Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável

Módulo 1

O envelhecimento populacional e ativo

5 leitura
Leia em: IES 1.1 Definição de envelhecimento
Leia em: IES 1.2. Envelhecimento populacional
Leia em: IES 1.3. Envelhecimento ativo
Leia em: IES 1.4. Teorias do envelhecimento
Leia em: IES 1.5. Disciplinas importantes na terceira idade.

Módulo 2

Biologia do envelhecimento

4 leitura
Leia em: IES 2.1. O cérebro
Leia em: IES 2.2. Longevidade
Leia em: IES 2.3. Envelhecimento celular e molecular
Leia em: IES 2.4. Doenças do envelhecimento acelerado

Módulo 3

Doenças geriátricas mais comuns

10 leitura
Leia em: IES 3.1. Introdução
Leia em: IES 3.2. Higiene, aplicação de técnicas e higiene pessoal
Leia em: IES 3.3. Doenças osteoarticulares
Leia em: IES 3.4. Hipertensão arterial
Leia em: IES 3.5. Diabetes mellitus
Leia em: IES 3.6. Os sentidos da vista e do ouvido
Leia em: IES 3.7. Acidentes cardiovasculares
Leia em: IES 3.8. Depressão
Leia em: IES 3.9. A síndrome confusiva
Leia em: IES 3.10. A demência

Módulo 4

Valoração funcional, social, psicológica e cognitiva

8 leitura
Leia em: IES 4.1. Valoração funcional
Leia em: IES 4.2. Conceito de função
Leia em: IES 4.3. Incapacidade e seus caminhos
Leia em: IES 4.4. Avaliação das atividades da vida diária
Leia em: IES 4.5. Valorização socioambiental
Leia em: IES 4.6. Valorização psicológica e cognitiva
Leia em: IES 4.7. Instrumentos ou escalas para valorização mental
Leia em: IES 4.8. Valorização do estado emocional

Módulo 5

Intervenção em saúde

3 leitura
Leia em: IES 5.1. Programas de envelhecimento saludáveis
Leia em: IES 5.2. Programa de atividade física
Leia em: IES 5.3. Programa de terapia ocupacional

Módulo 6

Intervenção em funções cognitivas e socio-afetivas

5 leitura
Leia em: IES 6.1. Intervenção nas funções cognitivas
Leia em: IES 6.2. Intervenção na memória
Leia em: IES 6.3. Orientação para a realidade
Leia em: IES 6.4. Intervenção nas funções intelectuais
Leia em: IES 6.5. Intervenção nas funções psicoafectivas

Módulo 7

Intervenção nas relações sociais

5 leitura
Leia em: IES 7.1. Programa de apoio social
Leia em: IES 7.2. Programa de treinamento em habilidades sociais
Leia em: IES 7.3. Programa de intervenção com famílias
Leia em: IES 7.4. Cuidadores de maiores dependentes
Leia em: IES 7.5. A família na residência

Módulo 08

Reabilitação geriátrica física, psicológica e cognitiva

4 leitura
Leia em: IES 8.1. Fundamentos da reabilitação
Leia em: IES 8.2. Técnicas de reabilitação corporal
Leia em: IES 8.3. Técnicas de reabilitação de doenças degenerativas. Terapias Físicas, psicológicos e cognitivas
Leia em: IES 8.4. Técnicas de reabilitação para doenças nervosas ou relacionadas ao movimento

Módulo 09

Atividades físicas de coordenação, e psicomotricidade em pessoas maiores

IES 9.

3 leitura
Leia em: IES 9.1. Conceito de psicomotricidade
Leia em: IES 9.2. Psicomotricidade e qualidade de vida
Leia em: IES 9.3. Exercícios para trabalhar aspetos específicos de psicomotricidade e valorização psicomotriz

Módulo 14

Terapias alternativas

4 leitura
Leia em: IES 14.1. Vantagens de terapias alternativas
Leia em: IES 14.2. Ioga
Leia em: IES 14.3. Pilates
Leia em: IES 14.4. Musicoterapia

Módulo 15

Projeto Final ou Estágio (Formação em contexto Real de trabalho)

