Curso Avançado Chief Happiness Officer (CHO) – Gestor de Felicidade

Módulo 1

Psicologia positiva e emoções positivas

7 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 1.1. Via Carácter, pontos fortes e virtudes;
Reading: CHO 1.2. Preconceitos negativos e como os ultrapassar;
Reading: CHO 1.3. Técnicas de gestão das emoções;
Reading: CHO 1.4. Autenticidade nas relações;
Reading: CHO 1.5. Modelo de Comunicação Positiva;
Reading: CHO 1.6. Conceito de Salário Emocional;
Reading: CHO 1.7. Outras Práticas da Psicologia Positiva: A Teoria da Felicidade Autêntica;

Módulo 2

Felicidade Organizacional ou no trabalho: a ciência da felicidade

10 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 2.1. O que é a Felicidade e as Oito Causas da infelicidade moderna;
Reading: CHO 2.2. Teorias sobre felicidade: hedonismo, eudaimonia, bem-estar subjetivo
Reading: CHO 2.3. A passadeira hedónica e como pará-la;
Reading: CHO 2.4.O ser humano foi concebido para ser feliz?
Reading: CHO 2.5. O ser humano tem a mesma predisposição para a felicidade?
Reading: CHO 2.6. Podemos reprogramar o nosso cérebro para que ele seja o máximo potenciador da nossa felicidade?
Reading: CHO 2.7. Check-in da realidade no local de trabalho:
Reading: CHO 2.7.1. O que é a Felicidade no Trabalho
Reading: CHO 2.7.2.A Felicidade no Trabalho e o binómio Pessoas / Resultados Organizacionais
Reading: CHO 2.7.3. O que contribui para a felicidade dos trabalhadores » Teoria dos 2 fatores: fatores de higiene vs fatores de motivação na felicidade dos trabalhadores

Módulo 3

Chief Happiness Manager: O Legado do Gestor da Felicidade

10 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 3.1. A importância crescente do Gestor da Felicidade – quem é e onde se enquadra;
Reading: CHO 3.2. Missão pessoal – substância e serviço;
Reading: CHO 3.3. Visão profissional: inspirando o sonho e fazendo-o acontecer;
Reading: CHO 3.4. Happiness Management Skills:
Reading: CHO 3.4.1. Construir uma cultura vencedora: visão, missão e valores;
Reading: CHO 3.4.2. Abordagem empresarial consciente e sustentável;
Reading: CHO 3.4.3. Comunicação interna e externa positiva
Reading: CHO 3.4.4. Técnicas de negociação eficazes
Reading: CHO 3.4.5. Mediação
Reading: CHO 3.4.6. Comunicações de crise

Módulo 4

Happy Employee Jouney

10 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 4.1. Feedback e avaliação dos colaboradores
Reading: CHO 4.2. Avaliação da cultura organizacional e emparelhamento com o perfil do colaborador
Reading: CHO 4.3. Definir objetivos
Reading: CHO 4.4. Desenvolvimento Pessoal
Reading: CHO 4.5. Mapeamento do percurso profissional na empresa/função
Reading: CHO 4.6. Integração tecnológica
Reading: CHO 4.7. Alinhamento com a liderança
Reading: CHO 4.8. Formação em liderança
Reading: CHO 4.9. Integração do colaborador com o ADN da experiência de trabalho/empresa
Reading: CHO 4.10. Monitorização e ajustamento contínuos dos colaboradores

Módulo 5

Como implementar uma cultura de Felicidade Organizacional

5 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 5.1. Estratégias para a Felicidade Diária – Kit de ferramentas para a felicidade;
Reading: CHO 5.2. Como medir a Felicidade no Trabalho;
Reading: CHO 5.3. Passo-a-passo para implementar um Salário Emocional;
Reading: CHO 5.4. Resignificando a perceção da cultura organizacional;
Reading: CHO 5.5. Conceber um Roteiro da Felicidade para a sua equipa e/ou cliente

Módulo 6

Projeto final

Curso Avançado Chief Happiness Officer (CHO) – Gestor de Felicidade

€950

About this course

14 prestações de 99 € + 70€ de taxa de inscrição (1ª Prestação de 169€, restantes de 99€)

