Técnico(a) de Intervenção Educativa em Creche

Módulo 1

Evolução das funções das Creches ao longo dos tempos

3 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 1.1. As Creches Antigas
Reading: TIEC 1.2. As Creches Modernas
Reading: TIEC 1.1.1. O Jogo e a Brincadeira na Creche como metodologia de promoção do desenvolvimento dos bebés

Módulo 2

Nutrição, Saúde e Segurança.

5 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 2.1. Conceito de promoção da saúde e prevenção da doença
Reading: TIEC 2.2. Papel dos adultos na educação para a saúde junto das crianças e famílias
Reading: TIEC 2.3 Introdução alimentar no primeiro ano de vida Prevenção de acidentes
Reading: TIEC 2.4. Primeiros socorros para crianças dos 0 aos 3 anos
Reading: TIEC 2.5. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche

Módulo 3

Os grandes pilares do trabalho educativo na creche

5 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 3.1. Como favorecer o clima de confiança com as demais crianças e com os adultos?
Reading: TIEC 3.2. Como estabelecer uma relação de cooperação comas outras crianças?
Reading: TIEC 3.3. Como apoiar as Intenções das crianças, no dia a dia?
Reading: TIEC 3.4. Como aumentar a autonomia das crianças, no dia a dia e em diferentes atividades?
Reading: TIEC 3.5. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche

Módulo 4

Desenvolvimento da Criança dos 0 aos 3 anos

4 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 4.1. Competências sensoriais e de movimento
Reading: TIEC 4.2. Competências linguísticas
Reading: TIEC 4.3. Comportamentos afetivos e sociais
Reading: TIEC 4.4. Competências cognitivas

Módulo 5

Áreas de intervenção educativa em Creche (Modelo de Aprendizagem Ativa)

10 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 5.1. Sentido de Si Próprio: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.2. Relações Sociais: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.3. Representação Criativa: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.4. Movimento: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.5. Comunicação e Linguagem: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.6. Exploração de Objetos: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.7. Noção Precoce de Quantidade e de Número: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.8. Espaço: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.9. Tempo: da noção às atividades
Reading: TIEC 5.10. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche

Módulo 6

Organização do Tempo em Creche: Horários e Rotinas

4 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 6.1. A importância da Rotina para a Criança
Reading: TIEC 6.2 A organização do Tempo no Dia-a-Dia
Reading: TIEC 6.2.1. Momentos Cruciais do Dia-a-Dia na Creche
Reading: TIEC 6.3. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche

Módulo 7

Estágio Curricular ou Projeto Final

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições: 01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização; 02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Técnico(a) de Intervenção Educativa em Creche

€750

About this course

Pague em 8 Prestações + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

Desconto já incluído

350 horas

Potencie a sua empregabilidade

Regime B-Learning

Comodamente a partir de qualquer lugar

*Ver condições em baixo

Desempenhar funções de Assistentes Operacionais na Creche é muito diferente do exercício de atividade, em contexto de jardim de infância, e outros ciclos de ensino. As crianças dos 0 aos 3 anos têm necessidade diferentes, um perfil desenvolvimental específico e diferenciado das crianças de outras idades. É preciso ter acesso a esta informação especifica, válida quer no plano científico, quer técnico, para empoderar estes profissionais a desempenhar, numa perspetiva de coadjuvação com o Educador de Infância, adequadamente o seu papel e, desta forma, promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças dos 0 aos 3 anos.

Destinatários

O Curso de Técnico(a) de Intervenção Educativa em Creche é especialmente desenhado para todos os profissionais que possuam habilitações ao nível do 12º ano ou Superior, pretendem potenciar a sua empregabilidade e desejam desempenhar esta função;

Forma de Organização

O Curso de Técnico(a) de Intervenção Educativa em Creche é ministrado em B-Learning, na plataforma de Ensino a distância Twofold, com sessões à distância em tempo real.

Estágio em Contexto Real de Trabalho

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições:

01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização;

02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Promover o bem-estar, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dos 0 aos 3 anos, respeitando-as e recorrendo a estratégias de aprendizagem ativa (jogo e brincadeira), tendo em conta as boas práticas nacionais e internacionais, previstas para 0 aos 3 anos de idade;

Objetivos Específicos

Os formandos/as no final da formação devem ser capazes de:

  • Colaborar na criação e organização de um ambiente educativo calmo e estimulante, garantindo o cumprimento das condições e regras de segurança das crianças dos 0 aos 3 anos;
  • Colaborar na organização e realização das atividades lúdicas e socioeducativas desenvolvidas em contexto educativo, contribuindo para o desenvolvimento das crianças dos 0 aos 3 anos;
  • Garantir que as experiências e rotinas diárias das crianças dos 0 aos 3 anos asseguram a satisfação das suas necessidades individuais de sono, alimentação e higiene;
  • Coadjuvar na realização de atividades pedagógicas com crianças com necessidades educativas específicas, de uma forma inclusiva;
  • Estabelecer relações de confiança e respeitar as diferenças culturais e especificidades de cada criança e da sua família, possibilitando o estabelecimento de interações positivas baseadas numa relação empática e responsiva;
  • Adotar um pensamento critico e reflexivo, num questionamento continuado de práticas, indispensáveis à resolução de problemas.
Empregabilidade

Ao concluir o percurso formativo com aproveitamento, os formandos encontram-se habilitado a desempenhar funções em:

  • Creches públicas e privadas
  • Serviços de Babysitting
  • Outros equipamentos de apoio às crianças dos 0 aos 3 anos
  • Criar o próprio emprego na área do curso.
Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Modalidades de Inscrição

Pague em 8 Prestações + 70€ de Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 155€, restantes de 85€)

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Vontade de aprender...

... Um computador e/ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Inicie o processo de inscrição...

Clique no botão Inicie o seu processo de inscrição

... Preencha os seus dados corretamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Formalizando o pagamento, receberá um e-mail da Twofold identificando e solicitando o envio da documentação necessária para a formalização da inscrição.

...dados de acesso...

Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Inicie e conclua o seu percurso formativo.

... Receba o seu Certificado.

Syllabus

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida. Registo SPA N202301107AP

Módulo 1 0/3

Evolução das funções das Creches ao longo dos tempos

3 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 1.1. As Creches Antigas
minutes
Reading: TIEC 1.2. As Creches Modernas
minutes
Reading: TIEC 1.1.1. O Jogo e a Brincadeira na Creche como metodologia de promoção do desenvolvimento dos bebés
minutes

Módulo 2 0/5

Nutrição, Saúde e Segurança.

5 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 2.1. Conceito de promoção da saúde e prevenção da doença
minutes
Reading: TIEC 2.2. Papel dos adultos na educação para a saúde junto das crianças e famílias
minutes
Reading: TIEC 2.3 Introdução alimentar no primeiro ano de vida Prevenção de acidentes
minutes
Reading: TIEC 2.4. Primeiros socorros para crianças dos 0 aos 3 anos
minutes
Reading: TIEC 2.5. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche
minutes

Módulo 3 0/5

Os grandes pilares do trabalho educativo na creche

5 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 3.1. Como favorecer o clima de confiança com as demais crianças e com os adultos?
minutes
Reading: TIEC 3.2. Como estabelecer uma relação de cooperação comas outras crianças?
minutes
Reading: TIEC 3.3. Como apoiar as Intenções das crianças, no dia a dia?
minutes
Reading: TIEC 3.4. Como aumentar a autonomia das crianças, no dia a dia e em diferentes atividades?
minutes
Reading: TIEC 3.5. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche
minutes

Módulo 4 0/4

Desenvolvimento da Criança dos 0 aos 3 anos

4 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 4.1. Competências sensoriais e de movimento
minutes
Reading: TIEC 4.2. Competências linguísticas
minutes
Reading: TIEC 4.3. Comportamentos afetivos e sociais
minutes
Reading: TIEC 4.4. Competências cognitivas
minutes

Módulo 5 0/10

Áreas de intervenção educativa em Creche (Modelo de Aprendizagem Ativa)

10 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 5.1. Sentido de Si Próprio: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.2. Relações Sociais: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.3. Representação Criativa: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.4. Movimento: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.5. Comunicação e Linguagem: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.6. Exploração de Objetos: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.7. Noção Precoce de Quantidade e de Número: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.8. Espaço: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.9. Tempo: da noção às atividades
minutes
Reading: TIEC 5.10. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche
minutes

Módulo 6 0/4

Organização do Tempo em Creche: Horários e Rotinas

4 Conteúdos Abordados
Reading: TIEC 6.1. A importância da Rotina para a Criança
minutes
Reading: TIEC 6.2 A organização do Tempo no Dia-a-Dia
minutes
Reading: TIEC 6.2.1. Momentos Cruciais do Dia-a-Dia na Creche
minutes
Reading: TIEC 6.3. O papel do Técnico de Intervenção Educativa em Creche
minutes

Módulo 7

Estágio Curricular ou Projeto Final

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições: 01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização; 02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Members

Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.

Total number of students in course:

Fale connosco
Podemos ajudar?
Olá em que podemos ajudar?