Curso Avançado em Técnicas de Recrutamento e Seleção

Módulo 1

Enquadramento Temático: Recrutamento e Seleção

7 readings
Reading: ETRS 1.1 Evolução das características do mercado de trabalho
Reading: ETRS 1.2 O recrutamento e seleção como função da gestão de recursos humanos
Reading: ETRS 1.3 Contextualização do Recrutamento e Seleção
Reading: ETRS 1.3.1 Objetivos do recrutamento e seleção
Reading: ETRS 1.3.2 Critérios de recrutamento e seleção
Reading: ETRS 1.3.3 Formas de recrutamento
Reading: ETRS 1.3.4 Fontes recrutamento

Módulo 2

O Planeamento de um Processo de Recrutamento

5 readings
Reading: ETRS 2.1 Planeamento estratégico de recursos humanos
Reading: ETRS 2.2 Identificação das necessidades internas da organização ao nível de recursos humanos;
Reading: ETRS 2.3 Definição do perfil do candidato: exigências da função
Reading: ETRS 2.4 Prospeção interna e externa de potenciais candidatos;
Reading: ETRS 2.5 Definição do tipo e fonte de recrutamento;

Módulo 3

O Processo de Seleção baseado em Competências

14 readings
Reading: ETRS 3.1 Conceito de Seleção
Reading: ETRS 3.2 A importância da seleção em Recursos Humanos
Reading: ETRS 3.3 Método de Seleção:
Reading: ETRS 3.3.1 Análise Curricular
Reading: ETRS 3.5 Entrevista de seleção
Reading: ETRS 3.3.2 Testes psicológicos
Reading: ETRS 3.3.3 Testes de personalidade
Reading: ETRS 3.3.4 Testes de aptidão física;
Reading: ETRS 3.3.5 Testes de competências especificas;
Reading: ETRS 3.3.6 Testes de simulação;
Reading: ETRS 3.3.7 Entrevistas;
Reading: ETRS 3.3.8. Assessment centres;
Reading: ETRS 3.4 Decisão e orientação
Reading: ETRS 3.5 O processo de socialização organizacional

Módulo 4

Acolhimento e Integração

15 readings
Reading: ETRS 4.1 Socialização Organizacional
Reading: ETRS 4.1.1 O Processo de Socialização Organizacional
Reading: ETRS 4.1.2 O conceito de Socialização
Reading: ETRS 4.1.3. Estratégias de Socialização
Reading: ETRS 4.2. As fases do Processo de Socialização
Reading: ETRS 4.2.1 Socialização antecipatória
Reading: ETRS 4.2.2. Encontro
Reading: ETRS 4.2.3. Mudança e Aquisição
Reading: ETRS 4.3 Avaliação dos Resultados da Socialização
Reading: ETRS 4.4 Acolhimento e integração
Reading: ETRS 4.4.1 O Processo de Acolhimento e Integração
Reading: ETRS 4.4.1.1 Participantes no processo de Acolhimento e integração
Reading: ETRS 4.4.1.2. O contrato psicológico entre organização e os novos colaboradores
Reading: ETRS 4.4.1.3. Acompanhamento e avaliação no processo de integração
Reading: ETRS 4.4.2 O Acolhimento e a Integração fase à gestão de Recursos Humanos

Módulo 5

Projeto Final

Curso Avançado em Técnicas de Recrutamento e Seleção

€499
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About this course

Oferta da Taxa de inscrição

Pague em 5 prestações de 99 € + 50€ de taxa de inscrição

A partir de qualquer lugar

Comodamente 100% EaD, no seu tablet ou Telemóvel.

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Este curso responde aos desafios de capacitação que se colocam atualmente às organizações que integrem nos seus quadros profissionais com competências no desenvolvimento de processos de recrutamento e seleção de colaboradores que assumam um papel estratégico e diferenciador no desenvolvimento e competitividade das empresas.

Destinatários

O Curso de Especialização Avançada em Técnicas de Recrutamento e Seleção destina-se a:

  1. Licenciados em Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos, Gestão e outras áreas científicas que pretendam desenvolver competências na área da Gestão de Pessoas;
  2. Profissionais da área dos recursos humanos (diretores, assessores, técnicos), ou outras, que desejem melhorar os seus conhecimentos nas áreas da Gestão de Pessoas;
  3. Consultores de RH.
  4. Outros Profissionais que pretendam uma requalificação profissional.
Forma de Organização

O Curso de Especialização Avançada em Técnicas de Recrutamento e Seleção é ministrada 100%, em regime E-Learning na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECT´s

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

(informação atualizada a 03/01/2024)

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Desenvolver processos de recrutamento, seleção e de integração, ao nível da gestão de recursos humanos em conformidade com a estratégica da organização.

