Ferramentas de produtividade e colaboração

Módulo I

Aplicações de Segurança e de Compressão Digital

Antivírus - procedimentos de instalação e configuração Software de deteção de vírus Compactação e descompressão de ficheiros Utilitários de compressão de informação

Módulo II

Introdução ao processamento de Texto

Processador de texto – introdução Janela principal Inserção de texto (teclado) Modos de visualização básicos Ajuda Operações básicas Criação, gravação e abertura de documentos Seleção de texto Anulação e repetição de ações Formatações Formatações globais do documento Formatação do tipo de letra Formatações de parágrafo Utilização das tabelas pré-definidas Criação de listas Limites e sombreados Edição e revisão de texto Múltiplos documentos abertos Cópia do texto Verificação ortográfica Comando “localizar e substituir” Impressão Impressão de documentos, envelopes e etiquetas Tabulações, tabelas e colunas Definir tabulações Criação, modificação e formatação de tabelas Divisão do texto em colunas Melhorar o aspeto visual Símbolos Caixas de texto Desenho, importação de imagens, inserção de formas automáticas Documentos longos Quebras de página e de seleção Cabeçalhos e rodapés Estilos Percorrer o documento rapidamente Divisão do ecrã Marcadores e referências cruzadas Legendas e notas de rodapé Criação de índice Destaques Visualização do mapa de um documento Junção de documentos

Módulo III

Utilitários de apresentação gráfica

Apresentador gráfico – conceitos gerais Características Ferramentas Apresentações gráficas Inserção e edição de documento modelo Criação de dispositivos padrão (master) Inserção e formatação de texto Opções de impressão Ferramentas de texto, desenho e gráficos Efeitos especiais Animação de textos e objetos Associação de sons Transições – Efeitos de passagem de dispositivos Difusão de dispositivos

Módulo IV

Introdução à Folha de cálculo

Folha de cálculo – conceitos gerais; Elementos principais; Ambiente de trabalho; Ficheiros e folhas de cálculo; Abertura de ficheiros; Gravação de ficheiros; Utilização simultânea de ficheiros; Acesso aos últimos ficheiros utilizados; Alteração do nome e da posição de uma folha; Células; Inserção e edição de texto em células; Seleção de um conjunto de células; Movimentação rápida de células; Inserção de células; Cópia e eliminação de células; Preenchimento automático; Formatação do texto das células; Formatação de linhas e colunas; Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas; Largura de coluna e altura de linha; Omissão e visualização de colunas; Fórmulas; Referências absolutas e relativas; Fórmulas associadas a cálculos; Impressão de folhas de cálculo; Definição da área a imprimir; Pré-visualização da impressão; Cabeçalho e rodapé; Margens; Funções; Funções financeiras; Funções estatísticas; Edição de funções; Gráficos; Tipos de gráficos; Inserção de dados para gráficos; Edição; Desenho; Criação de desenhos e caixas de texto; Movimentação e reunião de objetos; Listas de ordenação e filtros de dados;

Módulo V

Gestão informatizada de documentos

Bases de Dados ( Excel e Access); PDF; Digitalização.

Ferramentas de produtividade e colaboração

€550
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About this course

10 anos logo 2 1

Desconto já incluído

7x85€ + taxa de inscrição (70€)

200 horas

Ferramentas de Empregabilidade

Regime B-Learning

Comodamente a partir de qualquer lugar

chequefomacaodigital
CERTIFICA DGERT AV

O Curso de Ferramentas de produtividade e colaboração capacita para a utilização com sucesso de ferramentas digitais de produtividade e colaboração. Estas tecnologias requerem uma profunda compreensão das suas funcionalidades e capacidades. Utilizando uma abordagem baseada em cenários reais, este curso foi desenhado para ajudar os participantes a alcançar um nível de compreensão destes dois elementos. Os formandos utilizarão  as aplicações  para trabalhar na criação, armazenamento, partilha e colaboração de conteúdos, de forma a alcançarem uma eficaz gestão dos projetos.

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Destinatários

O Curso de Ferramentas de produtividade e colaboração é especialmente desenhado para todos os profissionais que possuam habilitações mínimas ao nível do 9º ano ou Superior, que pretendem potenciar a sua empregabilidade e desejam desempenhar esta função e/ou:

  • Todos os interessados em adquirir conhecimentos nesta área de formação
Destinatários Medida Cheque Formação + Digital

No caso de Formandos que visem candidatar-se à medida Cheque Formação  + Digital,  estes deverão cumprir os seguintes requisitos:

Em conformidade com a Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, este percurso formativo destina-se a qualquer trabalhador, independentemente da natureza do seu vínculo de trabalho, nomeadamente:

    • Trabalhadores de uma empresa/entidade empregadora (trabalhadores por conta de outrem);
    • Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais;
    • Empresários em Nome Individual;
    • Sócios de Sociedades Unipessoais.

Ainda assim, de acordo com a referida Portaria, será dada prioridade aos candidatos que:

    • sejam participantes nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social para a qual trabalham;
    • disponham de baixo nível de conhecimentos digitais;
    • estejam em risco de desemprego;
    • ou sejam do género menos representado em determinada profissão.
Forma de Organização

O Curso de Ferramentas de produtividades e colaboração é ministrado em B-Learning, na plataforma de Ensino a distância Twofold, com sessões à distância em tempo real.

