Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável

Módulo 1

O envelhecimento populacional e ativo

5 readings
Reading: IES 1.1 Definição de envelhecimento
Reading: IES 1.2. Envelhecimento populacional
Reading: IES 1.3. Envelhecimento ativo
Reading: IES 1.4. Teorias do envelhecimento
Reading: IES 1.5. Disciplinas importantes na terceira idade.

Módulo 2

Biologia do envelhecimento

4 readings
Reading: IES 2.1. O cérebro
Reading: IES 2.2. Longevidade
Reading: IES 2.3. Envelhecimento celular e molecular
Reading: IES 2.4. Doenças do envelhecimento acelerado

Módulo 3

Doenças geriátricas mais comuns

10 readings
Reading: IES 3.1. Introdução
Reading: IES 3.2. Higiene, aplicação de técnicas e higiene pessoal
Reading: IES 3.3. Doenças osteoarticulares
Reading: IES 3.4. Hipertensão arterial
Reading: IES 3.5. Diabetes mellitus
Reading: IES 3.6. Os sentidos da vista e do ouvido
Reading: IES 3.7. Acidentes cardiovasculares
Reading: IES 3.8. Depressão
Reading: IES 3.9. A síndrome confusiva
Reading: IES 3.10. A demência

Módulo 4

Valoração funcional, social, psicológica e cognitiva

8 readings
Reading: IES 4.1. Valoração funcional
Reading: IES 4.2. Conceito de função
Reading: IES 4.3. Incapacidade e seus caminhos
Reading: IES 4.4. Avaliação das atividades da vida diária
Reading: IES 4.5. Valorização socioambiental
Reading: IES 4.6. Valorização psicológica e cognitiva
Reading: IES 4.7. Instrumentos ou escalas para valorização mental
Reading: IES 4.8. Valorização do estado emocional

Módulo 5

Intervenção em saúde

3 readings
Reading: IES 5.1. Programas de envelhecimento saludáveis
Reading: IES 5.2. Programa de atividade física
Reading: IES 5.3. Programa de terapia ocupacional

Módulo 6

Intervenção em funções cognitivas e socio-afetivas

5 readings
Reading: IES 6.1. Intervenção nas funções cognitivas
Reading: IES 6.2. Intervenção na memória
Reading: IES 6.3. Orientação para a realidade
Reading: IES 6.4. Intervenção nas funções intelectuais
Reading: IES 6.5. Intervenção nas funções psicoafectivas

Módulo 7

Intervenção nas relações sociais

5 readings
Reading: IES 7.1. Programa de apoio social
Reading: IES 7.2. Programa de treinamento em habilidades sociais
Reading: IES 7.3. Programa de intervenção com famílias
Reading: IES 7.4. Cuidadores de maiores dependentes
Reading: IES 7.5. A família na residência

Módulo 08

Reabilitação geriátrica física, psicológica e cognitiva

4 readings
Reading: IES 8.1. Fundamentos da reabilitação
Reading: IES 8.2. Técnicas de reabilitação corporal
Reading: IES 8.3. Técnicas de reabilitação de doenças degenerativas. Terapias Físicas, psicológicos e cognitivas
Reading: IES 8.4. Técnicas de reabilitação para doenças nervosas ou relacionadas ao movimento

Módulo 09

Atividades físicas de coordenação, e psicomotricidade em pessoas maiores

IES 9.

3 readings
Reading: IES 9.1. Conceito de psicomotricidade
Reading: IES 9.2. Psicomotricidade e qualidade de vida
Reading: IES 9.3. Exercícios para trabalhar aspetos específicos de psicomotricidade e valorização psicomotriz

Módulo 14

Terapias alternativas

4 readings
Reading: IES 14.1. Vantagens de terapias alternativas
Reading: IES 14.2. Ioga
Reading: IES 14.3. Pilates
Reading: IES 14.4. Musicoterapia

Módulo 15

Projeto Final ou Estágio (Formação em contexto Real de trabalho)

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições: 01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização; 02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável

€499
envelhecimento ativo

About this course

10 anos logo 2.jpg e1728397491265

Pague em 6 Prestações + 70 € de Taxa de Inscrição (primeira prestação de 155€, restantes de 85€)

Desconto no ato de inscrição já incluído

300 horas em EaD

Horário Pós-laboral e em E-Learning

logos certifica7

Com o aumento da expectativa de vida, manter-se ativo em qualquer fase da vida é essencial para se sentir bem. Com os idosos, é ainda mais importante. Levar um estilo de vida saudável e ativo traz inúmeros benefícios, tanto físicos quanto emocionais. Com o Curso de Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável  os formandos  aprenderão os conceitos relacionados com o envelhecimento e as diferentes teorias existentes. Aprenderão ainda de que forma os fatores biológicos afetam o envelhecimento e as diversas doenças mais comuns na última fase do ciclo da vida.