154 horas

Duração do Curso

Um Chief Happiness Officer (CHO), também conhecido como Diretor de Felicidade, é um papel cada vez mais valorizado nas empresas modernas, especialmente aquelas que reconhecem a importância do bem-estar dos colaboradores para o sucesso organizacional. As funções e responsabilidades de um CHO incluem a promoção do bem-estar dos colaboradores, Avaliação constante do ambiente de trabalho, desenvolver políticas de RH específica, gerir atividades de team building, implementar estratégias e ações de comunicação interna, Resolução de conflitos, monitorizar e melhorar o empenho dos colaboradores, Apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional

O CHO desempenha um papel crucial na criação de um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados, o que, por sua vez, pode levar a um aumento na produtividade e na retenção de talentos

Destinatários

O Curso Avançado Chief Happiness Officer (CHO) – Gestor de Felicidade destina-se a:

  • Profissionais de RH;
  • Profissionais de Psicologia;
  • Profissionais de Comunicação;
  • Profissionais de Psicologia;
  • Profissionais de Gestão e Administração;
  • Outros profissionais que pretenda uma capacitação para a criação de um ambiente de trabalho positivo e produtivo, onde os colaboradores se sintam valorizados e felizes.
Forma de Organização

O Curso Avançado Chief Happiness Officer (CHO) – Gestor de Felicidade é ministrado 100%, em regime E-Learning, na plataforma de Ensino a Distância TWOFOLD E-ACADEMY.

Opções de Inscrição

Pague em 14 x 99 € Prestações + 70€ Taxa de inscrição

Pague » 1.350€ + Oferta da Taxa

Metodologias de Formação

As atividades de ensino-aprendizagem relativas aos diversos módulos que integram a estrutura programática deste curso funcionam em regime e-learning, com recurso a uma plataforma de e-learning (Twofold E-Academy).

O início do curso é antecedido com uma sessão síncrona, com a duração de 1 hora, com o objetivo de familiarizar os formandos com o contexto virtual e com as ferramentas de e-learning da respetiva plataforma. Desta forma, os formandos adquirirão as competências de comunicação online e as competências sociais necessárias à construção de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.

Esta oferta formativa obedece a um modelo pedagógico específico concebido para o ensino virtual sustentado nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no formando, o que significa que o formando é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no ato da inscrição;

Privilegia-se, ao longo dos diferentes módulos, momentos de comunicação: síncrona que ocorrerão em tempo real, durante as quais os formandos estarão em contacto com o formador e os restantes formandos e  assíncrona, que ocorrerão em tempo indeferido, em que o tipo de comunicação e de interação se processarão à medida das necessidades do formando, possibilitando-lhe tempo para ler, apropriar-se dos conteúdos, refletir sobre os mesmos e, se necessário, interagir através de fóruns com os restantes formandos constituindo espaços de partilha de saber e de esclarecimento de dúvidas acerca de eventuais trabalhos. Da mesma forma, os formandos contam com um outro fórum dinamizado pelo formador através do qual os formandos poderão esclarecer as dúvidas acerca dos conteúdos programáticos lecionados permitindo assim a superação de dificuldades que não tenham sido ultrapassadas através da discussão promovida entre os formandos nos diferentes fóruns ou nas sessões síncronas;

É um ensino baseado na interação diversificada, quer entre formando-formador, quer entre formando-formando, quer ainda entre o formando e os recursos de aprendizagem, sendo socialmente contextualizada.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

No final da formação o/a formando/a deve se capaz de:

  • Criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo, onde os colaboradores se sintam valorizados e felizes, potenciando o seu desenvolvimento profissional em prol do sucesso da organização como um todo

Objetivos Específicos

  1. Desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal para promover um clima organizacional positivo;
  2. Usar técnicas de gestão de emoções e stress para lidar com situações desafiadoras no ambiente de trabalho e de forma eficaz;
  3. Adotar estratégias de motivação e envolvimento dos colaboradores para aumentar a produtividade e satisfação no trabalho;
  4. Implementar práticas de mindfulness e resiliência para promover o equilíbrio emocional e mental dos colaboradores, de forma eficaz;
  5. Criar um plano de ação para a implementação de práticas de felicidade e bem-estar nas organizações, de acordo com as boas práticas;
  6. Avaliar e medir o impacto das ações de gestão da felicidade no ambiente de trabalho, de forma metodologicamente correta.
Avaliação das Aprendizagens