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições: 01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização; 02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável

€499
envelhecimento ativo

Sobre este curso

10 anos logo 2.jpg e1728397491265

Pague em 6 Prestações + 70 € de Taxa de Inscrição (primeira prestação de 155€, restantes de 85€)

Desconto no ato de inscrição já incluído

300 horas em EaD

Horário Pós-laboral e em E-Learning

logos certifica7

Com o aumento da expectativa de vida, manter-se ativo em qualquer fase da vida é essencial para se sentir bem. Com os idosos, é ainda mais importante. Levar um estilo de vida saudável e ativo traz inúmeros benefícios, tanto físicos quanto emocionais. Com o Curso de Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável  os formandos  aprenderão os conceitos relacionados com o envelhecimento e as diferentes teorias existentes. Aprenderão ainda de que forma os fatores biológicos afetam o envelhecimento e as diversas doenças mais comuns na última fase do ciclo da vida.

Ao longo desta formação aprender-se-á a realizar uma avaliação funcional, social, psicológica e cognitiva dos idosos, com objetivo de identificar em que áreas deverão intervir de forma eficaz. Focaremos, nesta formação, um tema específico: as relações sociais, tão importantes para o bem-estar emocional da pessoa. Dedicaremos neste percurso formativo a atenção necessária à nutrição e à influência da alimentação na adoção de estilo de vida saudável. Por fim, pretende-se que os formandos aprendam técnicas de reabilitação geriátrica e diversas atividades físicas que poderão utilizar com o futuro público-alvo (i.e, ioga, pilates ou musicoterapia).

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável é especialmente desenhado para os profissionais que possuam habilitações Superiores e que desempenhem as seguintes funções:

  1. Psicólogos
  2. Gerontólogos
  3. Educadores sociais
  4. Médicos
  5. Enfermeiros
  6. Cuidadores
  7. Terapeutas ocupacionais
  8. Directores técnicos
  9. Geriatras
  10. Fisioterapeutas
  11. Directores clínicos em unidades de apoio e aconselhamento à pessoa sénior;
  12. Outros profissionais que procurem iniciar uma carreira uma carreira nesta área
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável é ministrado em E-Learning, na plataforma de Ensino a distância Twofold, com sessões à distância em tempo real.

Estágio em Contexto Real de Trabalho

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições:

01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização;

02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Promover atividades de intervenção que promovam o envelhecimento da população sénior, nas mais variadas áreas de funcionamento (físico, social, emocional e cognitivo).

Objetivos Específicos

Os formandos/as no final da formação devem ser capazes de:

  • Aplicar técnicas de intervenção/reabilitação em funções cognitivas, afetivas, sociais e físicas, junto das pessoas idosas, com o devido rigor metodológico;
  • Adequar as ferramentas para a valoração funcional, social, psicológica e cognitiva da pessoa sénior, em ordem a potenciar a sua funcionalidade, adequadamente;
  • Implementar atividades físicas na pessoa sénior, favorecendo o seu desenvolvimento físico, de forma contextualizada e funcional;
  • Implementar atividades de ócio e de tempo livre, atendendo  às  características das pessoas, promovendo o seu bem-estar emocional e social;
  • Adotar práticas ao nível da nutrição-saúde, por forma a potenciar o envelhecimento ativo da pessoa sénior,  de forma saudável e equilibrada;
  • Implementar junto da pessoa sénior, terapias alternativas para o envelhecimento ativo. de forma consciente, articulada e funcional.
Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

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Syllabus

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Módulo 1 0/5

O envelhecimento populacional e ativo

5 leitura
Leia em: IES 1.1 Definição de envelhecimento
minutes
Leia em: IES 1.2. Envelhecimento populacional
minutes
Leia em: IES 1.3. Envelhecimento ativo
minutes
Leia em: IES 1.4. Teorias do envelhecimento
minutes
Leia em: IES 1.5. Disciplinas importantes na terceira idade.
minutes

Módulo 2 0/4

Biologia do envelhecimento

4 leitura
Leia em: IES 2.1. O cérebro
minutes
Leia em: IES 2.2. Longevidade
minutes
Leia em: IES 2.3. Envelhecimento celular e molecular
minutes
Leia em: IES 2.4. Doenças do envelhecimento acelerado
minutes