Ao longo desta formação aprender-se-á a realizar uma avaliação funcional, social, psicológica e cognitiva dos idosos, com objetivo de identificar em que áreas deverão intervir de forma eficaz. Focaremos, nesta formação, um tema específico: as relações sociais, tão importantes para o bem-estar emocional da pessoa. Dedicaremos neste percurso formativo a atenção necessária à nutrição e à influência da alimentação na adoção de estilo de vida saudável. Por fim, pretende-se que os formandos aprendam técnicas de reabilitação geriátrica e diversas atividades físicas que poderão utilizar com o futuro público-alvo (i.e, ioga, pilates ou musicoterapia).

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável é especialmente desenhado para os profissionais que possuam habilitações Superiores e que desempenhem as seguintes funções:

  1. Psicólogos
  2. Gerontólogos
  3. Educadores sociais
  4. Médicos
  5. Enfermeiros
  6. Cuidadores
  7. Terapeutas ocupacionais
  8. Directores técnicos
  9. Geriatras
  10. Fisioterapeutas
  11. Directores clínicos em unidades de apoio e aconselhamento à pessoa sénior;
  12. Outros profissionais que procurem iniciar uma carreira uma carreira nesta área
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Intervenção no Envelhecimento Saudável é ministrado em E-Learning, na plataforma de Ensino a distância Twofold, com sessões à distância em tempo real.

Estágio em Contexto Real de Trabalho

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições:

01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização;

02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Promover atividades de intervenção que promovam o envelhecimento da população sénior, nas mais variadas áreas de funcionamento (físico, social, emocional e cognitivo).

Objetivos Específicos

Os formandos/as no final da formação devem ser capazes de:

  • Aplicar técnicas de intervenção/reabilitação em funções cognitivas, afetivas, sociais e físicas, junto das pessoas idosas, com o devido rigor metodológico;
  • Adequar as ferramentas para a valoração funcional, social, psicológica e cognitiva da pessoa sénior, em ordem a potenciar a sua funcionalidade, adequadamente;
  • Implementar atividades físicas na pessoa sénior, favorecendo o seu desenvolvimento físico, de forma contextualizada e funcional;
  • Implementar atividades de ócio e de tempo livre, atendendo  às  características das pessoas, promovendo o seu bem-estar emocional e social;
  • Adotar práticas ao nível da nutrição-saúde, por forma a potenciar o envelhecimento ativo da pessoa sénior,  de forma saudável e equilibrada;
  • Implementar junto da pessoa sénior, terapias alternativas para o envelhecimento ativo. de forma consciente, articulada e funcional.
Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Inicie o seu processo de inscrição:

Selecione a sua opção de pagamento

Pague em 6 Prestações + 70 € de Taxa de Inscrição (primeira prestação de 155€, restantes de 85€)

O que Precisa?

1
2
3
1
2
3

Vontade de aprender...

... Um computador e/ou dispositivo móvel funcional + Acesso à Internet...

... e um E-mail para receber as suas credenciais de acesso à plataforma.

Pedido de Inscrição

1
2
3
1
2
3

Inicie o processo de inscrição...

Clique no botão Inicie o seu processo de inscrição

... Preencha os seus dados corretamente...

Preencha os seus dados, confirmando que os seus dados de contacto estão corretos

... irá receber um E-mail com dados de pagamento...

Quando terminar de preencher o seu pedido irá receber um e-mail com os dados de pagamento para finalizar o seu pedido.

1
2
3
4
1
2
3
4

... e um E-mail de Confirmação...

Formalizando o pagamento, receberá um e-mail da Twofold identificando e solicitando o envio da documentação necessária para a formalização da inscrição.

...dados de acesso...

Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Inicie e conclua o seu percurso formativo.

... Receba o seu Certificado.

Syllabus

O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Web site, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida. Registo SPA N202301107AP

Módulo 1 0/5

O envelhecimento populacional e ativo

5 readings
Reading: IES 1.1 Definição de envelhecimento
minutes
Reading: IES 1.2. Envelhecimento populacional
minutes
Reading: IES 1.3. Envelhecimento ativo
minutes
Reading: IES 1.4. Teorias do envelhecimento
minutes
Reading: IES 1.5. Disciplinas importantes na terceira idade.
minutes

Módulo 2 0/4

Biologia do envelhecimento

4 readings
Reading: IES 2.1. O cérebro
minutes
Reading: IES 2.2. Longevidade
minutes
Reading: IES 2.3. Envelhecimento celular e molecular
minutes
Reading: IES 2.4. Doenças do envelhecimento acelerado
minutes

Módulo 3 0/10

Doenças geriátricas mais comuns

10 readings
Reading: IES 3.1. Introdução
minutes
Reading: IES 3.2. Higiene, aplicação de técnicas e higiene pessoal
minutes
Reading: IES 3.3. Doenças osteoarticulares
minutes
Reading: IES 3.4. Hipertensão arterial
minutes
Reading: IES 3.5. Diabetes mellitus
minutes
Reading: IES 3.6. Os sentidos da vista e do ouvido
minutes
Reading: IES 3.7. Acidentes cardiovasculares
minutes
Reading: IES 3.8. Depressão
minutes
Reading: IES 3.9. A síndrome confusiva
minutes
Reading: IES 3.10. A demência
minutes

Módulo 4 0/8

Valoração funcional, social, psicológica e cognitiva

8 readings
Reading: IES 4.1. Valoração funcional
minutes
Reading: IES 4.2. Conceito de função
minutes
Reading: IES 4.3. Incapacidade e seus caminhos
minutes
Reading: IES 4.4. Avaliação das atividades da vida diária
minutes
Reading: IES 4.5. Valorização socioambiental
minutes
Reading: IES 4.6. Valorização psicológica e cognitiva
minutes
Reading: IES 4.7. Instrumentos ou escalas para valorização mental
minutes
Reading: IES 4.8. Valorização do estado emocional
minutes

Módulo 5 0/3

Intervenção em saúde

3 readings
Reading: IES 5.1. Programas de envelhecimento saludáveis
minutes
Reading: IES 5.2. Programa de atividade física
minutes
Reading: IES 5.3. Programa de terapia ocupacional
minutes

Módulo 6 0/5

Intervenção em funções cognitivas e socio-afetivas

5 readings
Reading: IES 6.1. Intervenção nas funções cognitivas
minutes
Reading: IES 6.2. Intervenção na memória
minutes
Reading: IES 6.3. Orientação para a realidade
minutes
Reading: IES 6.4. Intervenção nas funções intelectuais
minutes
Reading: IES 6.5. Intervenção nas funções psicoafectivas
minutes

Módulo 7 0/5

Intervenção nas relações sociais

5 readings
Reading: IES 7.1. Programa de apoio social
minutes
Reading: IES 7.2. Programa de treinamento em habilidades sociais
minutes
Reading: IES 7.3. Programa de intervenção com famílias
minutes
Reading: IES 7.4. Cuidadores de maiores dependentes
minutes
Reading: IES 7.5. A família na residência
minutes

Módulo 08 0/4

Reabilitação geriátrica física, psicológica e cognitiva

4 readings
Reading: IES 8.1. Fundamentos da reabilitação
minutes
Reading: IES 8.2. Técnicas de reabilitação corporal
minutes
Reading: IES 8.3. Técnicas de reabilitação de doenças degenerativas. Terapias Físicas, psicológicos e cognitivas
minutes
Reading: IES 8.4. Técnicas de reabilitação para doenças nervosas ou relacionadas ao movimento
minutes

Módulo 09 0/3

Atividades físicas de coordenação, e psicomotricidade em pessoas maiores

IES 9.

3 readings
Reading: IES 9.1. Conceito de psicomotricidade
minutes
Reading: IES 9.2. Psicomotricidade e qualidade de vida
minutes
Reading: IES 9.3. Exercícios para trabalhar aspetos específicos de psicomotricidade e valorização psicomotriz
minutes

Módulo 14 0/4

Terapias alternativas

4 readings
Reading: IES 14.1. Vantagens de terapias alternativas
minutes
Reading: IES 14.2. Ioga
minutes
Reading: IES 14.3. Pilates
minutes
Reading: IES 14.4. Musicoterapia
minutes

Módulo 15

Projeto Final ou Estágio (Formação em contexto Real de trabalho)

O formando pode optar por frequentar um estágio não remunerado no final da componente teórica do curso nas seguintes condições: 01. O Formando deverá identificar e contatar a Empresa onde pretende efetuar o estágio, solicitando autorização para a sua realização; 02. O Formando deverá, até 60 dias antes da conclusão da componente teórica do curso, enviar para a Twofold a identificação da empresa onde irá estagiar e do responsável de RH, para que possamos concluir com sucesso a formalização do estágio.

Members

Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.

Total number of students in course:

Fale connosco
Podemos ajudar?
Olá em que podemos ajudar?