A avaliação dos formandos assenta nos seguintes momentos de avaliação e respetivos critérios e ponderações de avaliação:

  1. Avaliação diagnóstica ou inicial (não classificativa);
  2. Avaliação formativa ou contínua:
    1. Avaliação das aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes módulos (disponíveis na plataforma): 55%. Os formandos têm de ter uma classificação final em cada módulo igual ou superior a 50%;
    2. Participação nas sessões síncronas: intervenção pertinente e construtiva sobre as temáticas abordadas – (5%);
    3. Pontualidade nas sessões síncronas: cumpre os horários estabelecidos em todas as sessões ao longo da formação – (5%);
    4. Responsabilidade: cumpre os prazos de entrega/realização dos trabalhos/testes – (10%);
  3. Avaliação Sumativa ou final:
    1. Realização de um projeto final – 25% – dada a importância que o Projeto Final assume para o desempenho futuro do formando, a TWOFOLD define que para obter a aprovação final no curso tem de obter aprovação igual ou superior a 50%.

A não aprovação de um módulo ou mais apenas dá origem a um certificado de aproveitamento relativo aos módulos em que obteve a nota igual ou superior a 50%. A emissão do certificado de Especialização Avançada implica a aprovação na totalidade dos módulos que compõem o curso.

No final a classificação atribuída será de acordo com seguinte escala:

0 a 9 » Insuficiente | 10 a 13 » Suficiente | 14 a 15 » Bom | 16 a 17 Muito » Bom | 18 a 20 » Excelente

Certificação

Certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Creditação ECTs

Nos termos do disposto nos artigos 45.º, 45.º-A e 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 26 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016 de 13 de setembro, alterado pelos Decreto-Lei, nº 65/2018, de 16 de agosto e o Decreto-Lei, nº 27/2021, de 16 de abril e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

As instituições de ensino superior podem proceder à creditação de formação e experiência profissional anteriormente obtidas, nas seguintes situações e com os limites indicados:

1 – Formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiros, e quer tenha sido obtida antes ou depois da organização decorrente do Processo de Bolonha.

2 – Formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

3 – Unidades curriculares realizadas avulso com aproveitamento, até ao limite de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.

4 – Formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau em instituições de ensino superior, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

5 – Formação realizada no âmbito de cursos de especialização tecnológica, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

6 – Outra formação realizada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

7 – Experiência profissional até ao limite de 50% do total dos créditos de cursos técnicos superiores profissionais nas situações em que o estudante detenha mais que 5 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

8 – Experiência profissional devidamente comprovada, até ao limite de 1/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

O conjunto dos créditos atribuídos ao abrigo dos números 4, 5, 6, 7 e 8 não pode exceder 2/3 do total dos créditos do ciclo de estudos.

A possibilidade de creditação só existe para efeitos de prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico e só produz efeitos após a admissão num ciclo de estudos superior, tendo o ingresso, naturalmente, que se realizar através de um dos regimes legais aplicável, com sujeição às respetivas normas regulamentares e ao limite de vagas fixado.

 

Nos termos do artigo 45.º-A do diploma, cada Instituição de Ensino Superior aprova o seu regulamento próprio relativo ao processo de creditação, devendo o estudante contactar a Instituição pretendida ou poderá ainda consultar o site da DGES (clique aqui).

Modalidades de Inscrição

Opção de Pagamento Faseado
  • Pague em 14 x 99€ + 70€ Taxa de Inscrição (1ª Prestação de 169€, restantes de 99€)
Opção de Pagamento a Pronto
  • Pague Apenas 1.350€

A Twofold, enquanto entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), permite-lhe beneficiar de algumas vantagens, nomeadamente a isenção de pagamento de IVA na frequência da nossa oferta formativa. Adicionalmente o(s) valor(es) pago(s) no âmbito da frequência do nossos curso poderão ser deduzidos em sede de IRS na rubrica de “despesas de educação e formação”, conferindo-lhe o direito ao reembolso de até 30% do valor total despendido.

*Para mais informações sobre este benefício consulte o site das finanças ou a sua repartição de finanças.

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Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

Inicie e conclua o seu percurso formativo.

... Receba o seu Certificado.

Após a conclusão do seu curso, receberá em casa o seu certificado SIGO.