Módulo 3 0/10

Doenças geriátricas mais comuns

10 leitura
Leia em: IES 3.1. Introdução
minutes
Leia em: IES 3.2. Higiene, aplicação de técnicas e higiene pessoal
minutes
Leia em: IES 3.3. Doenças osteoarticulares
minutes
Leia em: IES 3.4. Hipertensão arterial
minutes
Leia em: IES 3.5. Diabetes mellitus
minutes
Leia em: IES 3.6. Os sentidos da vista e do ouvido
minutes
Leia em: IES 3.7. Acidentes cardiovasculares
minutes
Leia em: IES 3.8. Depressão
minutes
Leia em: IES 3.9. A síndrome confusiva
minutes
Leia em: IES 3.10. A demência
minutes

Módulo 4 0/8

Valoração funcional, social, psicológica e cognitiva

8 leitura
Leia em: IES 4.1. Valoração funcional
minutes
Leia em: IES 4.2. Conceito de função
minutes
Leia em: IES 4.3. Incapacidade e seus caminhos
minutes
Leia em: IES 4.4. Avaliação das atividades da vida diária
minutes
Leia em: IES 4.5. Valorização socioambiental
minutes
Leia em: IES 4.6. Valorização psicológica e cognitiva
minutes
Leia em: IES 4.7. Instrumentos ou escalas para valorização mental
minutes
Leia em: IES 4.8. Valorização do estado emocional
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Módulo 5 0/3

Intervenção em saúde

3 leitura
Leia em: IES 5.1. Programas de envelhecimento saludáveis
minutes
Leia em: IES 5.2. Programa de atividade física
minutes
Leia em: IES 5.3. Programa de terapia ocupacional
minutes

Módulo 6 0/5

Intervenção em funções cognitivas e socio-afetivas

5 leitura
Leia em: IES 6.1. Intervenção nas funções cognitivas
minutes
Leia em: IES 6.2. Intervenção na memória
minutes
Leia em: IES 6.3. Orientação para a realidade
minutes
Leia em: IES 6.4. Intervenção nas funções intelectuais
minutes
Leia em: IES 6.5. Intervenção nas funções psicoafectivas
minutes

Módulo 7 0/5

Intervenção nas relações sociais

5 leitura
Leia em: IES 7.1. Programa de apoio social
minutes
Leia em: IES 7.2. Programa de treinamento em habilidades sociais
minutes
Leia em: IES 7.3. Programa de intervenção com famílias
minutes
Leia em: IES 7.4. Cuidadores de maiores dependentes
minutes
Leia em: IES 7.5. A família na residência
minutes

Módulo 08 0/4

Reabilitação geriátrica física, psicológica e cognitiva

4 leitura
Leia em: IES 8.1. Fundamentos da reabilitação
minutes
Leia em: IES 8.2. Técnicas de reabilitação corporal
minutes
Leia em: IES 8.3. Técnicas de reabilitação de doenças degenerativas. Terapias Físicas, psicológicos e cognitivas
minutes
Leia em: IES 8.4. Técnicas de reabilitação para doenças nervosas ou relacionadas ao movimento
minutes

Módulo 09 0/3

Atividades físicas de coordenação, e psicomotricidade em pessoas maiores

IES 9.

3 leitura
Leia em: IES 9.1. Conceito de psicomotricidade
minutes
Leia em: IES 9.2. Psicomotricidade e qualidade de vida
minutes
Leia em: IES 9.3. Exercícios para trabalhar aspetos específicos de psicomotricidade e valorização psicomotriz
minutes

Módulo 14 0/4

Terapias alternativas

4 leitura
Leia em: IES 14.1. Vantagens de terapias alternativas
minutes
Leia em: IES 14.2. Ioga
minutes
Leia em: IES 14.3. Pilates
minutes
Leia em: IES 14.4. Musicoterapia
minutes

Módulo 15

Projeto Final ou Estágio (Formação em contexto Real de trabalho)

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições: 01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização; 02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Membros

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Número total de alunos no curso: