fbpx

Dúvidas? Fale Connosco

Linha de Apoio Nacional

+351 253 096 712

Avaliação da Formação: da avaliação das aprendizagens à avaliação do impacto da formação

01.

A AVALIAÇÃO GARANTE O DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

14 tópicos
Tópico: AF 1.1. O conceito de avaliação da formação;
Tópico: AF 1.2. Objetivos da avaliação da formação;
Tópico: AF 1.3. Função da avaliação da formação;
Tópico: AF 1.4. Os diferentes intervenientes num processo de avaliação da formação;
Tópico: AF 1.5. Modelos de Avaliação da Formação:
Tópico: AF 1.5.1. O Modelo de Donald L. Kirkpatrick: os 4 níveis de avaliação da formação
Tópico: AF 1.5.1.1 A Avaliação da Reação;
Tópico: AF 1.5.1.2. A avaliação das Aprendizagens;
Tópico: AF 1.5.1.3. A Avaliação do Comportamento;
Tópico: AF 1.5.1.4. A Avaliação dos Resultados;
Tópico: AF 1.5.2. O Modelo de J. Philips – Abordagem ROI
Tópico: AF 1.5.3. Outros modelos de Avaliação da Formação.
Tópico: AF 1.6. Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa): emissão de Certificados
Tópico: AF 1.7. Relatório Final de avaliação da ação de formação.

Avaliação da Formação: da avaliação das aprendizagens à avaliação do impacto da formação

€135

Oferta da Taxa de inscrição

30 horas

Compatível com a sua vida profissional e familiar.

Ao seu Ritmo com Apoio Assíncrono

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

Destinatários
  • Gestores, Coordenadores e Técnicos de Formação e de Gestão de Recursos Humanos;
  • Formadores e outros profissionais que trabalham diretamente na área da formação;
  • Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
  • Outros profissionais que operam na área da formação.
Forma de Organização

O curso é ministrada 100%, em regime EaD (E-Learning) na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Corpo Docente

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos conteúdos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso à plataforma de e-learning – Twofold E-Academy.

O curso decorre em regime de autoestudo pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas imediatamente após a inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes conteúdos, momentos de comunicação assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos. Esta comunicação concretizar-se-á através de um fórum disponível na plataforma com o objetivo de permitir o esclarecimento de dúvidas acerca dos conteúdos programáticos e das propostas de trabalho a desenvolver.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Implementar um modelo de avaliação de formação adequado a um determinado contexto/organização.

Objetivos Específicos

  • Conhecer a evolução e a literatura referente aos diferentes modelos de avaliação da formação;
  • Identificar os objetivos da avaliação da formação;
  • Identificar as funções da avaliação da formação;
  • Conhecer e identificar o papel dos diferentes atores envolvidos no processo de avaliação da formação;
  • Conhecer e saber aplicar os diferentes níveis de avaliação da formação dos Modelo de Kirkpatrick e de Philips, em diferentes contextos formativos;
  • Desenhar os diferentes instrumentos de avaliação a aplicar em cada um dos níveis de avaliação da formação;
  • Analisar os resultados dos processos de avaliação da formação implementados;
  • Elaborar relatórios finais de avaliação da formação;
  • Propor medidas de regulação com vista à melhoria continua do processo formativo;
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação das aprendizagens dos formandos assentará nos seguintes momentos e critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação Diagnóstica: teste inicial disponibilizado na plataforma;
  2. Avaliação Formativa: trabalhos práticos (60%)
  3. Avaliação Sumativa: teste final (40%)

Em todas as tarefas realizados os formandos têm de ter uma classificação final igual ou superior a 50%.

Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

“Nós agora já aceitamos o facto de que a aprendizagem é um processo necessário de acompanhamento de mudanças ao longo de uma vida. E a tarefa mais premente é ensinar as pessoas como aprender.”

 

Peter Drucker  | Escritor / Professor / Consultor

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Vontade de aprender...

... Um computador ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas Credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Clique em Inscreva-se...

... Preencha os seus dados correctamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Após concluir o seu pagamento receberá um e-mail identificando e solicitando o envio de documentação adicional necessária para o dossier pedagógico.

Recebe os seus Dados de Acesso

... Aceda à Twofold E-Academy...

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

Temáticas a abordar

01. 0/14

A AVALIAÇÃO GARANTE O DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

14 tópicos
Tópico: AF 1.1. O conceito de avaliação da formação;
minutes
Tópico: AF 1.2. Objetivos da avaliação da formação;
minutes
Tópico: AF 1.3. Função da avaliação da formação;
minutes
Tópico: AF 1.4. Os diferentes intervenientes num processo de avaliação da formação;
minutes
Tópico: AF 1.5. Modelos de Avaliação da Formação:
minutes
Tópico: AF 1.5.1. O Modelo de Donald L. Kirkpatrick: os 4 níveis de avaliação da formação
minutes
Tópico: AF 1.5.1.1 A Avaliação da Reação;
minutes
Tópico: AF 1.5.1.2. A avaliação das Aprendizagens;
minutes
Tópico: AF 1.5.1.3. A Avaliação do Comportamento;
minutes
Tópico: AF 1.5.1.4. A Avaliação dos Resultados;
minutes
Tópico: AF 1.5.2. O Modelo de J. Philips – Abordagem ROI
minutes
Tópico: AF 1.5.3. Outros modelos de Avaliação da Formação.
minutes
Tópico: AF 1.6. Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa): emissão de Certificados
minutes
Tópico: AF 1.7. Relatório Final de avaliação da ação de formação.
minutes