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Syllabus

o Curso é ministrado 100% em EaD (E-Learning) em horário Pós-laboral.

Módulo 1 0/7

Psicologia positiva e emoções positivas

7 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 1.1. Via Carácter, pontos fortes e virtudes;
minutes
Reading: CHO 1.2. Preconceitos negativos e como os ultrapassar;
minutes
Reading: CHO 1.3. Técnicas de gestão das emoções;
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Reading: CHO 1.4. Autenticidade nas relações;
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Reading: CHO 1.5. Modelo de Comunicação Positiva;
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Reading: CHO 1.6. Conceito de Salário Emocional;
minutes
Reading: CHO 1.7. Outras Práticas da Psicologia Positiva: A Teoria da Felicidade Autêntica;
minutes

Módulo 2 0/10

Felicidade Organizacional ou no trabalho: a ciência da felicidade

10 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 2.1. O que é a Felicidade e as Oito Causas da infelicidade moderna;
minutes
Reading: CHO 2.2. Teorias sobre felicidade: hedonismo, eudaimonia, bem-estar subjetivo
minutes
Reading: CHO 2.3. A passadeira hedónica e como pará-la;
minutes
Reading: CHO 2.4.O ser humano foi concebido para ser feliz?
minutes
Reading: CHO 2.5. O ser humano tem a mesma predisposição para a felicidade?
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Reading: CHO 2.6. Podemos reprogramar o nosso cérebro para que ele seja o máximo potenciador da nossa felicidade?
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Reading: CHO 2.7. Check-in da realidade no local de trabalho:
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Reading: CHO 2.7.1. O que é a Felicidade no Trabalho
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Reading: CHO 2.7.2.A Felicidade no Trabalho e o binómio Pessoas / Resultados Organizacionais
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Reading: CHO 2.7.3. O que contribui para a felicidade dos trabalhadores » Teoria dos 2 fatores: fatores de higiene vs fatores de motivação na felicidade dos trabalhadores
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Módulo 3 0/10

Chief Happiness Manager: O Legado do Gestor da Felicidade

10 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 3.1. A importância crescente do Gestor da Felicidade – quem é e onde se enquadra;
minutes
Reading: CHO 3.2. Missão pessoal – substância e serviço;
minutes
Reading: CHO 3.3. Visão profissional: inspirando o sonho e fazendo-o acontecer;
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Reading: CHO 3.4. Happiness Management Skills:
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Reading: CHO 3.4.1. Construir uma cultura vencedora: visão, missão e valores;
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Reading: CHO 3.4.2. Abordagem empresarial consciente e sustentável;
minutes
Reading: CHO 3.4.3. Comunicação interna e externa positiva
minutes
Reading: CHO 3.4.4. Técnicas de negociação eficazes
minutes
Reading: CHO 3.4.5. Mediação
minutes
Reading: CHO 3.4.6. Comunicações de crise
minutes

Módulo 4 0/10

Happy Employee Jouney

10 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 4.1. Feedback e avaliação dos colaboradores
minutes
Reading: CHO 4.2. Avaliação da cultura organizacional e emparelhamento com o perfil do colaborador
minutes
Reading: CHO 4.3. Definir objetivos
minutes
Reading: CHO 4.4. Desenvolvimento Pessoal
minutes
Reading: CHO 4.5. Mapeamento do percurso profissional na empresa/função
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Reading: CHO 4.6. Integração tecnológica
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Reading: CHO 4.7. Alinhamento com a liderança
minutes
Reading: CHO 4.8. Formação em liderança
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Reading: CHO 4.9. Integração do colaborador com o ADN da experiência de trabalho/empresa
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Reading: CHO 4.10. Monitorização e ajustamento contínuos dos colaboradores
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Módulo 5 0/5

Como implementar uma cultura de Felicidade Organizacional

5 Conteúdos Abordados
Reading: CHO 5.1. Estratégias para a Felicidade Diária – Kit de ferramentas para a felicidade;
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Reading: CHO 5.2. Como medir a Felicidade no Trabalho;
minutes
Reading: CHO 5.3. Passo-a-passo para implementar um Salário Emocional;
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Reading: CHO 5.4. Resignificando a perceção da cultura organizacional;
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Reading: CHO 5.5. Conceber um Roteiro da Felicidade para a sua equipa e/ou cliente
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Módulo 6

Projeto final

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