%, em regime Presencial e online

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação da República Portuguesa (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Objetivos

Objetivo Geral

  • Gerir unidades de alojamento local, sendo capaz de acomodar e atualizar as suas estratégias de negócio a eventuais alterações legislativas, novas tendências de mercado, mantendo elevadas taxas de ocupação.

Objetivos Específicos

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar as regulamentações locais, regionais e nacionais do setor, tendo por base a legislação em vigor, por forma a ajustar as práticas em conformidade;
  • Identificar as tendências atuais nas preferências dos hóspedes, com recurso a análises de estudos de mercado, adaptando as ofertas de alojamento;
  • Desenvolver estratégias para criar experiências memoráveis, de forma a promover a satisfação do cliente e a fidelização, com êxito;
  • Utilizar plataformas online, sistemas de reservas e ferramentas digitais relevantes para o setor, com vista a melhorar a oferta no alojamento local, eficazmente;
  • Identificar tecnologias inovadoras, para otimizar a eficiência operacional, de forma a melhorar a visibilidade online da oferta de alojamento local;
  • Implementar práticas que reflitam a importância da sustentabilidade ambiental e social no Alojamento Local, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a responsabilidade social, com êxito;
  • Utilizar técnicas eficazes de comunicação para lidar com hóspedes e parceiros, fomentando um bom ambiente de atendimento ao cliente excecional, com êxito;
  • Lidar com situações de crise (como cancelamentos inesperados ou reclamações), implementado estratégias eficazes de resolução de problemas, com rigor;
  • Utilizar dados relevantes para tomar decisões sobre preços, marketing e gestão operacional, por forma a avaliar o desempenho da estratégia de Alojamento Local, com eficácia;
  • Explorar oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas, pertencendo a uma rede profissional do setor de Alojamento Local, com êxito.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos: 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões de formação: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões de formação: cumprir os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumprir os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Técnico de Gestão Comercial e de Vendas implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Data de Início

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Pague Parcelado em Reais (R$)

1º pagamento de R$ 610 (taxa de inscrição) + 1º Parcelamento de R$ 545 | Restantes 15 Parcelamentos Mensais de R$ 545

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Dúvida? Fale Connosco

Oi | Twofold Brasil

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Olá | Twofold Portugal

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” A cortesia é a arte de fazer crer a cada um que, em relação aos outros, é o preferido.”

Edgar Quinet  | Historiador e Intelectual

O que Precisa?

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Formação Superior ou Percurso Profissional Relevante...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

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... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

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... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

Syllabus

Este Curso é ministrado 100% em EaD (E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/3

Introdução ao curso de Especialização Avançada em Gestão de Unidades de alojamento local

3 readings
Reading: ALHOL 1.1 Conceitos chave
minutes
Reading: ALHOL 1.2 Legislação e regulamentação em vigor
minutes
Reading: ALHOL 1.3 Tendências atuais do Mercado de Alojamento Local
minutes

Módulo 2 0/3

Análise de Mercados e Tendências do Turismo

3 readings
Reading: ALHOL 2.1 Turismo em Portugal: Uma caracterização contemporânea
minutes
Reading: ALHOL 2.2 Mercados Turísticos em Foco
minutes
Reading: ALHOL 2.3 Estratégias de Posicionamento
minutes

Módulo 3 0/3

Planeamento e Estratégia

3 readings
Reading: ALHOL 3.1 Identificação de Oportunidades de Mercado
minutes
Reading: ALHOL 3.2 Desenvolvimento de um Plano de Negócios para Alojamento Local
minutes
Reading: ALHOL 3.3 Estratégias de preço e posicionamento
minutes

Módulo 4 0/3

Gestão operacional

3 readings
Reading: ALHOL 4.1 Reservas e gestão do calendário
minutes
Reading: ALHOL 4.2 Check-in, check-out e Atendimento ao Cliente
minutes
Reading: ALHOL 4.3 Limpeza e Manutenção
minutes

Módulo 5 0/3

Gestão financeira

3 readings
Reading: ALHOL 5.1 Controlo de despesas e maximização de receitas
minutes
Reading: ALHOL 5.2 Impostos e obrigações financeiras
minutes
Reading: ALHOL 5.3 Planeamento financeiro a curto e longo prazo
minutes

Módulo 6 0/3

Marketing digital para Alojamento Local

3 readings
Reading: ALHOL 6.1 Apresentação online: Websites e plataformas de reserva
minutes
Reading: ALHOL 6.2 Estratégias de Marketing de conteúdo
minutes
Reading: ALHOL 6.3 Utilização eficaz das Redes Sociais
minutes

Módulo 7 0/3

Experiência do hóspede e fidelização

3 readings
Reading: ALHOL 7.1 Criando uma experiência memorável para o hóspede
minutes
Reading: ALHOL 7.2 A importância do feedback do hóspede
minutes
Reading: ALHOL 7.3 Estratégias de fidelização do cliente
minutes

Módulo 8 0/3

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

3 readings
Reading: ALHOL 8.1 Práticas sustentáveis no Alojamento Local
minutes
Reading: ALHOL 8.2 Envolvimento com a comunidade local
minutes
Reading: ALHOL 8.3 Responsabilidade ambiental e social
minutes

Módulo 9 0/3

Resolução de problemas e gestão de conflitos

3 readings
Reading: ALHOL 9.1 Identificação e resolução de problemas comuns
minutes
Reading: ALHOL 9.2 Lidar com reclamações (hóspedes, proprietários e comunidade)
minutes
Reading: ALHOL 9.3 Prevenção e Gestão de conflitos
minutes

Módulo 10 0/3

Inovação e Tendências Futuras

3 readings
Reading: ALHOL 10.1 Adoção de tecnologias inovadoras
minutes
Reading: ALHOL 10.2 Tendências emergentes no setor do Alojamento Local
minutes
Reading: ALHOL 10.3 Adaptação a Mudanças no Mercado
minutes

Módulo 11

Projeto Final: Transformando desafios em oportunidades

Desenvolver uma inovação disruptiva no paradigma atual do alojamento local, visando não apenas adaptar-se às mudanças emergentes, mas liderar a transformação do setor.

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