Objetivo Específicos

  • Conhecer e compreender o enquadramento teórico subjacente ao processo de recrutamento e seleção de pessoas;
  • Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de Recrutamento e Seleção;
  • Identificar, construir e aplicar os instrumentos destinados ao processo de recrutamento e seleção, atendendo às necessidades de planeamento da organização;
  • Conhecer e aplicar os diferentes métodos e técnicas utilizados no processo de Recrutamento e Seleção, avaliando a sua eficácia nas organizações;
  • Operacionalizar os processos de recrutamento e seleção de pessoal, de forma a atrair o maior número de candidatos potencialmente capazes de exercer as funções para as quais concorrem;
  • Conhecer e aplicar as questões legais e éticas envolvidas no processo de recrutamento e seleção;
  • Recrutar e selecionar pessoas numa lógica de gestão pelas competências;
  • Conhecer o processo de conceção e implementação de algumas das técnicas específicas de análise de funções, recrutamento e seleção;
  • Elaborar e analisar documentos de apoio à decisão em contexto de gestão de pessoas;
  • Elaborar instrumentos de acompanhamento e avaliação do processo de integração;
  • Acompanhar a evolução do novo colaborador na empresa introduzindo os reajustamentos necessários com vista à sua continuidade.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Próxima Edição

Solicite o cronograma da próxima edição por e-mail para inscricoes@twofold.pt

Modalidades de Inscrição

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS* na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Opção de Pagamento Faseado
  • Pague em 5 x 99€ + Taxa de Inscrição
Opção de Pagamento a Pronto
  • Pague Apenas 499€ (200€ de Desconto)

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

Também pode ser do seu interesse…

“A segurança já não vem de estar empregado. Vem de ser empregável.”

Rosabeth Moss Kanter | Professora, Universidade de Harvard

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Dados de Acesso

Até dois dias antes do ínicio do seu curso irá receber os seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Na data estipulada em cronograma, aceda à plataforma e participe em direto na sessão de apresentação da equipa e de boas-vindas ao curso.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

A iniciar brevemente…

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Syllabus

A Especialização em Técnicas de Recrutamento e Seleção é ministrada 100% em EaD ( E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/7

Enquadramento Temático: Recrutamento e Seleção

7 readings
Reading: ETRS 1.1 Evolução das características do mercado de trabalho
minutes
Reading: ETRS 1.2 O recrutamento e seleção como função da gestão de recursos humanos
minutes
Reading: ETRS 1.3 Contextualização do Recrutamento e Seleção
minutes
Reading: ETRS 1.3.1 Objetivos do recrutamento e seleção
minutes
Reading: ETRS 1.3.2 Critérios de recrutamento e seleção
minutes
Reading: ETRS 1.3.3 Formas de recrutamento
minutes
Reading: ETRS 1.3.4 Fontes recrutamento
minutes

Módulo 2 0/5

O Planeamento de um Processo de Recrutamento

5 readings
Reading: ETRS 2.1 Planeamento estratégico de recursos humanos
minutes
Reading: ETRS 2.2 Identificação das necessidades internas da organização ao nível de recursos humanos;
minutes
Reading: ETRS 2.3 Definição do perfil do candidato: exigências da função
minutes
Reading: ETRS 2.4 Prospeção interna e externa de potenciais candidatos;
minutes
Reading: ETRS 2.5 Definição do tipo e fonte de recrutamento;
minutes

Módulo 3 0/14

O Processo de Seleção baseado em Competências

14 readings
Reading: ETRS 3.1 Conceito de Seleção
minutes
Reading: ETRS 3.2 A importância da seleção em Recursos Humanos
minutes
Reading: ETRS 3.3 Método de Seleção:
minutes
Reading: ETRS 3.3.1 Análise Curricular
minutes
Reading: ETRS 3.5 Entrevista de seleção
minutes
Reading: ETRS 3.3.2 Testes psicológicos
minutes
Reading: ETRS 3.3.3 Testes de personalidade
minutes
Reading: ETRS 3.3.4 Testes de aptidão física;
minutes
Reading: ETRS 3.3.5 Testes de competências especificas;
minutes
Reading: ETRS 3.3.6 Testes de simulação;
minutes
Reading: ETRS 3.3.7 Entrevistas;
minutes
Reading: ETRS 3.3.8. Assessment centres;
minutes
Reading: ETRS 3.4 Decisão e orientação
minutes
Reading: ETRS 3.5 O processo de socialização organizacional
minutes

Módulo 4 0/15

Acolhimento e Integração

15 readings
Reading: ETRS 4.1 Socialização Organizacional
minutes
Reading: ETRS 4.1.1 O Processo de Socialização Organizacional
minutes
Reading: ETRS 4.1.2 O conceito de Socialização
minutes
Reading: ETRS 4.1.3. Estratégias de Socialização
minutes
Reading: ETRS 4.2. As fases do Processo de Socialização
minutes
Reading: ETRS 4.2.1 Socialização antecipatória
minutes
Reading: ETRS 4.2.2. Encontro
minutes
Reading: ETRS 4.2.3. Mudança e Aquisição
minutes
Reading: ETRS 4.3 Avaliação dos Resultados da Socialização
minutes
Reading: ETRS 4.4 Acolhimento e integração
minutes
Reading: ETRS 4.4.1 O Processo de Acolhimento e Integração
minutes
Reading: ETRS 4.4.1.1 Participantes no processo de Acolhimento e integração
minutes
Reading: ETRS 4.4.1.2. O contrato psicológico entre organização e os novos colaboradores
minutes
Reading: ETRS 4.4.1.3. Acompanhamento e avaliação no processo de integração
minutes
Reading: ETRS 4.4.2 O Acolhimento e a Integração fase à gestão de Recursos Humanos
minutes

Módulo 5

Projeto Final

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