Objetivos da Aprendizagem

Objetivo Geral

  • Aplicar ferramentas informáticas associadas à automação de tarefas, rotinas e fluxos de trabalho, diminuição de erros, integração de equipas, comunicação e gestão de projetos;
  • Desenvolver competências de base no manuseamento de aplicações correntes de escritório, e-mail e comunicação web.

Objetivos Específicos

Os formandos/as no final da formação devem ser capazes de:

  • Executar tarefas com ferramentas utilitárias do sistema operativo;
  • Executar operações básicas de processador de texto em ambiente online e offline;
  • Executar operações com um utilitário de apresentação gráfica em ambiente online e offline;
  • Gerir o correio eletrónico (anexar ficheiros e arquivar informação);
  • Aplicar técnicas de pesquisa na web;
  • Planear tarefas utilizando uma aplicação digital;
  • Executar operações básicas de folha de cálculo em ambiente online e offline;
  • Informatizar documentos em bases de dados;
  • Comunicar em diferentes ambientes digitais;
  • Aplicar normas de conduta e de proteção dados.
  • Instalar e configurar utilitários complementares aos sistemas operativos.
  • Operar utilitários de antivírus.
  • Executar tarefas de compressão e descompressão de ficheiros.
  • Elaborar, editar e imprimir documentos.
  • Introduzir elementos gráficos em documentos.
  • Elaborar e editar documentos longos.
  • Construir e utilizar apresentações gráficas.
  • Aplicar elementos dinâmicos (som e imagem) às apresentações gráficas.
  • Utilizar ferramentas eletrónicas na gestão documental.
Certificação

Certificado SIGO emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).

Candidatura ao Cheque Formação +Digital

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Recepção dos seus dados de acesso à plataforma Twofold E-Academy por e-mail.

... Aceda à Twofold E-Academy...

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Syllabus

Módulo I

Aplicações de Segurança e de Compressão Digital

Antivírus - procedimentos de instalação e configuração Software de deteção de vírus Compactação e descompressão de ficheiros Utilitários de compressão de informação

Módulo II

Introdução ao processamento de Texto

Processador de texto – introdução Janela principal Inserção de texto (teclado) Modos de visualização básicos Ajuda Operações básicas Criação, gravação e abertura de documentos Seleção de texto Anulação e repetição de ações Formatações Formatações globais do documento Formatação do tipo de letra Formatações de parágrafo Utilização das tabelas pré-definidas Criação de listas Limites e sombreados Edição e revisão de texto Múltiplos documentos abertos Cópia do texto Verificação ortográfica Comando “localizar e substituir” Impressão Impressão de documentos, envelopes e etiquetas Tabulações, tabelas e colunas Definir tabulações Criação, modificação e formatação de tabelas Divisão do texto em colunas Melhorar o aspeto visual Símbolos Caixas de texto Desenho, importação de imagens, inserção de formas automáticas Documentos longos Quebras de página e de seleção Cabeçalhos e rodapés Estilos Percorrer o documento rapidamente Divisão do ecrã Marcadores e referências cruzadas Legendas e notas de rodapé Criação de índice Destaques Visualização do mapa de um documento Junção de documentos

Módulo III

Utilitários de apresentação gráfica

Apresentador gráfico – conceitos gerais Características Ferramentas Apresentações gráficas Inserção e edição de documento modelo Criação de dispositivos padrão (master) Inserção e formatação de texto Opções de impressão Ferramentas de texto, desenho e gráficos Efeitos especiais Animação de textos e objetos Associação de sons Transições – Efeitos de passagem de dispositivos Difusão de dispositivos

Módulo IV

Introdução à Folha de cálculo

Folha de cálculo – conceitos gerais; Elementos principais; Ambiente de trabalho; Ficheiros e folhas de cálculo; Abertura de ficheiros; Gravação de ficheiros; Utilização simultânea de ficheiros; Acesso aos últimos ficheiros utilizados; Alteração do nome e da posição de uma folha; Células; Inserção e edição de texto em células; Seleção de um conjunto de células; Movimentação rápida de células; Inserção de células; Cópia e eliminação de células; Preenchimento automático; Formatação do texto das células; Formatação de linhas e colunas; Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas; Largura de coluna e altura de linha; Omissão e visualização de colunas; Fórmulas; Referências absolutas e relativas; Fórmulas associadas a cálculos; Impressão de folhas de cálculo; Definição da área a imprimir; Pré-visualização da impressão; Cabeçalho e rodapé; Margens; Funções; Funções financeiras; Funções estatísticas; Edição de funções; Gráficos; Tipos de gráficos; Inserção de dados para gráficos; Edição; Desenho; Criação de desenhos e caixas de texto; Movimentação e reunião de objetos; Listas de ordenação e filtros de dados;

Módulo V

Gestão informatizada de documentos

Bases de Dados ( Excel e Access); PDF; Digitalização.

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